Tartaruga "iniciante"


Recommended Posts

boas pessoal, ontem com o dia das crianças, ofereceram uma tartaruga à minha filha. 

Como a minha experiência é zero, queria pedir a vossa ajuda para me iniciar nesta aventura, dicas, tipos de aquários, filtros e assim. Ja tive a dar uma vista de olhos em alguns tópicos. Mas se me conseguirem dar mais umas dicas agradecia. 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas davidsm88

E a sim,se conseguir um aquário grande,e um bom filtro externo que faça pelo menos 8 vezes o caudal do aquário,terá que fazer uma plataforma a seco para ela apanhar luz e se aquecer.

Colocares umas plantas de crescimento rápido,e o substrato pode ser areão de rio miudinho,mas qualquer das maneiras espera por quem tem  tartarugas te possa ajudar melhor.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Generalizando faço minhas as palavras do Sr. Álvaro Silva.

Se puder colocar fotos das tartarugas ou dizer-nos qual a espécie, conseguiremos ser mais precisos quanto aos cuidados a ter com elas.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Zé Tortuga disse:

Boas.

Generalizando faço minhas as palavras do Sr. Álvaro Silva.

Se puder colocar fotos das tartarugas ou dizer-nos qual a espécie, conseguiremos ser mais precisos quanto aos cuidados a ter com elas.

Abraço

Muito obrigado amanha já coloco fotos da tartaruga. Mas pelo que já me disseram é uma mauremys sinensis. 👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não estou a conseguir inserir a imagem. Mas actualizo um pouco da situação. Já comprei um aquario de 50 x 25 x 30, comprei uma lâmpada uvb + uva, termostato da fluval. Tenho comprado as coisas que me têm dito indispensáveis para o inicio. Agora ando a ver uma candeeiro para lampada e não tem sido fácil. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas davidsm88

Dá uma vista aqui como inserir fotos,  

Saudações 

Muito obrigado Álvaro Silva. Foi falha minha também não ter visto. 👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/06/2020 at 01:45, davidsm88 disse:

Então aqui fica uma foto da pequena. 

large.20200607_231024.jpg

Olá Davidsm88. 

 

O aquário que comprou vai se tornar pequeno em pouco tempo, mas seja como for.

 

Segundo a minha experiência, as tartarugas gostam de moldar o aquário, gostam de mexer e remexer tudo o que colocar dentro, por isso, se colocar adereços leves, ela vai mexer.

Quanto ao planeamento do aquário, dependo do tipo de aficionado que o Davide for, se gostar e não se importar em estar constantemente a fazer limpeza ao aquário e esponjas do filtro, pode colocar substrato, ou areia como já foi dito em resposta anterior e plantas naturais, mas pela natureza da tartaruga ela vai estar sempre a remexer o substrato e penicar as plantas, então a água pode não ser tal cristalina, se não quiser estar sempre em cima do aquário e parâmetros o melhor será optar por uma opção mais minimalista, como colocar algumas pedras e deixar o fundo mais "livre".

 

A tartaruga precisa de uma zona seca e caso não tenha acesso a sol, a luz UV vai ajudar. Tente variar a alimentação dela, com as "pastilhas" de concentrado, camarões secos, verduras, a minha adora folhas verdes, como bróculos, alface, couve, por aí, mas tem que tentar perceber o gosto da sua.

 

Peixes com a tartaruga, tendo em conta o tamanho do seu aquário, diria que não tem espaço, mas se optar experimente os cometas, são ágeis, caso contrário passam a ser alimento.

 

Espero ter ajudado, deixo fotos do meu aquário de 120lt.

Pedras de xisto e plantas artificiais de aquário.

 

large.IMG_20200611_210607.jpglarge.IMG_20200611_210606.jpglarge.IMG_20200611_210548.jpglarge.IMG_20200611_210529.jpglarge.IMG_20200611_210524.jpglarge.IMG_20200611_210535.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Paulo_Matias disse:

Olá Davidsm88. 

 

O aquário que comprou vai se tornar pequeno em pouco tempo, mas seja como for.

 

Segundo a minha experiência, as tartarugas gostam de moldar o aquário, gostam de mexer e remexer tudo o que colocar dentro, por isso, se colocar adereços leves, ela vai mexer.

Quanto ao planeamento do aquário, dependo do tipo de aficionado que o Davide for, se gostar e não se importar em estar constantemente a fazer limpeza ao aquário e esponjas do filtro, pode colocar substrato, ou areia como já foi dito em resposta anterior e plantas naturais, mas pela natureza da tartaruga ela vai estar sempre a remexer o substrato e penicar as plantas, então a água pode não ser tal cristalina, se não quiser estar sempre em cima do aquário e parâmetros o melhor será optar por uma opção mais minimalista, como colocar algumas pedras e deixar o fundo mais "livre".

 

A tartaruga precisa de uma zona seca e caso não tenha acesso a sol, a luz UV vai ajudar. Tente variar a alimentação dela, com as "pastilhas" de concentrado, camarões secos, verduras, a minha adora folhas verdes, como bróculos, alface, couve, por aí, mas tem que tentar perceber o gosto da sua.

 

Peixes com a tartaruga, tendo em conta o tamanho do seu aquário, diria que não tem espaço, mas se optar experimente os cometas, são ágeis, caso contrário passam a ser alimento.

 

Espero ter ajudado, deixo fotos do meu aquário de 120lt.

Pedras de xisto e plantas artificiais de aquário.

 

large.IMG_20200611_210607.jpglarge.IMG_20200611_210606.jpglarge.IMG_20200611_210548.jpglarge.IMG_20200611_210529.jpglarge.IMG_20200611_210524.jpglarge.IMG_20200611_210535.jpg

Muito obrigado pelas dicas, sim sei que vai ser pequeno daqui a algum tempo. Neste momento dentro aquario apenas tenho ela e umas pedras de xisto a fazer a zona seca. Mas tenho de arranjar algum tipo de plataforma mais alta até para ela ter mais altura de agua para conseguir nadar à vontade. 

O seu está um espetáculo mesmo. Parabéns. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

De facto parece-me ser uma Mauremys Sinensis.

Quanto a conselhos, para além do que foi dito pelo Sr. Matias, sugiro-lhe que veja as minhas mensagens no post [Novo aquário para Tartarugas (decoração? nível de água?conviver com peixes?)]. Ainda que se tratem de tartarugas diferentes (a do Sr. Pisco será uma M. Reevesii), pertencem à mesma Família (Geoemydidae), provêem da mesma região geográfica e habitam sensivelmente nos mesmos habitats (existe inclusivamente hibridação entre elas).

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 21/06/2020 at 01:37, Zé Tortuga disse:

Boas.

De facto parece-me ser uma Mauremys Sinensis.

Quanto a conselhos, para além do que foi dito pelo Sr. Matias, sugiro-lhe que veja as minhas mensagens no post [Novo aquário para Tartarugas (decoração? nível de água?conviver com peixes?)]. Ainda que se tratem de tartarugas diferentes (a do Sr. Pisco será uma M. Reevesii), pertencem à mesma Família (Geoemydidae), provêem da mesma região geográfica e habitam sensivelmente nos mesmos habitats (existe inclusivamente hibridação entre elas).

Abraço.

Desde ja peço desculpa pela resposta tardia, Muito obrigado pela resposta. 

Vou dar uma olhadela no que me disse. 

Já agora será que me conseguia ajudar na seguinte questão. Comprei um filtro externo em segunda mão um Eheim 2211. Queria trocar de mangueiras pois estao o bocado sujas por dentro. Queria saber se é mesmo necessário comprar mangueiras da ehiem ou pode ser outra mangueira? 

 

Desde ja obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas davidsm88

Podes comprar outras,mas tem que ser da mesma medida,tens torneira para colocares nas mangeuiras,facilita e muito a manutenção do aquário,são estas,images.jpgSaudações 

iq_robinet-d-arret-simple-eheim-20071.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/07/2020 at 22:23, Alvaro Silva disse:

Boas davidsm88

Podes comprar outras,mas tem que ser da mesma medida,tens torneira para colocares nas mangeuiras,facilita e muito a manutenção do aquário,são estas,images.jpgSaudações 

iq_robinet-d-arret-simple-eheim-20071.jpg

Muito obrigado pela a ajuda. Vou seguir o seu conselho. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais