Modificar Layout e Colocar Plantas


Gildasio

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

 

Então preciso da ajuda de vocês para saber se posso realizar umas adequações no meu aquário.

 

Meu aquário já está ciclado, estável e com peixes a cerca de 1 mês.

 

Nas visitas por sites e outros fóruns resolvi que queria colocar umas plantas (low tech).

 

Só que para colocar as plantas eu teria de mudar o layout e acertar o substrato talvez colocar um pouco do substrato fértil.

 

Minha dúvida é como o aquário está ciclado para fazer essas mudanças eu vou ter de esvaziar o aquário fazer as mudanças e depois voltar.

Será que se eu separar a água que está hoje no aquário e colocar num balde e deixar o filtro funcionando fazer as mudança e depois voltar a mesma água daria algum problema para a biologia do aquário.

 

Será que vocês tem alguma sugestão de como eu posso fazer esse processo de modificação no aquário.

 

 

Obrigado.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do substrato que coloques! Os substratos argilosos  podem libertar amônia, implica mais tempo para ciclar.

Porque não colocas plantas de rizoma agarrados a uns troncos ou pedras? Assim era mais fácil e não implicava perigo para os peixes 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, realmente as plantas que tenho em mentes agora seriam plantas mais simples estilo Anubias, Rabo de Raposa e algum musgo... meu substrato de hoje é cascalho de rio então pensei em colocar um fértil pois se futuramente quisesse colocar alguma planta mais exigente já teria o substrato no aquário. Más se questão dele ser um item que pode comprometer a montagem fico só com o substrato inerte e se no futuro quiser algo diferente faço num novo aquário.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. 

Eu passei por esse " problema " quando terminei o ciclo.. 

Quis colocar mais plantas e substrato fértil. 

O que fiz foi passar os peixes que tinha na altura para um aquário mais pequeno devidamente climatizado, 

Retirar 50% da água, 

Puxei o substrato que tinha para a frente, coloquei um substrato fértil atrás e voltei a puxar o substrato inicial para cima do fértil. 

Depois coloquei as plantas que queria 

Voltei a meter a água, 

Deixei a filtrar 24h 

Medi os parâmetros e estavam normais, 

Voltei a passar os peixes para o aquário principal 

 

Tudo com cuidado e atenção aos parâmetros. 

Editado por Guilherme Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendi...

Vou fazer como você disse com cuidado e atenção.

Vou definir as plantas que vou colocar e ver se realmente vou precisar do Substrato fértil. Caso precise vou seguir suas orientações.

Obrigado pessoal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo da não de obra e mudanças necessárias até posso colocar o substrato fértil, mas CO2 não vou colocar por agora demanda muito investimento e não tenho por agora.

Aqueles comprimidos de CO2 eles suprem ou tem o mesmo efeito do CO2 gasoso que é injetado no aquário?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com Anubias já fica bastante bonito. Tem delas grandes e tem delas mini. Não precisando do substrato fértil. 

Por experiência própria, pastilhas de co2 não me alterou o co2 em nada, supostamente seria para colocar uma de 2 em 2 dias, colocava todos os dias e não resultou em nada. 

Eu também não quis sistema de botija de co2 para já, então encontrei uma solução, JBL PRO FLORA BIO, este sistema já recomendo, em 5 dias as minhas plantas ganharam outro verde. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante.

Vou fazer como você disse vou terminar de pensar no meu novo Layout e nas plantas mas acho que vou pegar em maioria plantas que não precisam de substrato fértil por serem de mais fácil manutenção e de cuidados simples.

Outra luminária teriam alguma dica para plantas low para um aquário de 60x30x40.
Um vendedor aqui do Brasil me indicou essa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-855412500-luminaria-led-nemo-light-plantado-36w-garantia-de-1-ano-_JM?quantity=1

Achei bonita mas muita cara, o vendedor disse que essa poderia utilizar até num futuro para plantas high.

Alguma que atenda as plantas low e com valor menor?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim para outras plantas além de necessidades tem problemas como algas, podar, falta de nutrientes, entre outras..

Sim 36w é suficiente para o seu Aquário sendo que irá só colocar Anubias, até porque estas não querem muita luz... 

Editado por Guilherme Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu pela dica...

Vou procurar as plantas e já vejo a luminária.

Existe alguma relação de potência da luminária versus tamanho do aquário (volume)?

So para facilitar na decisão da luminária.

Obrigado pessoal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A relação de lumens com volume do aquário é complicado porque varia se é luz florescente, led, rgb, de quantidade de leds, da cor dos leds, da altura do aquário e principalmente das plantas que tem e o que elas precisam, talvez eu não seja a melhor pessoa para te explicar isso.. 

Contudo eu utilizei a seguinte relação para escolher a luz indicada...

1L precisa de 0.5W

Por exemplo um aquário de 40L necessita de pelomenos 20w, 20w corresponde a 1500/1600 lumens.. 

Faça a conversão e veja qts litros é o seu aquário e pode utilizar esta relação para ter uma ideia 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqui tem 60 litros...

Então seria algo na faixa dos 30w.

Mas obrigado eu vou me virando aqui obrigado mais uma vez...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma nova dúvida.


Saberia me dizer quais peixes são bons comedores de algas ou limpadores do aquário? Já ouvi falar dos caracóis ampularias, saberia de algum outro.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem nunca esquecer que o mais importante é uma boa TPA... 

Tens as ampularias e as neritinas (eu prefiro neritinas). 

Podes colocar um ancistrus, este arrasta se pelo fundo, vidros, plantas, troncos, come flocos mas prefere algas.. A não ser que não haja algas e ele se habitue apenas a flocos.. 

Tens os ottocinclus affinis para os vidros... 

Tens o CAS, comedor de algas siamês, passa o dia a procura de algas para comer, este bixinho foi quem me ajudou no combate as Algas filamentosas, e pode se dizer que ganhamos a batalha, ele faz um óptimo trabalho... 

Tens os caracóis Helena para combater surtos de caracóis indesejados.. 

E tem os camarões Caridinas Amano entre outros.. 

Sendo o seu Aquário de 60L, caracóis pode ter vários, ancistrus só 1 macho, comedor de algas siamês apenas 1 porque este cresce ainda entre os 10 e os 15 cm e apenas se realmente precisar, se não tiver grandes algas não precisa porque ele acabando as Algas vai gostar dos flocos, ottocinclus affinis uns 5 já lhe faz um bom trabalho, camarões também é sempre útil mas tem de ter esconderijos para eles ... 

Assim de repente é o que me lembro mas fácil para si.. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.