Stiphodon ornatus


bettaa

Recommended Posts

Pessoal

Durante umas pesquisas descobri o peixe Stiphodon ornatus. Segundo li é excelente comedor de algas inclusive as BBA e estou a considerar comprar. Mas como tenho algumas dúvidas venho recorrer à vossa ajuda.😊

Podem dizer-me:

1 - Os peixes crescem muito?

2 - Poderão ser colocados num aqua de dimensões 40x25x30cm -  30L?

3 - Devem estar em cardume? Sem sim qual  a quantidade mínima?

4 - Comem algas nos vidros como os Otocinclus?

5 - São compatíveis com peixes Betta?

6 - São compatíveis com camarões Amano e 1 caracol Neritina Pulligera?

Desde já agradeço a vossa ajuda.😉

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Alvaro Silva disse:

Boas bettaa

 Vê aqui há tua resposta ,https://www.aquaonline.com.br/peixes/doce/fundo/2091-stiphodon-atropurpureus 

Saudações 

Essa resposta deixou-me muito triste 😢....queria juntar aos 3 camarões Amano que já tenho, 1 ou 2 Stiphodon Ornatus para reforçar a equipa de limpeza de algas, mas o meu aqua só tem 30L....😢

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, Guilherme Rosa disse:

Boas.. 

Se o teu objectivo é para combater algas, porque não colocas uma equipa de neritinas por exemplo? 

Eu tenho no aqua 1 Betta e 3 Amano. Estava a pensar comprar mais 4 Amano tamanho XL e 1 caracol Neritina Pulligera. Entretato vi os Stiphodon Ornatus e achei bonitos.  Com o Betta não posso colocar camarões pequenos e peixes muito vistosos. Eu já tive Otocinclus mas são peixes muitos melindrosos e sensíveis a alterações nos valores do ambiente do aqua. Infelizmente morreram e não voltei a comprar...

 

há 46 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas bettaa

Pois,mas ainda não perdestes tudo,pelo menos não chegastes a comprar o peixe.

Saudações

É bem verdade Sr Álvaro. No entanto antes de comprar qualquer ser vivo para o meu aqua eu procuro saber se é compatível com o tamanho do aqua e com a fauna que já tenho.

Editado por bettaa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas fiquei na dúvida se o teu objectivo seria o combate a algum tipo de algas ou assim.. 

Se for o caso, penso se colocares umas 3 neritinas, e se o seu beta for amigável, penso que se colocar um ancistrus não lhe fará mal... 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Guilherme Rosa disse:

Mas fiquei na dúvida se o teu objectivo seria o combate a algum tipo de algas ou assim.. 

Se for o caso, penso se colocares umas 3 neritinas, e se o seu beta for amigável, penso que se colocar um ancistrus não lhe fará mal... 

Sim, o meu objetivo é combater as algas mas eu tenho visto os "mestres" do fórum dizer: a solução para o combate às algas não é comprando fauna para o fazer mas sim controlando os valores da água através de uma manutenção rigorosa...E eu concordo com eles.

Podemos ter peixes, camarões ou caracóis que nos ajudam no combate às algas mas estes não devem ser comprados com esse único objetivo. Se estiver a dizer alguma asneira, por favor corrijam-me.

Quanto ao Ancistrus, nunca tive mas tenho ideia que é um peixe com um tamanho incompatível com o meu aqua de 30L, à semelhança do Stiphodon Ornatus. Não é assim?

Editado por bettaa
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.. 

Concordo a 100 % contigo.. 

Mas dei por certo tu teres os parâmetros controlados..

Neretinas e ancistrus adoro os por isso os recomendei. 

Ancistru ainda cresce uns 10/12 cm, mas qual é o comprimento do seu aquário? 

Eles precisam de uma toca e madeira e plantinhas se poder, não sei se tem... 

Mas concordo consigo... As vezes uma boa tpa faz milagres. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Guilherme Rosa disse:

Sim.. 

Concordo a 100 % contigo.. 

Mas dei por certo tu teres os parâmetros controlados..

Neretinas e ancistrus adoro os por isso os recomendei. 

Ancistru ainda cresce uns 10/12 cm, mas qual é o comprimento do seu aquário? 

Eles precisam de uma toca e madeira e plantinhas se poder, não sei se tem... 

Mas concordo consigo... As vezes uma boa tpa faz milagres. 

O meu aquário tem estas dimensões: 40x25x30cm - 30L. Penso ser pequeno para Ancistrus, se já o é para os Stiphodon Ornatus

Como plantas tenho Anubia Pangolino, Anubia Nana, Cryptocorine Wendtii Green, Musgo Spiky e Elodea. Esta última está a crescer bem. Nas outras está a aparecer uma alga preta. Daí eu ter pensado nos Stiphodon Ornatus e numa Neritina Pugillera. Os primeiros ficaram fora de hipótese, a segunda está em ponderação. Tenho lido que esses caracóis gostam de passear fora do aquário e tenho receio de um dia aparecer-me a Neritina debaixo do sapato...🙁

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas bettaa

Tens um caracol Neritina Natalensis ( Neritina Zebra ) comem tudo o que é algas.

Saudações 

Sim, já li que as Neritinas são devoradoras de algas. Mas o meu medo é aquele que falei no post anterior. Que a Neritina saia do aquário e eu a pise ou tenha de andar a procurá-la pela casa... Li no site de uma loja de aquariofilia (a Aquaeden, se não estou em erro) que as Neritina Pulligera, em concreto, não têm tanta tendência em sair do aqua, como as outras o fazem. Daí eu estar a pensar comprar esta espécie de Neritina.

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.