Trocar de aquário (ajuda!)


Recommended Posts

Boa noite a todos.

Entrei para o hobby em Setembro passado e depois de uma primeira tentativa que não saiu exactamente como eu estava à espera, alterei todo o aquário e cheguei ao resultado que alguns já devem conhecer: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260404-segunda-tentativa/?tab=comments#comment-1429059

Estudei e aprendi muito durante este tempo, e julgo ter adquirido a experiência necessária para fazer uma coisa mais permanente. Como o único elemento que me incomodava era o vidro todo riscado que veio de casa da minha irmã, resolvi investir numa coisa melhor e encomendei um 80x30x40 com 8mm de espessura. Deve chegar nos próximos dias.

A minha questão é a seguinte... já algum de vocês fez a mudança de todo o hardscape de um aquário para o outro? O que devo ter em conta? Vou acrescentar algumas rochas, mas quero manter tudo o resto. Substrato, plantas, equipamento... Quais os passos que devo seguir para a fauna não sofrer muito com a mudança?

 

A minha ideia é a seguinte:

- Transferir metade ou dois terços da água do aquário antigo para o aquário novo e colocar lá todos os peixes e camarões;

- Retirar todas as rochas, plantas e substrato do antigo e guardar num recipiente à parte;

- Passar novamente a água e os animais para o aquário antigo e ligar lá todo o equipamento;

- Colocar o aquário novo no móvel e tratar de redesenhar todo o hardscape. Penso que desta forma, mantendo as plantas húmidas, consigo ter tempo para experimentar o layout;

- Ligar todo o equipamento no aquário novo e colocar lá os peixes e os camarões.

 

Será esta a melhor opção? Também já me lembrei de retirar todas as rochas do aquário antigo e "brincar" com elas fora do aquário até chegar ao resultado que quero, para depois fazer a mudança de forma mais rápida, sem ligar o equipamento no aquário antigo fora do móvel. Qual opção vocês acham que devo seguir?

 

Agradeço todas as opiniões.

 

Cumprimentos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Na minha opinião se queres mudar de um aquário velho para o novo tudo num dia sem teres que fazeres de novo o ciclo do azoto,ou melhor seria comprares daquelas caixa de plástico para arrumação que vende-se em lojas dos Chineses,há de vários litros,eu fazia a sim tirava do aquário o máximo da água para a caixa,colocava lá peixes,camarões,plantas,colocava lá o filtro a trabalhar,porque se fica parado as bactérias morrem,fazia a mudança do substrato para o novo aquário,as pedras,as plantas,quando colocasses tudo colocava água sem cloro porque essa vai ficar toda suja,então tornava a tirar o máximo,depois tornava a colocar nova água sem cloro,de forma que pode-se colocar lá os peixes,e o resto de toda a água maturada do aquário velho no novo,colocava o filtro lá a trabalhar,e pronto.

Espero que tenhas entendido.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Na minha opinião se queres mudar de um aquário velho para o novo tudo num dia sem teres que fazeres de novo o ciclo do azoto,ou melhor seria comprares daquelas caixa de plástico para arrumação que vende-se em lojas dos Chineses,há de vários litros,eu fazia a sim tirava do aquário o máximo da água para a caixa,colocava lá peixes,camarões,plantas,colocava lá o filtro a trabalhar,porque se fica parado as bactérias morrem,fazia a mudança do substrato para o novo aquário,as pedras,as plantas,quando colocasses tudo colocava água sem cloro porque essa vai ficar toda suja,então tornava a tirar o máximo,depois tornava a colocar nova água sem cloro,de forma que pode-se colocar lá os peixes,e o resto de toda a água maturada do aquário velho no novo,colocava o filtro lá a trabalhar,e pronto.

Espero que tenhas entendido.

Saudações  

Sim Álvaro. Percebi. O que estava a pensar fazer vai muito ao encontro disso, mas estava a pensar usar o aquário antigo para guardar a água e os peixes. A sua ideia poupa-me uma etapa, realmente. Porque colocando a água e os peixes nesse tal recipiente, posso movimentar substrato e decoração de um aquário para o outro livremente e demorando o tempo que quiser. Obg. mais uma vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Sim e mesmo isso,enquanto os peixes e plantas estão na caixa e filtro a trabalhar estas sempre há vontade a fazeres toda a mudança,de substrato e rochas com mais calma,além de que essa caixa vai sempre ser útil para outras vezes,e ate guardares coisas do aquário.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Estudei e aprendi muito durante este tempo, e julgo ter adquirido a experiência necessária para fazer uma coisa mais permanente in https://nearbyall.com/. Como o único elemento que me incomodava era o vidro todo riscado que veio de casa da minha irmã, resolvi investir numa coisa melhor e encomendei um 80x30x40 com 8mm de espessura. Deve chegar nos próximos dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais