Brasileiro nos USA montando Iwagumi


jv_guedes10

Recommended Posts

Fala Galera, resolvi criar esse tópico no fórum pois provavelmente precisarei de ajuda se tiver no tópico errado por favor fazer o redirecionamento.

 

Como o tópico fala, moro a pouco tempo nos EUA (Philadelphia-Pensilvânia) e resolvi montar um aquário. Nunca tive um aquário antes e de cara ja vou começar com um desafio, quero montar um aquário plantado estilo Iwagumi.

 

O Aquário tem 20 galões (em torno de 90 Litros)

 

fd9b9b16e786c90c63d6a6da4a3da73f.jpg

 

 

Dividirei a montagem do aquário em 2 partes:

 

1ª:

Ja comprei algumas coisas que estão nas fotos (ADA Power Sand, Substrato Fértil da Fluval, achei os leds poucos que ja vêm na tampa do aquário e fiz uma gambiarra pra realocar os antigos e introduzir uma luminária nova que comprei e ainda estou avaliando se precisarei trocar o filtro hangon por um maior) e vou usar o método DSM pra dar início ao carpete que utilizarei a Micranthemum Monte Carlo e pedras tipo Dragon Stone.

 

95db0546577a43ed5da52ea989b40cf1.jpg

 

eab8fc7ec8e6d9a9d628baef8f106328.jpg

6e44eb94b3261e2b7d2d04cea8b4fb9f.jpg

4f1ab9cca7a0379a12aefd5e28417ac1.jpg

 

E 2ª:

 

A segunda parte será feita só daqui a um mês provavelmente, depois que perceber que o carpete está bem enraizado.

E será o enchimento do aquário e colocar a fauna que serão apenas Tetras Neons.

 

 

——————————

 

 

Dei início ao 1º passo da montagem esse final de semana utilizando o método DSM (Dry Start Method) com 12 horas de iluminação diária e vedação total da parte de cima do aquário com papel filme, abrindo uma vez ao dia para trocas gasosas e adição de água se necessário.

Minha intenção será utilizar o método DSM por 4 a 6 semanas.

f87ef4c9cbf81943bd09bbe1ed6a7951.jpg

89f54521b23e18b1a531a9f577e7c332.jpg

dcf40c1b9c9e4fedb8773223f15a866a.jpg

af6cda61d73a0eac25a5ebee3e2cebb8.jpg

afd4a06ccd4eff8977a7cfa332301e25.jpg

983e02df3468ee363eb3cb456b74036f.jpg

368b66bc2c2a538a4718e2fdcf53cb4d.jpg

 

 

Brasileiro se aventurando nos EUA e Iniciando um Aquário Estilo Iwagumi

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jv_guedes, para iniciante foste logo para um desafio de nível superior! Iwagumis tem normalmente mais problemas de algas por terem apenas como flora um tapete não havendo ajuda de outras espécies vegetais cujo crescimento mais rapido ajuda a libertar os nutrientes da água. Podes evitar isso fazendo trocas de  água  mais abundantes em quantidade e número de vezes por semana para retirar excesso de nutrientes! 

Porque preferiste aplicar o dsm neste caso? O Dry Start Method é aplicado sobretudo quando há desníveis acentuados no substrato e contamos que um tapete desenvolvido segure o solo no local desejado! Ora no teu aquário não vejo grande desnível... sendo montecarlo e havendo luz suficiente isso vai crescer rápido mas depois quando entrar a água,  a mc vai ter que passar de um estado emerso para imerso e vai necessitar de muito co2 para compensar a falta dele antes de estar debaixo de água! Aproveita este mês para comprar um bom kit de co2 engarrafado. 

Em relação ao layout, essa pedra grande está bem segura? Quando encher de agua o substrato vai descair um pouco, vê lá se depois não vais ter uma derrocada. E a pedra grande não faz sombra no tapete por baixo? Tenta corrigir isso com a luz. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jv_guedes, para iniciante foste logo para um desafio de nível superior! Iwagumis tem normalmente mais problemas de algas por terem apenas como flora um tapete não havendo ajuda de outras espécies vegetais cujo crescimento mais rapido ajuda a libertar os nutrientes da água. Podes evitar isso fazendo trocas de  água  mais abundantes em quantidade e número de vezes por semana para retirar excesso de nutrientes! 
Porque preferiste aplicar o dsm neste caso? O Dry Start Method é aplicado sobretudo quando há desníveis acentuados no substrato e contamos que um tapete desenvolvido segure o solo no local desejado! Ora no teu aquário não vejo grande desnível... sendo montecarlo e havendo luz suficiente isso vai crescer rápido mas depois quando entrar a água,  a mc vai ter que passar de um estado emerso para imerso e vai necessitar de muito co2 para compensar a falta dele antes de estar debaixo de água! Aproveita este mês para comprar um bom kit de co2 engarrafado. 
Em relação ao layout, essa pedra grande está bem segura? Quando encher de agua o substrato vai descair um pouco, vê lá se depois não vais ter uma derrocada. E a pedra grande não faz sombra no tapete por baixo? Tenta corrigir isso com a luz. 
 


Pois é, começar com Iwagumi vai ser um desafio. Mas sempre fui apaixonado nesse tipo de aquário. Qual a quantidade que você indica de trocas de água? Penso em 50/60% uma vez por semana. Pois só poderei fazer isso nos finais de semana. Está uma quantidade boa, ou devo aumentar pra 80%?

Usei o DSM pois queria a Monte Carlo bem enraizada pra não haver perigo de solta-la. E também pra ganhar um pouco de tempo pra comprar as outras coisas restantes do aquário, inclusive o CO2. Penso em não colocar de imediato o CO2, com o Flourish Excel da Searchem não daria conta por ser apenas a Monte Carlo?


A pedra grande está bem segura, mas com relação a iluminação estou avaliando isso. Acredito que esteja fazendo um pouco de sobra sim. Mas a luminária está bem no centro e tem a original que veio na tampa do aquário que coloquei um pouco mais pra frente da tampa.
Mas 3b01f07173e82b118af1d674523a8745.jpg

a4a0b12293f1d9220b9d27fbc55c8ad9.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se só podes fazer trocas de agua ao fim de semana 50% deve chegar. Depende um pouco da quantidade de amônia libertado pelo substrato.  

Excel é um antialgas poderoso mas não é tão eficaz como uma botija de co2 no esyado gasoso! Sai mais caro a compra inicial mas depois fica muito barato e é mais seguro a sua utilização. 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se só podes fazer trocas de agua ao fim de semana 50% deve chegar. Depende um pouco da quantidade de amônia libertado pelo substrato.  
Excel é um antialgas poderoso mas não é tão eficaz como uma botija de co2 no esyado gasoso! Sai mais caro a compra inicial mas depois fica muito barato e é mais seguro a sua utilização. 
Boa sorte


Obrigado pelas dicas. Penso em utilizar CO2 gasoso sim. Um mais simples que vi na internet. b610f34b7886ff1366c9f7ba2021e6ab.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não é a melhor  escolha! Essas latas não são recarregáveis! E a adição do co2 nesse kit tem que  ser dada manualmente!  O melhor é comprares um kit de botija tipo este:

https://www.amazon.com/Aquarium-Regulator-110V-Mini-Tanks-Accurate-HP2000PSI/dp/B07F7P8TL3/ref=mp_s_a_1_17?dchild=1&keywords=co2+aquarium+kit&qid=1594258080&sprefix=co2+aquarium&sr=8-17

Depois aplicas isto a um extintor de co2 e para finalizar precisas de  1 metro de tubo de co2, uma valvula antiretorno, um difusor de co2 e um dropchecker. 

Antes de comprares tudo verifica se as ligações são compatíveis entre si!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não é a melhor  escolha! Essas latas não são recarregáveis! E a adição do co2 nesse kit tem que  ser dada manualmente!  O melhor é comprares um kit de botija tipo este:
https://www.amazon.com/Aquarium-Regulator-110V-Mini-Tanks-Accurate-HP2000PSI/dp/B07F7P8TL3/ref=mp_s_a_1_17?dchild=1&keywords=co2+aquarium+kit&qid=1594258080&sprefix=co2+aquarium&sr=8-17
Depois aplicas isto a um extintor de co2 e para finalizar precisas de  1 metro de tubo de co2, uma valvula antiretorno, um difusor de co2 e um dropchecker. 
Antes de comprares tudo verifica se as ligações são compatíveis entre si!

Pensei nesse outro por ser mais barato e mais prático de usar. O que me mandaste é um tanto complexo e caro pra mim agora. Mas tenho bastante tempo até encher o aquário e vou ver qual melhor solução. Obrigado mais uma vez pela ajuda.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O investimento inicial é superior, verdade  mas ao longo do tempo fica mais em conta.  É como ires comprar um frigorífico mais caro e que consome menos eletricidade ou pagar menos por um frigorífico menos econômico e pagar mais de energia ao longo do tempo!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O investimento inicial é superior, verdade  mas ao longo do tempo fica mais em conta.  É como ires comprar um frigorífico mais caro e que consome menos eletricidade ou pagar menos por um frigorífico menos econômico e pagar mais de energia ao longo do tempo!
 

Sim sim. Vale a pena o investimento inicial.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa Noite Galera, hoje fazem 4 semanas que iniciei o método DSM e creio que está indo bem. Visualmente não há grandes diferenças na parte das folhas das plantas, mas na parte do enraizamento está indo muito bem.

Houve uma pequena mudança nas pedras pois tive problemas com a pedra maior como havia me alertado o amigo Tozé nas publicações anteriores. Ainda estou achando ela um pouco instável mesmo sem ter enchido o aquário. Penso em colocar alguma cola ou silicone para travar uma pedra na outra e dar um pouco mais de estabilidade.


Penso em esperar mais 2 ou 3 semanas até encher o aquário e injetar CO2 e começar a ciclagem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Adjustments.jpgAdjustments.jpgAdjustments.jpgAdjustments.jpgAdjustments.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Após exatos 2 meses da montagem inicial no estilo DSM resolvi encher o aquário.

Estou utilizando a produção de CO2 caseira, mas com um equipamento um pouco mais moderno.

4ae925b394da72cb1fd77cbb6e35592a.jpg


Coloquei apenas perlon por enquanto no filtro hang on pois no começo sabia que o substrato iria soltar muita sujeira.

dcecf32e5eece0724ad4aa8cca2f6e47.jpg
ae8a0341164aa616530b9625e40b59d1.jpg
875073b5ac4ea2fb9292e77c3d421ea5.jpg


Por enquanto estou fazendo ciclos de iluminação e CO2 de 10horas com 1 bolha por segundo de CO2. Como passo a semana no trabalho só poderei fazer os ajustes finais no final de semana.

Essa primeira semana pretendo dosar Flourish Excel todos os dias e depois dia sim, dia não.

E deixo a foto abaixo para acompanharmos o crescimento das plantas a partir de agora.

8dc7069b4ed3a088dafadcaf3a0ad2e9.jpg


Em breve farei a compra dos mídias biológicas que irei utilizar pra já começar a fazer a ciclagem geral do aquário e poder introduzir os peixes.

(PS: Amigo Tozé, deu tudo certo com as pedras. Não tombaram kkkkkk tinha prendido bem no substrato e consegui colar uma pedra na outra pra ficar mais firme)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, jv_guedes10 disse:

CO2 de 10horas com 1 bolha por segundo de CO2.

Se o co2 é de origem biológica não dá para ligar/desligar... corres o risco de haver uma explosão pela parte maia fraca  porque o co2 biológico nunca pára!

há 22 horas, jv_guedes10 disse:


(PS: Amigo Tozé, deu tudo certo com as pedras. Não tombaram kkkkkk tinha prendido bem no substrato e consegui colar uma pedra na outra pra ficar mais firme)

Ainda bem 😄 mas eu não conseguia dormir descansado com essa pedra aí 😆 

  Já deu para perceber que tens ali uma zona com sombra por baixo da pedra grande,  o tapete nessa área  vai demorar mais a expandir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem mas eu não conseguia dormir descansado com essa pedra aí  
  Já deu para perceber que tens ali uma zona com sombra por baixo da pedra grande,  o tapete nessa área  vai demorar mais a expandir...

O Kit é bem seguro, tem 3 camadas de proteção o cilindro. E ele suporta até 50psi de pressão, o CO2 caseiro só produz de 10 a 20 psi de pressão. E tenho a válvula solenóide que ligo e desligo a injeção de CO2.


Sobre a pedra só me resta rezar kkkkk pois travei o máximo que pude. E a sombra também não consegui eliminá-la por completo, vai dar um pouco mais de trabalho pro carpete fechar la mesmo.


Só estou em dúvida ainda em quanto de CO2 injetar, tenho que estudar um pouco mais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bastante agradável, a montagem, mas não tenho certeza que esse filtro seja suficiente para cumprir o seu trabalho. Eu tenho um aquário com a mesma capacidade que o teu e uso o 206, da Fluval. Não é barato, mas os resultados são muito satisfatórios. 

Já agora... que sistema é esse de CO2 que utilizas? Eu também uso o método DIY, mas nunca tinha visto nenhuma dessas garrafas. Podes por o link para o sitio onde a compraste?

Abraço. Vou continuar a seguir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bastante agradável, a montagem, mas não tenho certeza que esse filtro seja suficiente para cumprir o seu trabalho. Eu tenho um aquário com a mesma capacidade que o teu e uso o 206, da Fluval. Não é barato, mas os resultados são muito satisfatórios. 
Já agora... que sistema é esse de CO2 que utilizas? Eu também uso o método DIY, mas nunca tinha visto nenhuma dessas garrafas. Podes por o link para o sitio onde a compraste?
Abraço. Vou continuar a seguir.

Obrigado José. De início vou usar esse filtro pois veio junto com o aquário que comprei usado. Mas a ideia é trocá-lo por um maior mais pra frente. Vou ver esse Fluval que falou.

Sobre o CO2 é DIY o método de fabricação do CO2. Mas a garrafa e as válvulas são profissionais, inclusive encomendei o solenóide que chegará em breve (serve pra ligar e desligar o sistema de injeção quando eu quiser)


FZONE 2.5L Aquarium CO2 Generator System Carbon Dioxide Reactor Kit with Regulator and Needle Valve for Aquarium Plants Tanks https://www.amazon.com/dp/B07YCPKBV3/ref=cm_sw_r_cp_api_i_JWwxFbWDKE1Q0

Comprei na Amazon aqui no EUA por esse link. Mas no Aliexpress também encontra dele pra vender.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, jv_guedes10 said:

Obrigado José. De início vou usar esse filtro pois veio junto com o aquário que comprei usado. Mas a ideia é trocá-lo por um maior mais pra frente. Vou ver esse Fluval que falou.

Sobre o CO2 é DIY o método de fabricação do CO2. Mas a garrafa e as válvulas são profissionais, inclusive encomendei o solenóide que chegará em breve (serve pra ligar e desligar o sistema de injeção quando eu quiser)

FZONE 2.5L Aquarium CO2 Generator System Carbon Dioxide Reactor Kit with Regulator and Needle Valve for Aquarium Plants Tanks https://www.amazon.com/dp/B07YCPKBV3/ref=cm_sw_r_cp_api_i_JWwxFbWDKE1Q0

Comprei na Amazon aqui no EUA por esse link. Mas no Aliexpress também encontra dele pra vender.

Eu conheço o sistema de C02 caseiro, mas em vez da receita com Ácido Cítrico optei pela gelatina com fermento de padeiro (são coisas mais fáceis de encontrar na minha zona). Utilizo-o desde que criei o meu aquário e cumpre a função. As plantas crescem bastante bem. O meu único problema é que não tenho maneira de o parar durante a noite porque uso uma garrafa PET de 2 litros e se parar a injecção de CO2 no tanque corro o risco dela rebentar. Esta garrafa que utilizas não conhecia, e parece-me bastante interessante. O preço também é convidativo... fica por cerca de 100 dólares, já com o solenóide. Tenho que começar a juntar dinheiro para encomendar uma. Obrigado pela dica!

Já agora, qual é o tamanho dessa garrafa (altura). Acho que teria que fazer uns ajustes no meu móvel...

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conheço o sistema de C02 caseiro, mas em vez da receita com Ácido Cítrico optei pela gelatina com fermento de padeiro (são coisas mais fáceis de encontrar na minha zona). Utilizo-o desde que criei o meu aquário e cumpre a função. As plantas crescem bastante bem. O meu único problema é que não tenho maneira de o parar durante a noite porque uso uma garrafa PET de 2 litros e se parar a injecção de CO2 no tanque corro o risco dela rebentar. Esta garrafa que utilizas não conhecia, e parece-me bastante interessante. O preço também é convidativo... fica por cerca de 100 dólares, já com o solenóide. Tenho que começar a juntar dinheiro para encomendar uma. Obrigado pela dica!
Já agora, qual é o tamanho dessa garrafa (altura). Acho que teria que fazer uns ajustes no meu móvel...

Sim, o sistema é bem seguro vale o investimento.

A altura apenas da garrafa é 37cm, mas com as válvulas e solenóide fica 52cm


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... 52 cm é bastante para o móvel que tenho. Teria que lhe fazer algumas alterações. Vou pensar nisso. Talvez opte por um sistema mais pequeno, com CO2 pressurizado. O investimento seria maior, mas ao mesmo tempo era capaz de me durar mais tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... 52 cm é bastante para o móvel que tenho. Teria que lhe fazer algumas alterações. Vou pensar nisso. Talvez opte por um sistema mais pequeno, com CO2 pressurizado. O investimento seria maior, mas ao mesmo tempo era capaz de me durar mais tempo.

Pois é, 52 é bem alto. O meu vai ter que ficar do lado do móvel. Minha esposa não gostou muito kkkkk mas vou levando


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, jv_guedes10 said:

Pois é, 52 é bem alto. O meu vai ter que ficar do lado do móvel. Minha esposa não gostou muito kkkkk mas vou levando emoji2960.png

Fora do móvel não queria deixar. Vou ter que ver as opções. Também ando a pensar fazer um móvel novo, um bocadinho maior. Mas uma coisa de cada vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá pessoal, estou de volta.

Comprei o Siporax Mini e Matrix no filtro externo. Em breve pretendo comprar um maior e colocar Purigem.

fb5fb3fb45620148565d0498c8ffe260.jpg

fa79959e151c36997029ec982b3b68b7.jpg
03b4e919f74dafecd25d08dd4b8f1e9c.jpg

No último dia 10 realizei os primeiros testes do meu aquário e os resultados foram esses:

-Ph 6.4/6.6 (achei bem baixo)
-Amônia 0
-Nitrito 0
-Nitrato 40/80 (o Nitrato acho que estava alto pois pra poder criar a colônia de bactérias nas mídias estava colocando as vezes um pouco de ração no aquário e como não estava fazendo as trocas parciais de água, as bactérias estavam transformando Nitrito em Nitrato e por isso está alto)
7c182f0ed28a71609c7dc8516b9d2ad4.jpg


4 dias depois realizei uma troca parcial de água de 30% pra tentar consertar o Ph e diminuir o Nitrato.

-Ph 6.0/6.4
-Amônia 0
-Nitrito 0
-Nitrato 40/80
590f8b1c35939505eb3a97a4eeaa657b.jpg

55bf485337172c7f350e4140a23a094d.jpg


Mas nada mudou.
O Nitrato acho que tenho que fazer uma troca parcial maior de água.

O que me preocupa é o Ph pois da minha torneira a água é entre 7.2 e 7.6 e não sei o que acontecendo pra baixar tanto. Não sei se o substrato modificaria tanto o Ph.

de2b3df5ba6cce10f848358622747d6b.jpg


Hoje fiz uma troca parcial de água maior, cerca de 80% e ver se vai mudar algo. Amanhã farei os testes novamente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não hahaha

Pretendia coloca-los esse final de semana, mas me preocupei com os parâmetros e estou vendo o que faço.

Refiz os testes hoje e o Nitrato diminuiu consideravelmente ficou entre 10 e 20ppm. Ja o Ph também aumentou e ficou entre 6.4 e 6.6 mas acredito que o substrato ficará acidificando aos poucos.

Verei se com trocas parciais semanais de 30% consigo mantê-lo entre 6.4 e 6.6.

Esse final de semana provavelmente comprarei os primeiros habitantes do tanque


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/10/2020 at 03:36, jv_guedes10 disse:

O que me preocupa é o Ph pois da minha torneira a água é entre 7.2 e 7.6 e não sei o que acontecendo pra baixar tanto. Não sei se o substrato modificaria tanto o Ph.

Não estás a injetar CO2? Se não estou em erro, o CO2 baixa o PH da água, isso juntamente com o substrato penso que explica essa descida.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.