De volta ao hobby


cybersurfer2020

Recommended Posts

17 hours ago, enzuh said:

Então como estão essas algas ? Tudo regularizado já ?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Infelizmente não, a coisa está mais complicada do que nunca.

Eis o porquê, a minha mais nova ficou comigo um dia em casa por estar adoentada. A certa altura chega ao pé de mim toda feliz porque queria mostrar-me os peixes dela.

O que eu vi foi um cenário de horror. Ela deitou cerca de 3 embalagens de comida para dentro, entre flocos, dafnias e granulados...

large.IMG_20201009_111901.jpglarge.IMG_20201009_111858.jpglarge.IMG_20201009_111856.jpglarge.IMG_20201009_111102.jpglarge.IMG_20201009_111058.jpglarge.IMG_20201009_111059.jpg

 

Eis as fotos da desgraça. Conclusão, tirei o máximo de comida que consegui da superfície mas o chão ficou coberto.

Tentei tirar alguns peixes para um aquário hospital e tentei aspirar o chão o melhor que consegui. Após a primeira TPA, cheguei à conclusão que não iria conseguir tirar tudo sem tirar o hardscape... e lá foi...

Após algum esforço consegui tirar quase tudo, mas não consegui tirar a totalidade. 

Após a agua estar novamente acondicionada, voltei a colocar os peixes lá (alguns não consegui sequer tirar do aquário).

No dia seguinte, a água ficou esbranquiçada com um grande pico de amónia. Fui comprar uma embalagem de bacterias para tentar combater a coisa e fazer 1 TPA por dia para tentar ganhar algo.

Conclusão, os meus amanos foram todos ao ar, a colisa fêmea também e pensei que algumas mollys também.

Neste momento ainda não consegui voltar a comprar a fauna que perdi.

Devido a toda esta desgraça, tenho mais algas BBA (quando já as tinha praticamente vencido) e mais algas verdes espalhadas por muitos sitios.

As verdes espero que vão ao sitio quando voltarem os amanos, as BBA, vou ver se arranjo um seachem excel ou equivalente mais economico e voltar a estaca zero...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outch! Essa até a mim me doeu. Não me imagino numa situação semelhante. Mas já que tens esse "hospital" pronto (imagino eu que com camas suficientes, ao contrário do António Costa...) não será melhor começares tudo de novo em vez de correr atrás do prejuízo? O equipamento está aí... o hardscape também... é uma questão de paciência...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh... escrevi a mensagem antes de ver as fotografias do aquário  hoje. Peço desculpa... volto com a minha opinião atrás. Continua a batalha contra as algas. O aquário está lindíssimo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/11/2020 at 21:05, cybersurfer2020 disse:

Infelizmente não, a coisa está mais complicada do que nunca.

Eis o porquê, a minha mais nova ficou comigo um dia em casa por estar adoentada. A certa altura chega ao pé de mim toda feliz porque queria mostrar-me os peixes dela.

O que eu vi foi um cenário de horror. Ela deitou cerca de 3 embalagens de comida para dentro, entre flocos, dafnias e granulados...

large.IMG_20201009_111901.jpglarge.IMG_20201009_111858.jpglarge.IMG_20201009_111856.jpglarge.IMG_20201009_111102.jpglarge.IMG_20201009_111058.jpglarge.IMG_20201009_111059.jpg

 

Eis as fotos da desgraça. Conclusão, tirei o máximo de comida que consegui da superfície mas o chão ficou coberto.

Tentei tirar alguns peixes para um aquário hospital e tentei aspirar o chão o melhor que consegui. Após a primeira TPA, cheguei à conclusão que não iria conseguir tirar tudo sem tirar o hardscape... e lá foi...

Após algum esforço consegui tirar quase tudo, mas não consegui tirar a totalidade. 

Após a agua estar novamente acondicionada, voltei a colocar os peixes lá (alguns não consegui sequer tirar do aquário).

No dia seguinte, a água ficou esbranquiçada com um grande pico de amónia. Fui comprar uma embalagem de bacterias para tentar combater a coisa e fazer 1 TPA por dia para tentar ganhar algo.

Conclusão, os meus amanos foram todos ao ar, a colisa fêmea também e pensei que algumas mollys também.

Neste momento ainda não consegui voltar a comprar a fauna que perdi.

Devido a toda esta desgraça, tenho mais algas BBA (quando já as tinha praticamente vencido) e mais algas verdes espalhadas por muitos sitios.

As verdes espero que vão ao sitio quando voltarem os amanos, as BBA, vou ver se arranjo um seachem excel ou equivalente mais economico e voltar a estaca zero...

 

Infelizmente, essas coisas acontecem às vezes. Mas pronto, com calma tudo vai ao sítio...

 

O aquário está brutal!!!

Tenta combater essas malditas algas kkkkk

Boa sorte!

 

Tenta arranjar mais plantas para competirem com as algas.

Pode resultar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 hours ago, madagascar21 said:

Parabéns o aquário está brutal quem me dera conseguir montar assim um

Viva,

o meu primeiro aquário também não tinha um aspecto nada parecido com isto. Desta vez quando voltei ao hobby também acabei por investir mais dinheiro e isso traz outros resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, cybersurfer2020 disse:

Viva,

o meu primeiro aquário também não tinha um aspecto nada parecido com isto. Desta vez quando voltei ao hobby também acabei por investir mais dinheiro e isso traz outros resultados.

Deve se investir sempre num aquário grande, um bom filtro externo e um bom termostato para não haver problemas.

Boas sorte com o teu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Flaips said:

Deve se investir sempre num aquário grande, um bom filtro externo e um bom termostato para não haver problemas.

Boas sorte com o teu aquário!

Esses três já tinha investido na primeira leva e sem dúvida facilitam muito a vida. Com o equipamento anterior fazia limpezas de filtro de 3 em 3 meses e TPA de 2 em 2, com pouca fauna).

Desta vez fui além, bons solos, boas plantas, bom hardscape, boa iluminação e co2. Com isto, o resultado a nível de plantas é fantástico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/11/2020 at 21:17, cybersurfer2020 disse:

Esses três já tinha investido na primeira leva e sem dúvida facilitam muito a vida. Com o equipamento anterior fazia limpezas de filtro de 3 em 3 meses e TPA de 2 em 2, com pouca fauna).

Desta vez fui além, bons solos, boas plantas, bom hardscape, boa iluminação e co2. Com isto, o resultado a nível de plantas é fantástico

Mas lembra te que deves fazer as TPAs com mais frequência pois são muito importantes para não problemas de nitratos, nitritos e ph.

 

 

Deves fazer as TPAs com mais frequência.

Pelo menos 1 vez a cada 2 semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Neste fim de semana decidi cortar muita coisa e mudar um pouco.

Arranquei todas as minhas, incluindo o tapete. A razão para isso foi imensas raízes aéreas em todo o lado, musgo dentro do tapete e no geral tinha tanta planta que já nem via os peixes.

 

Ficou assim, agora é esperar e crescer.

large.IMG_20201214_182613.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que fizeste a essas plantas todas? Com um bocado de jeito, conseguias por isso a render para comprar uma prenda de Natal para a namorada. Eheh.

Já agora... que tipo de musgos tens?

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Que fizeste a essas plantas todas? Com um bocado de jeito, conseguias por isso a render para comprar uma prenda de Natal para a namorada. Eheh.

Já agora... que tipo de musgos tens?

Consegui vender no olx 🙂

musgos tenho spikky e penso que seja christmas, mas não tenho 100% de certeza do segundo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...

Ainda está muito "verde" para podermos achar alguma coisa. Eheh. Dá-lhe mais um tempinho e depois mostra-nos o resultado do amadurecimento. De qualquer forma, julgo que já tens experiência suficiente para teres uma noção mínima do que vai sair daí, logo, eu é que te pergunto a ti: o que achas?

Jogos de palavras à parte... vou fazer-te uma pergunta... porquê a areia ali do lado direito? Não fica mal, mas parece-me um bocadinho "forçada". Principalmente com aquela linha da rocha tão vertical. Gostava de ver uma transição mais suave entre toda a massa do lado esquerdo e o lado direito. Uma coisa mais triangular. E nesse caso, também o tronco do lado direito deveria estar estar colocado de outra maneira. Talvez até troca-lo pelo do lado esquerdo, que tem menos "peso" no quadro. Não sei se me fiz entender...

 

Vou deixar-te-te só outra pergunta... aquela planta que tinhas ali ao centro era Hydrophila Rosae Australis, não era? Comprei meia dúzia de pés dessa planta há cerca de dois meses, porque estava farto de ver o meu aquário estagnado, e a planta tomou-me conta do aquário. A verdade é que fez aquilo para o que foi comprada... mudou completamente a estética do meu tanque, mas é uma planta de crescimento muito rápido, e muito evasivo, não é? O que tens a dizer sobre ela? Por um lado fico contente que cresça de forma tão rápida... as algas ficam sem qualquer nutriente para se alimentarem mas, ao mesmo tempo, para aquilo crescer como deve ser requer um esforço enorme, que agora não consigo fazer.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia foi para fazer uma experiência, porque nunca tinha usado areia. Acho que ainda não está acabado realmente, espero neste fim de semana fazer mais algumas alterações e ver como fica.

 

Quanto à planta, ela realmente pode facilmente tomar conta do aquário. A nível de crescimento, parecia-me estar ao nível de uma sessiflora. Se no entanto fores cortando a pouco e pouco, pode ganhar um volume engraçado. No layout anterior tinha essa mesmo no centro do aquário e no espaço de 2 semanas após a poda já está completamente fora de controlo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

47 minutes ago, cybersurfer2020 said:

A areia foi para fazer uma experiência, porque nunca tinha usado areia. Acho que ainda não está acabado realmente, espero neste fim de semana fazer mais algumas alterações e ver como fica.

Acho que fazes bem. Afinal de contas, a piada deste hobby é estar sempre a mudar. A minha namorada diz que não percebe. Diz que sempre que o aquário está bonito, eu estrago tudo e começo de novo. Eheh.

 

48 minutes ago, cybersurfer2020 said:

Quanto à planta, ela realmente pode facilmente tomar conta do aquário. A nível de crescimento, parecia-me estar ao nível de uma sessiflora. Se no entanto fores cortando a pouco e pouco, pode ganhar um volume engraçado. No layout anterior tinha essa mesmo no centro do aquário e no espaço de 2 semanas após a poda já está completamente fora de controlo

Pois. Eu acho que essa Heliocharis deve enquadrar-se melhor em aquários com pouca luz e sem CO2.  Talvez até sem substrato fértil. O crescimento é absurdo para quem não quer ser escravo do aquário. Estou a pensar trocar a minha por outra planta, mas agora ando a tentar construir um novo móvel, e só quando o acabar é que vou fazer essas alterações. Talvez até mudar o substrato. O meu já está claramente esgotado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.