Regresso: Fluval Edge 2.0


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Guess who's back. 

E uns aninhos depois do último aquário plantado, o bichinho voltou a picar e iniciei a preparação da montagem de um novo aquário plantado. 

Serão 46 litros apenas e com tudo planeado de modo a requerer baixa manutenção, sendo a fauna e flora também adequadas a esse regime. Irei compensar com um hardscape robusto e bem trabalhado, incluindo rocha, troncos e areia e que mostrarei aqui quando tiver tudo preparado. Este primeiro post será também actualizado com fotos das fases mais importantes da montagem. 

Setup inicial

Aquário: Fluval Edge 2.0 Black 46 litros (43x26x45 cm, CxLxA)

Filtragem: ES50 Powerfilter (378 l/h)

Iluminação:  LED (42, 6,6 watt, 6500k, 560lm)

Substrato fértil: JBL Aquabasis Plus

Substrato inerte: JBL Manado

Hardscape: Areia de sílica, xistos e madeira recolhidos localmente 

Manutenção

Monitorização: Testes colorimétricos

Fertilização: método estimativo com NPK doseados individualmente + micro-nutrientes Tropica Plant Nutrition

Vivos

Flora: Bucephalandra sp. 'Red', Bucephalandra sp. Wavy Green, Cyperus helferiFissidens fontanus, Hydrocotyle tripartita, Hygrophila pinnatifidaMarsilea crenata, Taxiphyllum sp. spiky

Fauna: por decidir, mas incluirá camarões e uma espécie de nano-peixe de cardume. 

26/05/2020

Acabado de encher

large._DSC0566.jpg

 

 

Editado por Diogo HC Matias
Actualização
  • Gosto 3

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Diogo, venha de lá essa montagem nova. Esse aquário vai ser um grande desafio mas confio nas tuas capacidades! 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/05/2020 at 09:04, Tozé Nunes disse:

Grande Diogo, venha de lá essa montagem nova. Esse aquário vai ser um grande desafio mas confio nas tuas capacidades! 🙂

É verdade, este aquário é muito bonito e tem algumas características que aprecio como o sexto vidro e a estrutura para esconder o equipamento, mas as dimensões são um desafio sim!

large._DSC0549.jpg

large._DSC0554.jpg

Escolhi para substratos uma opção económica, mas que anteriormente me deu resultados aceitáveis: JBL Aquabasis Plus (4 cm apenas na traseira do aquário, na zona onde vão existir plantas) e Manado no topo (até 10 cm de altura nalgumas zonas). Continuo a achar que os produtos da ADA são os melhores para o crescimento e manutenção de plantas aquáticas em aquários full tech (+500 lm/L e injecção de CO2), mas como vou optar por uma montagem o mais simples e de mais baixa manutenção possível, estes substratos devem ser mais que suficientes. 

large._DSC0556.jpg

Sendo um aquário de baixa manutenção, a colocação de uma planta de tapete está praticamente fora de questão. Por isso, a frente do aquário tem apenas areia de sílica que é fácil de limpar e no longo prazo pode sempre ser substituída. Para separar os substratos usei uma cartolina que depois retirei. Há sempre alguma mistura de substratos nos primeiros tempos, mas quando as plantas ocuparem a zona de transição substrato-areia, esta mistura torna-se menos relevante. 

large._DSC0561.jpg

Uma vez que o aquário é muito alto e pouco profundo, o truque de aquascaping para minimizar estas dimensões menos favoráveis é um grande declive entre a frente e a traseira do aquário. Também as rochas devem ser colocadas de tal modo que ajudem a suportar o declive do substrato. 

large._DSC0562.jpg

Fiquei razoavelmente satisfeito com o hardscape principal, tendo conseguido gerar várias linhas condutoras do olhar e alguma profundidade com o uso destas rochas. Falta acrescer algumas rochas mais pequenas na zona de transição, eventualmente seixos de pequena granolometria, mas não tinha contado com essa possibilidade e não tinha esse material comigo durante a montagem. Irei acrescentar mais tarde, mesmo com o aquário já cheio. 

large._DSC0563.jpg

As plantas são muito simples e de baixa manutenção e exigência, pertencendo quase todas à classificação "Fácil" da Trópica. Em resumo, temos musgo nas extremidades dos troncos, fetos 'narrow' na base dos mesmos, Bucephalandras na zona de transição troncos-rochas, pinnatifida no centro do layout, cyperus na traseira e Hydrocotyle nas laterais. 

large._DSC0565.jpg

Ficaram a faltar algumas plantas por não haver stock, nomeadamente dois musgos para as rochas da frente, mas que podem ser adicionados posteriormente e que são a Riccardia chamedryfolia e o Fissidens fontanus e também uma ou mais espécies de Marselia, não para fazer tapete, mas para criar preciosos apontamentos de verde entre as rochas, com o seu pontual trevo de três folhas que por vezes as plantas deste género desenvolvem. 

large._DSC0566.jpg

E por hoje é tudo, aquário cheio, ciclagem iniciada, dentro de algumas semanas voltamos a falar! 

large._DSC0567.jpg 

  • Gosto 4

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ficou muito bom… simples mas muito harmonioso.

Também gosto muito do aquário...uma boa montagem num aquário desses fica mesmo TOP em qualquer sala.

Novidades?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.