Substrato ideal


Recommended Posts

Olá! Ja acabei o meu aquário de 84L, conclusão, é pequeno e vou mudar para 200L... Ando a pesquisar para desta vez não cometer erros. Estou a tentar perceber qual o substrato ideal, maioritariamente para corydoras albino sei que é areia, mas só encontro branca... Ou seja as corys iam ficar invisíveis. Há alguma areia preta fina? Eu uso aquele cascalho preto basaltico, não lhes faz mal nenhum, os bigodes estão grandes e saudáveis, mas sei que preferem areia e já vi que os caracois tb preferem areia (tenho um de 20L com areia da praia)... Alguém sabe de alguma areia fina sem ser branca? Só encontro uma vermelha do deserto, que não consegui perceber ainda se altera as propriedades químicas da agua. 

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Brunomcc2000 disse:

Tens a Sansibar Dark da JBL, não sei se existe mais alguma, eu só conheço essa.

Olha é mesmo isso, parece ser areia fina! Pena estas coisas serem caras mas pronto este aquário vou fazendo aos poucos e se tudo correr bem daqui a uns 4 ou 5 meses já está pronto. Seria mais fácil usar areia da praia mas depois não via as corys 😁 obrigado 👍

Sabes me dizer se é fértil? Não encontro essa informação... Provavelmente porque não deve ser

Ainda vou estudar melhor a coisa, mas em principio vou usar JBL manado vermelho nas zonas com plantas e depois o resto preto... É boa ideia? Já me disseram que esse manado vermelho é leve e as plantas não prendem bem.... E segundo me ensinaram neste fórum logo de início, vou precisar de 2000L/h em relação a filtragem, as plantas devem voar todas 🤣

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à areia da praia para além de não veres as corys corrias o risco de se cortarem nas pequenas conchas que estão sempre misturadas na areia.

 

A Sansibar não é fértil não.

 

O problema de ser leve digamos que não é problema do Manado vermelho, são todos os Manados, não é à toa que são mais baratos, eu sinceramente não o usava até porque se não for o filtro serão sem dúvida alguma as corys a levantar tudo.

 

Eu aconselho-te a escolheres tudo com atenção, define primeiro o que queres fazer e depois começa a comprar, não olhes só para o dinheiro porque às vezes a tentar poupar acabamos é por gastar o dobro, estuda bem antes de comprar, há coisas que se calhar até dará para poupar, neste caso o Manado acho mesmo que é um tiro no pé.

 

 

 

 

  • Votar + 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudança de planos!

Jbl sansibar areia preta

Aquela areia preta maior 3mm

Flourite red como substrato fertil 

 

Aqui a utilidade da areia preta grande é só altura.... Porque é mais barato que o sansibar... Mas levando uns 2 ou 3cm de altura dessa areia para não misturar 

No caso leva aquela areia preta grande de base e depois onde tiver plantas, o flourite red, e na zona sem plantas, areia preta. Será que posso por a areia fina por cima do flourite? Não consegui encontrar essa informação 

Que tal? 

 

Quero mesmo fazer uma coisa à profissional!  Por isso vou pensar muito bem... Neste de 84 foi aos trambolhões e tive de mudar o aquário varias vezes. A ideia neste é montar tudo e ficar imediatamente pronto a ciclar e depois só faltar os peixes e nunca mais mudar nada. So alimentar peixes e plantas e fazer tpas... 

Quero fazer uma coisa assim deste estilo, mas com areia preta 7e07c55adc42deac89d3e234436a62cd.jpg

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok nova mudança de planos.... O substrato que estava a pensar não é fertil o suficiente. E os que vi que são bons, baixam me o PH... Ora, para alguns dos meus peixes era uma maravilha, mas tenho guppys, plattys e mollys, e tenciono ter espadas também... Ou seja não apreciam acido, pelo que tenho ph nos 7. 

Queria pedir ajuda para me indicarem um substrato qualquer, que seja fertil para plantas de dificuldade máxima (não vou usar muitas, a grande maioria é fácil /média - mas quero comprar o melhor), fácil de plantar, inerte e que não sejam grãos muito grandes para não magoar as minhas corydoras.... Há alguma coisa que encaixe nestas características ou estarei a sonhar de mais? 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais