Eduardo Ramos

Novo aquário - Ciclagem

Recommended Posts

Após uns anos de Dark Age na Aquariofilia,  no inicio do mês de julho montei o meu aquário de 60L.

Seguindo as regras "by the book" coloquei substrato fértil, substrato inerte, um tronco, algumas plantas, filtro de cascata, iluminaria e termostato.  Para inicio da ciclagem coloquei Nutrafin Cycle (bactérias Nitrificantes) e de vez em quando fui colocando um pouco de comida para peixe e mais Nutrafin Cycle.

Na semana passada reparei que já apareciam algas (algas castanhas tipo cabelo) a algumas algas também no tronco. Aproveitei para mexer um pouco no setup colocando um novo filtro (Thermopump Hydor EKIP 300) pois o termostato que tinha estava avariado, mais umas plantas e mexi um pouco no layout. Apenas retirei um pouco de água, para uma melhor "manutenção". Segui os procedimentos para que as bactérias (se é que estão lá! ver abaixo) não morrerem colocando o filtro em funcionamento num balde com agua do aquário (que posteriormente foi retornada para o mesmo).

O que não entendo!?!? Coloco bactérias nitrificantes - tenho colocado uma tampa completa de Nutrafin Cycle dia sim, dia não, coloco comida, oxigeno a água (o próprio filtro permite isso), não mexo no aquário, ligo e desligo a luz tal qual fosse um aquário "normal", vou acrescentando água à medida que esta se evapora... só não faço TPA... obviamente...

Faço os testes e tenho ph de 7,2, gh entre 7 e 14, kH  de 10 e... teste após teste (já fiz com mais do que um produto de teste)... nem amónia, nem nitritos, nem nitratos!.... não entendo!!! Alguém me consegue dar umas luzes sobres esta situação? Não era suposto ter Amónia --> Nitritos ---> Nitratos?

2 hours ago, Eduardo Ramos said:

(...)

Faço os testes e tenho ph de 7,2, gh entre 7 e 14, kH  de 10 e... teste após teste (já fiz com mais do que um produto de teste)... nem amónia, nem nitritos, nem nitratos!.... não entendo!!! Alguém me consegue dar umas luzes sobres esta situação? Não era suposto ter Amónia --> Nitritos ---> Nitratos?

Tens o aquário com o ciclo terminado.

Podes colocar a fauna ...encostar e disfrutar.

Eu gostava de acreditar que sim, mas o que me "causa espécie" é que ao longo do tempo fui fazendo testes e nunca me deu amónia ou nitritos / nitratos...

Boas Eduardo Ramos

Há quanto tempo estas a fazer o ciclo?

Será que durante duas ou três semanas não vistes como as coisa estavam a correr e nesse espaço tempo  veio a Amónia,e depois os Nitritos e Nitratos e não deste pela coisa,ou então os testes não estarão bons, deve de haver alguma explicação que te esta a passar ao lado.

Saudações  

Posted (edited)
há 14 horas, Eduardo Ramos disse:

Eu gostava de acreditar que sim, mas o que me "causa espécie" é que ao longo do tempo fui fazendo testes e nunca me deu amónia ou nitritos / nitratos...

Simples... colocaste bactérias (Nutrafin Cycle), por isso é normal não chegares a ver Amónia e Nitritos. Se introduzes pouca comida as algas e as plantas tratam dos Nitratos com facilidade.

Eu, por exemplo, tenho um lago pequeno com peixes em que tenho que dosear Nitratos para as plantas crescerem sem deficiências.

Como disse o @JVHiggs, tens o ciclo completo.

Edited by João Cardoso (Kadoxu)

Hum... pois... não me tinha lembrado disso... faz sentido... Obrigado. De todas as formas pensei que poderia chegar a ver "alguma" amonia ou nitritos, mas diga-se que também tenho "carregado à bruta" o aquário com o Nutrafin Cycle!...