Mudança de Aquário


jcoelho

Recommended Posts

Boa noite a tod@s.

Como o meu aquário de 25 litros já era pequeno para tantos peixes, resolvi comprar um novo de 60 litros. Estou a ciclá-lo há 5 dias. Como sou iniciado nisto da aquariofilia, tenho medo do que possa acontecer aos meus peixes e não sei qual será a melhor forma de os passar para o novo, nem se devo fazer tudo ao mesmo tempo.

Os dados do meu novo aquário que estou a ciclar são:

6o litros / filtro interno pequeno com siporax/ filtro externo cascasta Liberty 130/ plantas (não muitas)/ termóstato a cerca de 28º/ água com anti-cloro e "bactérias" (bacto-active) /plantas naturais/ substrato inerte (areão preto)

imagem: https://imgur.com/a/11Ey15P

Tenho estado a controlar os parâmetros da água do novo. A amónia tem estado a subir (acho que é normal nos primeiros dias) e o ph está perto de 6.8

Optei por não pôr nada do antigo no novo porque tive uma praga de algas (aquário com muita luz, erro de principiante...)

As minhas perguntas são: Quando acham que terminará o ciclo? Ponho os peixes todos de uma vez?  Tenho corydoras,Neons, Rásboras-anãs, Arco-íris e Ancistros.

Obrigado desde já pelas vossas respostas. Não queria que nenhum peixe morresse! 😞

Editado por jcoelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jcoelho

O ciclo do azoto em media demora 30 dias,no final quando tiveres a Amónia e os Nitrítos a zero e os Nitratos abaixo dos 25ppm então o ciclo esta pronto,o que deves fazer e colocares um peixe ou dois num dia,deixa passar uns dois ou três dias,e fazes a mesma coisa ,se for de três em três dias tens uma semana que passou ai podes colocar mais uns três peixes ate estarem todos,isto para dares tempo ao filtro se adaptar,criar as bactérias suficientes para o aumento da quantidade de peixes.

O termostato a 28 graus e muito,baixa isso gradualmente para 25 graus.

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Alvaro Silva said:

Boas jcoelho

O ciclo do azoto em media demora 30 dias,no final quando tiveres a Amónia e os Nitrítos a zero e os Nitratos abaixo dos 25ppm então o ciclo esta pronto,o que deves fazer e colocares um peixe ou dois num dia,deixa passar uns dois ou três dias,e fazes a mesma coisa ,se for de três em três dias tens uma semana que passou ai podes colocar mais uns três peixes ate estarem todos,isto para dares tempo ao filtro se adaptar,criar as bactérias suficientes para o aumento da quantidade de peixes.

O termostato a 28 graus e muito,baixa isso gradualmente para 25 graus.

Saudações  

Boas. Muito obrigado, desde já, pela pronta resposta. Vou fazer como disse: baixar gradualmente a temperatura e, quando tiver tiver os níveis a zeros (amónia e nitritos) pôr os peixes com calma. Sei que poderia "acelerar" o ciclo, segundo dizem, pondo água do aquário mais pequeno, mas é como digo: com a praga de algas, ia ter outro problema igual...

Grato. Saudações!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes acelerar (e muito) o ciclo se limpares as esponjas ou matérias filtrantes do filtro do aquário mais pequeno na água do aquário novo. Muito mais eficaz que utilizar a água do antigo.

Ou então utilizar um pouco da matéria filtrante do antigo no filtro novo.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.