beta splenders nada de lado


cpardelha

Recommended Posts

Olá!

Primeira vez que faço um post por aqui... Desculpem qualquer pergunta parva...

Tenho o meu betta splenders halfmoon há 2 semanas. 

Primeiro teve a doença do ictio (deve ter sido da diferença de temperatura calculo eu), tratei o e ficou bem melhor. As cores ficaram ativas de novo e muito mais animado.

o tratamento do ictio terminou na segunda feira e de ontem para hoje (sexta feira) ele esta barrigudo e a nadar de lado.

Ele vive com um guppy e pela primeira vez tentou morde lo por o guppy se ir meter com ele (nuuunca aconteceu e eu observo muito os meus peixes).

 

O que aconselham a fazer?

Será da comida? (micro pellets da hikari tropical) dou comida de manha só.

 

Meti o num recipiente á parte para que não haja barbatanas de guppy a boiar e para que a corrente (filtro cascata) nao o incomode a nadar, ele escondia se atras do filtro para ficar como que entaladinho....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cpardelha

Bem vindo ao Fórum.

Conta para a gente que tamanho e o teu aquário,que filtro tens,se fizestes o ciclo do azoto,e se foi feito ate ao fim com calma,como fazes as TPA,s são semanais?

Pelo o que tu dizes ele esta barrigudo,só na barriga,ou o corpo esta todo cheio?

ele tem as escamas a ficar em pé? para já eu deixava de dar-lhe de comer durante uns dois dias,e tentava comprar outro comer.

Desculpa de não estar-te a ajudar muito,mas não posso estar a dar tiros no escuro,no entretanto vai dar uma olhada aqui.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Pode ser prisão de ventre, acontece com os betta.
O ideal seria tu especificar o teu aquário, parametros, etc para podermos ajudar. E desde ja te recomendo a não deixares guppy com beta. A questão não é se vai dar problema, e sim quando vai dar problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/07/2020 at 23:07, Alvaro Silva disse:

Boas cpardelha

Bem vindo ao Fórum.

Conta para a gente que tamanho e o teu aquário,que filtro tens,se fizestes o ciclo do azoto,e se foi feito ate ao fim com calma,como fazes as TPA,s são semanais?

Pelo o que tu dizes ele esta barrigudo,só na barriga,ou o corpo esta todo cheio?

ele tem as escamas a ficar em pé? para já eu deixava de dar-lhe de comer durante uns dois dias,e tentava comprar outro comer.

Desculpa de não estar-te a ajudar muito,mas não posso estar a dar tiros no escuro,no entretanto vai dar uma olhada aqui.

Saudações  

Álvaro desde ja muito obrigada pela disponibilidade em ajudar

(pensava ter respondido ja antes e ficou aqui como rascunho)

 

-O meu aquário tem 10lt

-Faço trocas parciais de água 1x por semana (ao sábado) de cerca 40% (6lt) 

-Faço a aclimatização por pelo menos 20 minutos cada vez q há troca de água para ambos os peixes (o guppy entra primeiro para o betta nao ser territorial)

-Tive o aquário a "ciclar" com tudo a funcionar 1 semana e depois adicionei o guppy e passado meia semana adicionei o betta (porque  a loja de animais vendeu o meu betta e só passados mais 5 dias, por aí,  adquiri o peixe)

-nestes dias de verão a água ronda os 30-28° tendo o aquecedor desligado. A minha casa é em todo o lado muito quente. (Terei como arrefecer a agua?)

Nada de escamas em pé.

Inchado só na barriga.

Não lhe dei alimento durante 3 dias e a barriga desinchou um pouco, mas mesmo assim ainda está a nadar de lado. Será que é apenas dele deixar se boiar? Eu vejo que ele gosta de se enfiar atras do filtro (a agitação da agua é quase minima) e ficar "entaladinho" atras da campânula do co2.

 

Eu normalmente alimento os dois no mesmo aquário 1x por dia, só de manhã. Acontece que o guppy é bem mais rápido a buscar o alimento e por isso, tento meter em dois sítios separados no aquário posso ter perdido a noção de quantidade de alimento que meto na água.

Depois do tratamento do ictio pus sera bio nitrivec e deixei o aquario ciclar por 24h com plantas naturais e gravilha antes de adicionar os peixes.

Será que o alimento da micro pellets da hikari tropical é mau? Li que os alimentos podem ter demasiadas proteínas para os betta... comprei um de flocos para o betta especificamente que até worms secos, mas não sei se estou abfazer as coisas bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, cpardelha disse:

adicionei o guppy e passado meia semana adicionei o betta

Bettas machos não são para ter com mais nada... vai passar a vida stressado com os outros peixes.

há 5 horas, cpardelha disse:

Eu vejo que ele gosta de se enfiar atras do filtro (a agitação da agua é quase minima) e ficar "entaladinho" atras da campânula do co2.

CO2 num aquário de 10L com peixes é má ideia, especialmente nos meses de calor. Nestes meses o que precisa é de uma bomba de ar.

A agitação da água deve ser extremamente reduzida para ter bettas, especialmente se tiverem barbatanas grandes. O Betta é um peixe de "poça", vivem em arrozais onde a água não mexe e normalmente são criados em recipientes sem qualquer movimentação de água.

Quanto á alimentação, eu gosto de comprar de boa marca e específico para bettas. A Hikari é uma boa marca, mas devia comprar a comida específica para Bettas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Bettas machos não são para ter com mais nada... vai passar a vida stressado com os outros peixes.

CO2 num aquário de 10L com peixes é má ideia, especialmente nos meses de calor. Nestes meses o que precisa é de uma bomba de ar.

A agitação da água deve ser extremamente reduzida para ter bettas, especialmente se tiverem barbatanas grandes. O Betta é um peixe de "poça", vivem em arrozais onde a água não mexe e normalmente são criados em recipientes sem qualquer movimentação de água.

Quanto á alimentação, eu gosto de comprar de boa marca e específico para bettas. A Hikari é uma boa marca, mas devia comprar a comida específica para Bettas.

Olá, desculpem estar a intrometer-me neste tópico mas achei curioso a afirmação de que CO2 + calor é má ideia. Comecei este hobby há precisamente 2 semanas, com um aquário high tech e estou a ter imensos problemas (sou a definição perfeita do "dar um passo maior do que a perna"). Por que razão o CO2+calor é problemático? 

Depois posso explicar a minha situação num tópico próprio, até para informar outros principiantes dos erros que NÃO se deve cometer no início 😅.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, blakbraga disse:

Olá, desculpem estar a intrometer-me neste tópico mas achei curioso a afirmação de que CO2 + calor é má ideia. Comecei este hobby há precisamente 2 semanas, com um aquário high tech e estou a ter imensos problemas (sou a definição perfeita do "dar um passo maior do que a perna"). Por que razão o CO2+calor é problemático? 

Depois posso explicar a minha situação num tópico próprio, até para informar outros principiantes dos erros que NÃO se deve cometer no início 😅.

Pela mesma razão que bebidas carbonadas (cerveja, coca-cola, etc) devem ser armazenadas no frio. Quanto mais quente estiver o líquido, menos capacidade tem de manter os gases dissolvidos, ou seja, uma cerveja quente fica "morta" muito mais depressa que uma cerveja fria.

Tudo o que dificulte a respiração dos peixes e invertebrados, torna-se problemático, especialmente nos meses de mais calor.

Quanto mais quente estiver a água, menos capacidade tem para manter oxigénio dissolvido que os peixes precisam. Pouco oxigénio dissolvido, juntamente com uma saturação de CO2, dificulta a respiração dos peixes, e além disso, quando se faz injecção de CO2 tenta-se ter menos trocas gasosas para não perder esse CO2 que estamos a injectar. Isto é feito limitando a agitação à superfície da água, o que além de limitar a perda de CO2 também limita a reabsorção de oxigénio pela água.

A acumular com isto tudo, há estudos que indicam que muitas das doenças que vemos nos aquários são provocadas por agentes (bactérias, fungos, etc) que gostam de ambientes com oxigénio reduzido.

Quero só finalizar esclarecendo que injectar CO2 não tem muita influência na quantidade de oxigénio que está na água, a água consegue absorver/manter os dois da mesma forma, o problema é que, com uma maior saturação de CO2, se torna mais difícil para os peixes absorver só o oxigénio que está na água.

Portanto, utilizar CO2 sim, mas com muito cuidado. Em aquários muito pequenos (10L com 2 peixes é MUITO pequeno) e com peixes é de evitar.

 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1
  • Votar + 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/07/2020 at 11:55, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Bettas machos não são para ter com mais nada... vai passar a vida stressado com os outros peixes.

CO2 num aquário de 10L com peixes é má ideia, especialmente nos meses de calor. Nestes meses o que precisa é de uma bomba de ar.

A agitação da água deve ser extremamente reduzida para ter bettas, especialmente se tiverem barbatanas grandes. O Betta é um peixe de "poça", vivem em arrozais onde a água não mexe e normalmente são criados em recipientes sem qualquer movimentação de água.

Quanto á alimentação, eu gosto de comprar de boa marca e específico para bettas. A Hikari é uma boa marca, mas devia comprar a comida específica para Bettas.

Tenho as micro pellets da hikari e betta tropical com bloodworms (o betta nao gosta das bloodworms morde mas nao come deixa ir ao fundo)

O Co2 injeto mt pouco semanalmente precisamente por imaginar que tal aconteceria. Vou considerar colocar as plantas num outro aquário ate o meu de 25/30lt tiver as plantas monte carlo mais enraizadas e dps deixo o aquário ciclar com calma.

 

A todos um obrigada pelas partilhas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais