UMA ALTERNATIVA CONTRA ICTIO!


Recommended Posts

Olá, eu moro no norte do Brasil e recentemente meus peixes adquiriram ictio. Porém, na loja em minha cidade não possui o termostato adequado (o qual providenciei pela internet e deverá chegar em 15 dias) e também não possui nenhum remédio para tratar o ictio. Gostaria de saber como devo agir já que não possuo a principal ferramenta, e se, devo usar PP ou azul de metileno. Pretendo colocar sal grosso, porém, possuo peixes de couro e quero saber se realmente é seguro usar 1g/kg. Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas se tens peixes de couro não uses nem 0,5g/L o melhor que podes fazer se quiseres usar o sal é retirar um pouco da água do aquário e meter numa outra caixa, misturar o sal, dar um "banho de sal" aos peixes e voltar a metê-los no aquário(basicamente o sal nunca entra em contacto com o aquário isso é importante são não matas mais peixes com o tratamento do que com a doença, não sei se por aí se comercializa o eSha 2000 mas é um medicamento muito bom, o maior problema aí é mesmo o facto de teres de esperar duas semanas sem termostato... É muito tempo, eu aconselhava-te a ires a uma loja comprar algum medicamento para o ictio mesmo sem termostato devias fazer já para garantir que ganhas algum tempo, se depois voltasse a aparecer já tinhas o medicamento e o termostato já os conseguias tratar facilmente.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o peixe de couro é o que penso o sal é má ideia. 

O azul é uma solução! 

Pode dar o nome científico desse peixe ou colocar uma foto! 

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/06/2020 at 13:57, Brunomcc2000 disse:

Boas se tens peixes de couro não uses nem 0,5g/L o melhor que podes fazer se quiseres usar o sal é retirar um pouco da água do aquário e meter numa outra caixa, misturar o sal, dar um "banho de sal" aos peixes e voltar a metê-los no aquário(basicamente o sal nunca entra em contacto com o aquário isso é importante são não matas mais peixes com o tratamento do que com a doença, não sei se por aí se comercializa o eSha 2000 mas é um medicamento muito bom, o maior problema aí é mesmo o facto de teres de esperar duas semanas sem termostato... É muito tempo, eu aconselhava-te a ires a uma loja comprar algum medicamento para o ictio mesmo sem termostato devias fazer já para garantir que ganhas algum tempo, se depois voltasse a aparecer já tinhas o medicamento e o termostato já os conseguias tratar facilmente.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Não tem remédio para ictio aqui. Preciso usar no aquário todo azul de metileno, mas, não sei a dosagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Azul Metileno gostava de concentração de azul metileno de 5ppm (5mg/L) ou a mesma coisa uma solução a 5% (50g/L) de azul metileno. 

Tratamento usar 1ml por cada 10L de água. Forte oxigenação da água durante o tratamento.

Preventivo: deve ter uma concentração de 0,5ppm. Isto é, utilizando uma solução a 5% de azul metileno usar 1ml por cada 100L de água.

 

Hoje já não ia utilizar apesar de mais barato, as farmácias não são tão fáceis como no passado. Nesse tempo até formol se comprava. 

Quando ao tratamento era feito num aquário de quarentena! 

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais