Adicionar plantas a um aquário com peixes, sim ou não?


LiaPandora

Recommended Posts

Olá a todos, trago-vos um pedido de esclarecimento acerca de peixes e plantas, visto que não sou perita no assunto.

Há uns tempos atrás tive uma péssima experiência com esta junção, adicionei uma Anúbia e dois Marimos a um aquário de 55 litros com cerca de 8 peixes, com o aconselhamento de um funcionário de uma loja de animais. Resultado: doença do algodão que dizimou todos os peixes, viam-se pequenas bolas de algodão pelo aquário e pareciam estar alojadas nas raízes da Anúbia, ou até pode ter vindo na bola de Marimo, pensei eu.

Recentemente, foi-me oferecido um aquário de 120litros, já com várias espécies incluídas, como tetras, botias, corydoras, neons, tubarões, limpa-vidros chinês e um pleco.

Sempre quis ter plantas vivas no aquário mas dadas as circunstâncias, não queria arriscar e perder os meus peixes novamente. Por outro lado, também não sei se realmente foram as plantas que provocaram esta doença nos peixes ou se é possível algo assim acontecer.

Posto isto, gostava que partilhassem comigo a vossa experiência com peixes e plantas, e que me pudessem aconselhar sobre este dilema, de colocar ou não plantas num aquário já habitado por peixes?

Editado por LiaPandora
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando meteste essas primeiras plantas não meteste também água do aquário da loja? Os peixes que lá estavam, estavam lá há quanto tempo?

Podes adicionar plantas antes ou depois de teres peixes no aquário, não acredito que as doenças tenham vindo diretamente das plantas.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Confuso(a) 1
  • Votar + 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando coloquei as plantas no aquário confesso que não as passei por água, e também não consegui remover por completo uma espécie de algodão que estava entranhada nas raízes. Em relação aos peixes, já estavam no aquário há pouco mais de 1 ano, à excepção de dois guppies que introduzi no aquário no mesmo dia das plantas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok para mim as doenças vieram com os guppy's, se não meteste a água do saco dos guppy's ou das plantas no aquário essa para mim é a única opção.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Votar + 1
  • Votar - 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Brunomcc2000 disse:

Ok para mim as doenças vieram com os guppy's, se não meteste a água do saco dos guppy's ou das plantas no aquário essa para mim é a única opção.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Não coloquei a água do saco dos guppies nem das plantas no aquário. Sendo assim, é impossível a doença ter vindo com as plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Guilherme Rosa disse:

Olá 

Quando falas em doença do algodão é disto que estás a falar? 

https://www.google.com/amp/s/www.biopeixe.com/tufos-algodao-saprolegniose/amp/

 

Olá, é precisamente isso mas no corpo todo e alguns peixes tinham buracos... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"A doença do Tufos de algodão ou Saprolegniose afacta raramente os peixes que estão nos aquários bem cuidados.

Os fungos responsáveis por esta doença pertencem ao género Saprolegnia e Achlya (Saprolegniose) e se apresentam com o aspeto de pequenos tufos de algodão espalhados pelo corpo do peixe. Esta doença se declara principalmente em peixes que tenham sofrido com uma descida de temperatura na água do aquário. Também podem aparecer fungos localizados em feridas ou associados a outras doenças, como por exemplo das barbatanas roídas.

Tratamento:

Aumentar a temperatura é a melhor maneira de se curar fungos, eleve a temperatura para 32ºC por alguns dias, pode se adicionado azul-de-metileno à água, se necessário o fungo pode ser retirado manualmente. Pode também adicionar ao aquário, um fungicida para evitar uma epidemia. Determine a causa inicial do ataque de fungos, como más condições da água, ferimentos e retifique todas as condições do aquário."

Isto é o que está nesse site... 

Tenho aquário bem plantado e nunca vi nada desse género com as plantas.. 

Poderá fazer um pouco de mofu em troncos de madeira por exemplo, mas esse converte se em comida para alguns animais... 

Você teve algum problema com o termóstato? 

Reparou em peixes feridos? 

Editado por Guilherme Rosa
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Guilherme Rosa disse:

"A doença do Tufos de algodão ou Saprolegniose afacta raramente os peixes que estão nos aquários bem cuidados.

Os fungos responsáveis por esta doença pertencem ao género Saprolegnia e Achlya (Saprolegniose) e se apresentam com o aspeto de pequenos tufos de algodão espalhados pelo corpo do peixe. Esta doença se declara principalmente em peixes que tenham sofrido com uma descida de temperatura na água do aquário. Também podem aparecer fungos localizados em feridas ou associados a outras doenças, como por exemplo das barbatanas roídas.

Tratamento:

Aumentar a temperatura é a melhor maneira de se curar fungos, eleve a temperatura para 32ºC por alguns dias, pode se adicionado azul-de-metileno à água, se necessário o fungo pode ser retirado manualmente. Pode também adicionar ao aquário, um fungicida para evitar uma epidemia. Determine a causa inicial do ataque de fungos, como más condições da água, ferimentos e retifique todas as condições do aquário."

Isto é o que está nesse site... 

Tenho aquário bem plantado e nunca vi nada desse género com as plantas.. 

Poderá fazer um pouco de mofu em troncos de madeira por exemplo, mas esse converte se em comida para alguns animais... 

Você teve algum problema com o termóstato? 

Reparou em peixes feridos? 

De facto a descrição dessa doença condiz com os sintomas que observei nos peixes. O termoestato deixou de funcionar e eu não dei por isso, e um guppy ficou com a barbatana traseira completamente comida. Então em princípio as plantas nada tiveram a ver com esta situação? Por acaso estava a pensar em atar musgo de java a um tronco ou uma pedra, mas como tive esta má experiência estou com algum receio que volte a acontecer por adicionar uma planta viva ao aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas LiaPandora

Bem vinda ao Fórum.

Lia num aquário ter plantas tem tudo a ganhar para os peixes,para a biologia do mesmo,e para o nosso olhar de ver um pouco de Natureza dentro de quatro vidros,

Coloque sim muitas plantas,tem muitas plantas de baixa manutenção que pode colocar,não só o musgo,mas tem Anubias,Fetos,Bucephalandras,e tantas outras.

Saudações

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certo nada teve a ver com as plantas... 

As plantas são óptimas e até um bem precioso dentro do aquário. Elas absorvem a amónia, nitritos, nitritos e até o co2 que são prejudiciais aos bixinhos. 

Todos os aquários haveriam de ter nem que fosse apenas umas Anubias, mas isto é só a minha opinião, cada um sabe o que mais gosta. 

Não nos podemos é esquecer que um aquário é um ecossistema com seres vivos desde as bactérias aos peixes e tudo tem de estar calibrado. 

Mas de momento os seus peixes ainda estão assim?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Guilherme Rosa disse:

De certo nada teve a ver com as plantas... 

As plantas são óptimas e até um bem precioso dentro do aquário. Elas absorvem a amónia, nitritos, nitritos e até o co2 que são prejudiciais aos bixinhos. 

Todos os aquários haveriam de ter nem que fosse apenas umas Anubias, mas isto é só a minha opinião, cada um sabe o que mais gosta. 

Não nos podemos é esquecer que um aquário é um ecossistema com seres vivos desde as bactérias aos peixes e tudo tem de estar calibrado. 

Mas de momento os seus peixes ainda estão assim?

Não, infelizmente só sobreviveram 2 peixes, entretanto ofereceram-me mais peixes e até agora tem corrido tudo bem. O termoestato e o filtro são novos e mais potentes, faço troca de água de 15 em 15 dias, limpo e mudo os filtros e também coloco um líquido para estabilizar a água. Tenho o aquário assim há cerca de 4 meses, será boa ideia começar já a adicionar plantas? E se sim, quais é que me aconselha a comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas LiaPandora

Bem vinda ao Fórum.

Lia num aquário ter plantas tem tudo a ganhar para os peixes,para a biologia do mesmo,e para o nosso olhar de ver um pouco de Natureza dentro de quatro vidros,

Coloque sim muitas plantas,tem muitas plantas de baixa manutenção que pode colocar,não só o musgo,mas tem Anubias,Fetos,Bucephalandras,e tantas outras.

Saudações

Boas Álvaro Silva, 

Pois pelo que me foi explicado neste tópico, parece que o problema não estava de todo nas plantas. Em princípio irei colocar primeiro o musgo, e se tudo correr bem, quem sabe se não adiciono mais uma planta ou outra. Muito obrigada pelo esclarecimento, cumprimentos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, LiaPandora disse:

Não, infelizmente só sobreviveram 2 peixes, entretanto ofereceram-me mais peixes e até agora tem corrido tudo bem. O termoestato e o filtro são novos e mais potentes, faço troca de água de 15 em 15 dias, limpo e mudo os filtros e também coloco um líquido para estabilizar a água. Tenho o aquário assim há cerca de 4 meses, será boa ideia começar já a adicionar plantas? E se sim, quais é que me aconselha a comprar?

As plantas até se pode colocar enquanto faz o ciclo de azoto.. 

São sempre importantes independentemente da altura. 

Se não quer ter trabalho com luz, nutrientes e co2. 

Recomendo lhe as Anubias, tem muitas variedades, ou plantas de rizoma.. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Guilherme Rosa disse:

As plantas até se pode colocar enquanto faz o ciclo de azoto.. 

São sempre importantes independentemente da altura. 

Se não quer ter trabalho com luz, nutrientes e co2. 

Recomendo lhe as Anubias, tem muitas variedades, ou plantas de rizoma.. 

Bom, assim já me sinto mais confiante em colocar plantas no aquário, irei então começar pelas mais simples. Muito obrigada pelos conselhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lia Pandora

Tens muitas plantas de baixa manutenção que podes colocares,eu no tópico em cima tinha-te dito,sim muitas plantas,só faz é bem.

Olha dá aqui uma olhada em plantas,todas as plantas que tem uma folha em verde claro são de baixa manutenção. https://tropica.com/en/plants/ 

Saudações

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Lia Pandora

Tens muitas plantas de baixa manutenção que podes colocares,eu no tópico em cima tinha-te dito,sim muitas plantas,só faz é bem.

Olha dá aqui uma olhada em plantas,todas as plantas que tem uma folha em verde claro são de baixa manutenção. https://tropica.com/en/plants/ 

Saudações

Boas Alvaro. Realmente há mesmo muito por onde escolher, obrigada pela partilha da página. Também estou hesitante em colocar plantas porque li que o ideal é colocar primeiro as plantas e só depois os peixes, mas como já tenho o aquário com peixes não consigo seguir essa ordem. 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lia

A sim que tiveres plantas podes colocares todas as plantas que quiseres numa só vez,para os peixes de começo de um aquário e que se tem que introduzir os peixes um ou dois com intervalos de dias,para as plantas isso não conta.

Saudações

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, AquaTheu disse:

Quando comprou, usou algum produto para esterilizar as plantas?

Não, apenas removi uma espécie de algodão que tinha nas raízes e coloquei a Anúbia no aquário juntamente com as bolas de marimo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizem que azul de metileno pode servir, vende em farmácias, eu particularmente não uso ele, uso remédios específicos, tenho azul de metileno, porém uso quando meus peixes pegam alguma doença relacionada a cauda roída, mas recomendo medicamentos específicos, como disse.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, AquaTheu disse:

Dizem que azul de metileno pode servir, vende em farmácias, eu particularmente não uso ele, uso remédios específicos, tenho azul de metileno, porém uso quando meus peixes pegam alguma doença relacionada a cauda roída, mas recomendo medicamentos específicos, como disse.

Eu usei azul de metileno mas de nada serviu, os peixes acabaram por morrer, só sobreviveram 2, mas obrigada na mesma pela dica. Pois se calhar as plantas trouxeram essa doença, mas claro a culpa também foi minha que não as lavei devidamente antes de as colocar no aquário. Enfim, aprendemos com os erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.