Novato na área


Ruben vinas

Recommended Posts

Boas malta,

Antes de mais gostava de dizer sou novo neste hobby.

Sempre tive um gosto especial por vida marinha, mas só agora surgiu a possibilidade de poder ter um aquário.

No entanto, como novato que sou, não sei bem por onde começar no que toca a equipamentos 🤔

A minha ideia seria um nano reef de sensivelmente 70 litros ( estava a pensar em 45 comprimento, 40 largura e 40 altura )

Gostava de conseguir hospedar alguns recifes (e quem sabe uma anémona para poder ter um peixe palhaço), uma clean up crew ( camarões e caracóis ), e no que toca a peixes talvez firefish, gobys e blennys ( nota: ainda não estudei muito a compatibilidade destes seres vivos uns com os outros, nada disto são ideias fixas 😅 )

Tendo isto em conta, que equipamentos me aconselhariam? 

Já agora, uma pergunta final, que lojas me recomendam na zona de Lisboa? Eu sou perto de Alverca, pelo que a unica loja que conheço na zona, assim "melhorzinha", é o Tortuga, que foi onde pedi um orçamento para um aquário com móvel, com as medidas acima indicadas.

Obrigado a todos, aguardo a vossa sabedoria eheh 😜 

Editado por Ruben vinas
medidas de aquario erradas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que 70L não dá para isso tudo! Tens que te informar melhor sobre as espécies e as necessidades de cada uma. Eu diria que 70L dá para a Cleanup Crew, a Anémona, um casal de Peixes Palhaço e pouco mais.

Sobre equipamento, para 70L diria que é mais fácil depender de TPAs do que do equipamento. 

Equipamento básico para ter só peixes:

  • Aquário
  • Termostáto
  • Termómetro
  • Bomba de circulação de água
  • Refractómetro (ou outra coisa que meça a salinidade da água)
  • Testes para água

Equipamento básico para ter corais:

  • Tudo o que é preciso para ter só peixes
  • Luz própria para corais
  • Testes de nutrientes necessários para os corais

Equipamento opcional:

  • Escumador
    • Retira "porcaria" da água
  • Auto Top Up
    • Compensa a evaporação de água e mantém a salinidade sempre ao mesmo nível
  • Filtro Sump
    • O equipamento (termostáto, termómetro, escumador, etc) fica escondido no filtro
    • Torna a manutenção mais simples
    • Permite ter mais matérias filtrantes em utilização
    • Permite fazer um refúgio com Algas marinhas para manter a água mais limpa
    • NOTA: É preciso adaptar o aquário para permitir a utilização deste tipo de filtro

Acho que muito básicamente é isto... já não vejo o @brunofasoares por aqui há algum tempo, mas ele é capaz de saber se me esqueci de alguma coisa! 😂

Além de equipamento, se queres ter corais, convém utilizar sempre água de osmose para evitar problemas. A quantidade de rocha a utilizar também é importante, porque a rocha é o "filtro" nos aquários de água salgada. E um sal de qualidade evita muitos dissabores a longo prazo.

Tens aqui este canal de youtube com alguns vídeos que te podem ser úteis.

https://www.youtube.com/channel/UC9pwXJbZXVH1zTOopCttwyw/videos

O Daniel (quem faz os vídeos) é Biólogo Marinho, tem uma loja de aquáriofilia na América e abriu recentemente outra loja aqui em Portugal, na Golegã. Infelizmente de Lisboa conheço pouco ou nada.

Já sabes o que é o ciclo do Azoto?

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

Antes de mais obrigado pela resposta,

Pois realmente 70 litros, após alguma pesquisa também me parece pouca capacidade, tendo em conta o que gostaria de meter no aquário.

Na altura que escrevi o post, tinha essas medidas em mente, mas já alterei um pouco o meu objectivo de aquário para 50*40*50 ( mais ou menos 100 Litros)

No entanto gostava de pedir opinião sobre preços a ti e aos demais membros do forum, pois hoje fui a uma loja ( não menciono qual, pois não tenho intenção de denegrir ninguém, e o Sr. foi bastante simpático para mim 😅 ) pedir orçamentos para um aquário + móvel e respectivos equipamentos ( sump + escumador + iluminação + bombas e kit de osmose ), e o preço final para isto tudo rondava os 1500€.

Eu sei que isto é um hobby com uns custos inicias um pouco elevados, mas não é um pouco caro de mais? 🤔

Não estou a querer ser forreta, e sei que mais vale comprar equipamentos de qualidade elevada para não me arrepender mais tarde, mas confesso que fui apanhado um pouco de surpresa 😅

Quanto ao ciclo do azoto, pelo pouco conhecimento que tenho, vou arriscar dizer que é aquele tempo que se tem de ter o aquário a "funcionar" sem matéria nenhuma viva lá dentro ( peixes corais etc). Por norma à volta de 1 mês certo?

Uma vez mais obrigado pela ajuda 😄 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Ruben vinas disse:

Boas João,

Antes de mais obrigado pela resposta,

Pois realmente 70 litros, após alguma pesquisa também me parece pouca capacidade, tendo em conta o que gostaria de meter no aquário.

Na altura que escrevi o post, tinha essas medidas em mente, mas já alterei um pouco o meu objectivo de aquário para 50*40*50 ( mais ou menos 100 Litros)

No entanto gostava de pedir opinião sobre preços a ti e aos demais membros do forum, pois hoje fui a uma loja ( não menciono qual, pois não tenho intenção de denegrir ninguém, e o Sr. foi bastante simpático para mim 😅 ) pedir orçamentos para um aquário + móvel e respectivos equipamentos ( sump + escumador + iluminação + bombas e kit de osmose ), e o preço final para isto tudo rondava os 1500€.

Eu sei que isto é um hobby com uns custos inicias um pouco elevados, mas não é um pouco caro de mais? 🤔

Não estou a querer ser forreta, e sei que mais vale comprar equipamentos de qualidade elevada para não me arrepender mais tarde, mas confesso que fui apanhado um pouco de surpresa 😅

Quanto ao ciclo do azoto, pelo pouco conhecimento que tenho, vou arriscar dizer que é aquele tempo que se tem de ter o aquário a "funcionar" sem matéria nenhuma viva lá dentro ( peixes corais etc). Por norma à volta de 1 mês certo?

Uma vez mais obrigado pela ajuda 😄 

Sinceramente é um preço que não me escandaliza... 😅 Eu montei um aquário de água salgada com volume total de 100L (Aquário de 60L + Sump de 40L) há cerca de 2 anos em Inglaterra mais ou menos por esse valor e comprei maior parte do equipamento em segunda mão (também é certo que tinha o equipamento todo topo de gama).

O meu conselho é que comeces com alguma coisa mais simples. Podes fazer o investimento inicial e ter só peixes durante uns tempos, por exemplo, e vais juntando dinheiro para o resto e evoluindo o teu setup aos poucos. Enquanto tens só os peixes vais aprendendo os essenciais da água salgada sem estragar a carteira em corais caros e sensíveis que morrem fácilmente.

 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais