Novo aquário - Ciclagem


Eduardo Ramos

Recommended Posts

Após uns anos de Dark Age na Aquariofilia,  no inicio do mês de julho montei o meu aquário de 60L.

Seguindo as regras "by the book" coloquei substrato fértil, substrato inerte, um tronco, algumas plantas, filtro de cascata, iluminaria e termostato.  Para inicio da ciclagem coloquei Nutrafin Cycle (bactérias Nitrificantes) e de vez em quando fui colocando um pouco de comida para peixe e mais Nutrafin Cycle.

Na semana passada reparei que já apareciam algas (algas castanhas tipo cabelo) a algumas algas também no tronco. Aproveitei para mexer um pouco no setup colocando um novo filtro (Thermopump Hydor EKIP 300) pois o termostato que tinha estava avariado, mais umas plantas e mexi um pouco no layout. Apenas retirei um pouco de água, para uma melhor "manutenção". Segui os procedimentos para que as bactérias (se é que estão lá! ver abaixo) não morrerem colocando o filtro em funcionamento num balde com agua do aquário (que posteriormente foi retornada para o mesmo).

O que não entendo!?!? Coloco bactérias nitrificantes - tenho colocado uma tampa completa de Nutrafin Cycle dia sim, dia não, coloco comida, oxigeno a água (o próprio filtro permite isso), não mexo no aquário, ligo e desligo a luz tal qual fosse um aquário "normal", vou acrescentando água à medida que esta se evapora... só não faço TPA... obviamente...

Faço os testes e tenho ph de 7,2, gh entre 7 e 14, kH  de 10 e... teste após teste (já fiz com mais do que um produto de teste)... nem amónia, nem nitritos, nem nitratos!.... não entendo!!! Alguém me consegue dar umas luzes sobres esta situação? Não era suposto ter Amónia --> Nitritos ---> Nitratos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Eduardo Ramos said:

(...)

Faço os testes e tenho ph de 7,2, gh entre 7 e 14, kH  de 10 e... teste após teste (já fiz com mais do que um produto de teste)... nem amónia, nem nitritos, nem nitratos!.... não entendo!!! Alguém me consegue dar umas luzes sobres esta situação? Não era suposto ter Amónia --> Nitritos ---> Nitratos?

Tens o aquário com o ciclo terminado.

Podes colocar a fauna ...encostar e disfrutar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eduardo Ramos

Há quanto tempo estas a fazer o ciclo?

Será que durante duas ou três semanas não vistes como as coisa estavam a correr e nesse espaço tempo  veio a Amónia,e depois os Nitritos e Nitratos e não deste pela coisa,ou então os testes não estarão bons, deve de haver alguma explicação que te esta a passar ao lado.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Eduardo Ramos disse:

Eu gostava de acreditar que sim, mas o que me "causa espécie" é que ao longo do tempo fui fazendo testes e nunca me deu amónia ou nitritos / nitratos...

Simples... colocaste bactérias (Nutrafin Cycle), por isso é normal não chegares a ver Amónia e Nitritos. Se introduzes pouca comida as algas e as plantas tratam dos Nitratos com facilidade.

Eu, por exemplo, tenho um lago pequeno com peixes em que tenho que dosear Nitratos para as plantas crescerem sem deficiências.

Como disse o @JVHiggs, tens o ciclo completo.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... pois... não me tinha lembrado disso... faz sentido... Obrigado. De todas as formas pensei que poderia chegar a ver "alguma" amonia ou nitritos, mas diga-se que também tenho "carregado à bruta" o aquário com o Nutrafin Cycle!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns desenvolvimentos:

- Introdução de 5 Danios Rerio sp Gold

- Introdução de 2 

- Os Danios lá andam de um lado para o outro sempre em alto speed (têm de fazer meditação para ver se se acalmam!...) e as Nediritinas têm andado quase sempre nos vidros a fazer "limpeza".

Pelos testes que tenho feito amonia, nitritos, nitratos está tudo a zero.

- Tenho iluminação de umas 5 h/dia.

- Aquário está perto de uma janela com cortinas e claro que apanha com alguma luz diurna.

- Não percebo é a porcaria das algas (ver fotos).  A luz da janela será a razão para esta infestação de algas? As algas são verdes e parecem fios/cabelos. Alguém dá uma ajuda no sentido de saber o que se está a passar e como resolver?

50187369623_96f8068bae_w.jpgIMG_20200804_082609_1 by Eduardo Ramos, on Flickr

50188166982_3e188b71d3_w.jpgIMG_20200804_082523 by Eduardo Ramos, on Flickr

 

Editado por Eduardo Ramos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eduardo Ramos

É natural essas algas em aquários novos,um aquário só fica bem maturado em seis meses,portanto ele vai crescendo ,e ate maturar de vez em quando pode aparecer umas algas.

Sempre podes ir tirando esses fios com uma escova de dentes só para isso bem limpa.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava com algum receio que os testes que tenho efectuado estivessem de alguma forma adulterados, mas comprei ontem os testes JBL ProScan e o resultado  do teste de hoje de manhã foi:

50191698642_6638b869a1_c.jpgjblproscan05.08.2020 by Eduardo Ramos, on Flickr

Portanto... está tudo bem! 🙂

Obrigado a todos os que têm dado umas luzes e ajudas no regresso ao hobby.

Este fds já sei o que me espera... Mais uma limpeza a fundo dessas algas.

Tenho efetuado uma limpeza delas praticamente todas as semanas e continuam a aparecer e a aumentar.

Bom com calma lá iremos!..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ProScan, se não estou em erro, são testes de fita mas lidos por uma aplicação, não acredites muito nos valores que obtens...

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim João, o JBL ProScan são fitas de teste em que o resultado lês numa App no smartphone.

Não sei porque dizes ", não acredites muito nos valores que obtens...". Antes de comprar pesquisei bastante na internet, vi várias reviews e não vi nenhuma "desfavorável", pelo que optei por experimentar.

Tenho uma mala de testes da SERA, fitas JBL normais e comprei agora este sistema de fitas JBL Prscan.  Efetuei o teste com o ProScan e... é rápido, fácil (em caso de dúvida a App vai indicando o que tens a fazer), podes guardar o teste e assim ficar com um histórico, bem como, obviamente, no caso de algum dos parâmetros necessitar de ajuste a App indica-te alguns produtos, da JBL claro está,  que podem ajudar.

Repeti o teste com as fitas normais e o resultado foi o mesmo. Embora numa outra altura (há uns dias atrás) tinha efetuado os testes com a mala da SERA e a coisa também não foi muito diferente..

Os parâmetros que estas fitas medem (tipicamente pH, gH, kH , nitritos e nitratos) em qualquer dos testes estavam sensivelmente iguais.

Sim, sei que os testes de gotas são mais fiáveis e mais precisos, mas para um teste rápido (como o que fiz, logo de manhã antes de sair para o trabalho) servem perfeitamente e qualquer imprecisão que possam ter não será assim tão danosa. Em caso de dúvida, ou suspeita de que algo possa estar menos bem, nada como pegar nos testes de frasquinho e efetuar novas medições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns dias atrás o aquário estava assim:

50187369623_96f8068bae_c.jpgIMG_20200804_082609_1 by Eduardo Ramos, on Flickr

50217530316_785356823b_c.jpgIMG_20200804_082523 by Eduardo Ramos, on Flickr

50217530276_bde19dbfe0_c.jpgIMG_20200806_191649 by Eduardo Ramos, on Flickr

Dois ou três dias utilizando a técnica da manta em cima do aquário, sem ponta de luz a entrar e... voilá:

50217538766_68d93287b1_c.jpgIMG_20200811_233758 by Eduardo Ramos, on Flickr

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

No que respeita a este aquário há uma coisa que me anda a fazer espécie... Todas as semanas faço TPA de pelo menos 50%, limpo vidros, filtros etc. Acontece que o filtro de mochila que tenho tem duas zonas: a zona da esquerda onde entra o tubo que vem do aquário que preencho o espaço à volta do tubo com lã filtrante e a zona da direita em que tenho um saco (meia de senhora) cheia de bolinhas da Sera (julgo que são Siporax). Colocando lã filtrante nova, de uma semana para a outra, fica toda castanha, peganhenta, nojenta. Nem lavando com água quente sai essa "gonhice" pelo que vai para o lixo e faço a sua substituição. Recentemente deixei pousado no aquario um rede e quando a retirei reparei que também esta com alguma "gonhice" castanha pelo que me lembrei: Será do substrato que utilizei, Zolux Aquasand Marron Moka 2/3mm, que está a libertar essa gonha?!? Já tive aquários montados no passado (não com este substrato) e não me recordo de os filtros ficarem assim!... Queres ver que vou ter de retirar tudo e refazer o aquário do zero? Qual o substrato de valor médio que aconselham? Para a parte fertil ainda tenho aí meio balde de JBL ProFlora Start de 5lt. Tenho de aquarios anteriores uns 40kg da chamada areia vulcânica clara. Será que ficaria bem? 

Editado por Eduardo Ramos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

45 minutes ago, Eduardo Ramos said:

No que respeita a este aquário há uma coisa que me anda a fazer espécie... Todas as semanas faço TPA de pelo menos 50%, limpo vidros, filtros etc. Acontece que o filtro de mochila que tenho tem duas zonas: a zona da esquerda onde entra o tubo que vem do aquário que preencho o espaço à volta do tubo com lã filtrante e a zona da direita em que tenho um saco (meia de senhora) cheia de bolinhas da Sera (julgo que são Siporax). Colocando lã filtrante nova, de uma semana para a outra, fica toda castanha, peganhenta, nojenta. Nem lavando com água quente sai essa "gonhice" pelo que vai para o lixo e faço a sua substituição. Recentemente deixei pousado no aquario um rede e quando a retirei reparei que também esta com alguma "gonhice" castanha pelo que me lembrei: Será do substrato que utilizei, Zolux Aquasand Marron Moka 2/3mm, que está a libertar essa gonha?!? Já tive aquários montados no passado (não com este substrato) e não me recordo de os filtros ficarem assim!... Queres ver que vou ter de retirar tudo e refazer o aquário do zero? Qual o substrato de valor médio que aconselham? Para a parte fertil ainda tenho aí meio balde de JBL ProFlora Start de 5lt. Tenho de aquarios anteriores uns 40kg da chamada areia vulcânica clara. Será que ficaria bem? 

Aconteceu-me exactamente o mesmo esta semana, quando fiz o TPA. Nunca tinha encontrado o filtro tão sujo, com essa cor meia acastanhada que falaste. E mesmo os plásticos parecem ter ficado manchados. Mesmo esfregando as tampas do meu filtro não saiu totalmente, mas como também não queria deixar o filtro muito tempo aberto, troquei as esponjas e vou esperar para ver o que acontece até à próxima data de limpeza. O engraçado é que também me aconteceu depois de ter adicionado algum substrato de uma marca menos conhecida ao aquário. Outra coisa que tenho notado desde essa altura é a presença muito mais marcada de gordura à superfície da água. Alterar novamente o aquário está fora de questão, até porque teria que comprar novo substrato e não estou para isso. Alguém conhece uma solução?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Desculpa lá,mas sempre que queres responder a um tópico não carregues em citar,mas sim em baixo onde diz ( Responder a este tópico ) evitas arrastar para o teu tópico, o tópico do anterior,porque a fazeres este procedimento estas a carregar o tópico com testos que já estão citados,torna a pagina muito extensa,se alguém estiver a ler o teu tópico e não compreender ao que tu estas a referir é só descer a pagina e lei ao que tu estas a referir.

Desculpa não leves isto como uma repreensão.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Por aquilo que vocês contam tudo me leva a crer que deve ser sim o substrato,ou ele deita para fora essa cor castanha peganhenta,ou a qualidade não é das melhores e deve estar a desfazer-se,pois o grande problema de usar um substrato há venda que não se tenha um feedback entra-se no risco de contecerem coisas esquisitas.

Agora como diz o Eduardo Ramos desmanchar o aquário para colocar outro substrato,eu só o faria se de facto este problema estive-se a prejudicar os peixes e as plantas,eu daria mais uns meses para ver ate que ponto a coisa ia persistir,findo uns tempo a coisa não desaparece então partia para um substrato novo.

Esta é a minha opinião.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui (aparentemente) resolver o problema da gordura na superfície da água com um filtro de carvão activado. Comprei na Loja China uma coisa parecida com esta: https://www.klarstein.pt/Climatizacao-e-Aquecimento/Acessorios-ar-condicionado/Filtro-de-Carvao-Ativado-Para-Desumidificador-DryFy-20-30-20x23-1cm.html?gclid=CjwKCAjw_NX7BRA1EiwA2dpg0tlkHSRMYY2gCuyKzf_7TqZXXrwWbHcx_FagPUkeQ6LkVvMa9_9TWRoCWeEQAvD_BwE. Custou-me 7,5€, mas era bastante grande. Cortei dois pedaços para substituir as esponjas que vinham com o filtro, e substitui-as. Já tinha um saco de carvão activado dentro do filtro (veio com a compra) mas talvez não fosse suficiente. Até mais ver, está a cumprir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Álvaro e José Marques.

Vou "aguentar" mais uns tempos e ver o que acontece..

Como diz o Álvaro, comprar um substrato desconhecido é sempre um risco... Gostei do aspeto do mesmo e do seu preço e pronto... arrisquei. Mais tarde veremos se não me arrependo. Antes de o colocar no aquário lavei-o bastante bem (como normalmente faço com tudo o que entra dentro do aquário) e na altura saiu algum coisa castanha, mas após algumas lavagens a água estava clarinha e o substrato lavado.

Por outro lado se ninguém arriscar, comprar, utilizar e testar os produtos menos conhecidos/desconhecidos.. .continuam desconhecidos e sem reviews/experiências de utilização.

 

José, na próxima TPA (este fds) vou colocar um saquinho de carvão ativado e verificar o que acontece.

De toda as formas os parâmetros da água têm-se mantido estáveis e constantes ao longo do tempo (montagem, embora com alteração de layout, tem cerca de 2-3 meses) e os peixes não me parecem ter problemas.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já percebi que aquilo que é bonito aos nossos olhos nem sempre é o melhor para os peixes. E também que aquilo que nos pode parecer feio nem sempre os afecta. De qualquer maneira, ainda hoje estive a olhar para o aquário e a ausência de gordura na água mantém-se, portanto o carvão deve estar a cumprir. Quanto à lavagem do substrato... não sei se terá sido uma ideia muito boa... sendo substrato fértil, não o deverias ter lavado, porque vais fazer com que perca os nutrientes. Ou estamos a falar de uma coisa puramente decorativa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Atenção meus caros,o carvão activado tende a perder o efeito se tiver muito tempo dentro do filtro,e passado uns quinze ou pouco mais dependendo do que absorveu,ele começa a fazer o inverso.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.