Rio Alto (25 Litros, 24 Horas, limite de 50€)


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Data da montagem : 19 de Julho de 2020

Dimensões do aquário: 35 x 25 x 29 cm

Filtro: Interno. Comprado na Loja China
Iluminação: Diz que é LED de 1,5 Watts, mas tenho as minhas dúvidas. Também foi comprado na loja China

Substrato e Rocha: "Roubados" do Rio Alto, na Estela - Póvoa de Varzim. Daí o nome.
 
 
zaEGKjM.jpg
 
Vamos começar assim... conhecem o meu aquário plantado??? Se não conhecem, deviam conhecer. Fica aqui o link. Fico à espera de opiniões.
 
 
A minha ligação aos aquários é relativamente recente... comecei em Setembro do ano passado porque resolvi recuperar um tanque antigo que a minha irmã tinha lá por casa. Pior erro de sempre. Fiquei colado ao hobby.
 
(Se está a ler isto e não tem nenhum aquário, dedique-se a outra coisa. Plantas... Relógios Antigos... à sua esposa ou à sua amante... a sério... tudo deve ser menos dispendioso).
 
Na noite passada estava a ver umas imagens na internet e reparei em alguns aquários de água fria que me pareceram muito engraçados. Imagem puxa imagem e fui deitar-me com a ideia de fazer um parecido. Aquele que está na imagem acima! O problema é que é domingo, as lojas estão todas fechadas e eu não tenho grande disponibilidade financeira para andar aí a montar aquário atrás de aquário. Solução:  Loja China.
Levantei-me cedo e fui a um rio aqui perto. Recolhi rochas e areia. Voltei a casa, almocei e... Loja China...
Na primeira que entrei, o único aquário que tinham tinha 50 cm e custava quase 100€. Só o vidro. Fui a outra.
À segunda tive sorte... encontrei um aquário de 35 cm (muito bem construído, mesmo!!!) por 20€. Já com tampa! Comprei lá tudo o que precisava. Filtro interno (6,75 €) e iluminação LED (5,98€).
 
Novamente em casa, lavei rochas e areia, montei tudo direitinho e apresento-vos o resultado. Muito sinceramente, estava a pensar colocar lá dentro 2 ou 3 peixes de água fria, mas depois pensei nos Bettas. Teria que investir num termostato (um balúrdio, na Loja China... custa quase 5€!!!).  Qual é a vossa opinião?

Um abraço!
 
Já agora fica a pergunta... Quem, depois do primeiro aquário, avançou para o segundo... terceiro.. e por aí além?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer que o meu limite para este projeto é mesmo de 50€. Quer isso dizer que tenho cerca de 17€ para comprar os peixitos...

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porquê uma actualização tão cedo? Porque fiquei um bocado trengo com aquilo que acabou de acontecer... 

Ontem à noite, como podem confirmar pela imagem, tinha a água turva. Achei normal... o aquário tinha sido montado minutos antes de tirar a fotografia. Hoje fiz uma mudança de água de 50% e a água continuava turva. Continuei a achar normal. Saí de casa, fui trabalhar, voltei, e a água continuava turva. Pensei que ao fim de alguns dias a coisa ia melhorar e não lhe dei grande importância. Mas depois lembrei-me do sistema de Eletrólise que criei para o meu aquário plantado (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261106-eletrólise-da-água/?tab=comments#comment-1431068) e resolvi experimentar. O aquário não tem fauna nem flora... mal não poderia fazer. Está aqui o resultado depois de o ter deixado dentro do aquário durante 20 minutos:

 

ZjpyVBc.jpg

 

A água está límpida como se tivesse saído de uma garrafa do super-mercado... o processo de Eletrólise funciona mesmo! A coisa aconteceu porque o pus a funcionar!

Para quem está com dúvidas, e não tem dinheiro para investir num aparelho da Twinstar... sigam o meu link anterior.

Grande abraço!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, JoseCarlosMarques disse:

estava a pensar colocar lá dentro 2 ou 3 peixes de água fria, mas depois pensei nos Bettas. Teria que investir num termostato (um balúrdio, na Loja China... custa quase 5€!!!).  Qual é a vossa opinião?

Peixes de água fria em Portugal só durante o inverno,  neste momento em que estamos a levar com estes dias de calor extremo não há aquário em casa cuja agua não esteja a menos de 27° graus... dizes que o aquário tem 25 litros? Parece bem maior o que é sempre um elogio! Que tal um pequeno cardume de  neon chineses aka Tanichthys albonubes ? São baratos e não precisam de aquecimento, aliás por estes dias precisam é de arrefecimento...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 minutes ago, Tozé Nunes said:

Peixes de água fria em Portugal só durante o inverno,  neste momento em que estamos a levar com estes dias de calor extremo não há aquário em casa cuja agua não esteja a menos de 27° graus... dizes que o aquário tem 25 litros? Parece bem maior o que é sempre um elogio! Que tal um pequeno cardume de  neon chineses aka Tanichthys albonubes ? São baratos e não precisam de aquecimento, aliás por estes dias precisam é de arrefecimento...

 

O aquário suporta 25 litros mas neste momento (com a areia e as rochas) deve estar com menos de 18 litros. Engraçado que tenhas falado dos Tanichthys Albonubes. São a espécie que escolhi para o meu aquário maior. De qualquer maneira, este vai levar o tradicional peixinho vermelho ou um betta. Tudo depende se consigo ou não encontrar um Betta "decente"...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixinho vermelho não! Isso é peixe para lagos!! Mete antes um betta ou uns camarões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/07/2020 at 21:54, JoseCarlosMarques disse:

O aquário suporta 25 litros mas neste momento (com a areia e as rochas) deve estar com menos de 18 litros. Engraçado que tenhas falado dos Tanichthys Albonubes. São a espécie que escolhi para o meu aquário maior. De qualquer maneira, este vai levar o tradicional peixinho vermelho ou um betta. Tudo depende se consigo ou não encontrar um Betta "decente"...

Boa noite, ora então vamos lá ver, nem todas as informações na net são boas nem tudo o que as lojas aconselham e vendem está certo. 

Posto isso, aqui vai informação sobre os ditos peixes vermelhos:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Carassius_auratus

Mais, aqui está o tamanho que um peixinho vermelho pode atingir:

Screenshot_20200722_012051_com.android.chrome.jpg

Que interessante não é, viver num aquário de 18 litros, por muito cuidado que se tenha, vai crescer atrofiado, sendo também que se calhar morre num instante com um filtro interno, posto que este tipo de peixes de água fria são bastante porcalhões. 

Mínimo dos mínimos para manter dois peixes de água fria, 200L, e se durarem, possivelmente serão traslados para aquários maiores. 

São peixes de lago como já foi dito e muito bem. 

Então faço uma pergunta, será que, fosse o homem um animal de estimação, era viável e confortável para ele, viver num quarto de 4m2, ou seja 2m de comprimento por 2 de largura e 2m de altura?? 

Pergunto, estás convencido agora que não é a melhor ideia?

Outra coisa bettas não são peixes de água fria. 

Boa aquariofilia. E não cometas erros que de futuro te arrependas, e te leve a desistir do hobby. 😉

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Tozé Nunes said:

Peixinho vermelho não! Isso é peixe para lagos!! Mete antes um betta ou uns camarões!

 

8 hours ago, Vera Santos said:

Boa noite, ora então vamos lá ver, nem todas as informações na net são boas nem tudo o que as lojas aconselham e vendem está certo. 

Posto isso, aqui vai informação sobre os ditos peixes vermelhos:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Carassius_auratus

Mais, aqui está o tamanho que um peixinho vermelho pode atingir:

Screenshot_20200722_012051_com.android.chrome.jpg

Que interessante não é, viver num aquário de 18 litros, por muito cuidado que se tenha, vai crescer atrofiado, sendo também que se calhar morre num instante com um filtro interno, posto que este tipo de peixes de água fria são bastante porcalhões. 

Mínimo dos mínimos para manter dois peixes de água fria, 200L, e se durarem, possivelmente serão traslados para aquários maiores. 

São peixes de lago como já foi dito e muito bem. 

Então faço uma pergunta, será que, fosse o homem um animal de estimação, era viável e confortável para ele, viver num quarto de 4m2, ou seja 2m de comprimento por 2 de largura e 2m de altura?? 

Pergunto, estás convencido agora que não é a melhor ideia?

Outra coisa bettas não são peixes de água fria. 

Boa aquariofilia. E não cometas erros que de futuro te arrependas, e te leve a desistir do hobby. 😉

 

 

Tenham lá calma 🙂 . Eu não faço nada sem me certificar primeiro do que estou a fazer, e felizmente, até agora, ainda não tive nenhum "dissabor", portanto acredito que tenho andado a fazer as coisas da forma correcta.

O que escrevi foram só ideias iniciais, mas já andei à procura de mais informação e já percebi que os tais peixinhos vermelhos não são adequados para ter num aquário deste tamanho. De qualquer maneira, até receber algum animal este aquário ainda terá muito tempo de ciclagem. 

Também sei que os Bettas não são peixes de água fria, mas como referiu o Tozé Nunes, "Peixes de água fria em Portugal só durante o inverno". Os meus aquários estão agora nos 25... 27º, o que quer dizer que estariam mais que aptos para receber um Betta. Estariam, se o resto das condições estivessem reunidas, e não estão. Não quero arriscar misturar um Betta com Tanichthys Albonubes no meu aquário plantado, nem vou colocar o pobre peixe num aquário por ciclar, sem qualquer vegetação. Até decidir o que vou fazer, volto a repetir, ainda tenho muito tempo, e foi por isso que vos pedi uma opinião...

Isto de "conversar" pela Internet não traz só vantagens... parece que por vezes a informação sai um bocadinho distorcida.

Bem... agradeço todos os conselhos e opiniões que me têm dado.

Abraço.

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, acho bem o que dissseste, informa-te primeiro antes de comprares qq peixe, sabes é que a gente já viu tanta coisa ao longo de 20 anos que por vezes assustam-nos um bocadinho. 

A net tem vantagens e desvantagens, mas na aquariofilia o fórum tem mais vantagens do que desvantagens face a um Facebook e outras aplicações. 

Os peixes de água fria, carpas, kinguios, carrasius são os mais sacrificados no hobby, daí a gente os defender com unhas e dentes. 

Por outro lado, às vezes o que escrevermos não transmite os sentimentos que temos enquanto escrevemos, mas eu faço questão de justificar a minha opinião para que todos percebam, os porquês da minha opinião. 

Abraço 😉, vai actualizando, gostei do hardscape do aquário, está muito engraçado. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/07/2020 at 03:07, JoseCarlosMarques disse:

Já agora fica a pergunta... Quem, depois do primeiro aquário, avançou para o segundo... terceiro.. e por aí além?

Errrrr... 4 + 1 a fazer de maternidade.. tá bom assim?  E tudo começou quase quase num globo ( ideia mais parva de sempre). Mas vou reduzir para 3, porque com o de 1metro já me chega bem. 

Essa iluminação não é para uso submerso apenas? E as pedras não afectam o pH da água?
Termóstato dessas lojas não aconselho, por experiência própria já tive 2 que se avariaram, enquanto que os da Eheim e  Sicce até agora estão impecáveis.

Conseguir 25º nesta altura queria eu, por aqui já estiveram quase nos 30º. Mas em média andam nos 27º , portanto era melhor mesmo evitar algo de água fria (além dos motivos já anteriormente referidos).

Editado por Emejet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/07/2020 at 03:07, JoseCarlosMarques disse:
Já agora fica a pergunta... Quem, depois do primeiro aquário, avançou para o segundo... terceiro.. e por aí além?

Nos primeiros 3 anos deste hobby passei de 1 aquário de 20L para 7 aquários, num total de quase 1000L para "brincar".

Esta doença está identificada e tem nome - Multiple Tank Syndrome. 🤪

Agora passados mais uns aninhos, vendi tudo, mudei de casa e estou a começar outra vez... já tenho 5 aquários montados e um lago para construir no jardim... 😂

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Haha 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

33 minutes ago, Vera Santos said:

Bom dia, acho bem o que dissseste, informa-te primeiro antes de comprares qq peixe, sabes é que a gente já viu tanta coisa ao longo de 20 anos que por vezes assustam-nos um bocadinho. 

A net tem vantagens e desvantagens, mas na aquariofilia o fórum tem mais vantagens do que desvantagens face a um Facebook e outras aplicações. 

Os peixes de água fria, carpas, kinguios, carrasius são os mais sacrificados no hobby, daí a gente os defender com unhas e dentes. 

Por outro lado, às vezes o que escrevermos não transmite os sentimentos que temos enquanto escrevemos, mas eu faço questão de justificar a minha opinião para que todos percebam, os porquês da minha opinião. 

Abraço 😉, vai actualizando, gostei do hardscape do aquário, está muito engraçado. 

 

Eu percebo Vera. Mais uma vez agradeço a sua opinião. A sério. É muito importante para quem está no hobby há tão pouco tempo como eu.

Já agora, deixe-me colocar-lhe uma questão. Reparei que a Vera usa o sistema de eletrólise da Twinstar. Usou-o apenas no início, ou está sempre dentro do aquário? Notou alguma diferença nos Lily Pipes? Os meus parecem estar um bocadinho esbranquiçados, e estou com medo que possa ser calcário. Não noto isso em mais lado nenhum do aquário, e começou a aparecer depois de ter feito um sistema de eletrólise caseiro que ligo 20 minutos por dia (10+10).

 

6oJMk6L.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

31 minutes ago, Emejet said:

Errrrr... 4 + 1 a fazer de maternidade.. tá bom assim?  E tudo começou quase quase num globo ( ideia mais parva de sempre). Mas vou reduzir para 3, porque com o de 1metro já me chega bem. 

Essa iluminação não é para uso submerso apenas? E as pedras não afectam o pH da água?
Termóstato dessas lojas não aconselho, por experiência própria já tive 2 que se avariaram, enquanto que os da Eheim e  Sicce até agora estão impecáveis.

Conseguir 25º nesta altura queria eu, por aqui já estiveram quase nos 30º. Mas em média andam nos 27º , portanto era melhor mesmo evitar algo de água fria (além dos motivos já anteriormente referidos).

 

Acho que todos começamos com o belo do globo, quando éramos mais pequenos. Também tive um nos anos 80. Esses globos são óptimos... para servir de vaso para plantas. Eheh. Mas 5 aquários em casa... irra... isso deve dar muito trabalho. Espero que a minha panca não se estenda a tantos tanques!

A iluminação é à prova de água, sim. E julgo que seja feita para ser colocada dentro do aquário. Mas como está muito perto da água, prefiro usá-la assim no exterior. Quanto às rochas... foram apanhadas de um rio, tal como a areia. Para ser sincero, ainda não medi o PH da água. Vou deixa-las assim umas semanas e logo faço as medições.

Eu tenho um termostato que comprei na Loja China no meu aquário plantado. Foi super barato e tem cumprido... já está ligado há uns 4 meses. De qualquer maneira, tenho outro de reserva. Talvez um dia avance para uma coisa mais fiável... este que tenho marca 24 graus mas na realidade aquece até aos 22. Se o regular para 26, aquece até aos 24. Tive que fazer apenas esse ajuste... tirando isso, cumpre!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Nos primeiros 3 anos deste hobby passei de 1 aquário de 20L para 7 aquários, num total de quase 1000L para "brincar".

Esta doença está identificada e tem nome - Multiple Tank Syndrome. 🤪

Agora passados mais uns aninhos, vendi tudo, mudei de casa e estou a começar outra vez... já tenho 5 aquários montados e um lago para construir no jardim... 😂

7 aquários em 3 anos!?!?!? E depois da desintoxicação voltou aos 5!?!?!? Caramba... a minha mulher não me deixava ir tão longe. Acho que saía de casa antes disso...

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, JoseCarlosMarques disse:

7 aquários em 3 anos!?!?!? E depois da desintoxicação voltou aos 5!?!?!? Caramba... a minha mulher não me deixava ir tão longe. Acho que saía de casa antes disso...

5 aquários desde Janeiro deste ano só... e se não fosse a quarentena não sei não! 😂

Eu disse à minha mulher que ia ter só 1 aquário na casa nova... mas chega a hora e preciso de outro para fazer a quarentena dos peixes novos... depois acho mal empregado desmontar a quarentena e as "quarentenas" vão-se acumulando! 🤣

 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Haha 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

 

Eu percebo Vera. Mais uma vez agradeço a sua opinião. A sério. É muito importante para quem está no hobby há tão pouco tempo como eu.

Já agora, deixe-me colocar-lhe uma questão. Reparei que a Vera usa o sistema de eletrólise da Twinstar. Usou-o apenas no início, ou está sempre dentro do aquário? Notou alguma diferença nos Lily Pipes? Os meus parecem estar um bocadinho esbranquiçados, e estou com medo que possa ser calcário. Não noto isso em mais lado nenhum do aquário, e começou a aparecer depois de ter feito um sistema de eletrólise caseiro que ligo 20 minutos por dia (10+10).

 

6oJMk6L.jpg

Pois não sei se será, os lily's sujam-se, umas vezes mais outra menos, tb depende da manutenção do filtro, e as vezes de algumas algas que possamos ter. 

Por norma o meu sistema está sempre no lado oposto dos lily's, e não consigo ver isso porque são de inox. Mas acho que não tem nada a ver, tem sim a ver com a limpeza do filtro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Vera Santos said:

Pois não sei se será, os lily's sujam-se, umas vezes mais outra menos, tb depende da manutenção do filtro, e as vezes de algumas algas que possamos ter. 

Por norma o meu sistema está sempre no lado oposto dos lily's, e não consigo ver isso porque são de inox. Mas acho que não tem nada a ver, tem sim a ver com a limpeza do filtro. 

 

Ok. Obg. pela resposta. Este fim de semana vou fazer a TPA e logo vejo o que acontece a seguir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gastei mais 3€ em tinta acrílica para pintar o fundo do aquário. Na Loja China, claro!

Sobram-me 14€ para o limite dos 50, mas vi um Betta Half Moon branco lindíssimo por 19. Estou tentado a ultrapassar o orçamento, se bem que a minha namorada está com a ideia de ter um Betta vermelho, e esses só custam 8,5€...

Gostava de ler a vossa opinião em relação à cor do peixe, mas, mais importante que isso, se devo ou não adicionar algumas plantas ali por trás das rochas. Como não quero adicionar mais luz e o fundo é de areia, já andei a pesquisar e a ideia seria optar pela Egeria Densa. É uma planta que se dá muito bem em baixa luz, que pode ser plantada em areia fina e que tem um crescimento bastante rápido. Também me disseram que oxigena bastante bem a água e, por se alimentar dos nutrientes da mesma, ajuda a prevenir as algas. Vende-me 10 pés por 4€.

Fico a aguardar as vossas opiniões, agradecendo desde já todo o tempo que possam disponibilizar a este assunto. Um abraço.

 

86gPxHf.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas valisnerias ficavam aí muito bem! 

A cor do betta fica ao teu gosto, cada um tem a sua preferência mas tu é que vais ve-lo todos os dias 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Tozé Nunes said:

Umas valisnerias ficavam aí muito bem! 

A cor do betta fica ao teu gosto, cada um tem a sua preferência mas tu é que vais ve-lo todos os dias 😉

A Valisneria era uma das minhas primeiras opções, mas não me posso esquecer que não tenho substrato, e teria que suplementa-la de alguma forma. Já a Egeria pode ser enterrada em qualquer tipo de solo. Até há quem as deixe a flutuar no aquário. E, aparentemente, é uma planta que filtra bastante bem água, evitando algas e doenças. O único problema é a rapidez com que cresce. Vou ter que a podar muito regularmente. No meu caso, não me importo... gosto de molhar as mãos todos os dias 🙂 . Obrigado pela opinião Tozé. Sempre muito bem vinda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nova actualização. Optei pelas Egeria Densa e gastei mais 4€. Também acrescentei umas pedritas a todo o layout, para lhe dar um ar mais natural. Essas foram roubadas na praia. Sobram 10€ para o Betta.

As Egeria vieram com algumas algas. Com o tempo espero que desapareçam e as plantas comecem a ficar mais bonitas.

 

YNyI775.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... percebi agora que as Egeria não se dão muito bem com baixa luz. Das duas uma... ou compro uma luz mais forte, ou tiro as plantas e volto a deixar apenas as rochas. Qual é a vossa opinião? Por um lado, as rochas apenas davam-lhe um ar muito "limpinho" que me agradava bastante, mas a patroa insiste em ter um Betta vermelho, e colocar lá o peixe só com as pedras não me parece a opção mais agradável (para o peixe). Que me dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não tive respostas,  optei por fazer aquilo que achei melhor. Comprei mais uma fonte de luz por 10€ (10W) e o crescimento das Egeria melhorou substancialmente. Algumas delas estão já a chegar à tona da água. Entretanto... esgotei o limite dos 50€ que tinha estabelecido para o aquário.

Felizmente faço anos na próxima sexta-feira, e combinei com a minha namorada dar-me como presente de aniversário o Betta Vermelho (que ela tanto queria) e com a minha irmã a compra de 5 Amano Shrimp. Julgo que a coisa ficará composta.

O problema foi encontrar o Betta. Contactei todas as lojas que conheço e corri todas as lojas que existem aqui nas proximidades, julgando que podia encontrar algum. Acreditem ou não, já tinha quase desistido da procura quando encontrei este mocinho numa loja de repteis!!! Estava à venda por 6,5€. Prenda de aniversário... portanto adicionei uma embalagem de Bloodworms.

Pelo que consegui pesquisar, deve ser um Veil Tail. Seja lá o que for... é o meu novo animal de estimação. Já fiz umas alterações ao aquário para reduzir o caudal de água, de forma a que ele se sinta mais confortável, e agora só espero tê-lo aqui pertinho por mais alguns anos.

Deixo-vos ficar com a imagem:

 

VcgFO5b.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria para colocares umas plantas  flutuantes, o betta ia adorar, mas visto já teres rebentado o plafond...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Tozé Nunes said:

Eu diria para colocares umas plantas  flutuantes, o betta ia adorar, mas visto já teres rebentado o plafond...

As Egeria podem ser flutuantes, Tozé. Vou experimentar a sua sugestão, e quando elas crescerem não as podo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.