Ph da água


Ricardo Folha

Recommended Posts

Boas a todos, tenho 1 grave problema que gostava de o resolver.

A água a da torneira cá de casa anda a rondar os 7.muitos de ph /8ph qual no meu aquário com cerca de 40 litros posso dizer que é o meu 1 aquário meti dentro  2 raízes com uns 20cm mais ou menos, substrato da jbl manado, 1 anubia pequena e 1 casca de côco a fazer de tóca.

Pela informação que adquiri à ler ver vídeos etc o ph deveria ter baixado 1 pouco daí deduzo que poderá ser o kh alto que não esteja a permitir tal coisa.

Já esperimentei usar o produto jbl ph minuns mas baixa o ph por pouco tempo, não o mantém. 

Caso alguém me poder ajudar agradeço, não sei se tento um redutor de kh e depois uso o jbl minuns já não sei o que faça. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... 

Cada vez que fazes uma tpa o KH baixa um pouco.. 

Recomendo te depois de fazeres uma tpa, colocars umas pinhas ou folha de amieiro. 

Começas com pouco e vais aumentando até teres o ph que deseja, pode não ficar certo mas fica lá perto. 

Eu controlei o meu ph de 7.5 para 7.1 assim. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo Folha

Bem vindo ao Fórum.

Para baixares o ph naturalmente sem produtos químicos podes colocares troncos,podes usar folhas de Amendoeira ( Catappa ) ou Turfa,tens e um inconveniente,a água vai ficar cor de chá,não vai fazer mal nenhum aos peixes,antes pelo contrario,as folhas de Catappa vão libertar Taninos com propriedades antibacterianas que vão ajudar os peixes,além de que a maioria dos peixes vivem na Natureza nesse ambiente água escuras, também podes usar Pinhas de Amieiro.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Ricardo Folha

Bem vindo ao Fórum.

Para baixares o ph naturalmente sem produtos químicos podes colocares troncos,podes usar folhas de Amendoeira ( Catappa ) ou Turfa,tens e um inconveniente,a água vai ficar cor de chá,não vai fazer mal nenhum aos peixes,antes pelo contrario,as folhas de Catappa vão libertar Taninos com propriedades antibacterianas que vão ajudar os peixes,além de que a maioria dos peixes vivem na Natureza nesse ambiente água escuras, também podes usar Pinhas de Amieiro.

Saudações  

Mas no meu caso o kh tem de baixar para poder baixar o ph, neste momento o aquário tem troncos "raízes" tem 1 anubia 1 metade de 1 coco não a maneira de dexer, está como tampão 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

Quote

(...)deveria ter baixado 1 pouco daí deduzo que poderá ser o kh alto que não esteja a permitir tal coisa.

(...)está como tampão 

Depois de ler este tópico todo, não consigo quantificar exactamente qual o valor de KH que a água tem neste momento, pois parece-me não estar descrita a medição realizada.

Será que poderias indicar qual o valor medido?

 

Um abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/06/2020 at 11:29, Ricardo Folha disse:

Eu ao fazer isso vou aumentar o meu ph tbm, porque a água da minha torneira sai quase a 8 de ph e eu queria estabilizar o ph a uns 7 ou mesmo 6.8

Fazes a tpa que te disse com água engarrada, tratas ela para tirar o cloro, deixas 48h e fazes a tpa... 

Medes o pH, se quiseres menos fazes como eu e o Álvaro te dissemos, folhas de amendoeiras, pinhas de amieiro, ou até a turfa. 

Sempre um pouco de cada vez para não teres variações bruscas de ph

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/06/2020 at 16:37, JVHiggs disse:

Bom dia

Depois de ler este tópico todo, não consigo quantificar exactamente qual o valor de KH que a água tem neste momento, pois parece-me não estar descrita a medição realizada.

Será que poderias indicar qual o valor medido?

 

Um abraço

 

Boa noite por acaso n tenho o teste do kh, apenas do gh que está em volta dos 13, tive a medir a no2 e tou com graves problemas que ta a rondar os 0.5+ já com tpa feita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Guilherme Rosa disse:

Fazes a tpa que te disse com água engarrada, tratas ela para tirar o cloro, deixas 48h e fazes a tpa... 

Medes o pH, se quiseres menos fazes como eu e o Álvaro te dissemos, folhas de amendoeiras, pinhas de amieiro, ou até a turfa. 

Sempre um pouco de cada vez para não teres variações bruscas de ph

Secalhar vou fazer isso porque o ph da torneira chega a 8, no aquário deve tar a 7.6 ou 7.8 o no2 está alto 0.5 mais ou menos sendo aquário de guppys com crias na maternidade, 1 corydora e 1 come algas penso que esse é 1 tipo chinês queria meter o ph a 7 máximo 7.4 penso que seja 1 bom ph para guppys desculpem a minha ignorância mas intrei neste mundo a pouco tempo mas não queria deixar os meus guppys a sofrer 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

Em geral os aquários quando ficam maduros,e com o tempo mais envelhecidos tem tendência a que o PH comece a baixar,isto fruto da quantidade de produto orgânico produzidos pelos peixes e plantas mortas que estão no substrato e nas rochas e recantos do aquário.

Quanto mais tu mexes para baixares o ph,pior,vais entrar em paranónia,o meu lema é,mexer o menos que for possível no aquário,a não ser para fazer TPA,s,podar plantas,e o resto deixo que a natureza faça o resto,além de que hoje em dia com a criação de peixes industrial os peixes estão quase habituados a esses ph.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Ricardo

Em geral os aquários quando ficam maduros,e com o tempo mais envelhecidos tem tendência a que o PH comece a baixar,isto fruto da quantidade de produto orgânico produzidos pelos peixes e plantas mortas que estão no substrato e nas rochas e recantos do aquário.

Quanto mais tu mexes para baixares o ph,pior,vais entrar em paranónia,o meu lema é,mexer o menos que for possível no aquário,a não ser para fazer TPA,s,podar plantas,e o resto deixo que a natureza faça o resto,além de que hoje em dia com a criação de peixes industrial os peixes estão quase habituados a esses ph.

Saudações 

Muito obrigado senhor Álvaro, também acho que quanto menos mecher melhor mas penso que 1 ph a 7.8 mais ou menos seja muito problemático em termos de amonia e nitrito para os meus guppys mesmo sendo eles mais virados para o alcalino. A minha amónia é nitrito não estão lá muito bem 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Baixar PH é difícil, ao contrário de subi-lo, isto é, de maneira a que fique sempre com os mesmos valores, estável. Se tens ph, kh e gh elevados na água da rede, é complicado. 

Tens a opção de química, que eu não aconselho porque é provisória e as que já referiram, opção natural, usando troncos que libertem taninos, solo tipo Ada ou Tropica, folha de amendoeira, turfa, etc. 

Para a litragem que referes se quiseres ter um ph mais baixo podes fazer de duas maneiras. 

Ou usas água de osmose e misturas com a tua até perceberes a relação entre estas para o ph pretendido ou compras garrafões de água mineral, tens alguns baratos de 6 Lt e com ph de quase 6 e pouco mais de seis. É um pouco dispendioso e trabalhoso. 

Se misturar-se 50% de água da tua rede com água mineral, poderás ter um ph substancialmente mais baixo. Se a relação óptima for 50 % é se fizeres troca semanal de 50 % gastas 20 l (10 da torneira e 10 de água mineral). Se os 40 litros forem brutos será ainda menos o valor nas trocas de água. 

Penso que não referiste as medidas do Aqua. 

O solo que utilizas, penso ser neutro. Não alterando. 

Regra geral, a água da rede vem com amónia, nitritos e nitratos, entre outros elementos químicos. 

Se gostas de plantas, deverias colocar mais. Elas vão ajudar a combater os valores que possas ter. 

Penso que não referiste o n° de guppys. Em condições normais eles procriam muito. Atenção ao n° de peixes que tens e à quantidade de comida usada. 

  • Gosto 1

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Arlindo disse:

Baixar PH é difícil, ao contrário de subi-lo, isto é, de maneira a que fique sempre com os mesmos valores, estável. Se tens ph, kh e gh elevados na água da rede, é complicado. 

Tens a opção de química, que eu não aconselho porque é provisória e as que já referiram, opção natural, usando troncos que libertem taninos, solo tipo Ada ou Tropica, folha de amendoeira, turfa, etc. 

Para a litragem que referes se quiseres ter um ph mais baixo podes fazer de duas maneiras. 

Ou usas água de osmose e misturas com a tua até perceberes a relação entre estas para o ph pretendido ou compras garrafões de água mineral, tens alguns baratos de 6 Lt e com ph de quase 6 e pouco mais de seis. É um pouco dispendioso e trabalhoso. 

Se misturar-se 50% de água da tua rede com água mineral, poderás ter um ph substancialmente mais baixo. Se a relação óptima for 50 % é se fizeres troca semanal de 50 % gastas 20 l (10 da torneira e 10 de água mineral). Se os 40 litros forem brutos será ainda menos o valor nas trocas de água. 

Penso que não referiste as medidas do Aqua. 

O solo que utilizas, penso ser neutro. Não alterando. 

Regra geral, a água da rede vem com amónia, nitritos e nitratos, entre outros elementos químicos. 

Se gostas de plantas, deverias colocar mais. Elas vão ajudar a combater os valores que possas ter. 

Penso que não referiste o n° de guppys. Em condições normais eles procriam muito. Atenção ao n° de peixes que tens e à quantidade de comida usada. 

O aquário neste momento é de 126 litros, 80cm X 35cm X 45cm. 

Das duas uma, ou o teste da amtra não é fiável e diz me que a água da torneira é de 7.5 a 8 e está 1 pouco mais baixo ou é mesmo esse ph e será complicado de o baixar em tpas, comprar garrafões é despendioso. Tbm se o teste tiver mal acho que os guppys não se reproduziam assim tanto, mas os 4 escalares que eu tenho até agora estão de boa saúde, tenho de tirar esta minha dúvida ao comprar outro teste de ph

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ricardo Folha disse:

O aquário neste momento é de 126 litros, 80cm X 35cm X 45cm. 

Das duas uma, ou o teste da amtra não é fiável e diz me que a água da torneira é de 7.5 a 8 e está 1 pouco mais baixo ou é mesmo esse ph e será complicado de o baixar em tpas, comprar garrafões é despendioso. Tbm se o teste tiver mal acho que os guppys não se reproduziam assim tanto, mas os 4 escalares que eu tenho até agora estão de boa saúde, tenho de tirar esta minha dúvida ao comprar outro teste de ph

Ricardo, 

Não me posso pronunciar sobre os testes dessa marca porque nunca usei nem conheço ninguém que use para poder falar sobre a sua fiabilidade. 

Mas, logo a partida tens peixes de ph diferentes. Na hora de comprar peixes ou de aceitar ofertas devemos ter algum conhecimento para poder proporcionar água e volume adequado aos peixes. 

Tens um aquário pequeno para escalares. As medidas que apontas são os litros em bruto, pelo que em líquido poderá rondar 100 Lt ou menos, descontando, altura do solo, etc. 

Penso que o mais fácil seria optares pelos peixes de ph mais elevado e excluir és os escalares. 

Podes colocar foto do teu Aqua. 

Falas no 1° post em 40 Lt.... 

A nível de pedras/ rochas tens alguma? Em tempos, usei umas lindíssimas que faziam subir imenso o ph kh e gh... 

Existe uma série de questões que são importantes. Para ajudar-te melhor é necessário saber o máximo de informação. Teres quase ph 8 de rede parece-me pouco provável. Por isso, penso que quando falas nos 7,5 (valor mais aceitável para água da rede) deves ter ou estar a fazer algo que ainda te eleva mais o ph. 

Quanto a amónia, nitritos e nitratos ela costuma vir na água da rede, tendo escalares, mais alimentação que fique no fundo, vais elevar ainda mais estes valores. Por isso, sempre que fazes troca de água baixas-os mas tens os sempre presentes. 

Há quanto tempo fizeste o ciclo? 

Sabes que existem fertilizantes que, para além de conterem os valores referidos aumentam também gh e ph, elevando assim o ph? 

😎😉😜

Editado por Arlindo
Rectificação

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Arlindo disse:

Ricardo, 

Não me posso pronunciar sobre os testes dessa marca porque nunca usei nem conheço ninguém que use para poder falar sobre a sua fiabilidade. 

Mas, logo a partida tens peixes de ph diferentes. Na hora de comprar peixes ou de aceitar ofertas devemos ter algum conhecimento para poder proporcionar água e volume adequado aos peixes. 

Tens um aquário pequeno para escalares. As medidas que apontas são os litros em bruto, pelo que em líquido poderá rondar 100 Lt ou menos, descontando, altura do solo, etc. 

Penso que o mais fácil seria optares pelos peixes de ph mais elevado e excluir és os escalares. 

Podes colocar foto do teu Aqua. 

Falas no 1° post em 40 Lt.... 

A nível de pedras/ rochas tens alguma? Em tempos, usei umas lindíssimas que faziam subir imenso o ph kh e gh... 

Existe uma série de questões que são importantes. Para ajudar-te melhor é necessário saber o máximo de informação. Teres quase ph 8 de rede parece-me pouco provável. Por isso, penso que quando falas nos 7,5 (valor mais aceitável para água da rede) deves ter ou estar a fazer algo que ainda te eleva mais o ph. 

Quanto a amónia, nitritos e nitratos ela costuma vir na água da rede, tendo escalares, mais alimentação que fique no fundo, vais elevar ainda mais estes valores. Por isso, sempre que fazes troca de água baixas-os mas tens os sempre presentes. 

Há quanto tempo fizeste o ciclo? 

Sabes que existem fertilizantes que, para além de conterem os valores referidos aumentam também gh e ph, elevando assim o ph? 

😎😉😜

Boas, na altura que criei o post tinha eu o aqua de 40 litros, já tenho o de 126 litros desde Julho com a utilização da água que tinha, quanto ao ph da rede e do aquário estão sempre a 7.5, só altera se eu meter por exemplo, jbl ph minus ou o redutor de kh e ph da sera qual com o da jbl passado 1 ou 2 horas volta a 7.5 o da será já se mantém por Mais tempo, mas isto não é vida para estar sempre gastar dinheiro em produtos de Baixar o ph em tpas e quando vejo que sobe.

Quanto aos escalares eu sei que são de água ácida eles na loja tavam com 1 ph super alto, medi a água quando cheguei a casa e deu muito azul ou seja marcou 8 a 8.5 eles aguardam andam tranquilos "acho eu" mas como referi, será que o teste da amtra é fiável? Terei eu uma água neutra se fizer os testes com uma marca tipo jbl ou mesmo da sera? 

Quanto ao ciclo já lá vai 2 meses que tenho o aquário fiz-lo a minha maneira, valores base do meu aquário e praticamente são sempre os mesmos são : ph 7.5, nitrito 0,05 a 0,1 e gh a 7/8 teste de amonia não tenho porque é bastante caro mas mais para a frente poderei comprar. Quanto a foto do aquário não estou a consseguir meter. 

Se me esqueci de algo avise

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Várias pessoas com escalares on discue que és zzz es, utilizam água de osmose e ra conseguirem um ph muito baixo. No entanto, como também existem pessoas que os conseguem manter em ph neutro. 

Como atrás referiram, muitas vezes é pior tentar baixar o ph através de químicos e ele voltar a subir, como podes provar isso. 

O hobby não pode ser um pesadelo. Também já passei por isso que estas a passar. É enervante. Se os peixes parecem estar bem. Não te mates. Como também referiram, é melhor um ph estável do que um sempre sobe e desce. 

Sem te querer influenciar, porque não quero que me venhas a pedir a fatura, tipo Arlindo gastei uma pipa de massa e não funcionou.... 

Aconselhava tirares o manano é usar solo tipo Ada, tropica, etc, qualquer marca que tenha um solo que desça ph, kh e gh. Se bem que estes podem esgotar esta capacidade ao fim de 1 ano 1/5. E usares também CO2. 

Cm.? omo referiram podes usar turfa no filtro (parece bolas de substrato, utilizando um saco próprio ou uma meia tipo licra de senhora). 

Também encontras uns blocos que parece uma espécie de feno prensado mas mais duro. Eu já utilizei há muitos anos estes para colocar debaixo do solo mas, a finalidade eram as plantas. A turfa é ácida e a maior parte das plantas adora. Não te posso falar se diminui o ph da água estando coberta. Se pensares nisto, por favor pesquisa na net para evitares desastres. 

 

 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/09/2020 at 21:18, Arlindo disse:

Várias pessoas com escalares on discue que és zzz es, utilizam água de osmose e ra conseguirem um ph muito baixo. No entanto, como também existem pessoas que os conseguem manter em ph neutro. 

Como atrás referiram, muitas vezes é pior tentar baixar o ph através de químicos e ele voltar a subir, como podes provar isso. 

O hobby não pode ser um pesadelo. Também já passei por isso que estas a passar. É enervante. Se os peixes parecem estar bem. Não te mates. Como também referiram, é melhor um ph estável do que um sempre sobe e desce. 

Sem te querer influenciar, porque não quero que me venhas a pedir a fatura, tipo Arlindo gastei uma pipa de massa e não funcionou.... 

Aconselhava tirares o manano é usar solo tipo Ada, tropica, etc, qualquer marca que tenha um solo que desça ph, kh e gh. Se bem que estes podem esgotar esta capacidade ao fim de 1 ano 1/5. E usares também CO2. 

Cm.? omo referiram podes usar turfa no filtro (parece bolas de substrato, utilizando um saco próprio ou uma meia tipo licra de senhora). 

Também encontras uns blocos que parece uma espécie de feno prensado mas mais duro. Eu já utilizei há muitos anos estes para colocar debaixo do solo mas, a finalidade eram as plantas. A turfa é ácida e a maior parte das plantas adora. Não te posso falar se diminui o ph da água estando coberta. Se pensares nisto, por favor pesquisa na net para evitares desastres. 

 

 

[gallery640x480]
[album]5172[/album]
[/gallery]

 

Acho que está aí as fotos que me pediu 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Ricardo Folha disse:

×
 
large.IMG_20200913_180752.jpg.046634776a
 
large.IMG_20200913_180729.jpg.505407173c
 
large.IMG_20200914_192722_865.jpg.8eeb81
 
large.IMG_20200915_143551.jpg.d053e1aa5c
1 / 4
 
 
 
 
 
large.IMG_20200913_180752.jpg.046634776a
large.IMG_20200913_180729.jpg.505407173c
large.IMG_20200914_192722_865.jpg.8eeb81
large.IMG_20200915_143551.jpg.d053e1aa5c
 
 
 

 

 

Acho que está aí as fotos que me pediu 

Ricardo, tenho num aqua de 60 problema idêntico ao teu. A minha água de rede vem com cerca de ph 7,4, gh 10 e kh 6.

No meu caso desconfio de duas coisas que não estão a permitir baixar estes valores: areia tipo amazonas que não refere nada sobre ser neutra e o solo tropica com uso de cerca de 7 anos, esgotado que já não oferece capacidade de baixar PH, kh e gh. (Estou a utilizar baixo Input de CO2 porque não tenho válvula solenoid)

large.IMG_20200814_131854.jpglarge.IMG_20200814_140626.jpglarge.IMG_20200825_173351.jpg

Tenho andado ocupado com outro projecto, o meu novo 80 p que, tem a mesma água de rede mas, tem solo tropica novo, não tem rochas tipo seyriu que elevam ph, kh e gh. Utilizo co2 pressurizado e tenho valores na ordem de: ph 6,5, kh <3, gh <5.

large.IMG_20200915_224348.jpg

Não sei se no teu caso a areia que estás a usar é sílica, se for tem ph alcalino. Os seixos que usas, pelo menos o cinza pode ser alcalino. 

Existe um método para verificares. Retira-os e deixa cair umas gotas de vinagre. Se reagir com pequeno borbulhar quer dizer que é alcalino. Este método nem sempre é viável, pelo que é melhor utilizar reagente própria,. Não sei se vendem nas lojas de aquariofilia. 

As respostas para o problema já foram todas dadas. Sei que depois de montar e ter fauna é sempre complicado meter as mãos ao trabalho, mais o custos que isso acrescenta. Mas ninguém aqui aqui vai dar-te uma receita para resolver a situação tipo, metes umas gotas de limão semanalmente, aquando a troca de água e pronto, resolves os valores. 😂😂😂😂😂

Eu aumentaria um pouco a área que tens delimitada para as plantas e colocava Sagittaria subulata,  faz moitas, não é difícil e lança runners. Fica tipo tapete mas alto. Acrescentava cryptocoryne é vallisneria, a maus pequena. 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Arlindo disse:

Ricardo, tenho num aqua de 60 problema idêntico ao teu. A minha água de rede vem com cerca de ph 7,4, gh 10 e kh 6.

No meu caso desconfio de duas coisas que não estão a permitir baixar estes valores: areia tipo amazonas que não refere nada sobre ser neutra e o solo tropica com uso de cerca de 7 anos, esgotado que já não oferece capacidade de baixar PH, kh e gh. (Estou a utilizar baixo Input de CO2 porque não tenho válvula solenoid)

large.IMG_20200814_131854.jpglarge.IMG_20200814_140626.jpglarge.IMG_20200825_173351.jpg

Tenho andado ocupado com outro projecto, o meu novo 80 p que, tem a mesma água de rede mas, tem solo tropica novo, não tem rochas tipo seyriu que elevam ph, kh e gh. Utilizo co2 pressurizado e tenho valores na ordem de: ph 6,5, kh <3, gh <5.

large.IMG_20200915_224348.jpg

Não sei se no teu caso a areia que estás a usar é sílica, se for tem ph alcalino. Os seixos que usas, pelo menos o cinza pode ser alcalino. 

Existe um método para verificares. Retira-os e deixa cair umas gotas de vinagre. Se reagir com pequeno borbulhar quer dizer que é alcalino. Este método nem sempre é viável, pelo que é melhor utilizar reagente própria,. Não sei se vendem nas lojas de aquariofilia. 

As respostas para o problema já foram todas dadas. Sei que depois de montar e ter fauna é sempre complicado meter as mãos ao trabalho, mais o custos que isso acrescenta. Mas ninguém aqui aqui vai dar-te uma receita para resolver a situação tipo, metes umas gotas de limão semanalmente, aquando a troca de água e pronto, resolves os valores. 😂😂😂😂😂

Eu aumentaria um pouco a área que tens delimitada para as plantas e colocava Sagittaria subulata,  faz moitas, não é difícil e lança runners. Fica tipo tapete mas alto. Acrescentava cryptocoryne é vallisneria, a maus pequena. 

Meu aquário sempre foi 7.5 tanto no pequeno de 40 litros com substrato manado tanto no upgrade para esse das fotos, essa tal pedra cinza, já a raspwi e meti gotas de vinagre e não fermentou acho que quer dizer que não Altera o ph, já a areia tinha a parte preta que é substrato fértil da amtra master soil por baixo da areia como foi misturando eu aspire tudo e separei a areia do mesmo, as pedras estam naquela posição para impedir a passagem tando da areia para o substrato como o substrato para a areia que 1 dia mais tarde vou aspirar o resto da areia e meter mais substrato acho que fica um visual mais simpático, sobre meter mãos areia até o posso fazer mas acho que no meio mais baixo. Dá um aspecto mais bonito. Isso de gotas na água do aquário tbm já tentei mas volta a subir vinagre não ajuda a tamponar, apenas baixa e sobe em menos de 5 horas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ricardo eu estava a satirizar/ ironizar sobre o limão.... Oh, mu good.... Não acredito que fostes por gotas de vinagre! 

 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é... Sobre as pedras retiras e colocas vinagre para ver se espuma um pouco ou borbolha. 

EM relação a colocar gotas de vinagre para descer o ph, eu estava a brincar / satirizar. 

Por favor, lê com mais atenção sobre o que postam para não fazeres desastres! 

Abraço 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/09/2020 at 01:08, Arlindo disse:

Isto é... Sobre as pedras retiras e colocas vinagre para ver se espuma um pouco ou borbolha. 

EM relação a colocar gotas de vinagre para descer o ph, eu estava a brincar / satirizar. 

Por favor, lê com mais atenção sobre o que postam para não fazeres desastres! 

Abraço 

Não, so meti as gotas de vinagre no meu aquário antigo, tentei dizer que não funciona, qualquer das formas o meu ph é 7.5 e terei de me  mentalizar que não posso baixar, neste momento como vendi os meus 4 escalares a minha fauna é praticamente guppys, corydoras, come algas chinês e o labeo frenatus foras 2 rasboras é 2 bêbados, o ph está bom para essas espécies a minha ideia inicial era um amazonico qual para isso precisava de ph mais baixo, como não tenho é jogar com este ph, se que conseguia meter os ciclídeos kribensis mas como tenho reprodução de guppys no meu aquário isso ia me complicar a vida, tenho de ficar pelos poicilideos apenas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.