Ajuda contra ictio (urgente)


Recommended Posts

Vocês poderiam me informar a dose correta de azul de metileno no tratamento contra ictio? Aonde moro, não tem disponível o medicamento adequado, além de não ter termostato adequado para mim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Se moras no Rio Branco na Rondônia, penso que o termostato seja uma ferramenta prescindível , pois mesmo sendo inverno no Brasil, está a fazer 31º lá fora neste momento.

Eu esquecia o termostato, visto que até nem existe à venda  nas lojas locais e não vai ser mesmo necessário no teu caso, A temperatura apenas serve para acelerar o ciclo do icthio, encurtando consequentemente o tempo de tratamento e neste momento a temperatura ambiente serve perfeitamente.

Podes fazer uma solução de 1,5 a 2% de azul de metileno, qualquer farmácia faz isso, mas se não fizer por favor vê como se faz, AQUI.

 

Deixa-me por favor informar  que o azul de metileno, apesar de ser muito eficiente e muito utilizado no passado, destrói por completo todas a colónia de bactérias existentes nos filtros e responsáveis pelo ciclo do azoto, e como tal trará um forte desequilíbrio ao aquário.

Se houver hipótese, tenta utilizar  alternativos modernos ao azul de metileno.

 

Um abraço

 

 

 

Editado por JVHiggs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/06/2020 at 14:46, JVHiggs disse:

Boa tarde.

Se moras no Rio Branco na Rondônia, penso que o termostato seja uma ferramenta prescindível , pois mesmo sendo inverno no Brasil, está a fazer 31º lá fora neste momento.

Eu esquecia o termostato, visto que até nem existe à venda  nas lojas locais e não vai ser mesmo necessário no teu caso, A temperatura apenas serve para acelerar o ciclo do icthio, encurtando consequentemente o tempo de tratamento e neste momento a temperatura ambiente serve perfeitamente.

Podes fazer uma solução de 1,5 a 2% de azul de metileno, qualquer farmácia faz isso, mas se não fizer por favor vê como se faz, AQUI.

 

Deixa-me por favor informar  que o azul de metileno, apesar de ser muito eficiente e muito utilizado no passado, destrói por completo todas a colónia de bactérias existentes nos filtros e responsáveis pelo ciclo do azoto, e como tal trará um forte desequilíbrio ao aquário.

Se houver hipótese, tenta utilizar  alternativos modernos ao azul de metileno.

 

Um abraço

 

 

 

Eu posso remover o filtro tranquilamente, porém, essa quantidade eu deixo quanto tempo rodando no aquário? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirar os peixes desse aquário ( 500L) e colocar noutro mais pequeno e estéril ( sem substrato). Colocar pedra difusora.

O ciclo total do Icthio depende da temperatura, mas em média demora 1 semana. O tratamento terá de ser no mínimo superior a 1 semana  até os peixes não apresentarem sintomas.

1 gota de azul de metileno a 2% por cada 5Litros de agua.

Podes também obter mais informações pesquisando na Internet por:

Ichthyophthitirius multifiliis. ( faz copy/paste!)

 

 

Editado por JVHiggs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JVHiggs disse:

O ciclo total do Icthio depende da temperatura, mas em média demora 1 semana. O tratamento terá de ser no mínimo superior a 1 semana  até os peixes não apresentarem sintomas.

O ideal é tratar durante 10 a 14 dias.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais