Primeiro aquário


Recommended Posts

Olá a todos. É a primeira vez que tenho um aquário, comprei o aquário Ciano aqua 20 classic, já vem com o filtro. Comprei também o termóstato  Sera Precision 25W, comida em granulado,  Sera bio nitrivec e Sera aquatan. Ainda comprei a bomba para oxigénio Airline 1 mas, ainda me falta o tubo, a pedra de oxigénio e, segundo o colaborador da loja, uma bomba para a água não fazer retorno. 

O colaborador, sugeriu-me que fizesse o ciclo do azoto, deixando estar tudo ligado, ir colocando comida de 3 em 3 dias e, ao fim de 15 dias, poderia comprar os primeiros peixes (resistentes).

Li aqui no forum que podemos comprar 1 ou 2 peixes para ajudar nesse ciclo de azoto. A questão é, preferencialmente faço este ciclo sem peixes, ou aconselham a comprar 1 ou 2 para ajudar?

Outra questão relativamente à bomba de oxigénio, o aparelho para evitar o retorno de água, é obrigatório ou facultativo? Será mais uma questão de segurança do aparelho?

 

Edit: Ando aqui às voltas do forum e quanto mais leio, mais dúvidas tenho. Para a colocação de plantas naturais, das fáceis (tipo anubias), é necessário algum tratamento especial da água? E como funciona a questão do CO2? 

Desde já agredeço.

Editado por Miguel Araujo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel Araujo

Bem vindo ao Fórum.

O tamanho do teu aquário e de 40x20x26 e este,então são 20 litros e picos,depois de colocares substrato rocha ou troncos e plantas deves ficar ai por uns 14 ou 15 litros,não vais poder colocares muitos peixes,ate porque o filtro que esse aquário traz e muito fraco,a bomba de ar não vais precisar,a não ser que goste de ver bolhas a subir pela coluna de água.

Sobre o ciclo de azoto leva 30 dias a completar,nas duas primeiras semanas colocas dia sim dia não umas escamas de comer de peixes,isto para o ciclo correr,nada de colocares peixes algum,isso e fazer sofrer o peixe,e acho que não será a tua intenção fazer sofrer animais.

Isso chama-se válvula anti retorno,sim deves colocares para que se houver uma falha de luz,a água não entrar dentro da bomba,ao vir a luz da-se um curto circuito.

Quando começares a montar o aquário podes logo colocares plantas de baixa manutenção,como tu dizes Anubias,Bucephalandras,fetos-Microsorum Pteropus mais conhecidos por fetos de java,musgos,todas estas plantas tem que ser atadas ou coladas a troncos ou rochas,não podem ser enterradas senão morrem.

Sobre o Co2 vê aqui como é, https://www.solaqua.net/Kit-CO2-Solaqua-VIII  .

Saudações 

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Miguel Araujo

Bem vindo ao Fórum.

O tamanho do teu aquário e de 40x20x26 e este,então são 20 litros e picos,depois de colocares substrato rocha ou troncos e plantas deves ficar ai por uns 14 ou 15 litros,não vais poder colocares muitos peixes,ate porque o filtro que esse aquário traz e muito fraco,a bomba de ar não vais precisar,a não ser que goste de ver bolhas a subir pela coluna de água.

Sobre o ciclo de azoto leva 30 dias a completar,nas duas primeiras semanas colocas dia sim dia não umas escamas de comer de peixes,isto para o ciclo correr,nada de colocares peixes algum,isso e fazer sofrer o peixe,e acho que não será a tua intenção fazer sofrer animais.

Isso chama-se válvula anti retorno,sim deves colocares para que se houver uma falha de luz,a água não entrar dentro da bomba,ao vir a luz da-se um curto circuito.

Quando começares a montar o aquário podes logo colocares plantas de baixa manutenção,como tu dizes Anubias,Bucephalandras,fetos-Microsorum Pteropus mais conhecidos por fetos de java,musgos,todas estas plantas tem que ser atadas ou coladas a troncos ou rochas,não podem ser enterradas senão morrem.

Sobre o Co2 vê aqui como é, https://www.solaqua.net/Kit-CO2-Solaqua-VIII  .

Saudações 

 

Olá boa noite Álvaro. Desde já agradeço a sua resposta. 

Sim, eu com as leituras que fui fazendo no forum percebi que não era nada por aí além, mas agora, infelizmente, não posso investir em algo melhor. Penso que num futuro talvez haja melhorias. 

Para quem se inicia neste hobbie, e pensa que até é algo simples, percebo que afinal é muito mais complicado do que parece. 

Portanto, seu eu quiser ter essas plantas é peremptório ter um Kit de Co2?

Melhores cumprimentos,

Miguel Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não.se fores para plantas de baixa manutenção não precisas Co2,se no futuro quiseres ir para plantas de manutenção media,ou alta,então terás sim de investir no sistema de Co2,por agora vais-te desenrascar bem.

Uma das coisas para que tudo corra bem, e com paciência e fazeres o ciclo do azoto bem feito,e não cortares etapas,porque se o fizeres quem vai sofrer são os peixes a morrer,e a tua carteira a ver os €uros a fugir.

Saudações  

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Miguel Araujo disse:

O colaborador, sugeriu-me que fizesse o ciclo do azoto, deixando estar tudo ligado, ir colocando comida de 3 em 3 dias e, ao fim de 15 dias, poderia comprar os primeiros peixes (resistentes).

Considerando que te venderam Bionitrivec, acho óptimo finalmente ver alguém que foi minimamente bem informado na loja. Agora, quando falou em "primeiros peixes" é que estragou tudo... 😂 Para iniciantes, esse aquário é bom para um Betta com umas plantinhas e mais nada.

 

há 11 horas, Alvaro Silva disse:

Sobre o ciclo de azoto leva 30 dias a completar

O Sera Bionitrivec contém bactérias nitrificantes, por isso o ciclo do azoto vai ficar completo em muito menos tempo, em apenas um dia ou dois já se podem inserir peixes, no entanto, esperar mais um pouco para o filtro maturar mais, é sempre melhor. Ao fim de 1 semana ou 15 dias seria ideal.

De resto, concordo com tudo o que o @Alvaro Silva já disse.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Considerando que te venderam Bionitrivec, acho óptimo finalmente ver alguém que foi minimamente bem informado na loja. Agora, quando falou em "primeiros peixes" é que estragou tudo... 😂 Para iniciantes, esse aquário é bom para um Betta com umas plantinhas e mais nada.

 

O Sera Bionitrivec contém bactérias nitrificantes, por isso o ciclo do azoto vai ficar completo em muito menos tempo, em apenas um dia ou dois já se podem inserir peixes, no entanto, esperar mais um pouco para o filtro maturar mais, é sempre melhor. Ao fim de 1 semana ou 15 dias seria ideal.

De resto, concordo com tudo o que o @Alvaro Silva já disse.

Olá boa tarde João. 

Hoje fui a uma loja no Porto (Proaquarium) comprar uma Anubis e um tronco. Questionei sobre o ciclo de azoto e a senhora perguntou-me se tinha comprado o composto para bactérias, eu mostrei o que comprei e também me referiu que com esse produto, ao fim de 1 semana possivelmente já poderia ter peixes. Também me referiu a possibilidade de ter 2 peixes.

Os betta, para este aquário, convém ficar sozinho?

Há possibilidade de ter outros peixes para não ter só 1 no aquário?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, Miguel Araujo disse:

Olá boa tarde João. 

Hoje fui a uma loja no Porto (Proaquarium) comprar uma Anubis e um tronco. Questionei sobre o ciclo de azoto e a senhora perguntou-me se tinha comprado o composto para bactérias, eu mostrei o que comprei e também me referiu que com esse produto, ao fim de 1 semana possivelmente já poderia ter peixes. Também me referiu a possibilidade de ter 2 peixes.

Os betta, para este aquário, convém ficar sozinho?

Há possibilidade de ter outros peixes para não ter só 1 no aquário?

Obrigado.

20L não dá muito espaço de manobra, é o problema de um aquário pequeno.

Um Betta, especialmente se for macho, também não vai gostar muito de ter companhia num espaço tão pequeno.

Peixes que fiquem suficientemente pequenos, geralmente são de cardume, e por essa razão são poucas as espécies que dá para ter num aquário tão pequeno.

Em 20L, eu só ponho 1 ou 2 coisas desta lista:

  • Betta
  • Tetra Ambar (Ember Tetra) - um cardume de 6 a 8 - é provável que existam mais espécies que fiquem assim tão pequenas, mas não me estou a lembrar de nenhuma agora.
  • Neocaridinas (Camarões Red Cherry) - pelo menos 10
  • Carinotetraodon travancoricus (Peixe-balão anão) - Só para pessoas já com alguma experiência no hobby.

As únicas coisas que se podem misturar desta lista são os Tetras com os Camarões (pelo menos num aquário deste tamanho), mas até isso fará com que a reprodução dos camarões seja mais "controlada".

Se a senhora lhe falar em peixes dourados, como acontece muitas vezes, FUJA! 🤣

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Votar + 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

 

Em 20L, eu só ponho 1 ou 2 coisas desta lista:

  • Betta
  • Tetra Ambar (Ember Tetra) - um cardume de 6 a 8 - é provável que existam mais espécies que fiquem assim tão pequenas, mas não me estou a lembrar de nenhuma agora.
  • Neocaridinas (Camarões Red Cherry) - pelo menos 10
  • Carinotetraodon travancoricus (Peixe-balão anão) - Só para pessoas já com alguma experiência no hobby.

As únicas coisas que se podem misturar desta lista são os Tetras com os Camarões (pelo menos num aquário deste tamanho), mas até isso fará com que a reprodução dos camarões seja mais "controlada".

Se a senhora lhe falar em peixes dourados, como acontece muitas vezes, FUJA! 🤣

Ou seja, posso juntar Tetras com as Neocaridinas? 

A quantidade de peixes que colocaste à frente de cada ponto, é referente a só 1 da lista? Ou posso colocar 6 Tetras e 10 camarões?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Miguel Araujo disse:

A quantidade de peixes que colocaste à frente de cada ponto, é referente a só 1 da lista? Ou posso colocar 6 Tetras e 10 camarões?

Podes colocar os 6 a 8 tetras com 10 camarões. A carga biológica dos camarões é pequena. Mas num aquário de 20L tens que ter muita disciplina com a manutenção.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Podes colocar os 6 a 8 tetras com 10 camarões. A carga biológica dos camarões é pequena. Mas num aquário de 20L tens que ter muita disciplina com a manutenção.

As TPA todas as semanas? 

A limpeza do filtro deverá ser feita de quanto em quanto tempo? 2 em 2 semanas ou mês a mês?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Miguel Araujo disse:

As TPA todas as semanas? 

A limpeza do filtro deverá ser feita de quanto em quanto tempo? 2 em 2 semanas ou mês a mês?

 

Obrigado

TPA de 5 a 10L todas as semanas. A manutenção do filtro depende do tamanho do filtro, da quantidade de comida que se dá, etc... comece por fazer todas as semanas, se vir que está pouco sujo, pode passar a limpar a cada 2 semanas, se continuar a estar pouco sujo aumente mais uma semana... e por aí fora.

  • Votar + 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Podes colocar os 6 a 8 tetras com 10 camarões. A carga biológica dos camarões é pequena. Mas num aquário de 20L tens que ter muita disciplina com a manutenção.

Em vez de colocar os ember tetras, é possível colocar os neon?

 

há 59 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

TPA de 5 a 10L todas as semanas. A manutenção do filtro depende do tamanho do filtro, da quantidade de comida que se dá, etc... comece por fazer todas as semanas, se vir que está pouco sujo, pode passar a limpar a cada 2 semanas, se continuar a estar pouco sujo aumente mais uma semana... e por aí fora.

Entendi. Muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Miguel Araujo disse:

Em vez de colocar os ember tetras, é possível colocar os neon?

Não... o tamanho adulto dos neons é o dobro do tamanho adulto dos ember.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos. já há uma semana a fazer o ciclo do azoto, de momento os valores que me dão são os seguintes:

  • Nitrato --- 10
  • Nitrito  --- 1
  • Amónia  --- 1

A minha questão é, devo fazer algum TPA durante o ciclo? Será que está tudo bem com estes valore, ou seja, o ciclo já iniciou? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA durante o ciclo só se a Amónia passar dos 5ppm.

Que testes estás a usar? Esses valores estão em ppm (parts per million)?

Se os resultados estiverem correctos, se já tens Nitritos o ciclo já vai a meio.

Quando o ciclo está perto de acabar, devester Niratos a subir e Amónia e Nitritos perto de zero.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me desse pormenor.

Ambos os testes estão em mg/L.

Para os nitratos e nitritos uso o Sera Quick Test 6 em 1

Para amónia uso Zoolek aquateste.

Qual o valor de referência entre ppm e mg/L? 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Miguel Araujo disse:

Qual o valor de referência entre ppm e mg/L? 

São a mesma coisa.

 

há 11 horas, Miguel Araujo disse:

Para os nitratos e nitritos uso o Sera Quick Test 6 em 1

Testes de fita só são bons para detectar se tens ou não alguma coisa... para medir valores minimamente credíveis não prestam. Ou seja, é bom se quiseres saber se tens Nitritos ou não, mas para saber a quantidade de Nitritos não presta.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 Olá boa noite.

Após umas semanas com o aquário, começaram aparecer os novos inquilinos.  Contudo tenho algumas dúvidas que agradeceria se me conseguissem esclarecer.

Esta Neocaridina é a segunda que me aparece com ovos, a primeira já teve os bebés (já vi alguns minúsculos nas folhas). Tenho um aquário com Tetras Ember e as neocaridinas. Há algum risco dos peixes comerem os bebés?

Dm8Adpt.jpg

Outros inquilinos que começarama aparecer são os caracóis. Alguém me pode dizer qual é este caracol? Reparei que os caracois se poderão tornar pragas, isto porque já vejo uns quantos bebés e, ao que me parece, tem ovos colados nos vidros. Há algum problema em haver caracóis, neocaridinas e os peixes? Poderão ser uma praga para os restantes seres vivos?

XanlYk9.jpg

Vou tentar tirar uma melhor foto ao caracol, não sei se é perceptível.

Obrigado!

 

EDIT: Hoje de manhã apareceu-me a segunda neocaridina morta. anteontem, já me tinha aparecido. No entanto, os valores aparentam estar todos em conformidade e não vejo nenhum verme que possa ser prejudicial. Qual poderá ser o motivo?

Editado por Miguel Araujo
Inserir as imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Miguel Araujo disse:

Há algum risco dos peixes comerem os bebés?

Há, mas havendo sítios onde se possam esconder, vão sobrevivendo alguns.

 

há 10 horas, Miguel Araujo disse:

Há algum problema em haver caracóis, neocaridinas e os peixes?

Não

 

há 10 horas, Miguel Araujo disse:

Poderão ser uma praga para os restantes seres vivos?

Praga, só para os olhos... de resto só fazem bem.

 

há 10 horas, Miguel Araujo disse:

Qual poderá ser o motivo?

Pode ser falta de minerais. Faz com que a mudança de casca se torne difícil e não conseguindo mudar, morrem.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Pode ser falta de minerais. Faz com que a mudança de casca se torne difícil e não conseguindo mudar, morrem.

Neste caso o que posso fazer para tentar contrariar isso? Há produtos para ajudar? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Miguel Araujo disse:

Neste caso o que posso fazer para tentar contrariar isso? Há produtos para ajudar? 

Provavelmente precisam de mais minerais... o que o @Alvaro Silva sugeriu faz o que é preciso, mas se preferir pode procurar em lojas de aquariofilia por minerais ou alimentação com minerais específicamente para camarões. Shirakura e Glas Garten são duas marcas que me lembro e que devem ter disso.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.