URGENTE - AQUÁRIO SUJO


Recommended Posts

Boa tarde, estou a ter um problema no aquário está a ficar com aquelas manchas cinzentas, que pela pesquisa que fiz acho que serão algum tipo de algas, mas não tenho a certeza a questão e que tento não mexe logo antes de perceber com o que seria, e queria ajuda a tentar resolver e a perceber o que possa ser, Mas a urgência e que reparei agora que o ph que anda sempre estável nos ph7 caio completamente para os 4.5 e a temperatura aumento dos 24º para quase 29º sem ter termostato neste momento dentro, não houve qualquer alteração no aquário e nunca tive este problema a ultima tpa a cerca de 10 dias até tirei cerca de 70% nos 400L normalmente tiro 50%, leva os condicionantes na água entre todos os testes mesmo antes de por a água no aquário estava tudo bem ate que agora está assim e nem sei se tera alguma coisa a ver com aquelas manchas.

dB3FZG.jpgdB3Hvt.jpgdB3JyX.jpgdB33js.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pH a 4.5 e os peixes estão vivos?!? Ou te enganaste a escrever, ou o teste não está bom.

Que tipo de areia é essa?

A temperatura a 29ºC não é grave. O meu "mini Lago" tem chegado aos 33ºC e os peixes continuam lá, a única coisa com que tens que te preocupar neste caso é com a oxigenação da água, porque com temperaturas mais altas há menos oxigénio dissolvido. Como tens aí uma bomba de ar a funcionar, não deves ter qualquer problema com isso.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/07/2020 at 16:52, João Cardoso (Kadoxu) disse:

pH a 4.5 e os peixes estão vivos?!? Ou te enganaste a escrever, ou o teste não está bom.

Que tipo de areia é essa?

A temperatura a 29ºC não é grave. O meu "mini Lago" tem chegado aos 33ºC e os peixes continuam lá, a única coisa com que tens que te preocupar neste caso é com a oxigenação da água, porque com temperaturas mais altas há menos oxigénio dissolvido. Como tens aí uma bomba de ar a funcionar, não deves ter qualquer problema com isso.

Boa tarde João confirma-se o ph está a 4.5 (eu retirei 30% da agua do aquario para um aquario menor estabelizei o ph e meti mais 20% de agua limpa e coloquei la os peixes até verificar o que se passava no aquário em questão) para já vou fazer um tpa e ver se os valores e caso percise estabelizo o ph e aguardo para ver se volta alterar, eu só não sei o porquê disto acontecer não houve nenhuma alteração no mesmo. A areia já não te sei dizer qual é ao certo mas quando o montei veio ca um senhor da minha zona que montava e fazia manutenções de aquários e troxe-me 50kg nuns sacos que indicavam ser de aquário aliás tirando ao início que foi metida e foi cheio o aquário que ficou truva o que seria normal passado 3 dias estava impecável nunca a água levou qualquer produto só mesmo condicionante quando leva água nova. Areia também nunca e mexida apenas e aspirada superficialmente com o aspirador da fluval que  liga ao filtro. Não consigo entender a razão. nem aquelas machas consigo perceber nunca vi sequer. Sabes do que possa ser ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André 

O que pode estar a causar essa acidificação gradual da água é o acumulo de sujeira em decomposição debaixo do substrato neste caso da areia,o que faz baixar muito o ph,uma das coisa que tens que fazer e com um sifão e afundares o máximo que poderes para tirares a porcaria que esta infiltrada na areia,a areia que for sugada fora do aquário sempre a pode lavar e retornar ao aquário.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, ANDRÉ ABRANTES disse:

Boa tarde João confirma-se o ph está a 4.5 (eu retirei 30% da agua do aquario para um aquario menor estabelizei o ph e meti mais 20% de agua limpa e coloquei la os peixes até verificar o que se passava no aquário em questão) para já vou fazer um tpa e ver se os valores e caso percise estabelizo o ph e aguardo para ver se volta alterar, eu só não sei o porquê disto acontecer não houve nenhuma alteração no mesmo. A areia já não te sei dizer qual é ao certo mas quando o montei veio ca um senhor da minha zona que montava e fazia manutenções de aquários e troxe-me 50kg nuns sacos que indicavam ser de aquário aliás tirando ao início que foi metida e foi cheio o aquário que ficou truva o que seria normal passado 3 dias estava impecável nunca a água levou qualquer produto só mesmo condicionante quando leva água nova. Areia também nunca e mexida apenas e aspirada superficialmente com o aspirador da fluval que  liga ao filtro. Não consigo entender a razão. nem aquelas machas consigo perceber nunca vi sequer. Sabes do que possa ser ?

As manchas acho que também já tive disso, acho que é uma alga normal, o problema do pH vem quase de certeza de outro lado. Lembro-me que essas algas eram difíceis de tirar, tinha que esfregar muito bem ou usar uma lâmina para raspar.

Costumas testar o kH (alkalinidade) e o gH (dureza) da água?

Com que frequência fazes as TPAs? E limpeza do filtro?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais