Ajuda para identificar e tratar doença


Recommended Posts

large.IMG_20200621_200709.jpgDimensões do aquário
 
80x40x40

Volume:

126lt

 

 

 

Filtro(s):

Eheim liberty 130

 

 

 

Matérias filtrantes:

As esponjas de origem, cerâmicas será e lã de vidro

Iluminação:

Projector led 1400lumen 6500K

PARÂMETROS DA ÁGUA:

 

 

 

Temperatura da água (ºC):24

 

 

 

 

 

pH:_ 6.7

 

 

 

Amônia:_não testei 

 

 

 

Nitrito:_não testei

 

 

 

Nitrato:_não testei 

TPA's (Trocas Parciais de Água):

20 lt semanal

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

 

 

 

Fauna:

 

11 cardinais
6 corydoras paleatus
4 tetra ember
1 ottocinclus
4 tanichtys albunodes
Casal ancistrus super red

 

 

 

 
Aspecto físico:
 
Flocos brancos tipo fungos no nariz da fêmea e barbatana caudal no macho (foto em anexo) dos ancistrus
 
 
 
Aspecto comportamental:
 
Não tenho ainda experiência com estes peixas para dizer com certeza mas parece que não há alterações 
 
 
 
Aspecto das fezes:
 
Fios longos. Penso ser normal... 
 
 
 
Alimentação:
 
Pastilhas de fundo ocean nutrition com spirulina
Artemia liofilizada tropica
Granulado derneele
Artemia congelada ocean nutrition (1vez por semana) 
Alimento 2 vezes por dia. 
É provável que os peixes de fundo não tenham acesso a comida em todas as refeições, mas parecem-me bem alimentados

 

 

 

Flora:

 

Anubia nana
Anubia sp
Criptocoryne
Bolbitis
Pouca densidade de plantas

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÕES:

 

O macho já está com o tufo há 3 ou 4 dias. 
Não tenho notado evolução do tufo
A fêmea só notei hoje. 
O aquário foi montado recentemente aproveitando água e filtro do aquário antigo (30 lt) com mais de um ano. Sei que o método não é o mais adequado, mas tenho observado a fauna e acreditem que os peixes estão com um aspecto muito mais saudável desde que migraram para este aquário. 
O filtro também é fraco, mas só estou à espera de uma peça para mudar para um eco pro 300.
Os ancistrus tem 15 dias no aquário... 
A restante fauna está impecável. 
 
Parece fungico, mas tenho pouca experiência com doenças e seus tratamentos. 
Pesquisei antes de colocar aqui a questão, mas pára quem não tem experiência é difícil diagnosticar. 
Agradeço a ajuda que possam dar. 
Editado por 76992_1491224116
Inserção de imagem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Alvaro Silva disse:

Boas

Tenta ver aqui, 

Saudações 

Tinha estado a ler esse tópico mas não me apercebi de toda a informação que contém. Obrigado pela indicação. 

Do que li, estou inclinado para doença do algodão, embora o macho não apresente sintomas na boca e sim na barbatana caudal. É foi o primeiro a apresentar sintomas... 

Será por a doença estar num estado inicial? Alguém tem experiência que me possa confirmar isto? 

Não queria actuar sem ter a certeza do tratamento correcto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, 76992_1491224116 disse:
4 tetra ember
1 ottocinclus
4 tanichtys albunodes

Estes 3 tipos são peixes de cardume e devem manter-se em números maiores, de pelo menos 6 a 8 para que se sintam seguros.

 

há 12 horas, 76992_1491224116 disse:

Não queria actuar sem ter a certeza do tratamento correcto. 

Não precisa de saber exactamente o que é, se parece fungo trate para isso. Não há nenhum tratamento específico para cada tipo de fungo.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Estes 3 tipos são peixes de cardume e devem manter-se em números maiores, de pelo menos 6 a 8 para que se sintam seguros. 

Viva. 

Eu sei... Estes vieram da montagem antiga, por isso ainda estão "sozinhos". 

Por outro lado o espaço está a ficar curto para tantas barbatanas... 

 

Não precisa de saber exactamente o que é, se parece fungo trate para isso. Não há nenhum tratamento específico para cada tipo de fungo.

Certo. O pior é que tenho pesquisado e há doenças bacteriológica que parecem fungicas e vice versa. Estar a aplicar um medicamento inadequado pode piorar a situação... 

Daí eu vir aqui pedir ajuda. 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, 76992_1491224116 disse:

Certo. O pior é que tenho pesquisado e há doenças bacteriológica que parecem fungicas e vice versa. Estar a aplicar um medicamento inadequado pode piorar a situação... 

Daí eu vir aqui pedir ajuda. 

Os produtos API Pimafix e Melafix, por exemplo, foram feitos para poderem ser usados em conjunto nestes casos. Salvo raras excepções, com este tipo de peixes, mais importante do que saber exactamente o que é, é começar a tratar o mais cedo possível, para evitar complicações.

Testar os níveis de Amónia, Nitritos e Nitratos é essencial quando aparecem estes problemas, para ter a certeza de que não é a qualidade da água que os está a causar.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Os produtos API Pimafix e Melafix, por exemplo, foram feitos para poderem ser usados em conjunto nestes casos. Salvo raras excepções, com este tipo de peixes, mais importante do que saber exactamente o que é, é começar a tratar o mais cedo possível, para evitar complicações.

Testar os níveis de Amónia, Nitritos e Nitratos é essencial quando aparecem estes problemas, para ter a certeza de que não é a qualidade da água que os está a causar.

Obrigado pela dica. Amanhã vou começar o tratamento.

Será melhor isolar para não destruir o filtro biológico ou tratar o aquário todo? 

Mais nenhum peixe apresenta sinais de doença 

há 15 horas, Alvaro Silva disse:

Boas

Tenta ver aqui, 

Saudações 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, 76992_1491224116 disse:

Será melhor isolar para não destruir o filtro biológico ou tratar o aquário todo? 

Quando só há 1 peixe afectado, é sempre melhor isolar, mas daquilo que me lembro, acho que estes 2 produtos da API também não afectam o filtro biológico.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais