O meu primeiro aquário


Kacetado

Recommended Posts

Olá amigos da aquariofilia,

Foi-me dado um aquário já com alguma idade com as seguinte dimensões: 50cm x 25cm x 30cm = 37,5L

Com esse aquário vinha um termóstato de 50w, um filtro (interno) Fluval 1Plus e uma máquina de bolhas de ar para o aquário, mas contudo o aquário não possui tampa

Do que estive a ler aqui no fórum diria que:

  • o filtro interno Fluval 1Plus é para trocar, mas não sei qual o melhor filtro para este aquário e que seja silencioso
  • o termóstato está com a dimensão correta para o aquário (1w por cada litro de água) certo?
  • o aquário não tem tampa e não tem luz, é necessário ter uma tampa? a humidade libertada por um aquário é palpável? Preciso de ter uma luz?
  • a máquina de bolhas é essencial? Eu pessoalmente gosto do efeito que dá, mas não sei se será essencial

Em relação ao que pretendo montar no meu aquário seria:

  • Plantas naturais: Quais são as plantas recomendadas para uma pessoa que está a fazer o aquário pela primeira vez.
  • Que peixes posso por em 37.5 litros de água? Diria que se cada peixe em adulto fica com 8cm, diria que poderei ter aproximadamente 5 peixes. (5cm de peixe para cada 5 litros de água)
  • É possível ter um peixe oscar neste aquário?

Sei que já me alonguei na conversa, mas como estou a começar tenho imensas dúvidas. Agradeço alguma paciência da vossa parte e venham de lá as vossas sábias opiniões :)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kacetado

Bem vindo ao Fórum.

Um filtro para esse aquário o melhor seria um filtro externo,ou um filtro de mochila que fica pela parte de traz do aquário,por fora,agora os externos fazem sempre menos barulho que o de mochila,se bem que se a água estiver perto da queda da água não faz barulho,essa bomba de fazer borbulhas não e preciso,tampa no aquário não precisas,mas se quiseres sempre podes fazer uma de acrílico,sim o aquário precisa de luz,não só para os peixes,mas também para as plantas mesmo que seijam de baixa manutenção.

Essa historia de cm por peixe não será bem a sim,se escolheres peixes que em adultos não tenham mais de dois cm ainda podes colocares mais que os 5 que tu falas,agora Oscar nesse aquário esquece,um dia que tiveres um aquário de 150 cm,então podes pensar em ter um só um.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kacetado,

 

O termostato, está bom para o aquário sim

 

Em relação ao filtro os internos são os piores aconselho-te um filtro de mochila/hang on com cerca de 7x a listagem do aquário.

 

A humidade não deve ser problema, eu tenho um aquário de 60L sem tampa no quarto e não tenho problemas de humidade, em relação à luz se quiseres plantas precisas de luz sim e mesmo sem plantas é preferível ter luz mais que não seja para veres o ou os peixes.

 

A bomba de oxigénio não é essencial mas se gostas podes usar.

 

Em relação às plantas eu vou-te indicar anubias, fetos, musgos e bucephaladras que são plantas que sobrevivem em aquários com iluminação fraca e sem necessidade de injeção de CO2 nem fertilizações, quando digo iluminação fraca não digo sem iluminação, mesmo para estas plantas precisas de uma calha no entanto certamente invés de precisares de uma calha de 100€ podes usar uma mais barata.

 

Um Óscar precisa de uma litragem mínima de 300L porque cresce bastante rápido e fica enorme, para 37L aconselho-te algo como uns camarões ou um betta ou uns guppy's(só machos ou só fêmeas caso contrário rapidamente ficarás com um excesso de peixes no aquário) ou um pequeno cardume de tetras por exemplo.

 

Em relação aos peixes, não há uma regra de centímetro por litro, há peixes com 8cm que vivem bem em 30L e há peixes com 5cm que exigem mais de 80L por exemplo tudo depende de que peixe estamos a falar, diferentes peixes têm diferentes exigências.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas: Alvaro Silva e Brunomcc2000

Para filtro de cascata estava a pensar em comprar o EHEIM Liberty 75. Creio que tem o fluxo que é necessário para o aquário, embora esteticamente não seja bonito. É um bom filtro?

Contudo ainda tenho algumas questtões:

  • Que luz me recomendariam para este tipo de aquário?
  • O aquário possui um termómetro daqueles colados ao exterior do vidro, é suficiente para perceber se a temperatura é a mais correta? (visto que o meu termostato apenas tem um potenciómetro para por mais ou menos quente)

 

Agradecia que me dessem mais sugestões de peixes para por nestes 37.5L de água. 🙂

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/06/2020 at 00:46, Kacetado disse:
  • o aquário não tem tampa e não tem luz, é necessário ter uma tampa? a humidade libertada por um aquário é palpável? Preciso de ter uma luz?
  • a máquina de bolhas é essencial? Eu pessoalmente gosto do efeito que dá, mas não sei se será essencial

A tampa na minha opinião é importante para os meses frios, para poupar na energia. Nos meses quentes costumo tirar as tampas, porque os aquários têm tendência a aquecer um bocado demais se mantiver as tampas.

A humidade libertada por um aquário desses não é grande coisa. Deve perder cerca de 1 ou 2 L de água por semana.

Luz como já foi dito, se é só para peixes, não é essencial, mas permite ver melhor os peixes, para ter plantas, sim, é essencial.

Bomba de ar, não sendo essencial, eu gosto sempre de ter, especialmente nos meses mais quentes em que há menos oxigénio na água.

On 02/06/2020 at 00:46, Kacetado disse:

Plantas naturais: Quais são as plantas recomendadas para uma pessoa que está a fazer o aquário pela primeira vez.

As que o @Brunomcc2000 indicou são as melhores para iniciantes, especialmente Feto de Java... acho que só conheço uma pessoa que conseguiu matar uma planta dessas sem intenção.

 

On 02/06/2020 at 00:46, Kacetado disse:

Que peixes posso por em 37.5 litros de água? Diria que se cada peixe em adulto fica com 8cm, diria que poderei ter aproximadamente 5 peixes. (5cm de peixe para cada 5 litros de água)

O meu aquário de 40L tem um betta fêmea, um cardume de 8 tetras ambar e umas ampulárias para fazer a limpeza. 40L não dá para muito mais.

A regra do 1cm de peixe por litro de água é uma regra geral, mas que deve apenas ser utilizada com o tamanho adulto do peixe, e apenas para peixes relativamente pequenos e que não sujem muito a água, tipo Tetras, Guppies, Platties e pouco mais. Ainda assim, na minha opinião, deve ser seguida apenas para aquários com 60L ou mais e com um bom filtro.

 

há 11 horas, Kacetado disse:

Que luz me recomendariam para este tipo de aquário?

Os Chineses costumam vender umas luzes LED pequenas para aquários praí por 10€ ou 15€, que é o que uso em todos os aquários com 40L ou menos. Tipo isto:

s-l1600.jpg

há 11 horas, Kacetado disse:

O aquário possui um termómetro daqueles colados ao exterior do vidro, é suficiente para perceber se a temperatura é a mais correta? (visto que o meu termostato apenas tem um potenciómetro para por mais ou menos quente)

O que isso faz é dizer-te a que temperatura está o vidro... se puderes compra outro tipo de termómetro.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Obrigado pela resposta João.

11 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

O meu aquário de 40L tem um betta fêmea, um cardume de 8 tetras ambar e umas ampulárias para fazer a limpeza. 40L não dá para muito mais.

Ok, aparentemente é possível ter mais peixes do que pensava. 🙂 O Betta não é agressivo? É possível para limpeza ter peixes limpa-fundos ou começam a ser peixes a mais?

 

 

11 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Os Chineses costumam vender umas luzes LED pequenas para aquários praí por 10€ ou 15€, que é o que uso em todos os aquários com 40L ou menos. Tipo isto:

Quantos Watts preciso para o meu aquário? Chegam os 5W? Como percebo se preciso de mais ou de menos?

 

11 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

O que isso faz é dizer-te a que temperatura está o vidro... se puderes compra outro tipo de termómetro.

Consegues sugerir-me algum?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Kacetado disse:

O Betta não é agressivo?

Fêmea não é muito.

há 12 minutos, Kacetado disse:

É possível para limpeza ter peixes limpa-fundos ou começam a ser peixes a mais?

40L é pouco para isso... 

há 12 minutos, Kacetado disse:

Quantos Watts preciso para o meu aquário? Chegam os 5W? Como percebo se preciso de mais ou de menos?

Não existe nenhuma regra que resulte com LEDs. LEDs de marcas diferentes com a mesma potência podem dar luzes completamente diferentes. Nem sequer sei quanto têm as que comprei... para plantas de fácil manutenção também não é preciso grande coisa.

 

há 12 minutos, Kacetado disse:

Consegues sugerir-me algum?

Qualquer coisa que fique dentro de água e melhor que esses de vidro... eu quando preciso mando vir uma mão cheia de termómetros digitais da China, mas normalmente demoram uma eternidade a chegar. Além disso também uso uma pistola de medir temperatura com infravermelhos.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 hours ago, Kacetado said:

Para filtro de cascata estava a pensar em comprar o EHEIM Liberty 75. Creio que tem o fluxo que é necessário para o aquário, embora esteticamente não seja bonito. É um bom filtro?

O que acham deste filtro? Chega para o aquário? Há algum mais bonito? 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Kacetado disse:

O que acham deste filtro? Chega para o aquário? Há algum mais bonito? 🙂

Filtros de mochila prefiro os da AquaClear.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria placa de esferovite ou nada, pois assim a pressao no fundo do aquario vai ser toda exercida apenas nos pes! No meu tenho directo o vidro em cima do movel, fica impecavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kacetado

Colocares placa de esferovite e bom por duas razões,uma, se houver uma oscilação do móvel o esferovite  aplaca essa oscilação,e o aquário não sofre,a segunda e que o esferovite mantém o fundo sempre quente,e não há grandes oscilações na temperatura de fundo.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também podes cortar um daqueles tapetes de ginástica.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.