Como baixar a temperatura no verão


RomeoOscar2

Recommended Posts

Bom dia, 

O meu aquário já vai nos 30 graus... Já desliguei o termoestato que estava regulado para 25 e tem vindo a subir, mas só agora me preocupa porque 30 graus é muito, principalmente se começar a subir... Hoje antes de vir para o trabalho deixei as janelas abertas, mas estou com receio de não ser suficiente. 

Já li uns tópicos aqui no forum sobre o assunto, por gelo a flutuar não me parece muito viável porque saio de casa as 7 e meia e só volto as 18... Entretanto descobri um tópico muito antigo, sobre ventoinhas de computador e como adaptar... Alguém sabe como funcionam as ligações? As imagens já não estavam disponíveis. Ontem fiz TPA com água  "fria",normalmente ligo a água aquente, e só baixou um grau, hoje de manhã já estava nos 30 outra vez... 

Ter as tampas abertas também não é muito boa opção porque servem de suporte para as calhas da luz. Já para não falar de peixes que podem saltar.... Talvez mande cortar o vídro da tampa a medida da ventoinha.... 

 

Alguém tem outra opção? Como evitam temperaturas elevadas no verão? É o meu primeiro verão com o aquário 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, RomeoOscar2 disse:

Já desliguei o termoestato que estava regulado para 25

Não é preciso desligar... se a água não baixar dos 25 ele não faz nada...

há 6 horas, RomeoOscar2 disse:

Entretanto descobri um tópico muito antigo, sobre ventoinhas de computador e como adaptar

Qualquer tipo de ventoínha dá, desde que não tenha muita força. Eu custumava usar umas ventoínhas de clip, que prendia no vidro do aquário, costuma-se encontrar esse tipo de equipamento para aquários nas lojas mais viradas para a água salgada, mas nos chineses também se deve encontrar qualquer coisa. Atenção, que com ventoínha vai aumentar a evaporação.

há 6 horas, RomeoOscar2 disse:

Ontem fiz TPA com água  "fria",normalmente ligo a água aquente, e só baixou um grau, hoje de manhã já estava nos 30 outra vez...

A temperatura da água vai subir sempre para perto da temperatura ambiente. É preciso cuidado para não alterar a temperatura muito bruscamente para não causar stress nos animais e plantas que possa ter.

 

há 6 horas, RomeoOscar2 disse:

Ter as tampas abertas também não é muito boa opção porque servem de suporte para as calhas da luz. Já para não falar de peixes que podem saltar.... Talvez mande cortar o vídro da tampa a medida da ventoinha.... 

O que se faz também muito em água salgada é usar uma rede em vez de uma tampa para os peixes não saltarem e para a luz entrar.

 

Não é muito grave a temperatura ficar algumas horas ou uns dias nos 30 graus, desde que não seja uma constante. Já tive aquários com peixes de água fria a chegar aos 34ºC durante o dia e não perdi nenhum peixe por causa disso.

Importante é garantir que os peixes não ficam sem oxigénio. Com as temperaturas mais altas, há muito menos oxigénio na água, por isso é importante ter uma bomba de ar, pelo menos nestes meses mais quentes.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RomeoOscar2

Se conseguires arranjares duas ventoinhas de PC,e um transformador de 12 v,a ligação e muito facil,eu que não percebo nada de electricidade e liguei as minhas,os fios que saem das ventoinhas são um preto,e um vermelho,ligas o fio preto ao fio preto do transformador,e o vermelho,ao vermelho do transformador,depois e ligares o transformador e esta a andar,eu arranjei um bocado de Polipropileno Alveolar,estas placas também são conhecidas por PPA,são aquelas placas que se usa em sinalética promocional para venda ou aluguer de andares,placas tipo Standup,e para saldos,cortei uma espécie  duas janelas onde as ventoinhas em encaixaram,prendi nos buracos dos parafusos das ventoinhas nos buracos que fiz no Polipropileno.images.jpge isto e as download.jpgplacas .

Saudações  

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta, obrigado pelas dicas, já consegui arranjar uma ventoinha. IMG-20200529-132239.jpg

Fiz as ligações como referido e resultou. Em cerca de 6h ja baixou para os 25 graus. (também pus cubos de gelo no filtro de cascata, em cima duma esponja para ir derretendo aos poucos). E já evaporou uns 2L de água... Tenho assim, desta forma pouco segura. Mas agora vou ao Leroy Merlin comprar material para construir um sistema de iluminação caseira para o aquário e vou adicionar a ventoinha à estrutura da iluminação para ficar mais segura. 

Ah e como podem ver, arranjei uma "tampa" natural! Pus as plantas flutuantes todas nessa zona para evitar que os peixes saltem pelo lado que não tem tampa. Se bem que eles só devem saltar caso haja algo de errado com os parâmetros, mas nunca se sabe..

Editado por RomeoOscar2
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais