Betta na vertical e muito parado


Liana Lins

Recommended Posts

Olá, tenho um Betta que já tem mais de 2 semanas que fica parado na superfície, sempre na vertical! (em pé) (Com a cabeça próxima a superfície)  Fica assim horas! Depois nada um pouco e volta pra mesma posição. De vez em quando ele tmb vai pro fundo do aquário e fica parado lá, meio de lado...

Ele tem comido: 6 bolinhas de supervit granulat e BettaMin em flocos. Como achei que ele estava com problemas na bexiga natatória, diminui a ração e depois deixei ele dois sem comer seguido também de banhos de 15 minutos com 5g de sal amargo em um aquário hospital (1,2 litros) Mas até agora não houve melhora... A barriga dele NÃO aparenta estar inchada... Ele NÃO está com nadadeiras roídas e tmb NÃO tem nenhuma ferida aparente...

Aquário de 20 litros com filtro e aquecedor

Temperatura: 27 C

Amônia: 0

Nitrito: 0

PH: 7.0

Última TPA: 10 de maio 

Próxima TPA: 31 de maio

OBS: Nesse aquário tmb há plantas naturais. Deixo uma lâmpada de led acesa por 8 horas e também há 4 platis mickeys fêmeas que estão nadando normal e sem problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Liana Lins

Bem vida ao Fórum

Para que você tem a água a 27 graus,o oxigénio na água muito quente quase deixa de existir,essa pode ser a causa do seu Betta estar muito em cima da água.

Você tem um aquário de 20 litros,não pode estar tanto tempo sem fazer TPA,s,tem que fazer semanalmente entre 20% ou 30%,você deve ter um filtro interno,se tem deve saber que esses filtros são fracos,e devem ser limpos todas as semanas,ao contrario de um filtro externo que dura muito mais tempo entre limpezas,você tem nesse filtro cerâmicas,ou e só esponja?

Não deve fazer tratamento ao Betta sem ter a certeza se de facto ele esta doente.

Você devia pensar em colocar algumas plantas naturais,pois ajuda e em muito a biologia do aquário.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Liana Lins

Bem vida ao Fórum

Para que você tem a água a 27 graus,o oxigénio na água muito quente quase deixa de existir,essa pode ser a causa do seu Betta estar muito em cima da água.

Você tem um aquário de 20 litros,não pode estar tanto tempo sem fazer TPA,s,tem que fazer semanalmente entre 20% ou 30%,você deve ter um filtro interno,se tem deve saber que esses filtros são fracos,e devem ser limpos todas as semanas,ao contrario de um filtro externo que dura muito mais tempo entre limpezas,você tem nesse filtro cerâmicas,ou e só esponja?

Não deve fazer tratamento ao Betta sem ter a certeza se de facto ele esta doente.

Você devia pensar em colocar algumas plantas naturais,pois ajuda e em muito a biologia do aquário.

Saudações

Oi Alvaro Silva, muito obrigada pela ajuda!!

Sim, o filtro é interno e possuo cerâmicas da marca "oceantech - BioGlass mini", acima dela tenho um outro produto chamado "ocean pure - polímetro filtrante paras resíduos orgânicos e acima dele tenho a lã acrílica que troco todas as vezes que faço a TPA.

Troco por volta de 6 litros na TPA! Então vc acha que eu devo fazer a TPA de 7 em 7 dias, né? Devo fazer sempre uma sifonagem tmb?

E a temperatura? Devo ajustar o termostato para baixar para 25 C?

Realmente, coitado do Betta! Fiz esse tratamento de sal amargo e acho que quase piorei a situação dele!

Sim, tenho plantas naturais e elas estão bem verdinhas!

A marca do aquário é um Boyu MS320.

O Betta já está comigo há 6 meses, mas só há 2 semanas está com esses sintomas! Antes ele era muito ativo!

Obrigada mais uma vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Liana

Você só faz sifonagem se precisar mesmo,não se esqueça que no substrato também há muitas bactérias muito util na vida do aquário,estar constantemente a sifonar só por sim,sem ter necessidade,não val a pena.

Sim temperatura 25 graus esta muito bom,mas agora baixe a temperatura gradualmente durante uns dias.

Sim deve fazer TPA,s todas as semanas para bem dos peixes e do aquário em geral.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas Liana

Você só faz sifonagem se precisar mesmo,não se esqueça que no substrato também há muitas bactérias muito util na vida do aquário,estar constantemente a sifonar só por sim,sem ter necessidade,não val a pena.

Sim temperatura 25 graus esta muito bom,mas agora baixe a temperatura gradualmente durante uns dias.

Sim deve fazer TPA,s todas as semanas para bem dos peixes e do aquário em geral.

Saudações

Obrigada mais uma vez, Alvaro Silva!!

Já vou fazer a TPA! e daqui uns dias escrevo novamente relatando se houve alguma melhora!!! 🙂

Vou ajustar a temperatura aos poucos tmb! E reduzirei as sifonagens!! 

Na TPA sempre utilizo esses produtos na dosagem para 6 litros, que é a quantidade de água nova que eu substituo: Anti-cloro, Stress Guard e Neultral Regulator.

Também ajusto a temperatura dos 6 litros para igualar a do aquário.

Muito obrigada!!! 🙂 🙂 🙂 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Liana Lins disse:

Na TPA sempre utilizo esses produtos na dosagem para 6 litros, que é a quantidade de água nova que eu substituo: Anti-cloro, Stress Guard e Neultral Regulator.

Se colocar o Anti-cloro na água antes de colocar a água no aquário, está certíssimo, mas se só usar o produto depois de colocar a água no aquário, deve tratar com dosagem para o volume total do aquário.

Quanto ao Betta, pode não ter problema nenhum e estar apenas aborrecido. Se baixar a temperatura e aumentar as TPAs não resultar, experimente adicionar uma planta ou ornamento diferente ao aquário.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Cardoso! Muito obrigada pelas informações!

Sim, coloco o anti-cloro ANTES de colocar a água no aquário.

Tenho 2 tipos de plantas lá. Veja as foto: Aquário

Ontem fiz a TPA, mas o Betta continua no mesmo estado! 😞 Come, nada um pouco e volta pra mesma posição.  Quando ele nada, é meio irregular e rápido...Veja a foto: Betta_Vertical

Será que ele não está gostando da lâmpada do aquário? Eu tmb tenho um tronco de verdade e fiz uma "caverninha" para os peixes se esconderem... As vezes o Betta vai pra lá tmb...

Tenho observado que está tendo um pouco de algas verdes nos vidros e tronco do aquário. Antes eu tinha ampulárias para resolver esse tipo de problema, mas o Betta começou a mordê-las e tive que doá-las...

Editado por Liana Lins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20L para um betta chega, mas para ter plattys é muito pequeno. Para não falar de que bettas machos devem estar sozinhos no aquário por serem muito territoriais. Pode estar stressado por causa dos plattys. Pode também ser demasiada agitação da água, e ele está a ir para onde se sente mais confortável. Os Bettas são peixes de águas paradas e não gostam de muita agitação.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais