Guppy muito parada


Recommended Posts

Boa tarde,

Antes de mais, um obrigado desde já por qualquer ajuda que me possam dar.

Decidi ao fim de vários anos retomar a atividade (algo que fazia na adolescência com pouca consciência dos cuidados) e para isso comprei um aquário de 60 L e coloquei-lhe um filtro externo Sicce whale 120.

A temperatura da água está a 26,5° , pH 7,5, kH 6, gH 12, nitritos - 0 mg/L, amónia 0 mg/L. A ciclagem terminou dentro do tempo esperado (23 dias) e resolvi colocar uns guppies na sexta-feira para começar 2 machos e 3 fêmeas). Desde o primeiro dia que percebi que uma estava ligeiramente mais parada e hoje dei com ela no fundo do aquário a mexer muito pouco e com respiração acelerada. 

Alguma ajuda no sentido de a tentar salvar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco

Isso e fruto de não teres deixado o ciclo do azoto chegar ao fim,pois o mesmo demora normalmente um mês,por vezes mais um pouco.

Faz TPA,s duas vezes por semana,durante a semana que vem,e vai vendo como vai ser a reacção dos Guppys,não coloques mais peixes,ate o problema ficar resolvido.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta. Quanto ao ciclo do azoto, eu fiz a medição da amónia e dos nitritos consecutivamente ao longo deste tempo, tendo apanhado o pico da amónia em primeiro lugar e de seguida o dos nitritos, acompanhando pela baixa dos níveis da primeira (até 0). Por fim, testei até os nitritos baixarem até 0 também. Julgo que o ciclo do azoto é exatamente isso, o tempo que medeia até que haja colónias de bactérias suficientes para transformarem amónia-nitritos-nitratos. Testei novamente hoje e mantinham-se a 0. Percebo que o tempo possa não ter sido exatamente aquele que é mais frequente mas julgo que o ciclo foi finalizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pois visto por aquilo que tu dizes provavelmente o ciclo foi feito,o Nitratos podem teres ate o máximo 25ppm não vai fazer mal aos peixes,e as plantas ate agradecem,tenta fazeres o que eu disse no tópico em cima.

Qualquer das maneiras vê aqui se o comportamento da Guppy condiz com alguma doença,http://guppys-viviparos.blogspot.com/2010/04/doencas-de-viviparos.html  aqui mencionada.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Vasco Galvão Braga disse:

Obrigado pela resposta. Quanto ao ciclo do azoto, eu fiz a medição da amónia e dos nitritos consecutivamente ao longo deste tempo, tendo apanhado o pico da amónia em primeiro lugar e de seguida o dos nitritos, acompanhando pela baixa dos níveis da primeira (até 0). Por fim, testei até os nitritos baixarem até 0 também. Julgo que o ciclo do azoto é exatamente isso, o tempo que medeia até que haja colónias de bactérias suficientes para transformarem amónia-nitritos-nitratos. Testei novamente hoje e mantinham-se a 0. Percebo que o tempo possa não ter sido exatamente aquele que é mais frequente mas julgo que o ciclo foi finalizado.

Está certíssimo.

 

Quanto ao problema do peixe, eu sou apologista de fazer sempre tratamento anti-bacteriano, anti-fúngico e desparasitação (interna e externa) aos peixes novos. É demasiado comum os peixes novos virem com alguma doença latente, ou parasitas, e associados com o stress do transporte, sem tratamento, é normal perder sempre alguns.

  • Votar + 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Está certíssimo.

 

Quanto ao problema do peixe, eu sou apologista de fazer sempre tratamento anti-bacteriano, anti-fúngico e desparasitação (interna e externa) aos peixes novos. É demasiado comum os peixes novos virem com alguma doença latente, ou parasitas, e associados com o stress do transporte, sem tratamento, é normal perder sempre alguns.

Infelizmente a fêmea acabou por morrer.

Os outros estão todos cheios de energia, como se nada fosse.

Que produtos costuma usar para o fazer? Tem algum protocolo de atuação com o qual se dê bem? Sei que estou a abusar um bocadinho mas era mesmo excelente ter uma noção do modo como o fazer da melhor forma.

Muito obrigado pela ajuda 👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Vasco Galvão Braga disse:

Infelizmente a fêmea acabou por morrer.

Os outros estão todos cheios de energia, como se nada fosse.

Que produtos costuma usar para o fazer? Tem algum protocolo de atuação com o qual se dê bem? Sei que estou a abusar um bocadinho mas era mesmo excelente ter uma noção do modo como o fazer da melhor forma.

Muito obrigado pela ajuda 👍

Em Inglaterra, normalmente fazia sempre tratamento com API Pimafix e Melafix sempre que recebia peixes novos, mas aqui em Portugal (voltei à pouco tempo), não sei se foi por a água ser diferente ou por não ter feito logo tratamento no dia em que chegaram os peixes, não tive grandes resultados. Comecei a usar eSha 2000 e eSha Gastrobac em conjunto, que actuam como tratamento de largo espectro para fungos e bactérias.

Para parasitas, utilizo um desparasitante para cães  em pó (fenbendazole) diluído em água. Há alguns vídeos no youtube a explicar como se faz, mas é preciso ter muito cuidado a calcular bem a dose de desparasitante a diluir e com a dose a administrar. Mas fica muito mais barato (especialmente se tiver aquários grandes) que comprar produtos, por exemplo, da eSha para o mesmo efeito.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Votar + 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Em Inglaterra, normalmente fazia sempre tratamento com API Pimafix e Melafix sempre que recebia peixes novos, mas aqui em Portugal (voltei à pouco tempo), não sei se foi por a água ser diferente ou por não ter feito logo tratamento no dia em que chegaram os peixes, não tive grandes resultados. Comecei a usar eSha 2000 e eSha Gastrobac em conjunto, que actuam como tratamento de largo espectro para fungos e bactérias.

Para parasitas, utilizo um desparasitante para cães  em pó (fenbendazole) diluído em água. Há alguns vídeos no youtube a explicar como se faz, mas é preciso ter muito cuidado a calcular bem a dose de desparasitante a diluir e com a dose a administrar. Mas fica muito mais barato (especialmente se tiver aquários grandes) que comprar produtos, por exemplo, da eSha para o mesmo efeito.

Obrigado! 👍 E já agora, obrigado por vários dos teus comentários e posts que tenho vindo a ler e que me têm ajudado imenso nesta fase

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Vasco Galvão Braga disse:

Obrigado! 👍 E já agora, obrigado por vários dos teus comentários e posts que tenho vindo a ler e que me têm ajudado imenso nesta fase

De nada. Estamos todos cá para ajudar com o pouco que sabemos!

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.