Primeiro aquário


Kneissel

Recommended Posts

Olá a todos!

Antes de mais, informo que é o meu primeiro aquário! Tenho tentado informar-me de tudo mas é muita informação... Daí vir pedir uma pequena ajuda!

O meu aquário já terminou o ciclo do azoto. Tenho 3 tipos de plantas naturais e 2 camadas de substrato. Queria colocar limpa fundos ou limpa vidros e não sei que espécie colocar... Queria que fosse eficiente mas que não ficasse muito grande, como é óbvio. Conselhos?

Obrigado! 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa nesta forma.. 

Um peixe cresce 5 cm, precisa de 5 L 

Tens 60L

Tens de escolher espécies que em tamanho adulto a soma não passe dos 60cm/60L

Portanto peixes se fundo recomendo te as corydoras( tenho albinas, adoro as) , passam o dia inteira a "cheirar" o fundo, mas também são bastante activas e sobem os vidros e vão em sprint contra o topo da água e voltam a descer, são óptimos. São peixes de cardume, mas se colocar um casal não há problema que eles adaptam se bem. 

Tens também o ancistru, arrasta se por todo o aquário, chão e vidros. Os machos são um pouco territórias, portanto chega um macho porque ainda cresce até os 10 cm, ou seja precisa de 10L.

Para os vidros tens os ottocinclos affinis, crescem até os 5 cm, é um peixe de cardume, no mínimo deveria ser 5 mas se colocares 3, um macho e duas fêmeas, não haverá problemas.. 

Vê também os caracóis neritinas para os vidros, fazem um trabalho muito lento mas vão se arrastando pelos vidros ahah 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kneissel

Para um aquário de 60 litros podes colocares peixes começando por baixo, colocas 3 Corydoras,podes colocar um Ancistru,para meio água colocas peixes de cardume no mínimo 6 que não cresçam mais de 1,5cm ou 2cm ,se tiveres um bom filtro ate podes colocares dois cardumes de peixes pequeno cada cardume de 6 elementos,e para ajudar mais na limpeza de algumas algas tens os Camarões Amano que são umas maquinas a comer algas.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos em 2020 e ainda há pessoal a falar em cm por litro.... Um Óscar cresce até 45cm vais meter o peixe em 45L? Como é que falas na relação de "60cm/60L" se eu por exemplo tenho um aquário de 60L em que a sua maior medida é o comprimento e só tem 55cm alguém me sabe explicar como enfio um peixe de 60cm num aquário de 55cm(60L)?

Guilherme desculpa lá que eu sei que o teu objetivo é ajudar mas essa coisa de cm por litros é uma lógica ridícula que leio há anos e que me faz bastante comichão por ser completamente falsa e haver um monte de gente a dizer isso principalmente em grupos do Facebook...(no Facebook vale tudo)

Com isto dito... E tendo eu um aquário de 60L para limpa vidros/plantas/Hardscape etc aconselho-te Ottocinclus são peixes que não passam dos 5cm e são peixes de cardume uns 4 seria o suficiente mas se meteres mais eles agradecem(quantos mais ottos menos de outra espécie convém não exagerar no número de peixes), mas aviso-te já que não vão fazer tudo, tu vais continuar a precisar de limpar algas, eles ajudam mas não eliminam por completo, quanto a peixes de fundo não são realmente necessários não sei se os queres porque gostas ou se queres para ajudar a limpar o fundo se queres porque gostas aconselho ancistrus, se queres só para limpar aconselho-te caracóis, caracóis como Physas ou Malasyan trumpet(estes últimos são melhores para limpar o substrato) o que eles fazem é garantir que a comida que chega ao substrato e não é comida pelos peixes será comida por eles, ou seja fazem o mesmo que os peixes a diferença é que produzem uma carga orgânica bem menor e isso é bom, o motivo pelo qual não aconselhei corydoras é porque não é raro encontrar casos em que 1 corydora abre um buraco no substrato e tendo em conta que dizes que tens 2 solos se o de baixo for fértil corres o risco da corydora escavar até ao fértil e aí terás um boom de algas e provavelmente a morte de todos os peixes dependendo da gravidade do buraco, isto porque um substrato fértil liberta amonía que é tóxica aos peixes(esse é o motivo pelo qual deve ser sempre revestido com uma camada ativa ou inerte)

Eu no meu tenho camarões red cherry(15), bastantes Physas, 2 Ottos e 6 Tetras foguinho e mesmo assim tenho algumas algas nos vidros e em algumas rochas(poucas mas tenho) só para teres uma noção de que o aquário vai sempre precisar de uma mãozinha tua.

Lembra-te de mais uma coisa 60L é um aquário pequeno, portanto, aquário pequeno peixes pequenos, não metas peixes que o seu tamanho em adulto chegue a 60cm, nem a 50cm, nem a 40, 30, 20 enfim.... Eu sei que preferias que eu te dissesse o contrário também já passei por isso... Fiz porcaria e é por isso que te estou a avisar, na minha opinião de quem tem um aquário semelhante e sendo que peixes pequenos grande parte são de cardume não aconselho peixes que passem dos 5cm em adultos, ou seja, 4 ottos e 10 néons por exemplo acho que seria uma boa opção.

Em relação ás neritinas concordo com o Guilherme são lentas mas eficientes, no entanto, põe ovos brancos espalhados por todo o aquário... Vidros, equipamentos, folhas, rochas, madeiras enfim pesquisa no Google por ovos de neritina e vais perceber o que estou a dizer, depois escolhes se queres ou não mas acho pertinente esta informação dado que eu odeio os pontos brancos que deixam pelo aquário.

Em relação aos caracóis em geral também se fala por aí que são um praga... Não são... São uma praga nas mãos de quem alimenta em demasia se estiveres a alimentar o suficiente para os teus peixes a colônia de caracóis vais estar controlada se alimentares em demasia vais notar que vais ter aí uma praga eu tenho caracóis propositadamente em todos os meus aquários exatamente porque quero saber se estou a alimentar corretamente até porque excesso de alimento é problemático e ajudam a limpar o aquário.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida avisa isto ao início parece muito complicado mas com o tempo e experiência isto começa a tornar-se fácil.

PS: Que filtro tens? Arrisco a dizer que talvez tenha feito porcaria ao ter chutado números de peixes sem saber que filtro tens, os números que eu disse acima são a pensar que tens um filtro hang on, se o filtro for interno aconselho-te a mudar de filtro antes de comprares peixes e dar mais uma semana antes de meter peixes, lembra-te não metas tudo de uma vez adiciona por exemplo primeira os ottos e umas semanas depois os néons (isto seguindo o exemplo de peixes que te dei mas penso que tenhas entendido o que quis dizer).

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Brunomcc2000 disse:

Estamos em 2020 e ainda há pessoal a falar em cm por litro.... Um Óscar cresce até 45cm vais meter o peixe em 45L? Como é que falas na relação de "60cm/60L" se eu por exemplo tenho um aquário de 60L em que a sua maior medida é o comprimento e só tem 55cm alguém me sabe explicar como enfio um peixe de 60cm num aquário de 55cm(60L)?

Guilherme desculpa lá que eu sei que o teu objetivo é ajudar mas essa coisa de cm por litros é uma lógica ridícula que leio há anos e que me faz bastante comichão por ser completamente falsa e haver um monte de gente a dizer isso principalmente em grupos do Facebook...(no Facebook vale tudo)

Com isto dito... E tendo eu um aquário de 60L para limpa vidros/plantas/Hardscape etc aconselho-te Ottocinclus são peixes que não passam dos 5cm e são peixes de cardume uns 4 seria o suficiente mas se meteres mais eles agradecem(quantos mais ottos menos de outra espécie convém não exagerar no número de peixes), mas aviso-te já que não vão fazer tudo, tu vais continuar a precisar de limpar algas, eles ajudam mas não eliminam por completo, quanto a peixes de fundo não são realmente necessários não sei se os queres porque gostas ou se queres para ajudar a limpar o fundo se queres porque gostas aconselho ancistrus, se queres só para limpar aconselho-te caracóis, caracóis como Physas ou Malasyan trumpet(estes últimos são melhores para limpar o substrato) o que eles fazem é garantir que a comida que chega ao substrato e não é comida pelos peixes será comida por eles, ou seja fazem o mesmo que os peixes a diferença é que produzem uma carga orgânica bem menor e isso é bom, o motivo pelo qual não aconselhei corydoras é porque não é raro encontrar casos em que 1 corydora abre um buraco no substrato e tendo em conta que dizes que tens 2 solos se o de baixo for fértil corres o risco da corydora escavar até ao fértil e aí terás um boom de algas e provavelmente a morte de todos os peixes dependendo da gravidade do buraco, isto porque um substrato fértil liberta amonía que é tóxica aos peixes(esse é o motivo pelo qual deve ser sempre revestido com uma camada ativa ou inerte)

Eu no meu tenho camarões red cherry(15), bastantes Physas, 2 Ottos e 6 Tetras foguinho e mesmo assim tenho algumas algas nos vidros e em algumas rochas(poucas mas tenho) só para teres uma noção de que o aquário vai sempre precisar de uma mãozinha tua.

Lembra-te de mais uma coisa 60L é um aquário pequeno, portanto, aquário pequeno peixes pequenos, não metas peixes que o seu tamanho em adulto chegue a 60cm, nem a 50cm, nem a 40, 30, 20 enfim.... Eu sei que preferias que eu te dissesse o contrário também já passei por isso... Fiz porcaria e é por isso que te estou a avisar, na minha opinião de quem tem um aquário semelhante e sendo que peixes pequenos grande parte são de cardume não aconselho peixes que passem dos 5cm em adultos, ou seja, 4 ottos e 10 néons por exemplo acho que seria uma boa opção.

Em relação ás neritinas concordo com o Guilherme são lentas mas eficientes, no entanto, põe ovos brancos espalhados por todo o aquário... Vidros, equipamentos, folhas, rochas, madeiras enfim pesquisa no Google por ovos de neritina e vais perceber o que estou a dizer, depois escolhes se queres ou não mas acho pertinente esta informação dado que eu odeio os pontos brancos que deixam pelo aquário.

Em relação aos caracóis em geral também se fala por aí que são um praga... Não são... São uma praga nas mãos de quem alimenta em demasia se estiveres a alimentar o suficiente para os teus peixes a colônia de caracóis vais estar controlada se alimentares em demasia vais notar que vais ter aí uma praga eu tenho caracóis propositadamente em todos os meus aquários exatamente porque quero saber se estou a alimentar corretamente até porque excesso de alimento é problemático e ajudam a limpar o aquário.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida avisa isto ao início parece muito complicado mas com o tempo e experiência isto começa a tornar-se fácil.

PS: Que filtro tens? Arrisco a dizer que talvez tenha feito porcaria ao ter chutado números de peixes sem saber que filtro tens, os números que eu disse acima são a pensar que tens um filtro hang on, se o filtro for interno aconselho-te a mudar de filtro antes de comprares peixes e dar mais uma semana antes de meter peixes, lembra-te não metas tudo de uma vez adiciona por exemplo primeira os ottos e umas semanas depois os néons (isto seguindo o exemplo de peixes que te dei mas penso que tenhas entendido o que quis dizer).

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Obrigado a todos!!

Se já estivesse na posse de algumas das informações que me deste aqui, talvez não tivesse adquirido 2 corydoras ontem...

Coincidência ou não, estou a notar o aparecimento de algas nos vidros. Vou tapar bem todo o substrato fértil mas ainda assim, há algo que eu possa fazer? Algum tipo de caracóis ou um limpa vidros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos filtros, são os que vinham com o aquário: CF BIO 150, tem uma esponja, um filtro para bactérias e um dito “normal”. A marca também vende um só para algas 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Brunomcc2000 disse:

Estamos em 2020 e ainda há pessoal a falar em cm por litro.... Um Óscar cresce até 45cm vais meter o peixe em 45L? Como é que falas na relação de "60cm/60L" se eu por exemplo tenho um aquário de 60L em que a sua maior medida é o comprimento e só tem 55cm alguém me sabe explicar como enfio um peixe de 60cm num aquário de 55cm(60L)?

Guilherme desculpa lá que eu sei que o teu objetivo é ajudar mas essa coisa de cm por litros é uma lógica ridícula que leio há anos e que me faz bastante comichão por ser completamente falsa e haver um monte de gente a dizer isso principalmente em grupos do Facebook...(no Facebook vale tudo)

Com isto dito... E tendo eu um aquário de 60L para limpa vidros/plantas/Hardscape etc aconselho-te Ottocinclus são peixes que não passam dos 5cm e são peixes de cardume uns 4 seria o suficiente mas se meteres mais eles agradecem(quantos mais ottos menos de outra espécie convém não exagerar no número de peixes), mas aviso-te já que não vão fazer tudo, tu vais continuar a precisar de limpar algas, eles ajudam mas não eliminam por completo, quanto a peixes de fundo não são realmente necessários não sei se os queres porque gostas ou se queres para ajudar a limpar o fundo se queres porque gostas aconselho ancistrus, se queres só para limpar aconselho-te caracóis, caracóis como Physas ou Malasyan trumpet(estes últimos são melhores para limpar o substrato) o que eles fazem é garantir que a comida que chega ao substrato e não é comida pelos peixes será comida por eles, ou seja fazem o mesmo que os peixes a diferença é que produzem uma carga orgânica bem menor e isso é bom, o motivo pelo qual não aconselhei corydoras é porque não é raro encontrar casos em que 1 corydora abre um buraco no substrato e tendo em conta que dizes que tens 2 solos se o de baixo for fértil corres o risco da corydora escavar até ao fértil e aí terás um boom de algas e provavelmente a morte de todos os peixes dependendo da gravidade do buraco, isto porque um substrato fértil liberta amonía que é tóxica aos peixes(esse é o motivo pelo qual deve ser sempre revestido com uma camada ativa ou inerte)

Eu no meu tenho camarões red cherry(15), bastantes Physas, 2 Ottos e 6 Tetras foguinho e mesmo assim tenho algumas algas nos vidros e em algumas rochas(poucas mas tenho) só para teres uma noção de que o aquário vai sempre precisar de uma mãozinha tua.

Lembra-te de mais uma coisa 60L é um aquário pequeno, portanto, aquário pequeno peixes pequenos, não metas peixes que o seu tamanho em adulto chegue a 60cm, nem a 50cm, nem a 40, 30, 20 enfim.... Eu sei que preferias que eu te dissesse o contrário também já passei por isso... Fiz porcaria e é por isso que te estou a avisar, na minha opinião de quem tem um aquário semelhante e sendo que peixes pequenos grande parte são de cardume não aconselho peixes que passem dos 5cm em adultos, ou seja, 4 ottos e 10 néons por exemplo acho que seria uma boa opção.

Em relação ás neritinas concordo com o Guilherme são lentas mas eficientes, no entanto, põe ovos brancos espalhados por todo o aquário... Vidros, equipamentos, folhas, rochas, madeiras enfim pesquisa no Google por ovos de neritina e vais perceber o que estou a dizer, depois escolhes se queres ou não mas acho pertinente esta informação dado que eu odeio os pontos brancos que deixam pelo aquário.

Em relação aos caracóis em geral também se fala por aí que são um praga... Não são... São uma praga nas mãos de quem alimenta em demasia se estiveres a alimentar o suficiente para os teus peixes a colônia de caracóis vais estar controlada se alimentares em demasia vais notar que vais ter aí uma praga eu tenho caracóis propositadamente em todos os meus aquários exatamente porque quero saber se estou a alimentar corretamente até porque excesso de alimento é problemático e ajudam a limpar o aquário.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida avisa isto ao início parece muito complicado mas com o tempo e experiência isto começa a tornar-se fácil.

PS: Que filtro tens? Arrisco a dizer que talvez tenha feito porcaria ao ter chutado números de peixes sem saber que filtro tens, os números que eu disse acima são a pensar que tens um filtro hang on, se o filtro for interno aconselho-te a mudar de filtro antes de comprares peixes e dar mais uma semana antes de meter peixes, lembra-te não metas tudo de uma vez adiciona por exemplo primeira os ottos e umas semanas depois os néons (isto seguindo o exemplo de peixes que te dei mas penso que tenhas entendido o que quis dizer).

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Disse essa "relação" para a pessoa ter uma noção e uma ideia de quantos peixes colocar. 

"Guilherme desculpa lá que eu sei que o teu objetivo é ajudar mas essa coisa de cm por litros é uma lógica ridícula que leio há anos e que me faz bastante comichão por ser completamente falsa e haver um monte de gente a dizer isso principalmente em grupos do Facebook...(no Facebook vale tudo)"

Se lhe faz comichão a si, existe muitos que se seguem por aí.. 

Isso serve para ter uma ideia, não é uma regra a seguir a 100%, existe coisas óbvias que nem é preciso ensinar nem explicar, como" se eu por exemplo tenho um aquário de 60L em que a sua maior medida é o comprimento e só tem 55cm alguém me sabe explicar como enfio um peixe de 60cm num aquário de 55cm(60L)?" 

Acha que é preciso ensinar isso? Pf

E nem redes sociais tenho para ter ido buscar isso ao Facebook lol. 

Outra coisa... Sobre as corydoras. 

Tenho substrato fértil mais substrato normal, e com outros conhecidos com a mesma situação, e nunca elas fizeram buracos. Não diga que a pessoa não pode colocar corydoras que irão lhe fazer buracos no substrato porque podem não fazer, assim como podem fazer.. 

Diga por exemplo, não se esqueça de colocar esconderijos... 

Você recomendou as neritinas assim como eu, mas essas sim se escondem no subsolo fazendo buracos, se conseguirem..

Cada aquário é um ecossistema diferente. 

Eu dei a minha opinião com base na minha experiência..

Cada um com a sua opinião, contudo ao mesmo tempo todos a respeitarem a opinião dos outros, quer concordem quer não.. 

"Se já estivesse na posse de algumas das informações que me deste aqui, talvez não tivesse adquirido 2 corydoras ontem" 

Esteja descansado que não irá ter problemas nenhuns com algas por causa de 2 corys, mas sim por muitas outras situações e por desequilíbrios no ecossistema. 

Continuação e boa sorte 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma Sr. Guilherme, longe de mim querer ferir susceptibilidades... Eu sou um adepto de aquarofilia mas de primeira viagem e só estou a tentar absorver conhecimentos e experiências. É difícil, acredite... 

Segui o seu conselho e adquiri 2 cory. Elas parecem-me bem, andam sempre juntas e vão muitas vezes à superfície. Não se sei se é normal mas elas parecem-me tranquilas e felizes.

Aconselharam-me adquirir 2 ampularias maçã para irem limpando também qualquer coisa e como são de pouco impacto...

Tem alguma opinião sobre os meus filtros? DiEm que até são bons mas não sei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha resposta era para o comentário do Brunomcc2000.. 

Para si só mesmo a parte final sobre o NÃO crescimento de algas devido às corys 😉

Sobre o seu filtro, não o conhecendo directamente, mas numa pequena pesquisa, penso que o filtro não é bom.. 

É interno, não sou apreciador mas isso vai de cada um.. é enorme esse filtro, ocupa muito espaço. Depois a potência é demasiado fraca, deveria ter um filtro entre 5 a 7x a litragem do seu Aquário, se poder com regulador de intensidade. 

Esse filtro pode servir para fazer uma ciclagem de aquário, mas mantê-lo para fazer a filtragem nao isto minha opinião. 

Já pesquisou sobre filtros externos? 

As corys é normal fazerem corridas até ao topo da água e voltarem ao solo... Se as suas corys(ou peixes de solo) ficarem sempre ao de cima, cuidado, poderá indicar falta de oxigénio na zona mais funda do aquário. 

Eu prefiro as neritinas às ampulárias, mas isso já vai dos gostos, pode colocar 3 ou 4. Mas como o Bruno falou, nunca peixes de fundo, de vidro, caracóis, camarões, fazem a limpeza do aquário, eles só procuram alimento mas terá sempre de ir limpando e fazendo manutenções.. 

Editado por Guilherme Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Guilherme Rosa disse:

A minha resposta era para o comentário do Brunomcc2000.. 

Para si só mesmo a parte final sobre o NÃO crescimento de algas devido às corys 😉

Sobre o seu filtro, não o conhecendo directamente, mas numa pequena pesquisa, penso que o filtro não é bom.. 

É interno, não sou apreciador mas isso vai de cada um.. é enorme esse filtro, ocupa muito espaço. Depois a potência é demasiado fraca, deveria ter um filtro entre 5 a 7x a litragem do seu Aquário, se poder com regulador de intensidade. 

Esse filtro pode servir para fazer uma ciclagem de aquário, mas mantê-lo para fazer a filtragem nao isto minha opinião. 

Já pesquisou sobre filtros externos? 

As corys é normal fazerem corridas até ao topo da água e voltarem ao solo... Se as suas corys(ou peixes de solo) ficarem sempre ao de cima, cuidado, poderá indicar falta de oxigénio na zona mais funda do aquário. 

Eu prefiro as neritinas às ampulárias, mas isso já vai dos gostos, pode colocar 3 ou 4. Mas como o Bruno falou, nunca peixes de fundo, de vidro, caracóis, camarões, fazem a limpeza do aquário, eles só procuram alimento mas terá sempre de ir limpando e fazendo manutenções.. 

Nunca pesquisei nada sobre filtros ou motores. Mas tenho 3 filtros a funcionar:

-> 1 Filtro biológico BioBact L;

-> 1Sistema de Iluminação LED CLA60 Ciano® (8W – 18VDC);

-> 1 Conversor LED (18VDC);

-> Bomba de água 260 l/h;

-> 1 Aquecedor 50W;

-> 1 Dose WATER CLEAR “L” Ciano®;

-> 1 FOAM “L” (esponja) 30PPI Ciano®;

 

O que mudava? É que a mudar, tiro tudo e coloco de outra forma ganhado espaço dentro do aquário. Ah, é que eles ocupam muito espaço, isso concordo a 100%. 

Quanto à limpeza, sei que vai ter que ir sendo feita... Mas tem algum esquema de limpeza mais ou menos sistematizado? Pensava em fazer uma TPA 1xmês, uma limpeza maior caso fosse necessário ou de 3/3 meses...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kneissel

Ora bem,mesmo sendo o teu aquário de 60 litros,não e grande,mas esse filtro não dá para nada,a curto ou médio prazo vais começar a teres problemas por causa do filtro,acho melhor começares a mentalizar que vais ter que investires num filtro externo,um filtro Eheim 2213 para esse aquário já ficavas bem servido.

Agora sobre as TPA,s com esse filtro que tens não podes,nem deves deixares de fazeres as TPA,s semanais,isto se queres evitares muitos problemas.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo todas as palavras do Álvaro.. 

Contudo, se depois de pesquisares os filtros externos, não quisers, seja por que motivo for. 

Se quiseres continuar com os internos, recomendo te um SERA FIL 120(vem com carvão activado mas substituis por cerâmica ou outro material) 

Mas volto a realçar que os externos são melhores. 

Editado por Guilherme Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tinha esses conhecimentos todos... 

Vou começar a fazer essas TPAs semanais. Quanto ao filtro, então o que devo adquirir para substituir tudo o que tenho dentro do aquário e assim ganhar espaço dentro do aquário? Calculo que seja:

- filtro eheim 2213 ou outro que recomendem?

- termóstato posso aproveitar o que tenho?

- outros filtros que necessite ou este da eheim substitui tudo?

Agradeço a vossa disponibilidade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kneissel

Explica-me  o que queres dizer com isto ( outros filtros que necessite ou este da eheim substitui tudo? ) tudo o que ?

O termóstato podes sim aproveitares o que tens.

Sobre filtros tens muitas marcas que podes fazer uma pesquisa na net,tens os Eheim, tens os Fluval,os Sicce,os JBL,etantos outros,só que para escolheres o filtro tens que escolheres um que te faça pelo menos 5 ou 6 vezes o caudal do teu aquário.

Para ficares sem nada dentro do aquário,sim um filtro externo resolve-te,só fica o termóstato.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Kneissel

Explica-me  o que queres dizer com isto ( outros filtros que necessite ou este da eheim substitui tudo? ) tudo o que ?

O termóstato podes sim aproveitares o que tens.

Sobre filtros tens muitas marcas que podes fazer uma pesquisa na net,tens os Eheim, tens os Fluval,os Sicce,os JBL,etantos outros,só que para escolheres o filtro tens que escolheres um que te faça pelo menos 5 ou 6 vezes o caudal do teu aquário.

Para ficares sem nada dentro do aquário,sim um filtro externo resolve-te,só fica o termóstato.

Saudações

Como o meu atual tem 3 filtros (tal como eu coloquei em cima), daí a minha questão de que se o eheim resolvia. Já vi que tem excelentes críticas, esse eheim 2213 classic... 

Pelas pesquisas, já vi que há vários. Neste link mando vir tudo, cerca de 100€, não é? 

https://www.pet4you.net/en/fishes/filtration/external-filters/150-350l/eheim-classic-2213-plus.html?gclid=Cj0KCQjwuJz3BRDTARIsAMg-HxVM2uDTgG29m1Mx0a5Gh0ZaxObEpeRMah0Lmr9qqiuWCHHwigrGbMQaAmNGEALw_wcB

 

Obrigado sincero pelos conselhos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o filtro e este,ele traz tudo para poderes montar logo,lei com muita atenção as instruções do livro que vem dentro da caixa,e se tiveres alguma duvida antes de fazeres asneira,vem aqui e pede ajuda,para a sim não estragares nada.

Se os filtros que tu tens tiverem cerâmicas,passas todas para o filtro novo,se não tiveres,terás que montares o filtro novo a trabalhar em conjunto com o teu filtro que tens agora por duas semanas,findo esse tempo podes tirar os velhos filtros.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem não ter dito nada até agora. Comprei o eheim 2213, é realmente outra coisa. Porém o aquário tem caixa e vou ter que a cortar por causa dos tubos...

 

Agora outro ponto: as duas corydoras que adquiri colocaram ovos. Tenho mais de 30!!!! O que devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desculpa-me,o que queres dizer com caixa?

Bem em geral esses ovos não dão em nada,atenção não quer dizer que não possa dar,outra coisa podes se tiveres um aquário pequeno retirares água do teu aquário e colocares no pequeno,tentares tirar o máximo de ovos que poderes com muito cuidado para o aquário pequeno,colocas uma bomba de ar lá a trabalhar,e se tiveres um termo coloca lá também,depois e esperares se nascem,se não tiveres nada disto,e esperares se dá em alguma coisa.

Boa sorte.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se essa tampa for de plástico e se não tiveres com que cortar,se tiveres uma faca velha aqueces a lamina no fogão e a sim é mais facil de cortar.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho os dois filtros a funcionar até perfazer 2 semanas. Depois sim, vou desligar o anterior e deixar o externo e cortar a tampa. 

Estou a contar ganhar bastante espaço dentro do aquário o que dará para acrescentar mais uma planta ou outra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.