Peixe inchado e com manchas


Rikard20

Recommended Posts

Boa noite,

Peço desculpa se estou a repetir algum dúvida já publicado, mas preciso mesmo de ajuda.

Tenho um aquário com peixes de água fria, pelo que nos últimos 3 dias um dos peixes está muito parado no fundo, aparentemente inchado e hoje apresenta umas manchas brancas.

Outro dos peixes também parece estar inchado mas anda normalmente pelo aquário.

Ambos comem sem problemas.

O aquário é de 55Litros, tem filtro e a temperatura está nos 22⁰C.

(Queria colocar imagem mas não consigo se alguém me conseguir ajudar facilitava)

Obrigado pela ajuda.

Editado por Rikard20
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rikard20

Em geral isso e alimentação com falta de qualidade,deves dar comida variada e em poucas quantidades,eu agora deixava um ou dois dias sem comerem,e compravas outras ração de melhor qualidade.

Vê aqui como colocares fotos. 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigdo pela ajuda.

Aqui seguem as fotos dos peixes e da comida.large.15898380518813880346821018376659.jpglarge.20200518_212500.jpglarge.20200518_212535.jpglarge.20200518_212602.jpglarge.20200518_212707.jpglarge.20200518_212625.jpg 

O cor de laranja é o que está parado, inchado e com as manchas. O branco continua bastante ativo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Só dás essa comida,mas podes comprar outra igualmente boa de outra marca e com qualidade.

Isso que tu chamas manchas,a mim me parece pintas brancas,o que me leva a pensar que talvez seija ictio,e eu ate acho que os peixes não estão a sim tão inchados,pelo menos nas fotos não se nota.

Dá uma vista de olhos aqui. 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em caso de ictio tratamento refere o aumento da temperatura do aquario, mas a temperatura está nos 22⁰C, aumentando não será mau para os peixes?

Poderá contaminar os restantes?

Editado por Rikard20
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais aumentar a temperatura um pouco durante cinco dias ate atingir os 27 ou 28 graus durante 20 dias,no fim deste tempo se os peixes não tiverem sinais do ictio,começas a baixar a temperatura gradualmente durante os cinco dias seguintes,ate tornar a ficar na temperatura original,quando terminares o tratamento deves fazer uma limpeza ao substrato aspirando bem o mesmo,e ao repores a água que falta tem essa água estar +ou- há mesma temperatura da água do aquário.

Não te esqueças de teres comida boa de qualidade.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tratar disso, o termo vai já para o aquário. Amanhã já trato da comida andava a alimenta-los 3x por dia se calhar será melhor reduzir não?

Que comida recomendaria?

Obrigado pela ajuda.

Editado por Rikard20
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Rikard20 disse:

Tenho um aquário com peixes de água fria, pelo que nos últimos 3 dias um dos peixes está muito parado no fundo, aparentemente inchado e hoje apresenta umas manchas brancas.

Outro dos peixes também parece estar inchado mas anda normalmente pelo aquário.

O aquário é de 55Litros, tem filtro e a temperatura está nos 22⁰C.

Primeiro que tudo, 55L só vai ser suficiente a longo prazo, no máximo dos máximos, para 1 desses peixes. Para crescerem os 2 juntos e saudáveis devias ter um aquário de pelo menos 100L com um bom filtro e uma boa manutenção do aquário. 

O "inchaço" faz parte da fisionomia destes peixes. Foram reproduzidos para terem um corpo mais curto, mas os órgão internos continuam com o tamanho original e portanto ficam mais comprimidos e "inchados". Um peixe adulto pode ficar assim "gordinho": VasxAy1m0f_TifWXl0S8sXe657X-c0-5x3gbLWuO

 

Uma comida de melhor qualidade e que afunde rápidamente vai evitar muitos problemas a longo prazo, especialmente problemas de bexiga natatória, que são muito frequentes nestes peixes. Se quer continuar a dar esses flakes, aconselho-o que os espalhe debaixo de água em vez de os largar na superfície. Quanto ao número de vezes que os alimenta diáriamente, os peixes dourados não têm estômago, por isso o ideal é mesmo dar pouca comida 2 ou 3 vezes por dia.

 

Quanto às pintas, sou da mesma opinião que o @Alvaro Silva, quase de certeza que é ictio, mas sugeria um método de tratamento diferente. Eu daria preferência a um tratamento com eSha EXIT, de acordo com as instruções do produto. Ambos os métodos funcionam, mas como eu tive melhores experiências a utilizar este medicamento, é o que prefiro fazer nestes casos.

No entanto, se preferir o método de subir a temperatura da água, aconselho-o, se ainda não tem, a adicionar uma bomba de ar, porque temperaturas mais elevadas fazem com que a quantidade de oxigénio na água fique bastante reduzida.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Primeiro que tudo, 55L só vai ser suficiente a longo prazo, no máximo dos máximos, para 1 desses peixes. Para crescerem os 2 juntos e saudáveis devias ter um aquário de pelo menos 100L com um bom filtro e uma boa manutenção do aquário. 

Boas, desde já obrigado pela ajuda @João Cardoso (Kadoxu) 👍

Em relação ao aquario de facto já me tinha informado disso, este foi oferecido e decidi aproveitar para começar, a curto prazo vou adquirir um maior.

há 28 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Uma comida de melhor qualidade e que afunde rápidamente

Esta comida que tenho até afunda rapidamente e eles comem td. Mas quero comprar outra para ir variando, consegues sugerir-me alguma?

 

há 29 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Quanto às pintas, sou da mesma opinião que o @Alvaro Silva, quase de certeza que é ictio, mas sugeria um método de tratamento diferente. Eu daria preferência a um tratamento com eSha EXIT, de acordo com as instruções do produto. Ambos os métodos funcionam, mas como eu tive melhores experiências a utilizar este medicamento, é o que prefiro fazer nestes casos.

Em relação ao uso do eSha EXIT, não poderá ser usado em conjunto com o aumento da temperatura?

 

Cumprimentos e mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Rikard20 disse:

Esta comida que tenho até afunda rapidamente e eles comem td. Mas quero comprar outra para ir variando, consegues sugerir-me alguma?

Nesse aspecto, eu próprio ainda estou à procura de uma boa marca aqui em Portugal que tenha pellets que afundem rápidamente. Neste momento ando a dar umas da marca Hikari mas que flutuam, porque não encontrei nada melhor na altura... quando acabarem, já tenho aqui umas da marca Northfin para experimentar.

Eu usava em Inglaterra uma marca que gostei muito, mas que ainda não encontrei à venda aqui em Portugal - "Saki Hikari - Fancy Goldfish Balance", mas aqui só encontro dessa marca para carpas.

há 18 minutos, Rikard20 disse:

Em relação ao uso do eSha EXIT, não poderá ser usado em conjunto com o aumento da temperatura?

Acho que sim, penso que não há nenhuma contra-indicação relativa a isso no folheto, mas tanto uma coisa como a outra reduzem ou oxigénio disponível na água ou a habilidade de absorção de oxigénio dos peixes, portanto se o fizer é extremamente importante ter uma bomba de ar no aquário.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer que uma ou duas vezes por semana também dou larva de mosquito, bloodworm e artemia (pode comprar vivos ou congelados nalgumas lojas de aquariofilia) ou comida em gel Repashy Super Gold ou Soilent Green. Isto para terem uma dieta variada e mais saudável.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Esqueci-me de dizer que uma ou duas vezes por semana também dou larva de mosquito, bloodworm e artemia (pode comprar vivos ou congelados nalgumas lojas de aquariofilia) ou comida em gel Repashy Super Gold ou Soilent Green. Isto para terem uma dieta variada e mais saudável.

Obrigado pela ajuda 👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, continuo preocupado com o meu peixe dourado, hoje passou do fundo do aquário para a superficie, de tarde não comeu nada e está muito parado, reparei também que as escamas parecem estar salientes será Hidropsia?large.20200519_185033.jpglarge.20200519_185045.jpglarge.20200519_185058.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode sim,uma vez que se esse ficou a sim,os outros devem estar nas mesmas condições,ou seija alimentação fraca em vitaminas,e a água com poucas condições,por isso e que eu digo que podem ficar com o mesmo problema,trata de começares o tratamento o mais depressa que for possível .

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, obrigado pela ajuda. Mas o pequeno não aguentou. Hoje de manha quando cheguei do trabalho já estava a boiar.

Visto apresentar sinais de hidropsia e ictio efetuei tratamento para ambos os problemas, sal para a hidropsia e aumento da temperatura e utilização de um tratamento para o ictio, vamos ver se os restantes se aguentam, caso contrário vou ponderar mudar mudar para aquário de água quente, já tive e tive bem menos problemas, pensei que com peixes de água fria iria ser bem mais fácil o cuidado, parece que me enganei.

Obrigado pela vossa ajuda 🙏

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rikard20

E sempre triste perdermos um peixe,mas uma coisa tu conseguistes ver,o ser de água fria não tornas as coisas mais fáceis,podes mudar para peixes de água quente,mas aconselho-te a quando ficares com o aquário vazio de peixes de água fria,a deixares o aquário uns tempos com a temperatura ai a 26 graus durante uns dias antes de colocares outros peixes,limpares o filtro,e aspirares o substrato,plantares umas plantas,e só depois disto tudo então pensares nos novos peixes.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Rikard20

E sempre triste perdermos um peixe,mas uma coisa tu conseguistes ver,o ser de água fria não tornas as coisas mais fáceis,podes mudar para peixes de água quente,mas aconselho-te a quando ficares com o aquário vazio de peixes de água fria,a deixares o aquário uns tempos com a temperatura ai a 26 graus durante uns dias antes de colocares outros peixes,limpares o filtro,e aspirares o substrato,plantares umas plantas,e só depois disto tudo então pensares nos novos peixes.

 

Saudações  

Ainda tenho dois deles, estou a ver se se aguentam. Já pensei levá-los à loja e devolver e depois recomeçar tudo para peixes de água quente, neste momento já tenho o aquário a 28⁰C, mas sei que teria que fazer todo o ciclo para peixes de água quente. 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais