Ph não para de subir


William Pereira

Recommended Posts

Boa noite, Estou com um problema de ph no meu  aquário de 80L, estou usando acid e alkaline buffer para controlar o ph, hoje abaixei o ph para 6,6 duas horas depois já estava em 7,6 ou mais, meu aquário tem 2 meses, segue as informações:

Fauna: Guppys, Molly, foguinho

Flora: elodea, monte carlo, ludwigia red

Substrato fértil plant active da ocenan tech

KH: 6

Gh: 3

PH: 7,6

Amônia e nitrito zerados

https://www.transfernow.net/BVnmTF062020

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite William.

 

Sua fauna está quase correta, Guppys e Molinésia são de PH alcalino, não há problema, o tetra foguinho está no lugar errado ai. O problema do seu PH é a reserva alcalina, seu KH está muito alto, por mais que jogue acidificante na água ele vai absorver e voltar novamente depois de um tempo. O KH causa o efeito tampão. Você tem algumas opções, TPA`s de 30% até abaixar o KH, ai tem que ver se sua água da torneira sai com esse KH alto, se for vai ter que tirar o peixe de ph baixo da fauna. Utilizar um buffer discus para abaixar e tamponar o PH; pode utilizar algum produto para baixar o PH de forma natural e gradual, como a turfa Sera Super Peat; pode usar o Acid Buffer e Alkaline Buffer em conjunto, mas somente essa marca em conjunto, ele vai ajustar e tamponar, conforme Calculadora uso Acid Buffer e Alkaline Buffer, e esse vídeo explicando Vídeo explicativo. Tem também o CO2, ele causa a diminuição do PH. 

 

Lembre que a escala de PH é logarítmica, um PH 4 é 10 vezes mais ácido que um PH 5, e 100 vezes mais ácido que um PH 6 e 1000 vezes mais ácido que um PH 7, não se recomenda variações acima de 0,5 para correções diárias, de preferência na mesma faixa de PH, para evitar danos, sofrimento e stress.

 

Esse seu substrato pode estar liberando os carbonatos e bicarbonatos que estão alterando o PH. 

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

Provavelmente é o substrato que está a causar o aumento do PH, também poderá vir de algum tipo de rocha ou cascalho que tenhas que seja calcário. Mesmo assim, não andes atrás dos parâmetros, isso é um erro, é melhor manter a qualidade da água estável porque os peixes adaptam se com o tempo mas se houver muitas flutuações eles iram sofrer com isso e acabar por desenvolver doenças e/ou morrer. Segue o conselho das tpas regulares e utiliza acidificantes naturais como driftwood ou folhas de catappa. Não mesas muito na água, deixa tudo estabilizar e manter se estável, não irás ter problemas. Contudo, digo isto devido à fauna que referiste, se tiveres peixes mais sensíveis e mesquinhos, como discus por exemplo talvez necessites de adequar esses parâmetro. Tirando isso, o único problema que poderás ter assim de maior será nas plantas que conseguem ser mais difíceis de manter do que os animais. Estabilidade é o segredo. Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.