Substrato para plantado


Recommended Posts

Boa tarde amigos, hoje adquiri um aquário 140 litros, medidas de 80cm 50 cm e 35 cm. Quero iniciar 1 projecto low tech com algumas plantas e Tronco água com ph entre 6 e 7 para o tipo de peixes que vou introduzir depois da ciclagem. A minha ideia inicial é a areia sílica para substrato, será melhor comprar outro substrato para ficar em baixo dela? Tipos de Filtragem também me está a incomodar. Agradeço a quem me ajudar nestas dúvidas, obrigado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo Folha

Se deres uma pesquisa na net sobre substratos tens muito,mas como tu moras no Porto olha aqui perto de ti, https://www.ecoarium.pt/substratos-plantas/1259-neo-plant-soil-8l.html 

Para filtro tens a mesma opção na net,mas tens que escolheres um filtro externo que te faça pelo mínimo 6 vezes o teu caudal do aquário,toma atenção que os filtros quando na caixa diz que faz x de litros por hora,é com o filtro sem cerâmicas,em vazio,ao ficar cheio com as esponjas e cerâmicas perde entre 30% a 40% de caudal.

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Ricardo Folha

Se deres uma pesquisa na net sobre substratos tens muito,mas como tu moras no Porto olha aqui perto de ti, https://www.ecoarium.pt/substratos-plantas/1259-neo-plant-soil-8l.html 

Para filtro tens a mesma opção na net,mas tens que escolheres um filtro externo que te faça pelo mínimo 6 vezes o teu caudal do aquário,toma atenção que os filtros quando na caixa diz que faz x de litros por hora,é com o filtro sem cerâmicas,em vazio,ao ficar cheio com as esponjas e cerâmicas perde entre 30% a 40% de caudal.

Saudações  

A minha ideia é meter a areia sílica por cima de algum substrato fértil ou não fértil, a dúvida é qual substrato por baixo e se é necessário para 1 low tech

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

Se e para um Low Tech,e se vais colocares plantas de baixa manutenção com a areia só vai ter tendência a areia compactar,ou seija não vai deixar as raízes respirarem,resultado morte das plantas,por outro lado se colocares um substrato mesmo que não seija activo,vai permitir que as raízes respirem,tens um problema,sempre que mexes no substrato o que vai acontecer e que a areia vai para o fundo,e o substrato começa a ficar em cima,ou tu fazes uma zona só para plantas sem areia,com uma barreira física para não haver misturas,ou então terás que colocares só plantas que se tenha que atar ou colar,plantas que não seijam enterradas no solo.

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com a areia de sílica. Vê isto:

 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Cuidado com a areia de sílica. Vê isto:

 

Pois, já fiquei com o pé atrás, tanto por causa das plantas como pelo que o homem falou, daí volto a estaca 0, o que meter no aquário, visto que a minha água da torneira é de quase 8 ph e quero meter a 6.4ph +/- alguma ideia?  Areia branca que eu queria não sílica * algum problema com essa? 

Editado por Ricardo Folha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preferia solo para bonsais e areia para fundo de areia de gaiolas para pássaros mais barato e eficaz

  • Gosto 1

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, HomemPeixe disse:

Preferia solo para bonsais e areia para fundo de areia de gaiolas para pássaros mais barato e eficaz

Há que ter cuidado com o que se diz! Há solos para bonsais que tem muitos nutrientes que podem fazer mal num aquário!!!  Se querias referir os substratos argilosos tipo akadama aí sim podem ser usados sem problemas!

 

Areia de gaiolas???  Não faço idéia de que são feitos mas tendo em conta o destino para o qual são vendidos, mais uma vez, é seguro usar num aquário??? 

As tuas sugestões podem (ou não) ser baratas mas podes garantir a sua eficácia? 

On 29/06/2020 at 13:51, Ricardo Folha disse:

Pois, já fiquei com o pé atrás, tanto por causa das plantas como pelo que o homem falou, daí volto a estaca 0, o que meter no aquário, visto que a minha água da torneira é de quase 8 ph e quero meter a 6.4ph +/- alguma ideia?  Areia branca que eu queria não sílica * algum problema com essa? 

Se a tua água  sai tão  alcalina e pretendes baixar isso consideravelmente  opta por um bom substrato argiloso que faz esse efeito ou opta por usar agua engarrafada ou de osmose. Ou então escolhe fauna que prefere águas  mais duras . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Tozé Nunes disse:

Há que ter cuidado com o que se diz! Há solos para bonsais que tem muitos nutrientes que podem fazer mal num aquário!!!  Se querias referir os substratos argilosos tipo akadama aí sim podem ser usados sem problemas!

 

Areia de gaiolas???  Não faço idéia de que são feitos mas tendo em conta o destino para o qual são vendidos, mais uma vez, é seguro usar num aquário??? 

As tuas sugestões podem (ou não) ser baratas mas podes garantir a sua eficácia? 

Se a tua água  sai tão  alcalina e pretendes baixar isso consideravelmente  opta por um bom substrato argiloso que faz esse efeito ou opta por usar agua engarrafada ou de osmose. Ou então escolhe fauna que prefere águas  mais duras . 

Existe vários substratos como neo plant soil, jbl plant, existe tbm o manado que optava pelo dark mas será que compensam é tem alta duração? Queria conselhos. Tbm vejo areia branca fina mas secalhar tem de levar um substrato por baixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

Tens a areia Amazonas,que não sendo branca mas sim amarelada,acho muito mais bonita do que a branca,mas isso sou eu.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/06/2020 at 22:50, Tozé Nunes disse:

Há que ter cuidado com o que se diz! Há solos para bonsais que tem muitos nutrientes que podem fazer mal num aquário!!!  Se querias referir os substratos argilosos tipo akadama aí sim podem ser usados sem problemas!

 

Areia de gaiolas???  Não faço idéia de que são feitos mas tendo em conta o destino para o qual são vendidos, mais uma vez, é seguro usar num aquário???... 

Solo bonsais era akadama. 

Areia gaiola é sílica e não calcário, como sei identificar sempre comprei sacos de 50 kg, agora se necessitar vou ao Correia e Serpa em Lisboa porque o revendedor de Loures faliu ou mudou se Adrião. 

Mas não sei se compensa embalagens da Avipar do Continente era igual à uns 10 anos atrás. 

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Ricardo

Tens a areia Amazonas,que não sendo branca mas sim amarelada,acho muito mais bonita do que a branca,mas isso sou eu.

Saudações

Bem visto, no meu aquário estava com dúvidas por isso ainda só tenho areia de filtro de piscina é mais grossa e mais amarelada que a de fundo de gaiola de pássaros que é branca. Mas com o tempo logo se vê 

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/07/2020 at 08:12, HomemPeixe disse:

Bem visto, no meu aquário estava com dúvidas por isso ainda só tenho areia de filtro de piscina é mais grossa e mais amarelada que a de fundo de gaiola de pássaros que é branca. Mas com o tempo logo se vê 

Bem já encomendei 1 aquário de 80cm, 35cm e 45cm uns 120 litros mais ou menos e juntamente pedi substrato da amtra master soil black e areia da amtra sabbia branca finíssima. Acho que vai ficar lindo com alguns troncos e uma plantinhas dos lados. Visto que só tenho guppys, corydoras e 1 come alga chinês ph 7.4 mais ou menos deve chegar. Agora outro tipo de fauna para esse ph é que está complicado, tirando os espadas, molys, platys e caracóis que eu não gosto muito. Tenho pouco por onde escolher 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse é o ph normal para água com origem no Castelo do Bode, como Lisboa. 

De forma resumida dá para praticamente todas as espécies que irão reproduzir-se com normalidade. 

Claro que em teoria não é ideal para peixes de ph ácido. 

Mas com troncos e respectiva fauna é flora irá ter tendência a descer o ph. 

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, HomemPeixe disse:

Esse é o ph normal para água com origem no Castelo do Bode, como Lisboa. 

De forma resumida dá para praticamente todas as espécies que irão reproduzir-se com normalidade. 

Claro que em teoria não é ideal para peixes de ph ácido. 

Mas com troncos e respectiva fauna é flora irá ter tendência a descer o ph. 

A questão é fauna para esse ph sem ser os que mencionei? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até discus já tive nesse ph sem problema. As pessoas as vezes fazem crises onde elas não existem. Em utopias seria como os livros dissem e estes estariam correctos. 

Na verdade temos que ser nós a escrever nossa história. 

E aquariofilia não é diferente. O ph não está prefeito para o que queres e então. Achas grave desce o ph. 

Quando tinha loja não valia a pena discutir vender produto para descer ph, agora isso variava da paciência do cliente troncos, turfa, buffer sólido, buffer líquido ou novo teste de ph... 

Editado por HomemPeixe

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais importante manter estável o PH, do que tentar baixar para as condições ideais. Por experiencial, a fauna acaba por se adaptar ao PH da água...mais ou menos bem.

A titulo de exemplo, tenho ramirezis, supostamente de aguas acidas, a desovar neste momento em PH 8~8,2. (Sim, sou de cascais e infelizmente tenho de ser  abastecido pelas aguas de Cascais)

Conselho: Guarda os testes de pH, deixa a natureza tratar do resto e não te esqueças das TPA's.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/07/2020 at 17:26, JVHiggs disse:

É mais importante manter estável o PH, do que tentar baixar para as condições ideais. Por experiencial, a fauna acaba por se adaptar ao PH da água...mais ou menos bem.

A titulo de exemplo, tenho ramirezis, supostamente de aguas acidas, a desovar neste momento em PH 8~8,2. (Sim, sou de cascais e infelizmente tenho de ser  abastecido pelas aguas de Cascais)

Conselho: Guarda os testes de pH, deixa a natureza tratar do resto e não te esqueças das TPA's.

Obrigado amigo, eu aqui na minha zona o ph tbm sai elevado, mas mesmo assim vou tentar meter neons nesse ph que mencionei, quanto ao substrato, mandei fazer 1 quario de 126 litros e vem com substrato amtra master soil black e vou por areia tbm da amtra sabbia branca finíssima, que acham? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 09/07/2020 at 20:22, Ricardo Folha disse:

Bem já encomendei 1 aquário de 80cm, 35cm e 45cm uns 120 litros mais ou menos e juntamente pedi substrato da amtra master soil black e areia da amtra sabbia branca finíssima. Acho que vai ficar lindo com alguns troncos e uma plantinhas dos lados. Visto que só tenho guppys, corydoras e 1 come alga chinês ph 7.4 mais ou menos deve chegar. Agora outro tipo de fauna para esse ph é que está complicado, tirando os espadas, molys, platys e caracóis que eu não gosto muito. Tenho pouco por onde escolher 

Cuidado com esse "come algas chinês" quando crescer vai deixar de comer algas e vais começar a comer carne... dos outros peixes😶 

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais