Eletrólise da água


Recommended Posts

Olá mais uma vez. Há uns tempos atrás cheguei ao site do Esterilizador da Twinstar (https://twinstareu.com/steriliser/) e fiquei com vontade de experimentar, mas os preços são quase proibitivos. O aparelho promete acabar com as algas no aquário, e promover o crescimento das plantas através de um processo de Eletrólise da água. Hoje estava à procura de mais informação sobre o processo (o site da marca não nos diz quase nada sobre o seu funcionamento... apenas sobre os benefícios), e encontrei montes de vídeos no YouTube que ensinam a fazer um "Twinstar Caseiro". Vou experimentar. Alguém tem experiência neste assunto? 

Prometo que vou tentar actualizar este post à medida que tiver mais resultados.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muitas opiniões contra e a favor desse tipo de produtos. Eu não tenho experiência pessoal com o produto, mas descargas eléctricas e água tudo junto faz-me alguma confusão.

Se tem peixes e/ou invertebrados, deve ter algum cuidado, ou pode-lhes causar stress ou até a morte se utilizar uma carga demasiado forte.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Há muitas opiniões contra e a favor desse tipo de produtos. Eu não tenho experiência pessoal com o produto, mas descargas eléctricas e água tudo junto faz-me alguma confusão.

Se tem peixes e/ou invertebrados, deve ter algum cuidado, ou pode-lhes causar stress ou até a morte se utilizar uma carga demasiado forte.

Olá João. Pelo que li, o processo de eletrólise só acontece entre as duas placas que constituem o circuito. E como a alimentação utilizada é de voltagem muito reduzida (geralmente entre 6 e 12 volts), a fauna não deve sofrer com isso... apenas os seres monocelulares que causam as algas e algumas doenças. De qualquer forma, também pelo que tenho estudado, a maioria dos casos em que acontece alguma "desgraça" deve-se ao tempo que o sistema fica ligado. Dependendo do tamanho do aquário, o sistema só deve ser ligado no máximo 20 minutos por dia (em diferentes alturas).

É nesse aspecto que a Twinstar ganha pontos, porque o sistema deles vem com uma espécie de computador que controla muito bem esses tempos. E como não há grande informação na internet sobre isso, temos que confiar nos testemunhos de quem vai experimentando e vai tendo bons resultados.

Eu meti-me neste hobby para aprender mais sobre todo o funcionamento do aquário... no início pensei que era só enchê-lo com água e meter os peixes lá dentro, mas tem-me dado um gozo imenso descobrir novas e variadas formas de fazer as coisas andarem no sentido certo Esta é apenas mais uma. Vou experimentar, e logo vejo no que dá... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Eu meti-me neste hobby para aprender mais sobre todo o funcionamento do aquário... no início pensei que era só enchê-lo com água e meter os peixes lá dentro, mas tem-me dado um gozo imenso descobrir novas e variadas formas de fazer as coisas andarem no sentido certo Esta é apenas mais uma. Vou experimentar, e logo vejo no que dá... 

Acho que todos passamos por várias fases neste hobby, eu também já quiz experimentar de tudo... agora estou na fase em que quanto menos coisas tiver que pôr no aquário melhor! 😅

Força nisso!

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, aqui está o resultado da experiência, para quem quiser acompanhar o processo:

Curiosamente, tinha ido a uma Loja China aqui perto pare recolher materiais para a construção, mas quando cheguei a casa fui ao armário onde guardo o meu equipamento fotográfico (sou fotógrafo de profissão) e alterei todo o plano inicial. Vou tentar ser breve...

 

Encontrei por lá uma embalagem de filtros para objectivas que tinha ficado ali esquecida:

CXsdbwV.jpg

É da Rodenstock, mas não recomendo a sua compra... cada filtro custa para mais de 50€, portanto não faria sentido para este resultado... mais vale procurarem outra opção.

Abri dois buracos paralelos na embalagem:

yza5oir.jpg

Cortei rede de Aluminio à medida:

SOsKj3F.jpg

E coloquei-a em cada um dos lados da embalagem:

Tprsan9.jpg

Montei em cada rede o polo negativo e positivo de um transformador de 12 Volts:

PJM9T4j.jpg

Selei-os com cola quente... e adicionei uma ventosa a toda a montagem:

iY2IDdk.jpg

Aqui está em funcionamento:

https://imgur.com/rLSWW7W

Não me parece interferir com o comportamento da fauna, mas, muito sinceramente, não sei se o vou manter por muito tempo. Vou experimenta-lo 20 minutos por dia, durante 2 ou 3 semanas, mas não vou sequer gastar dinheiro num temporizador... vou fazê-lo manualmente. Se os resultados forem surpreendentes, aviso, mas julgo que este post vá ficar por aqui 🙂 .

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas interessante, mas não consigo ver o vídeo, abre o link, carrego o play e nada, fica na mesma... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante e funcional a solução, mas para termos a certeza de ser realmente segura a sua utilização e não afectar a flora e fauna, eu teria feito uma gaiola de faraday em torno desse sistema, utilizando também uma malha de alumínio por exemplo, e ligaria essa gaiola à terra.

Só uma ideia adicional.

Editado por JVHiggs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, Vera Santos said:

Boas interessante, mas não consigo ver o vídeo, abre o link, carrego o play e nada, fica na mesma... 

Assim já deve conseguir ver, Vera:

Já agora, deixe-me dar os parabéns pelo seu mais recente aquário. Espero chegar a esse nível algum dia.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, JVHiggs said:

Interessante e funcional a solução, mas para termos a certeza de ser realmente segura a sua utilização e não afectar a flora e fauna, eu teria feito uma gaiola de faraday em torno desse sistema, utilizando também uma malha de alumínio por exemplo, e ligaria essa gaiola à terra.

Só uma ideia adicional.

Demasiado complicado, JVHiggs. Queria fazer uma coisa simples, apenas para ver se o processo realmente funciona. Nem sequer colei a caixa, para mais tarde, caso seja necessário, poder abri-la e substituir as redes.

De qualquer forma continuo a acreditar que este sistema não será prejudicial para animais ou plantas... fica apenas ligado 10 minutos de manhã e outros 10 à tarde, com uma alimentação de 12 Volts. E optei por liga-lo 2 vezes porque o número de bolhas que vejo sair do aparelho é reduzido quando comparado com outros resultados que vi online. Caso contrário só iria liga-lo uma vez por dia. Outra coisa é que o tiro do aquário sempre que acabo de o utilizar, para o secar convenientemente. Muito sinceramente, acredito mesmo que não fará mal nenhum à fauna e à flora... estou curioso é com os resultados... vou continuar com a experiência e entretanto dou mais novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Está a funcionar e com os resultados que o processo promete! Nem digo isto pelo que tenho notado no meu aquário plantado (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260948-ainda-sem-nome/?tab=comments#comment-1431170)! Ontem decidi montar um novo aquário por menos de 50€ (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261152-rio-alto-25-litros-24-horas-limite-de-50€/) e o resto da história está neste segundo link. Aprovo e recomendo! Por cerca de 5€ podemos ter um sistema de eletrólise de água que a Twinstar vende por 150!! Qualquer dúvida... disponham. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
39 minutes ago, PDI said:

Interessante, fico com a duvida se o alumínio não largará partículas para a agua, vou ficar acompanhando.

Até agora, tudo OK. Pelo menos não tenho perdas, e a qualidade da água mantém-se... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Mais de dois anos depois de ter feito o meu primeiro Esterilizador, resolvi substitui-lo por um novo. O antigo ganhou muito calcário e o próprio plástico estava já muito frágil, por estar sempre a entrar e a sair da água. Pensei que seria uma coisa fácil, como o exemplo que vos apresentei em cima, mas a primeira tentativa falhou. Quer dizer... falhar não falhou... ele funcionava... mas enganei-me no material da rede que comprei (devo ter comprado ferro ou outra liga qualquer) e quando o experimentei dentro de uma bacia deixou a água toda amarela, com um cheiro intenso a metal. Não demorou 1 dia sequer até ficar todo enferrujado (já fora da vacia). 

Pensei em desistir, mas infelizmente o COVID resolveu bater-me à porta e com 5 dias de confinamento tive que arranjar o que fazer. Depois de alguma pesquisa na Internet, e com os materiais que consegui arranjar por casa, fiz este segundo. Deixo aqui este testemunho, caso alguém ande à procura de ideias para fazer uma coisa do género. Os benefícios deste tipo de engenhoca podem ser lidos acima neste tópico e um pouco por toda a Internet. No meu caso, aquilo que noto sempre é uma melhoria muito acentuada da transparência da água. Dizem que também ajuda no combate às algas - assim o espero, porque deixei de fazer a eletrólise da água há uns meses e elas atacaram-me recentemente com toda a força.

 

O método não é nada difícil. Comecei por cortar o interior de duas tampas de uns pequenos recipientes de plástico, e colei-os uma à outra com super-cola:

large.IMG_1237.JPG

 

Depois destrui uma daquelas raquetes anti-mosquito que se compra na Loja China, e usei a rede de dentro (de malha mais fina) para cortar dois pedaços ao tamanho certo:

large.IMG_1241.JPG

 

Fiz dois furos no plástico, para passar os cabos de um transformador de 12 volts (o mesmo da montagem anterior), enrolei-os na malha e verifiquei se tudo encaixava direito:

large.IMG_1243.JPG

 

Com tudo no sítio, foi só usar cola quente para fixar a rede ao plástico e isolar os fios elétricos. Mais um bocadinho de super-cola para colar uma ventosa à engenhoca, e ficou feito:

large.IMG_1255.JPG

 

A rede que usei é muito frágil... não sei se aguentará os dois anos que a outra aguentou. De qualquer maneira, se houver necessidade disso, posso sempre comprar uma rede mais grossa para a substituir. Vou esperar e ver o que acontece. Neste momento, a coisa está a trabalhar 20 minutos por dia assim:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa rede será de inox?

Um teste que se pode fazer para verificar se é inox é utilizar um imã que quanto melhor for o inox menos atração magnética, mas os outro metais não ferrosos também não são atraídos.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50 minutes ago, PDI said:

Essa rede será de inox?

Um teste que se pode fazer para verificar se é inox é utilizar um imã que quanto melhor for o inox menos atração magnética, mas os outro metais não ferrosos também não são atraídos.

Não faço ideia! A anterior que usei julgo que sim, e acredito que esta também seja. Mas como veio lá com a tal raquete, nunca terei certeza. Também não me interessa muito... enquanto não enferrujar e continuar a fazer funcionar a coisa, está óptimo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não faço ideia! A anterior que usei julgo que sim, e acredito que esta também seja. Mas como veio lá com a tal raquete, nunca terei certeza. Também não me interessa muito... enquanto não enferrujar e continuar a fazer funcionar a coisa, está óptimo!

Apenas falei por não saber se a corrosão do alumínio seja prejudicial aos peixes.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 8/21/2022 at 10:43 PM, PDI said:

Apenas falei por não saber se a corrosão do alumínio seja prejudicial aos peixes.

Pois. Não sei. A última que tive funcionou dois anos em vários aquários e nunca tive nenhuma baixa (pelo menos que tenha dado conta) relacionada com isso. O metal ideal seria o Inox, que até é relativamente fácil de encontrar... podes cortar a rede daqueles utensílios de cozinha... eu é que não tinha nenhum por casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais