1º Aquario / 1º´s Duvidas - Kubus 15 L


RataCups

Recommended Posts

Boa Tarde, 

como o tópico indica, adquiri o kit de aquário da Aquatlantis, Kubus 15 L.

É o meu 1º aquário, tendo optado por este kit, por querer algo simples e pequeno.

Quando da compra, tirei algumas duvidas e explicaram-me o básico, mas ao chegar a casa as duvidas multiplicam-se.

A ideia será agua fria.

Foi-me mostrado duas opções de peixinhos, uns laranja e outros pretos, com os olhos esbugalhados ... sendo a minha ideia, um de cada.

A nível de decoração comprei, uma imitação de rocha / pedra em resina ... e alguns paus ( parecem raízes ), que tenho que deixar de molho, para ensoparem e não virem a flutuar, ( explicado na loja ).

Tinha em mente algum verde, mesmo que artificial ... mas foi-me sugerido que não o fizesse, pk o tipo de pexinhos, devoram tudo.

Para o fundo comprei um saco de pedras pequeninas, ao mesmo gosto ... preferi do que o tipo de areia.

Foi-me sugerido também, um acondicionador de agua ( SERA / goldy aquatan ) e filtrante biológico ( SERA / bio nitrivec ). Para que servem e como devem ser utilizados ?

As minhas principais duvidas é ao nível da agua e de como utilizar estes produtos.

O primeiro enchimento do tanque, como deve ser feito ? ( Li, que tem tar alguns dias em repouso, antes da colocação dos peixinhos ).

Li tb, que de ai em diante são feitos TPA's, de preferência de semana a semana ... 1/4 da capacidade do aquário, é correcto ?

Em cada TPA, utilizo novamente os produtos da " SERA " ?

A nível do aquário, local / posição de montagem do filtro e se o mesmo tem algum tipo de regulação, já que equipa vários modelos de diferente cubicagem.

Penso que para já sejam as principais duvidas, para dar inicio à montagem.

Sei que fui um pouco longo, mas fico grato por toda a ajuda possível.

Obrigado,

Raul Seixas

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RataCups

Mudei o teu tópico para primeiros passos.

Agora começo-te por dizer que esse aquário para peixes de água fria e muito pequeno,e como kit que é,em geral traz um filtro que não vai dar conta do recado,porque esses peixes sujam muito a água,e se o filtro e fraco muito depressa sem tu dares por ela sofre um pico de Amónia,e lá vão os peixes desta para pior,acho que em vez de optares por esses peixes,ias para os (Tanichthys Albonubes) Neon Chinês,como são peixes de cardume dava muito bem para colocares uns 8 peixes,só estes,porque o aquário e muito pequeno,mesmo sendo um aquário de água fria vais ter que colocares um termostato para aquecer a água a 24 graus.

( SERA / goldy aquatan ) serve para colocares na água antes de colocares no aquário,isto é para retirar o cloro e materiais pesados,  e filtrante biológico ( SERA / bio nitrivec ).é para colocares a quando da montagem do aquário,penso que deve ter a haver com a criação das bactérias aqui não tenho bem a certeza.

Depois do aquário estar todo montado já com água,deve ficar com tudo a trabalhar para fazer o ciclo do azoto,que demora 30 dias,sem peixes,e colocares dia sim dia não uma escama de comer de peixes,+ou- a primeira semana ate a meio da segunda semana,depois não precisas colocar mais,isto do colocares comida durante as duas primeiras semanas e para criar Amónia que as bactérias vão traduzir em Nitritos que outras bactérias irão consumir e traduzir em Nitratos que e o fim do ciclo do azoto.

Espero que tenhas compreendido.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não sei o que te diga... depois de teres perguntado e bem, se a tua primeira opção era a ideal, tendo recebido alguns  bons conselhos,  foste a uma loja (arrisco dizer que a uma petshop...) e trouxeste um kit sobre o qual desconheço as especificações... depois decidiste optar por agua fria ( eu não entendo porque a malta que se inicia vai sempre para esta opção,  agua fria é para lagos!!! ) e pimba, lá aparece o "lojista" a sugerir uns peixinhos de ... lago!!!!) Depois aproveitam para vender mais uns frasquinhos disto e daquilo e voila, cliente contente e caixa recheada!!! Depois começam os problemas (peixes mortos,  ida à loja, peixes novos e mais uns frasquinhos no saco) e o cliente começa a pensar que devia antes ter comprado uma tartaruga...

De nada vale vires aqui pedir conselhos se depois chegas à loja e vais pelo "lojista".

A aquariofilia é um hobby mas também é uma responsabilidade para com os animais que trazemos! Nada está perdido mas tens que perceber que o conhecimento é essencial para tirar o melhor partido do que tens! Tens aqui muita informação disponível e informa-te sobre lojas de aquariofilia, vais ver logo a diferença sobretudo no atendimento especializado!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde e obrigado pelos comentários.

 

Tozé,

 

a minha ideia sempre foi como referido, algo " simples " e pequeno.

Baseando-me no pequeno, qualquer boa loja especifica em aquariofilia, têm / comercializa estes pequenos kit's, maior parte de marcas reconhecidas. 

Penso que aja mta gente a optar por eles, mesmo que não sejam de formato quadrado, rectângulos de pequenas dimensões.

O maior problema, acho que seja mesmo no tipo / tipos de peixe a usar e também na opção já falada de um possível uso de um termostato ( que normalmente não fazem parte do kit ).

No meu caso e para além das respostas inicias que tinha recebido, não vi nada de especial contra estes kit's, ja que a minha duvida era do local onde o iria por.

Sendo iniciante / nato no assunto, fiz questão de ir / tentar ir a uma loja virada só para aquariofilia de forma a ser o melhor possível ajudado naquilo que procurava.

Neste caso e vivendo em Oeiras, fui à Aquamagia, com 20 anos de experiência, pensando que estaria a fazer o correcto, ainda para mais em troca de mail, tinham disponível o kit que procurava. 

Ao ser atendido, pessoalmente, já tendo dito o kit que tinha em mente, referi que seria algo o mais simples possível, tendo eu dito que talvez o mais simples seria agua fria.

Não me disseram nada contra esta escolha, tendo-me mostrado os peixinhos que tinham disponível, os quais já referi, apenas duas opções. Logo ai fiquei desiludido, pois gosto dos Beta e daqueles mais pequeninos, penso que sejam os Neon Chinês, não tenho ainda os peixes.

De seguida passei para a decoração, vi uns troncos giros em forma de raízes, trouxe alguns e uma pedra / rocha de resina. Para o fundo comprei uma pedrinhas da ICA.

Disse que queria uns verdes, mesmo que artificiais, e foi-me dito que os peixinhos devoravam tudo, achando eu, estranho.

Foi-me aconselhado os dois produtos também já referidos e vi embora, na ideia de depois voltar para ir buscar os peixinhos.

Se possível e após ler os vosso post's, vou tentar optar por outros que não os que me aconselharam na loja.

Como disse gosto dos Neon Chines e os Beta, será que tenho sempre usar um termostato ? A minha casa é bastante quente, mesmo no inverno.

Qual o problema com os verdes / plantas ? Era apenas com aqueles peixes, Olhos de Bolha e Dourados.

Estou a pensar ir à Aquaplante amanhã, de forma a ver mais variedade de peixes e ver se os produtos da SER que comprei, servem.

 

Mais uma vez, grato pela tua opinião.

 

Álvaro,

 

gosto bastante dos Neon Chinês e tb do Beta, como ainda não adquiri os peixes, não está tudo perdido.

O que é o Ciclo de Azoto ? Convém sempre ser feito ... no aquário com 15 L, terei de esperar os 30 dias até poder colocar os peixinhos ?

Pensei, que seria 3 a 4 dias, apenas com os produtos para a agua, neste caso os da SER.

 

...

 

Obrigado a ambos e mais uma vez as minhas desculpas pelos testamentos e talvez duvidas " parvas ".  

 

 

Cumps.

 

Raul

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RataCups

Sim,não podes nem deves fugir ao ciclo do azoto,imagina tu que vais mudar de casa,então chegas há casa nova sem a teres limpo,nem teres arranjado tudo o que tem que ser composto,nem tens água nem luz,e gás,e abancas logo a sim sem nada,não com certeza,terás que ter tempo para colocares tudo em ordem,mal a comparação,o ciclo do azoto e precisamente arrumar todo o ambiente de forma que os habitantes de futuro cheguem e esteja tudo em ordem  para ser habitado.

Para teres uma ideia como deves fazer o ciclo vê aqui.

Se tiveres alguma duvida antes de fazeres asneira,vem aqui ao Fórum,que haverá sempre que ajude.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Raul, pelo que me contaste apostava numa petshop normal, nunca me passou pela cabeça que tivesses ido à Aquamagia! Mesmo assim fiquei de pé atrás com esse conselho de meter 2 orandas em 15L !!! Já não passo lá há muito tempo e sinceramente fiquei um pouco desiludido com isto!  Os neon chineses são de água fria mas mesmo um pequeno cardume em 15 litros é muito curto!!! Porque não optas antes por um nano plantado com camarões? Um pouco de musgo, umas anubias e fica logo uma coisa bonita e com vida! E aguentam bem sem termo dentro de casa! Ou então um betta mas eles precisam  de agua quente! Eu apostava sempre num termostato pois permite muito mais escolha,  com água  quente podes ter um pequeno cardurme de rasboras e uma colônia de camarões! 

Sendo tu de Oeiras já experimentaste visitar quer a Aquafish quer o Agradiscus? Ambas as lojas estão na estrada que vai da Rebelva até à Igreja  de São Domingos de Rana.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

hoje estive na Aquaplante tendo gostado do atendimento.

 

Talvez opte pela opção de um termostato, para um Beta e um cardume de rasboras, por ex. !

 

Assim que tenha novidades, comunico.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, RataCups disse:

Talvez opte pela opção de um termostato, para um Beta e um cardume de rasboras, por ex. !

Eu optaria só pelo Betta... rasboras na minha opinião devem ser mantidos em grupos de pelo menos 8 e precisam de um pouco mais de espaço do que esse kit tem.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum ...

Que outros peixes poderão acompanhar um Beta, no aquario em questão, 15 L !

Quando refiro outros, mais 1 ou 2 ... de forma a n ter apenas 1 peixinho. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião devias meter por exempo, 1 Betta e 2 neritinas no máximo... tens um aquário pequeno e um filtro fraco não podes abusar, explora antes a flora e o hardscape para compensar a pouca fauna.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, RataCups disse:

Hum ...

Que outros peixes poderão acompanhar um Beta, no aquario em questão, 15 L !

Quando refiro outros, mais 1 ou 2 ... de forma a n ter apenas 1 peixinho. 

 

Nenhum... o problema de ter só 15L é mesmo esse...

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi uns termostatos para o meu tipo de aquário, até 20 L ... que vêm predefinidos a 25 graus.

Será uma boa temperatura para o Beta e dará para por alguma outra espécie pequenina, por ex mais 2 peixinhos, quais ? 

N gosto dos neretinas.

Editado por RataCups
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia,

 

Mais algumas duvidas ao ler o tópicos dos TPA's ... 

1º - No aquário de 15 L, apenas com um Betta, qual a % de agua ao fazer o TPA ? 1/5 , 1/4 , 1/3 ...

2º - Sendo pequeno o aquário e apenas com um peixinho ... 15 em 15 dia é suficiente, já que o normal é tdas as semanas.

3º - Em cada TPA, meto os dois produtos da SERA, " Betta Aquatan " & " Bio Nitrivec ", certo ? A quantidade de ML do produto é referente à percentagem de agua do TPA ou da agua total do aquário ?

 

Mais uma vez, 

 

muito Obrigado,

 

Raul Seixas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, RataCups disse:

Bom Dia,

 

Mais algumas duvidas ao ler o tópicos dos TPA's ... 

1º - No aquário de 15 L, apenas com um Betta, qual a % de agua ao fazer o TPA ? 1/5 , 1/4 , 1/3 ...

2º - Sendo pequeno o aquário e apenas com um peixinho ... 15 em 15 dia é suficiente, já que o normal é tdas as semanas.

3º - Em cada TPA, meto os dois produtos da SERA, " Betta Aquatan " & " Bio Nitrivec ", certo ? A quantidade de ML do produto é referente à percentagem de agua do TPA ou da agua total do aquário ?

 

Mais uma vez, 

 

muito Obrigado,

 

Raul Seixas

Não há uma regra fixa para percentagem e regularidade das TPAs, porque depende de muita coisa. Comece por fazer TPAs de 30% (4.5L) uma vez por semana.

Este vídeo é recente e muito bom para explicar como saber mais ou menos se deve fazer mais ou menos TPAs (em Inglês):

Num aquário pequeno a margem de erro que tem para fazer a manutenção com menos regularidade é muito pouca. Quanto menor o aquário maior é a disciplina necessária para manter as coisas em ordem.

O Aquatan é um acondicionador de água para remover cloro e tem mais uns minerais que não são própriamente necessários. Um produto de melhor qualidade (e sem mariquices! 😂) como o Seachem Prime fica-lhe muito mais barato a longo prazo (pelas minhas contas fica a menos de 1/3 do preço se calcular o preço por litro de água que trata cada mililitro de produto). A dosagem a utilizar depende se trata a água antes ou depois de a colocar no aquário. Se tratar a água num balde antes de a colocar no aquário, só deve dosear para o volume do balde, mas se só tratar depois de encher o aquário, deve dosear para todo o volume do aquário.

O Nitrivec são bactérias benéficas, só precisa se quiser acelerar o ciclo do azoto é completamente opcional. A dosagem neste caso deve ser sempre para o volume total do aquário.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Allo Pessoal,

 

mais uma duvida, problema ...

 

montei o aquario, estando a fazer o ciclo da agua.

 

Optei por cascalho para o fundo, uns troncos tipo " raiz " e por parvoíce / burrice umas plantas artificiais.

https://ibb.co/tbYj4K5

 

Após isto, li que n é aconselhável estas plantas, mesmo sendo apenas para um Betta !

 

A minha duvida é se optando por anubias ou bolas de musgo ... podem ser colocadas por cima do cascalho, no intuito de n desmanchar o aquario.

 

Ou se têm de levar algo, debaixo do cascalho, fertilizante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Raul Seixas

Retira essas plantas de plástico,e coloca Anubias das mais pequeninas,e podes colocares Bucephalandras há varias e muito bonitas,musgos tens muitos,e Fetos de Java,todas estas plantas não se enterram,são atadas ou coladas a troncos ou pedras a sim images.jpg    

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Raul

Sim o filtro e o coração do aquário,se o coração para qualquer ser morre,o filtro só se desliga a quando tiveres que o limpar,e para o limpares e sempre com água tirada do aquário,porque se o lavares com água da torneira vais matar as bactérias todas,e ai vais que ter que fazer novamente o ciclo do azoto.

Portanto o filtro fica sempre ligado de dia e noite 24 sobre 24 horas.

Não te esqueças que as Anubia não se enterram,mas sim coladas ou atadas em troncos ou pedras.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, Obrigado Alvaro.

 

O Filtro que vêm de origem do Kit, faz imenso barulho, tendo o Aquário na cozinha, de noite no quarto, houve-se perfeitamente.

 

Sendo um pequeno Aquário de 15 L e já que poderei vir a trocar de filtro, pensei em meter um externo.

 

Não encontrei nada de especial, tendo sido o o único que vi, o Eheim Liberty 75 !

 

Mais uma questão é se seria uma boa opção, ou haverá outras ?

 

Volume de filtragem : 0,24L

 

Cumps,

 

Raul

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Raul

Num filtro de mochila a potencia não se nota tanto como nos esternos,mas visto que só tens 15 litros na minha opinião eu iria para o filtro Hagen AquaClear 20,agora supõem tu que de repente encontras um aquário maior,um bom negocio e decides comprar,então o filtro Fluval era melhor,ate porque os filtros que as fabricas dizem que fazem x horas de caudal,e sempre em vazio,depois de o filtro ter as cerâmicas e esponja perde um pouco o caudal que o fabricante diz fazer,nos esternos chega a perder 30% ou mais.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/07/2020 at 18:32, RataCups disse:

Também vi agora o Hagen AquaClear 20 ...

 

que acham ? 

 

A Fluval têm o C2 mas parece ser potente de mais para o que quero.

AquaClear, sempre a minha 1ª escolha. E é da Fluval também (ou é a Hagen que tem as 2 coisas, já não me lembro)... os aquários Fluval Edge, por exemplo, vêm com um filtro AquaClear 20 de origem.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

tenho andado atarefado com o meu pequeno aquário, tendo mudado da ideia inicial de apenas um Betta ... para outro tipo de peixes em comunidade ou cardume !!!

 

Com isto, hoje finalmente fui buscar 5 Rasbora's, no intuito de mais 3 Guppy's.

 

Como alimentação fui aconselhado para o Sera ImmunPro Mini Nature.

 

O que acontece é que o alimento parece ir logo ao fundo e os peixinhos mal têm tempo para comer, tb n tendo eu noção certa da quantidade a dar. 

 

Foi-me sugerido este alimento ... pois daria para os Rasbora's e os Guppy's em simultâneo.

 

Foto do aquario ainda só com os Rasbora's :

 

https://ibb.co/D9wVmFf

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.