Duvidas relacionadas com o inicio do aquário


Tomas Faria

Recommended Posts

Boa tarde.

Montei há 2 dois um aquário de cerca de 160-170 litros, tenho um filtro eheim classic 250 com um termostato de 300W, tenho a temperatura a 28 graus e o substrato do aquário é areia fina e tenho apenas musgo de java com uma calha com 2 lâmpadas tubular T8 led de 15W cada.

Coloquei no primeiro dia o produto "sera filter biostart" directamente no filtro do aquário (não sei se ajuda ou não) e coloquei na água "sera aquatan" e no segundo dia "sera nitrivec", e vinha cá perguntar como é que será o ciclo de azoto nestas condições e o que deverei fazer para que tudo corra bem antes de colocar qualquer peixe nele. Também fora do tópico tenho também um aquário de 50L que tenho lá cardinais e pinguins mas gostava de colocar peixes maiores neste aquário mas no entanto que não fossem depois matar estes mais pequenos que tenho (pensei em discus ou escalares só que não sei se a coisa corre bem.

Agradeço todas as sugestões que me possam dar para que corra tudo bem.

Obrigado.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Nome do Aquário só sei que é da aquatlantis

2 - Data da montagem- foi há 3 dias

3 - Dimensões do aquário 1 x 0.50 x 0.39
3.1 - Volumes bruto e útil bruto (bruto são 195 litros) e (úteis são 167)

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro eheim 2213 (440 l/h)
4.2 - Termostato marca HEPO e tem 300W
4.3 - Iluminação/Foto-período 2 lâmpadas LED T8 com 15W cada
4.4 - Sistema de CO2 não uso
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil areia fina apenas
5.2 - Substrato inerte
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)- pedras apenas

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) não pus 

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie ainda não coloquei
7.2 - Quantidade e espécie
...

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie musgo de java apenas 
8.2 - Quantidade e espécie
...

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) tenho a temperatura a 27 graus e ainda não fiz medições dos parâmetros da água 
9.2 - Frequência das TPA's
...
 
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro é muito pequeno para esse aquário. precisa de um filtro que faça pelo menos 700l/h, ou seja, praticamente o dobro daquilo que tem.

Adicionando bactérias o ciclo normalmente faz-se em apenas alguns dias. Para ter a certeza, é colocar comida de peixes dia sim dia não e testar Amónia e Nitritos para ver se aparece alguma coisa, e os Nitratos a ver se aumentam. Se a Amónia e Nitritos não aparecem mas os nitratos sobem, então o ciclo esta completo.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João agradeço desde já a resposta e o esclarecimento que eu precisava. Outra questão é que possibilidades de peixes achas que consigo juntar com neons e pinguins que de preferência fossem assim peixes de maior porte e que sejam bastante apelativos de se ter num aquário?

se calhar seria melhor adquirir um eheim experience 250 ou seria o ideal o eheim professional 4+ 250?

Editado por Tomas Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei preços, compare preços e benefícios de cada um e escolha. O mais importante dos filtros:

  • Caudal (L/h) - escolha um filtro com caudal entre 700 e 1200 L/h
  • Volume do filtro - Volume de filtro e não total do filtro, ou seja, o volume dentro do filtro que permite ter matérias filtrantes. No site da EHEIM, por exemplo, eles têm estas informações nos filtros. Quanto maior melhor.

EHEIM Classic 600, Eheim Pro 4 350 e Fluval 407 seriam boas escolhas. As outras marcas e modelos nunca tive, mas haverá outras por aí de boa qualidade.

O melhor para ter com Tetras são sempre mais Tetras... se quer peixes maiores Discus e Escalares geralmente dão-se bem, desde que os tetras não sejam muito pequenos

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mandei vir o eheim pro 4 250 porque apesar de Ter menos 1 litro e meio de espaço para filtro consumia ainda mais 4W do que o 250 ou seja no final de contas ia para o dobro daquele que eu tenho que é de 8W apesar que a diferença entre os 2 era de apenas 10 euros

Editado por Tomas Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tomou uma má decisão.

Entre o contra de 4W a mais e os benefícios de ter mais 1.5L para cerâmicas, a minha opinião é que tombou a sua decisão para o lado errado. 1.5L em cerâmicas é muito espaço útil para cerâmicas, enquanto que 4W demoram mais de 10 dias a gastar 1kWh de electricidade.

Se tiver a mesma sorte que eu, vai aprender cedo que tentar poupar tostões nos sítios errados só dificulta o seu trabalho a longo prazo e em muitas situações torna-se mais caro do que comprar logo o equipamento certo.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o seu aquário ou aquele que tinha quando usou o pro 4+ 350 devia ser bem maior que este que eu tenho não? (o meu é de apenas 170 litros)

Editado por Tomas Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tomas Faria disse:

Mas o seu aquário ou aquele que tinha quando usou o pro 4+ 350 devia ser bem maior que este que eu tenho não? 

Não. Os modelos de que lhe falei eram os que eu escolheria para um aquário do tamanho do seu, dentro dos modelos que conheço.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Não. Os modelos de que lhe falei eram os que eu escolheria para um aquário do tamanho do seu, dentro dos modelos que conheço.

 

uhm.. se calhar tem razão nesse aspecto, vou ver se ainda consigo alterar a minha encomenda pelo outro modelo.

Poderias também me esclarecer numas duvidas que ainda não consegui esclarecer no ciclo de azoto? Quantos dias terei de estar a por comida na água e quantos flocos deverei colocar e com que regularidade (para as dimensões de aquário que tenho). Coloco comida até começar a aparecer nitritos e ai paro de colocar comida e espero ate que os nitritos e o amónio vão para 0 e que haja apenas nitratos? E depois de haver apenas nitratos que % de água aconselhas para fazer a TPA e depois de essa TPA quando tempo devo deixar o aquário estabilizar até colocar os primeiros peixes?  

Ah e não sei se ainda tens o filtro mas no site diz que ele tem 23,8 cm de largura (presumo que seja na parte mais larga do filtro que é na parte das coisas que fazer a parte de baixo ficar agarrada à de cima) porque o meu móvel tem 25,9 

 

Actualização: consegui mandar vir o 350 por mais 14 euros (ainda fui a tempo de trocar) 

Editado por Tomas Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Tomas Faria disse:

Quantos dias terei de estar a por comida na água e quantos flocos deverei colocar e com que regularidade (para as dimensões de aquário que tenho). Coloco comida até começar a aparecer nitritos e ai paro de colocar comida e espero ate que os nitritos e o amónio vão para 0 e que haja apenas nitratos?

Diria que a mesma quantidade com que alimentas o aquário de 50L dia sim dia não deve chegar. E não se para de colocar comida, a não ser que os valores de Amónia passem de 5ppm para cima.

Como colocaste bactérias, o processo torna-se um bocadinho imprevisível, mas no fim o que queres é a Amónia (NH) a zero, Nitritos (NO2) a zero e Nitratos a subir aos poucos.

Se vires o NH e/ou o NO2 acima de zero, o ciclo não está completo.

Se o NH e o NO2 estiverem a zero e o NO3 estiver a subir, o ciclo está completo.

Se tiveres plantas e depois de 2 semanas não vires alterações em nenhum dos 3 (NH, NO2 e NO3), é muito provável que o ciclo já esteja completo e as plantas estejam a consumir nitrogénio suficiente para não veres alterações.

 

há 2 horas, Tomas Faria disse:

E depois de haver apenas nitratos que % de água aconselhas para fazer a TPA e depois de essa TPA quando tempo devo deixar o aquário estabilizar até colocar os primeiros peixes?  

No fim limpo as esponjas do filtro (com água retirada do aquário) e começo a fazer TPAs de 30% até os nitratos baixarem para valores aceitáveis (20-30ppm). Só depois disso é que meto peixes.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

No fim limpo as esponjas do filtro (com água retirada do aquário) e começo a fazer TPAs de 30% até os nitratos baixarem para valores aceitáveis (20-30ppm). Só depois disso é que meto peixes.

Como agora vou adquirir este novo filtro externo o ciclo deve basicamente voltar basicamente ao 0 presumo eu pelo que ainda vai demorar até colocar qualquer peixe.

E essa água que depois colocas no aquário como é que fazes? deixas fora do aquário em algum recipiente por umas 24 e depois é que a colocas ou simplesmente metes água da torneira no aquário e colocas produto para retirar os metais pesados? eu tenho sera aquatan e sera nitrivec, volto a colocar desses 2 produtos ou como é que faço?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Tomas Faria disse:

Como agora vou adquirir este novo filtro externo o ciclo deve basicamente voltar basicamente ao 0 presumo eu pelo que ainda vai demorar até colocar qualquer peixe.

Podes utilizar as cerâmicas que já tens no 2213 no filtro novo. 99% do "ciclo" são as bactérias que estão nas cerâmicas e esponjas do filtro.

Utilizando bactérias como fizeste, normalmente não demora mais que 2 semanas... e 2 semanas é para termos a certeza que está mesmo tudo em ordem.

 

há 5 minutos, Tomas Faria disse:

E essa água que depois colocas no aquário como é que fazes? deixas fora do aquário em algum recipiente por umas 24 e depois é que a colocas ou simplesmente metes água da torneira no aquário e colocas produto para retirar os metais pesados? eu tenho sera aquatan e sera nitrivec, volto a colocar desses 2 produtos ou como é que faço?

Estás a falar da água com que voltas a encher o aquário nas TPAs, certo?

Se é isso, o mais importante é remover o cloro dessa água. Para isso tens 2 opções:

  1. Deixas o cloro evaporar (durante as tais 24h)
  2. "Eliminas" o cloro com um acondicionador de água (que geralmente também elimina metais pesados) tipo o Aquatan. (Eu não uso outro que não seja Seachem Prime, porque normalmente fica muito mais barato a longo prazo)

Para utilizar o acondicionador (método 2), tens que ter em atenção uma coisa... se tratares a água antes de a colocar no aquário (por exemplo num balde), tratas só para esse volume de água nova (do balde), mas se tratares só depois de pores a água nova no aquário, tens que tratar para o volume do aquário todo.

Eu utilizo o segundo método. Para aquários pequenos utilizo um balde para a água nova e trato aí a água. Nos maiores, a água vai directa da mangueira e trato o aquário.

 

Os outros produtos da Sera que estás a usar, não são precisos. O Nitrivec e o Filter Start são bactérias que só precisas para acelerar o Ciclo do Azoto, ou como penso rápido se tiveres picos de Amónia (NH) ou de Nitritos (NO2).

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente quantas vezes se tem de fazer TPA de 30 % ate que o valor dos nitratos vá para um valor aceitável ? e nessa primeira vez da TPA de 30 % não o baixar para um valor aceitável passado quanto tempo se volta a fazer outra? 1 ou 2 dias depois dessa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Tomas Faria disse:

Normalmente quantas vezes se tem de fazer TPA de 30 % ate que o valor dos nitratos vá para um valor aceitável ?

Varia de aquário para aquário.

Depende dos dias que está a completar o ciclo, da quantidade de comida que se põe, se tem plantas ou não, a quantidade de Nitratos que a água da torneira tem... tudo isto influencia o valor final dos Nitratos no aquário. Eu faço sempre pelo menos 2 TPAs e depois é que testo os Nitratos para ver se já está bom.

 

há 16 horas, Tomas Faria disse:

e nessa primeira vez da TPA de 30 % não o baixar para um valor aceitável passado quanto tempo se volta a fazer outra? 1 ou 2 dias depois dessa?

Há quem faça logo de seguida. Eu normalmente faço no dia seguinte.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então última questão (e desculpa lá de serem tantas e desde já agradeço imenso as tuas respostas), nunca paro de por comida a menos que chegue a 5ppm mas se não passar continuo a por comida mesmo que comecem a aparecerem valores de nitritos e mesmo colocando comida a partir de um momento os valores de amônia vão começar a diminuir mesmo colocando comida todos os dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Tomas Faria disse:

Então última questão (e desculpa lá de serem tantas e desde já agradeço imenso as tuas respostas), nunca paro de por comida a menos que chegue a 5ppm mas se não passar continuo a por comida mesmo que comecem a aparecerem valores de nitritos e mesmo colocando comida a partir de um momento os valores de amônia vão começar a diminuir mesmo colocando comida todos os dias?

Sim. Tens que continuar a alimentar as bactérias para elas não morrerem à fome e para teres uma colónia suficientemente grande para lidar depois com o que os peixes também produzem.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uhm portanto mesmo colocando todos os dias a mesma quantidade de comida vai haver um momento em que a amônia vai ser 0 nos testes?

E presumo que quando fizer essa tpa de uns 30% deva limpar o filtro com essa água que tirei do aquário certo?

Editado por Tomas Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Tomas Faria disse:

Uhm portanto mesmo colocando todos os dias a mesma quantidade de comida vai haver um momento em que a amônia vai ser 0 nos testes?

Sim

há 12 horas, Tomas Faria disse:

E presumo que quando fizer essa tpa de uns 30% deva limpar o filtro com essa água que tirei do aquário certo?

Logo depois de terminar o ciclo do azoto, não é limpar o filtro, só limpas as esponjas e/ou lã filtrante para remover os restos de comida. Não convém muito limpar a cerâmicas nesta fase inicial para não perderes as bactérias. E sim, com água retirada do aquário. 

A manutenção completa do filtro depois é feita passada mais uma semana ou duas.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa estar a "abusar" da tua paciência 😅 

Agora quando pus o musgo de java neste aquário parece que se dá pior do que no antigo ... será pela ausência de comida? é que estava à espera que o novo filtro chegasse para começar a colocar comida (vou tentar ciclar mais rápido ao colocar bactérias directamente no filtro) mas acho estranho que ele no aquário em que a luz é daquelas incorporadas na parte de cima do aquário se dar melhor lá (dai eu dizer se será pela comida...) . Neste novo aquário tenho 2 lâmpadas tubulares T8 led de 15 w cada e tenho estado com 4 horas as luzes acesas diariamente apesar que tenho 2 cartolinas pretas nas laterais do aquário durante o tempo todo porque o sol bate com grande intensidade nas laterais do aquário o que normalmente resultava numa grande quantidade do verdete nos vidros do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Tomas Faria disse:

Agora quando pus o musgo de java neste aquário parece que se dá pior do que no antigo

Tens que dizer porque é que dizes isso... está a ficar amarelo? a morrer? a crescer mais devagar? não sou bruxo! 🤣

Envia fotos.

De qualquer maneira, eu e musgos, não nos damos lá muito bem... 😅

há 21 horas, Tomas Faria disse:

este novo aquário tenho 2 lâmpadas tubulares T8 led de 15 w cada e tenho estado com 4 horas as luzes acesas diariamente

O aquário e as lâmpadas são novos, certo? 

Pode ser da luz... É muito diferente ter uma luz num aquário de 50L ou num de 190L. A luz perde intensidade com a profundidade da água.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho assim montado o aquário como se vê nas fotos. 

O aquário não é novo mas montei-o 2 dias antes de ter criado este tópico.

Estou a contar receber o novo filtro amanhã (o eheim professionel 4+ 350).

Eu não digo que esteja a morrer (pelo menos para já) só que no outro notava que ele abria-se mais em direcção à luz.

Estava a pensar por escalares no aquário com neons só que li que supostamente não deveria ter o fundo de areia fina porque eles podem-na comer (não sei se é um problema ou não) mas gostava de saber se será um bom peixe para se ter neste aquário.

A terceira imagem (a que não se vê muito bem) é a luz do aquário que tenho também montado (50 litros com filtro interno que já veio com o aquário).

https://linksharing.samsungcloud.com/6hSuG8P3mhGW?fbclid=IwAR3uit_oPPi3v56X1g-W6xVj0JXHYtU158rsKCeaqC1GnaKHh6H_s3Px8sE

Editado por Tomas Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Tomas Faria disse:

Estava a pensar por escalares no aquário com neons só que li que supostamente não deveria ter o fundo de areia fina porque eles podem-na comer (não sei se é um problema ou não) mas gostava de saber se será um bom peixe para se ter neste aquário.

Nunca ouvi tal coisa... mas também nunca tive escalares com areia fina... Desde que o aquário seja suficientemente alto para os escalares, não vejo porque não.

Coloca é os Neons primeiro e tenta escolher escalares pequenos, porque se os escalares ficarem suficientemente grandes enquanto os Neons forem pequenos, os Neons vão começar a desaparecer misteriosamente...

há 14 horas, Tomas Faria disse:

O aquário não é novo mas montei-o 2 dias antes de ter criado este tópico.

Estava a perguntar, porque as luzes podiam ser antigas e estarem a precisar de ser substituídas, mas não tinha reparado que tinhas dito que eram LED.

há 14 horas, Tomas Faria disse:

Eu não digo que esteja a morrer (pelo menos para já) só que no outro notava que ele abria-se mais em direcção à luz.

Dá-lhe mais tempo, a mim parece-me estar bem.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto à comida dos escalares sabes se há algum problema de se dar apenas flocos (aquela comida que se dá aos peixes como os guppys), porque pelo que tive a ver eles comem outros tipos de comida só que eu nunca tive nem percebo nada das outras comidas 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.