Ciclagem do Aquario com substrato Nutritivo


Oliveira10

Recommended Posts

Boa tarde.

Comprei recentemente um aquario maior e estou,sem pressas, a relembrar algumas regras basicas neste mundo, pois estive, meio que parado algum tempo. 

Na mesma loja, fui aconselhado a comprar então o substrato Neo Soil Compact, que parece ser muito bom, mas já vi que muita gente aconselha a trocas regulares de água durante o primeio mês/mês e meio. Onde o comprei fui aconselhado a colocar o substrato encher de agua e deixar 1 mês sem luz e sem plantas a ciclar. Então, mudar 30% da agua e adicionar as plantas. 
Nunca realizei o ciclo assim nem vejo ninguem a aconselhar isto, alguém tem alguma experiência com isto? Ou alguma opinião?  É algum método recente? 
Ainda não comecei nada, como disse estou a fazer uma revisão à matéria e não estou habituado a esta litragem. 

O que tenho de momento além de troncos e pedras é um Aquario 2OOL, Filtro Fluval 307, substrato Neo Soil Compact, termostato Eheim.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Oliveira

Fazes o ciclo do azoto como e normal fazer-se,montas todo o aquário com plantas,filtro a trabalhar tudo em ordem,e começas o ciclo,se tiveres de fazer TPA,s derivado ao substrato ate pode atrasar um pouco o ciclo mas não e nada por ai além,pelo menos os trinta dias vai levar,isto com muita calma faz-se tudo,há e essa coisa da luz apagada e depois as plantas no fim isso e treta.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse método de ciclagem sem luz nem plantas serve para evitar o boom de algas (dado que não haverá luz e um substrato ativo liberta nutrientes entre eles amonía nas primeiras semanas) e sem plantas porque o excesso de nutrientes pode provocar melt nas plantas, nem sempre é necessário começar sem plantas se o aquário estiver bem plantado logo de início e se tiveres CO2 então ainda melhor porque aceleras o crescimento das plantas e nunca ficam tantos nutrientes na coluna de água como num aquário pouco plantado e sem CO2, basicamente esse método é o mais seguro.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia. Antes de mais, obrigado pelas respostas. 
Então não é descabido de todo o método, faz-me confusão é plantar tudo depois 😂 mas não trará nenhum problema depois acrescentar as plantas ao equilibrio? E com isso imagino que os primeiros peixes tenham que entrar algum tempo depois também. 

Vou ciclar durante um mesito, como sempre fiz, sem pressas. Também com os testes vou vendo a evolução. 
 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não descabido não é, no entanto, eu diria que se não tiveres plantas muito sensíveis podes seguir o ciclo normal, quanto às algas eu ciclei um recentemente com substrato ativo e não deu algas mesmo sem eu ter feito muitas TPA's, fiz um pouco mais mas não segui à risca, mas o meu aquário estava totalmente plantado..

Tens sempre a opção mais fácil que é fazer como se faz num aquário normal, meter tudo menos os peixes e deixas ciclar, nesse caso eu teria mais atenção às TPA's e faria sim TPA's durante o ciclo principalmente nas primeiras semanas e no fim do ciclo para controlar melhor a amonía e os nutrientes na coluna de água, depois 1 por semana por norma é quanto basta.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.