Novo aquário para Tartarugas (decoração? nível de água?conviver com peixes?)


Recommended Posts

Boa tarde 🙂

Eu tenho duas tartarugas semiaquaticas (penso que chinesas de três quilhas, porém não sei ainda a espécie porque me foram vendidas como corcundas do Mississipi e não o são). Acontece que eu tinha um pequeno terreiro para elas que vou deixar as imagens abaixo e decidi mudar este fim de semana. Gostaria de pedir ajuda em alguns tópicos:
 

  • altura do nível de água ideal
  • colocar ou não decoração (plantas, se sim verdadeiras ou plastico)
  • colocar algum fundo tipo pedras de aquário
  • por fim, gostaria de saber se poderia colocar alguns peixes visto que vai passar a ser uma aquário maior (daqueles de 80 por 40). Eu sei que é dos assuntos de maior debate pela eterna questão que as tartarugas poderão comer. Mas já ouvi tantas opiniões. Desde colocar plecos, a colocar betas porque são rápidos e colocar esconderijos.

 

deixo imagem das minhas piquenas e do terrário que finalmente me vou ver livre porque é pequeno. Se me puderem ajudar a identificar a espécie também agradecia 🙂

103195206_269792574384982_13228354917829101870198_1121366684900797_2080343658372

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Pelas imagens, parecem-me de facto tartarugas chinesas de três quilhas (Mauremys Reevesii).

No seu habitat natural encontram-se em águas pouco profundas (não são grandes nadadoras), com relativamente pouco movimento e fundos arenosos (poderá usar seixos/pedras, desde que suficientemente grandes para que não os possam "acidentalmente" engolir).

Apreciam um bom "banho de sol" pelo que deve fornecer-lhes plataformas secas (troncos, ou outras superfícies naturais ou artificiais). Deve igualmente providenciar-lhes lâmpada UV sobre a dita plataforma, se as mantiver no interior (para que possam termorregular a temperatura corporal).

No que diz respeito às plantas e peixes, bem, digamos que as M. Reevesii são omnivoras. 😁

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Zé Tortuga disse:

Boas.

Pelas imagens, parecem-me de facto tartarugas chinesas de três quilhas (Mauremys Reevesii).

No seu habitat natural encontram-se em águas pouco profundas (não são grandes nadadoras), com relativamente pouco movimento e fundos arenosos (poderá usar seixos/pedras, desde que suficientemente grandes para que não os possam "acidentalmente" engolir).

Apreciam um bom "banho de sol" pelo que deve fornecer-lhes plataformas secas (troncos, ou outras superfícies naturais ou artificiais). Deve igualmente providenciar-lhes lâmpada UV sobre a dita plataforma, se as mantiver no interior (para que possam termorregular a temperatura corporal).

No que diz respeito às plantas e peixes, bem, digamos que as M. Reevesii são omnivoras. 😁

Abraço

Obrigado pela resposta rápida

 

Em relação a águas pouco profundas a minha ideia era colocar a água a uns 15/20 cm de altura no aquário onde a vou colocar depois. 

Quando à luz. Eu tenho um grande problema em perceber se deva ser uma lâmpada de aquecimento, lâmpadas UV, onde comprar também.

Em relação bas plataformas, alguma indicação de uma loja boa para esse tipo de coisas? Porque a maior parte das lojas ao pé de mim só tem coisas para peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A profundidade da água parece-me a correcta [ o aconselhado será entre 2x a 3x o comprimento do plastrão (barriga da tartaruga)].

No que à iluminação diz respeito poderá encontrar lâmpadas que satisfazem as 2 funções [aquecimento e UVB (fonte de vitamina D). Uma possível solução poderá ser a "Power Sun UV" da Zoomed à venda online (é um pouco cara mas eficaz) mas, poderá encontrá-la ou semelhantes em lojas da especialidade e a preços mais acessíveis. A mesma não deverá ser colocada a mais de 15/20cm de altura da área de "banho de sol" pois começa a perder a sua eficácia e coloque-a num temporizador (+/- 12h por dia para simular o ciclo dia/noite).

Quanto a plataformas um tronco será o suficiente desde que exceda a superfície da água [a madeira quanto mais seca melhor, para que não liberte taninos na água que lhe podem conferir um tom acastanhado que, contudo não são nocivos para as tartaruga (é apenas uma questão estética)].

Faça igualmente uma pesquisa junto de outras fontes (sites/lojas da especialidade e/ou outros foristas ). Não tome as minhas palavras como evangelho 😇.

Abraço

 

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também tenho um aquário com tartaruga e peixes, posso lhe dizer que já não são os primeiros, se não mantiver a tartaruga saciada ela vai atacar os peixes, talvez até por instinto natural, mesmo saciada, mas ajuda.

 

Tenho 3 cometas, e algumas escapatórias para eles fugirem rápido dela, mas tendo em conta a altura de água que vai ter no seu aquário, se calhar não será muito fácil para eles escaparem.

 

Quanto a zona de "banho de sol", como diz o Zé Tortuga e com toda a razão, tem muitas opções, pode pesquisar também soluções de Faça você mesmo, procure no YouTube por turtle basking Area e encontra centenas de formas de adaptar o seu aquário.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais