Pedido de socorro! Betta


Poterman

Recommended Posts

Bom dia pessoal, acabei entrando no fórum para pedir ajuda.

Nunca tinha tido um Betta, meu filho ganhou porém o mesmo morreu, como acabei gostando comprei um outro e novamente morreu.

Em resumo já li e vi um ponte de vídeo de cuidados com o Betta e o problema que continuam morrendo, já estou no quinto Betta e me sinto mal por tentar e tentar e não resolver o problema.

Tenho duas Betteiras, ambas com Termostato e termômetro para deixar a temperatura correta, recentemente descobri que o possível problema é devido a água estar muito Alcalina, depois de usar tanto remédio para Fungo e Bactéria achando que era este o problema me indicaram fazer o teste de PH e estava muito alcalino,  então comecei a tratar a água para manter em 7 (neutro), mas ainda assim perdi um Betta ontem, onde ficarei com apenas um que está na segunda Betteira.

Vou passar o que tenho no aquário e a rotina, se puderam me ajudar, pois já estou quase a pensar em desistir pois pois dou muito valor a qualquer bicho de estimação que eu venha a ter. 

- Betteira de 2 litros.

- Termômetro

- Termostato (ficando a temperatura em 26ºC.

- Tronco pequeno com plantas (ornamentais natural)

- Alumas plantinhas aquáticas natural pequenas.

- Cascalho bem fino, branco.

A cada 5 dias, faço a TPG, substituindo 1/3 da aguá, onde reponho com água, sendo que esta preparo antes da seguinte forma:

- Em uma jarra, jogo 2 litros de água filtrada (pego do filtro), acrescento o anticloro, trato a água para deixar com o PH 7.0 e uso o termostato para igualar a temperatura da água do aquário, depois acrescento a água ao aquário. (faço 2 litros, por causa das gotas do anticloro e por usar nos dois aquários).

O último Betta que morreu, tentando resolver o problema peguei um vidro sem nada, tratei a água deixando apenas o termostato e termômetro, porém ele morreu, até tive a impressão que este procedimento foi o que matou ele, como posso estar enganado.

 

Espero realmente que possam me passar uma orientação, pois estou me sentindo um idiota já por não conseguir identificar o que está errado e que ainda está prejudicando os peixes.

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 litros definitivamente não é o suficiente para um betta, basta ele fazer suas necessidades para poluir imediatamente a agua onde está! Não compre mais nenhum peixe! Por favor arrume um aquário maior, no mínimo 15 litros! Depois use um filtro canister de cascata e coloque dentro umas midias filtrantes biológicas  e faça o ciclo do azoto completo. Isso dura em média uns 30 dias! Depois sim, coloque um betta! 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo rápido retorno Tozé.

Achei que o aquário que havia pego era uma ótima opção, digo isso pois quando meu filho ganhou ele veio em uma pequena Betteira que informaram ser o ideal e era semelhante a que sempre vi nas casas das pessoas, como não me agradou e achei pequena acabei comprando um aquário maior com o dobro de tamanho que é este (acho que tenha 2L, no máximo serão 3L, mas bem inferior ao sugeriu) , nunca imaginaria que seria ruim para ele este aquário.

 Então aparentemente meu problema sempre foi a quantidade de água e não os procedimentos ou o que tinha no aquário, é isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Poterman

Bem vindo ao Fórum.

Faço das palavras do Tozé as minhas,e acrescento que a ideia de que os Bettas podem ter uma vida saudável num aquário minúsculo,e que um aquário pequeno dá menos trabalho é um engano total,quanto mais água e espaço melhor para o aquárista e para os peixes,isto sempre acompanhado com um bom filtro,seija ele esterno ou de mochila,e fazer sempre as tpa,s semanais ajuda em muito a biologia do aquário.

O que você deve fazer e tentar arranjar um aquário maior,com um filtro há altura,fazer o ciclo do azoto como deve ser,e você irá com certeza poupar dinheiro,e vidas dos peixinhos.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Álvaro, entendi.

Estou vendo um de 15L ou 20L então para por este último que ficou, espero que o problema seja apenas água e tudo de certo agora.

Acham melhor uso de plantas naturais ou pode se usar com plantas artificiais e só pedra no fundo?

O que sugerem?

Grato mais uma vez pela atenção de ambos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Álvaro, entendi.

Estou vendo um de 15L ou 20L então para por este último que ficou, espero que o problema seja apenas água e tudo de certo agora.

Acham melhor uso de plantas naturais ou pode se usar com plantas artificiais e só pedra no fundo?

O que sugerem?

Grato mais uma vez pela atenção de ambos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um aquário de 22 litros e filtro.

Não achei na cidade substrato para usar no aquário, então só tenho os itens que já possuía dos dois aquários, ou seja, plantas e areia branca fina e pedrisco bem pequeno branco também.

Seria obrigatório o uso de substrato para as plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um detalhe sobre o filtro, o menor que achei e que peguei foi um Hang On 502, ele é para 500l/h, sei que um de 200l/h já seria acima da necessidade, minha dúvida é se há problema em usar este que era o menor que tinham na loja.

Para que entendam, moro no interior e na cidade possui 5 Pet Shop, mas apenas 1 vendem produtos para aquário e ainda é limitado.

Aguardo qualquer feedback que possam me dar para eu dar continuidade a montagem no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Poterman

A filtragem nunca e demais,quando o filtro retira mais que o próprio caudal do aquário,quer dizer que a manutenção ao mesmo e mais espaçosa,portanto dura mais tempo.

Sobre as plantas,coloque plantas verdadeiras,pois tem muitas plantas de baixa manutenção que ate não se servem do substrato,como musgos,fetos de java e outros,Anubias,Bucephalandras,plantas estas que são atadas ou coladas a troncos e rochas.

Para não teres que fazeres o ciclo do azoto,podes servires-te da água que já tens do aquário velho,podes usar o mesmo areão,e colocares o resto que falta para encheres o novo aquário,e claro a água tem que estar em descanso para sair o cloro,ou tratada.

Se não tinhas um filtro com cerâmicas,e vais colocares no novo filtro,então vais mesmo que ter que fazeres o ciclo do azoto.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um detalhe sobre o filtro, o menor que achei e que peguei foi um Hang On 502, ele é para 500l/h, sei que um de 200l/h já seria acima da necessidade, minha dúvida é se há problema em usar este que era o menor que tinham na loja.

Para que entendam, moro no interior e na cidade possui 5 Pet Shop, mas apenas 1 vendem produtos para aquário e ainda é limitado.

Aguardo qualquer feedback que possam me dar para eu dar continuidade a montagem no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas Poterman

A filtragem nunca e demais,quando o filtro retira mais que o próprio caudal do aquário,quer dizer que a manutenção ao mesmo e mais espaçosa,portanto dura mais tempo.

Sobre as plantas,coloque plantas verdadeiras,pois tem muitas plantas de baixa manutenção que ate não se servem do substrato,como musgos,fetos de java e outros,Anubias,Bucephalandras,plantas estas que são atadas ou coladas a troncos e rochas.

Para não teres que fazeres o ciclo do azoto,podes servires-te da água que já tens do aquário velho,podes usar o mesmo areão,e colocares o resto que falta para encheres o novo aquário,e claro a água tem que estar em descanso para sair o cloro,ou tratada.

Se não tinhas um filtro com cerâmicas,e vais colocares no novo filtro,então vais mesmo que ter que fazeres o ciclo do azoto.

Saudações  

Muito obrigado mais uma vez Álvaro pela atenção.

 

Amanhã irei em uma loja na cidade vizinha para fazer comprar e já irei em uma loja que sei que tem plantas, irei pegar lá os itens de plantas, substratos e tentar pegar uma pedras para dar uma aparência legal.

Quanto ao ciclo, irei fazê-lo pois quero garantir não errar mais, me sentia mal quando perdia o Betta e não sabia o que era.

Quando montar ele todo, tendo subir uma foto aqui, pegar a opinião de vocês, que serão muito bem vindas.

Espero acertar 100% desta vez e ter o amiguinho do meu filho por muitos anos, apesar que já está sendo mais meu do que dele agora (risos).

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acho que sim,você fazer o ciclo bem feito,sem pressa,e com calma tem sempre a ganhar,e cria um bom sistema para o Betta,não tarda que você não comesse a pensar que ter outro aquário maior e outra coisa,esse e do filho,agora falta do pai kkkkk.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto este já estáde bom tamanho, ficarei pagando por um tempo parcelas no cartão kkkkk.

Mas quem sabe não pego gosto e realmente parta para um maior futuramente, olhando tanto vídeos e artigos pela internet, via uns aquários mais vistosos que o outro, deu até vontade de ter, mas com certeza não era para qualquer bolso não kkkk.

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Álvaro, vou aproveitar a atenção e pedir uma informação.

No aquário que tenho colocava 2 caramujos vermelhos, até recentemente vi que deu cria e nasceu vários. Você algum problema em deixar caramujo no aquário ou é melhor evitar? Não sei se isso vira uma praga ou se ajudam na manutenção do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Poterman

Os caracóis (Caramujos) são uma ajuda preciosa no meio ambiente do aquário,comem detritos alimentares,e pequenas algas,não atacando as plantas viçosas,mas sim plantas podres,e velhas, agora eles só viram praga se você der comer em excesso,pois eles vão se reproduzir em grande,e ai se torna praga.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/07/2020 at 01:07, Poterman disse:

Um detalhe sobre o filtro, o menor que achei e que peguei foi um Hang On 502, ele é para 500l/h, sei que um de 200l/h já seria acima da necessidade, minha dúvida é se há problema em usar este que era o menor que tinham na loja.

Para que entendam, moro no interior e na cidade possui 5 Pet Shop, mas apenas 1 vendem produtos para aquário e ainda é limitado.

Aguardo qualquer feedback que possam me dar para eu dar continuidade a montagem no aquário.

Atenção que os bettas são peixes de "arrozal", não gostam muito de águas muito agitadas e se tiverem barbatanas muito longas ainda menos.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro pela informação, irei doar uns e colocar apenas 2 no aquário e ficarei de olho.

João obrigado também pela observação, visualmente aparenta que a água não está forte e como coloquei alguns itens acredito que ajudará a quebrar um pouco a corrente, mas como não tenho experiência posso estar errado mais uma vez infelizmente.

Aproveitando vou compartilhar com vocês o aquário, terminei de montar ele ontem a noite, dá até para ver um contraste entre a casinha popular e a nova casa dele, que já tá até curioso para ir logo para lá rsss.

p.jpeg?fv_content=true&size_mode=5

 

 

p.jpeg?fv_content=true&size_mode=5

 

Agora é esperar o período de ciclagem.

Acho que o problema que tive com os Bettas foi excesso de cuidado, digo isso pois ao limpar bem o aquário, entendi que removia as bactérias que eram responsáveis por tentar equilibrar o ambiente do aquário fazendo com que sempre estivesse dando pico de amônia, posso estar errado mas após ler e assistir a um monte de videos sobre ciclagem está sendo a conclusão que estou chegando.

Quero mais uma vez deixar registrado meu agradecimento pela atenção nas minhas dúvidas.

 

Abraço a todos!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Poterman

Você pode colocar na parte de traz do aquário um autocolante ou folha de papel preto fica muito bonito,e deixa de se ver o filtro e fios,eu disse preto,mas se você gostar de azul ou outra cor tudo bem.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Legal, gostei da ideia.

Tentaram de vender uma película com imagem de plantas ma achei muito carregada a imagem e achei que iria poluir o visual, mas cor preta ou azul acho que ficará bem legal, farei o teste.

Faltará a iluminação ainda, irei procurar na internet para comprar com um valor mais em conta uma de Led, acho que fazendo isso irá completar (por hora rss) o aquário.

Pretendo conseguir planta rasteira para por (não encontrei onde peguei os itens), mas ainda não tenho certeza se irei colocar pois mesmo sendo 22L, pode ser que seja pequeno para o efeito de tapete que eu gostaria e que achei bonito nos videos de aquários grades que eu vi.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Álvaro preciso de uma ajuda, reparei que o Betta que está comigo que está no aquário pequeno começou a apresentar a parte de cima um pouco desfiada, similar ao que aconteceu com os que tive antes, está no início mas acho que terei o mesmo problema.

Ele está comigo a uns 15 dias, o que posso fazer para evitar o problema é garantir que ainda esteja bem até o final da ciclagem do outro aquário?

Fiz o teste de amônia e está baixo, a água está com PH neutro, temperatura da água entre 25 e 26 graus, o que mais poderia fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Poterman disse:

João obrigado também pela observação, visualmente aparenta que a água não está forte e como coloquei alguns itens acredito que ajudará a quebrar um pouco a corrente, mas como não tenho experiência posso estar errado mais uma vez infelizmente.

Como está montado, com a saída do filtro a um canto do aquário e com a rocha e as plantas a quebrar a força da água, não deve haver problema.

 

há 14 horas, Poterman disse:

Fiz o teste de amônia e está baixo

Tem que estar a zero... testar Nitritos também é essencial. Amónia e Nitritos, mesmo em valores baixos são tóxicos para os peixes. Na ciclagem a Amónia é convertida em Nitritos e depois em Nitratos. Nitratos só em valores elevados é que se torna prejudicial, mas é controlado fácilmente com uma TPA por semana.

Como o aquário é pequeno, pode fazer 1 ou 2 TPAs de 50% (1L) por dia utilizando sempre condicionador de água e com a água à mesma temperatura da água do aquário. a ver se o Betta se aguenta até o outro aquário ficar ciclado. Outra opção é comprar "bactérias engarrafadas" (Seachem Stability ou um produto desse género) para acelerar a ciclagem, visto que esperar pode não ser eficaz neste caso.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, a troca diária de 50% da água não poderá estressar o peixe e piorar?

Achei no Mercado Livre este Kit, pensei em usar o Stress Guard para o aquário atual e tentar fazer com que ele se recupere e os outros dois no aquário novo, será que valeria a pena? Liguei aqui na cidade e não possuem estes produtos, como era de se esperar.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1251137744-kit-prime-stress-guard-stability-50ml-seachem-c-nf-_JM?matt_tool=54652189&matt_word&gclid=EAIaIQobChMIr86c2tO76gIVjYaRCh3nwAvREAYYBCABEgJl7PD_BwE&quantity=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou postar aqui a imagem dele e da parte que comente que percebi mudança.

Hoje ele teve redução do apetite, não veio afoito comer como de costume e de 3 bolinhas que ofereci (ração de Betta) ele comeu apenas 2.

p.jpeg?fv_content=true&size_mode=5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Poterman

Como já foi dito,e foste bem aconselhado,a Amónia não pode estar baixa,ela tem que estar a zero,sempre,por isso e que te foi aconselhado fazer TPA,s todos os dias,pois seria isso que eu te ia dizer,queria-te fazer uma pergunta,a água que você usa para colocar no aquário é da torneira,ou é de algum poço?

É que por vezes as pessoas tem poços e pensam bom como e do poço não tem cloro,pois não tem,mas por vezes tem outros componentes que ao ser humano não faz mal,mas aos peixes podem ser fatais.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Álvaro, a água é da torneira.

Uso o Protect Plus e o Acid para deixar a água Neutra e neutralizar o Cloro e metais pesados.

Preparo a água separada e troco 30% da agua a cada 2 dias.

Ideal ser todos os dias e 50%?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais