Aquário Água Doce - Dúvida


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Quando tinha cerca de 5/6 anos, tive em casa um aquário de água doce (cerca de 100 litros) onde pouco mais me lembro do que de ir com o meu pai ao Aquário Vasco da Gama comprar uns peixinhos para  colocar no nosso aquário.

Passada uma década e meia gostaria de voltar a este mundo fantástico que é a aquariofilia, porém, apesar de nos últimos dias ter visto imensos fóruns/ videos no YouTube, tenho algumas questões.

Para além do aquário de 100 litros, tenho um de 30 litros (50cm, 25cm, 29cm), que é o que estou a pensar utilizar.

As minhas principais questões prendem-se com o facto da utilização dos equipamentos do aquário grande neste mais pequeno, haverá problema?

Tenho um filtro Tetratec de 600 litros por hora com metade do tamanho do aquário e dois termostatos ainda em caixa (HT 75 da Tetratec para aquários de 60 a 100 litros). Será que poderei utilizar estes equipamentos num aquário com apenas 30 litros.

Obrigado. 

Cumprimentos,

Filipe Henriques

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe Henriques

Bem vindo ao Fórum.

Filipe,se vais montar o aquário mais pequeno com a ideia que por ser pequeno e mais fácil,pois estas enganado,se tens o grande porque não o grande ?

Esse filtro da Tetratec e filtro esterno?

O aquário pequeno tens que fazer mais TPA,s para manteres a água boa para os peixes,mesmo que seijam muito poucos peixes,e tem que ser em 30 litros não podes colocar muitos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alvaro,

Desde já agradeço.

Infelizmente o de 100 litros faz parte de um móvel que está numa divisão pouco utilizada, pelo que enquanto não comprar um aquário novo terei de utilizar o mais pequeno.

Sim o filtro é externo.

Sim 30 litros de facto não dá para muitos peixes, estou em dúvida entre colocar talvez um Betta ou um pequeno cardume de Neons.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois então respondendo há tua primeira pergunta sobre colocares o filtro do aquário grande no pequeno,e como tu agora ate falas num possível peixe Betta,então como os Bettas não gostam lá muito de águas muito agitadas esse filtro seria demais,se de facto fores para o Betta acho que mercia a pena comprares um filtro de mochila para o aquário pequeno,mesmo que não vás para o Betta,e sim os Neons vai dar na mesma.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou da mesma opinião que o @Alvaro Silva

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe

Se estas a falar se podes colocar o termostato antigo nesse aquário,se ele ainda trabalha bem sim podes colocar,não é para agora mas no inverno faz falta,colocas ente os 24 ou 25 graus e esta bom.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto retirei o aquário de 100 litros  do móvel... estava há 15 anos numa divisão no sótão ainda com restos de água no fundo... resultado: cheio de manchas de calcário!! Esfreguei umas 10 vezes os vidros com Cilit Bang de limpeza contra calcário... saiu qualquer coisa mas ainda assim o vidro continua em mau estado.. 😞

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Filipe Henriques disse:

Entretanto retirei o aquário de 100 litros  do móvel... estava há 15 anos numa divisão no sótão ainda com restos de água no fundo... resultado: cheio de manchas de calcário!! Esfreguei umas 10 vezes os vidros com Cilit Bang de limpeza contra calcário... saiu qualquer coisa mas ainda assim o vidro continua em mau estado.. 😞

É preciso muito cuidado a utilizar produtos de limpeza desses no que quer que seja para utilizar em aquáriofilia. Tem que se lavar muito bem depois para não haver problemas. 

E um aquário que esteve 15 anos no sótão, possivelmente já tem o silicone em mau estado. O ideal seria retirar todo o silicone e aplicar de novo para não ter surpresas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim João, a minha intenção passa por utilizar o aquário de 30l numa fase inicial e quem sabe posteriormente adquirir um novo caso não consiga resolver o problema do “grande”. 
O silicone parecia-me em bom estado mas seja como for caso venha a utilizar o aquário farei a substituição. 
No caso do aquário de 30 litros, e tal como o Álvaro referiu exige mais em relação às TPA’s devido à maior facilidade de variação de parâmetros pelo que não sei que peixes meter, se um pequeno cardume de peixes, como por exemplo Neons ou um Betta... Pelo que li neste caso um Betta seria possivelmente a escolha acertada mas por outro lado se quiser acrescentar mais fauna e mudar para o aquário maior não o poderei fazer com o Betta devido à sua agressividade, o que me obrigaria a manter os dois aquários durante vários anos (era bom sinal, queria dizer que o peixinho estava com saúde) .. seja como for como vou estar fora em Agosto e acrescentando o período do ciclo do azoto ainda tenho uns 2 meses até que a decisão final tenha de ser tomada 🙂 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe

Tenta lavar os vidros com vinagre,deixa por uns minutos o vinagre actuar e com um esfregão tipo bravo,mas com cuidado de forma a não riscares o vidro,e depois com água ate sair o cheiro.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Filipe Henriques disse:

Sim João, a minha intenção passa por utilizar o aquário de 30l numa fase inicial e quem sabe posteriormente adquirir um novo caso não consiga resolver o problema do “grande”. 
O silicone parecia-me em bom estado mas seja como for caso venha a utilizar o aquário farei a substituição. 
No caso do aquário de 30 litros, e tal como o Álvaro referiu exige mais em relação às TPA’s devido à maior facilidade de variação de parâmetros pelo que não sei que peixes meter, se um pequeno cardume de peixes, como por exemplo Neons ou um Betta... Pelo que li neste caso um Betta seria possivelmente a escolha acertada mas por outro lado se quiser acrescentar mais fauna e mudar para o aquário maior não o poderei fazer com o Betta devido à sua agressividade, o que me obrigaria a manter os dois aquários durante vários anos (era bom sinal, queria dizer que o peixinho estava com saúde) .. seja como for como vou estar fora em Agosto e acrescentando o período do ciclo do azoto ainda tenho uns 2 meses até que a decisão final tenha de ser tomada 🙂 

Para Bettas macho, sim. As fêmeas são muito mais pacíficas e podem estar em aquários comunitários sem problemas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.