Neons verdes demasiado tímidos - ajuda


Inês Guilherme

Recommended Posts

Olá a todos,

Tenho um aquário plantando de 60 litros, montado desde março, os peixes vieram depois a meados de Abril. Como sou iniciante optei por peixes supostamente fáceis de manter, robustos e claro esteticamente bonitos. Tenho neste momento 1 betta, 4 otocinclus e 11 neons. Optei pelos neons verdes pois li que eram mais pequenos. Contudo, quase que nunca os vejo. Estão sempre escondidos no meio das plantas e só saem de vez em quando para espreitar quando não está ninguém por perto. Assim que me aproximo do aquário desaparecem. Já cheguei a ver o betta a andar atrás deles, no entanto também já os vi diversas vezes perto do betta sem problema algum. Muitas vezes até tenho dificuldade em dar-lhes comida pois têm tanto medo de mim que quase que se recusam a sair dos arbustos.. Não tenho crianças que possam assustar os peixes, não há barulhos altos em casa, nem nada que justifique, na minha opinião, eles terem tanto medo de pessoas.

O mais estranho é que quando faço a limpeza do aquário é quando os vejo mais. Quando começo a aspirar a água é quando eles acham apropriado sair do esconderijo e vir mais para a frente. Não consigo perceber. São lindos e adoro-os mas esta situação já me anda a frustrar demasiado. Comprei os peixes para os poder ver.  

Queria perguntar se alguém me consegue ajudar. Alguma dica de como lidar com peixes tímidos?  Será que devia manter a coluna de água mais baixa? No entanto não é muito bonito ver o aquário assim. 🤔 Vou agora arranjar três platys agora pois ouvi dizer que poderão ajudar os peixes mais tímidos a sentirem-se mais seguros. Mas não sei bem o que mais poderei fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Realmente é chato ter os bixinhos sempre escondidos, mas se eles se escondem é porque têm receio de algo. 

Como são peixes de cardume, se fossem só 3 ou 4 seria normal ficarem tímidos, agora sendo 11 néons é estranho.. 

O seu beta é macho ou fêmea? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É macho. Já pensei se seria ele o problema.. Mas como já vi os neons perto dele várias vezes sem aparentemente estarem stressados não sei. Mesmo quando vi o betta a abrir as guelras e ir de encontro a eles, os neons são muito mais rápidos e limitam-se a desviarem-se. Eles parece que têm é mesmo muito medo de mim, das pessoas, de vultos perto do aquário. Neste momento muito honestamente, o aquário não tem piada nenhuma, pois parece que só lá tenho o betta feliz e contente. 

Agradeço qualquer dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Inês

Se tens um gato pode ser ele que os intimida,pois por experiência própria tive esse problema,hoje o gato já esta com mais juízo, ou pode mesmo ser o Betta.

 

Saudações  

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo lhe uma dica para você experimentar.. 

Se tiver outro aquário, com as devidas atenções e sem grandes diferenças do aquário principal, retire o beta para esse aquário 2 dias e veja se nota diferença nos néons. 

Se os vir mais soltos pode já ter a sua resposta. 

Os parâmetros da água estão como eles gostam?

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso tenho uma gata! Mas és estranho, ela não liga nenhuma ao aquário. Ignora por completo 😅

E também tenho um outro aquário antigo pequeno, de 30 litros. No entanto não tenho filtro nem termóstato para aguentar lá o betta. Se calhar, quando tiver mais calor, a água deve-se aguentar mais quente e seria possível tê-lo lá assim? Só por dois dias, penso que ele também não tivesse necessidade de um filtro certo?

 

Obrigada pelas respostas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Secalhar a gata só liga ao aquário, quando você não está em casa xD. 

Existe esse mito que os beta não precisam de filtragem no aquário.. Eu não concordo, contudo existe muita gente a faze lo. 

Penso que 2 dias não lhe fará mal... 

Mas convinha colocar a água que retirou da tpa para esse aquário mais pequeno, para ele não sentir diferença. 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Inês

O meu gato quando eu estava presente ele também não ligava puto,pelas minhas costa o gato saltava para junto do aquário,ate que eu o apanhei e dei-lhe uma bronca,a seguir a esta foram mais algumas vezes,mas agora já esta um pouco mais velho,a coisa melhorou.

Inês, vai a uma loja dos Chineses compras um filtro de mochila e um termostato muito baratos para desenrascares,e a sim o Betta não fica sem filtro.

Saudações

  • Obrigado(a) 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/06/2020 at 20:03, Inês Guilherme disse:

É macho.

Bettas macho são peixes demasiado territoriais para ter em comunitários. Não é bom nem para os outros nem para o Betta que passa a vida stressado.

On 16/06/2020 at 08:13, Inês Guilherme disse:

Só por dois dias, penso que ele também não tivesse necessidade de um filtro certo?

Todos os peixes precisam de filtro e de um aquário ciclato.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas sugestões. Por acaso tenho novidades relativamente aos neons! Não pus de parte a possibilidade de o problema ser o betta, no entanto andei a pesquisar um pouco sobre o comportamento de peixes mais tímidos e houve uma solução que encontrei e pensei que talvez merecesse a pena tentar. Pelos vistos existem os chamados "dither fish", que são peixes menos tímidos, mais vivaços, que se mexam mais. Pelo que encomendei 3 platys.

Quando eles chegaram, o betta foi retirado do aquário durante uma hora e colocado após, de modo a que ele não implicasse com os recém chegados e até agora anda tudo às mil maravilhas 🙂 o betta até ignora os platys e os neons estão muito mais desinibidos. Andam por todo o aquário a passear dispersos. Nunca os tinha visto tão relaxados. Só quando me aproximo é que se escondem um pouco, mas passado um bocado voltam logo espreitar.

 

Pelos vistos só precisavam de outros peixes lá para se sentirem mais seguros 😅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.