Ered Lómin


Emejet

Recommended Posts

1 hour ago, Emejet said:

O tempo de iluminação passou gradualmente para as 09h de uso. Noto que houve mais crescimento mas continua a haver muitos sítios com partes negras por cima das folhas.

Essas partes negras não serão algas? É que, com tanto tempo de iluminação e pouco CO2, podes ter tido aí algum surto de algas que podem estar a consumir os nutrientes e a não deixarem as plantas crescer e apanhar luz. Uma coisa que te aconselho fazer é começares a introduzir Seachem Excel no tanque. Ajuda bastante o crescimento das plantas... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São algas de certeza, e também acho que deverá ser da relação luz/co2. Ainda não consegui atingir o ponto certo entre eles os dois, pelos vistos.
Junto com a fertilização também uso o Excel e inicialmente usava o Advance também. 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Emejet said:

São algas de certeza, e também acho que deverá ser da relação luz/co2. Ainda não consegui atingir o ponto certo entre eles os dois, pelos vistos.
Junto com a fertilização também uso o Excel e inicialmente usava o Advance também. 

Eu tive um problema sério de algas pela quantidade excessiva de nutrientes que tinha na água. As plantas ainda estavam a crescer... não consumiam os ditos nutrientes e as algas aproveitaram-se disso. Reestruturei o aquário, usando muito menos substrato fértil (que julgo ter sido a base do problema... ) e passei a fazer TPA's de dois em dois dias. Já passei aos três dias de intervalo e até agora a coisa parece estar a correr bem. O primeiro conselho que qualquer aquariofilista te dará com as primeiras algas é fazeres mais mudanças de água, e reduzires a intensidade da luz, mas como não conheço a luz que utilizas não sei se terá uma intensidade mais fraca e por isso a quantidade de horas que as deixas acesas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet,

 

Tendo a tua luz 42w provavelmente o que está a acontecer é simplesmente falta de luz (isto não sabendo qual o teu plano de fertilização), e por esse motivo é que apenas a Sessiflora e a Valisnérias (que são plantas de baixa exigência) estão a prosperar, ao contrário da Wallichi e a montecarlo que são plantas com uma exigência de luz muito superior. O teu aqua tendo 50cm de altura, aquilo que eu experimentava era deixar a luz a 100% por um período nunca superior a 7h (isto porque em todas as fotos os teu aqua parece pouco iluminado), ao mesmo tempo que garantia uma quantidade de CO2 entre 20 e 30ppm complementando com boa fertilização para ver se as plantas recuperavam a sua beleza.

 

É importante reter que as algas prosperam caso as plantas se encontrem em dificuldades, seja por falta de luz/CO2/Fertilização.

 

Uma outra sugestão é trocares a posição do inflow / outflow, colocando o outflow mais perto da frente do aquário e o inflow atrás, desta forma, talvez a tua circulação/distribuição de CO2 melhore.

 

Quantas bolhas por segundo de CO2 estás a debitar no aquário?

 

Qual o teu plano de fertilização?

 

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um reparo ao que o Diogo disse e não me leves a mal, a rotala wallichi é uma planta efetivamente de alta exigência, necessitando de muita luz e Co2, já no que diz respeito à Monte Carlo, trata-se de uma planta de média exigência, chegando mesmo em determinadas condições a necessitar de Co2 apenas no arranque, prosperando depois sem ele. Penso que neste caso o problema da Monte Carlo possa realmente estar nos 50cm de altura, mas eventualmente devido a uma insuficiência de Par nos leds, porque 45 watts até podem ser suficientes, embora também desconheça essa calha. Refira-se que existem calhas com menos watts e com mais par e outras com mais watts e menos par, o mais importante é a qualidades dos leds e isso passa pela medida do par, quanto mais melhor.

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com algum atraso, mas agradeço todos os conselhos e opiniões que foram dados!

Desta vez acho que o aquário está a ficar como o pensei ! Finalmente o Montecarlo cresceu e propagou (agora é a tesoura que tem de entrar em acção mais vezes) e até a rotala já tem vários pontos onde se nota novamente o crescimento como deve ser. 
O que é que realmente mudei para isto acontecer? Estava com pouco tempo de iluminação (passei de 7h para 9h de fotoperíodo) e aumentei um pouco mais o CO2. Mas penso que o problema ficou mesmo resolvido com o fotoperíodo. Algas controladas, e plantas a crescerem bonitas. Só uma delas é que parece que quer tomar conta do aquário, a Vallisnéria. Plantei apenas 1 pequeno pé atrás das rochas centrais e neste momento já tomou conta da parte traseira central toda e já quer aparecer ao pé das Rotalas. (já tive de andar a cortar raízes por lá...) 
A fertilização tenho feito apenas 1x por semana no dia seguinte à TPA e à base dos produtos Seachem (Iron, Potassium, Nitrogen e Phosphorus) e Excel. 
Não sei se já tinha referido mas também mudei o inflow e outflow para lily pipes. 


8e3328d5839c131be6178bbdb0ea579a.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, sim senhor. Estás a ficar com um aquário composto. Fiquei curioso em relação a uma coisa... achas que o problema das algas desapareceu com o aumento do tempo de luz? 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/07/2020 at 17:23, Emejet disse:

Tendo em conta a fauna existente (camarões, tetras cardinais, Danios Choprae,guppys, Ottocinclus e um Sae), haverá algum peixe de um porte "maior" que possa co-habitar com estes? Aqui em casa dizem que falta ali algo "grande que se veja ao longe"...
Eu duvido muito mas...

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
 

Olha, eu acho que podias pôr aí um disco ou um escalar.

Ia ficar mesmo bem e fazer um bom contraste com os peixes pequenos que já tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, JoseCarlosMarques disse:

Muito bem, sim senhor. Estás a ficar com um aquário composto. Fiquei curioso em relação a uma coisa... achas que o problema das algas desapareceu com o aumento do tempo de luz? 

Obrigado, a ver se agora continua assim. Sobre as algas, não tenho 100% certeza se foi isso que resolveu, mas o que é certo é que está bem diferente. Talvez agora haja menos nutrientes disponíveis para elas.
 

 

há 14 horas, Flaips disse:

Olha, eu acho que podias pôr aí um disco ou um escalar.

Isso era o que eu pensava no inicio, mas pelo que pesquisei não iam ser muito compatíveis com o resto da fauna. Um dia mais tarde penso em manter só uma especie dessas. 
Agora tenho uns Colisas, sempre são um bocadinho "maiores". 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas olha, vou te dizer uma coisa que muita gente pode discordar do que eu vou dizer, mas digo na mesma.

Eu mantenho um disco sozinho com cilídeos americanos com o dobro do seu tamanho há cerca de 1 ano e meio e nunca tive problemas de agressividade dos cilídeos para com ele.

Claro que cada caso é um caso e não é aconselhável.

Mas penso que um escalar se iria dar muito bem com a fauna que tens também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não concordo. Acho que apenas um Escalar dentro desse aquário não vai beneficiar em nada o quadro, e vai alterar toda a escala do tanque. Mas és tu e a tua familia que olham para o aquário todos os dias, portanto a escolha final será sempre tua. Em qualquer dos casos... opta, pelo menos, por um casal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Emejet disse:

Eu como tenho ali guppys não vou arriscar nem discus nem escalares por causa das caudas dos guppys que penso serem bastante apelativas para eles.
 

Acho que fazes bem, devido até às diferença de ph.

Que tal colocares um betta fêmea?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Flaips disse:

Acho que fazes bem, devido até às diferença de ph.

Que tal colocares um betta fêmea?

Lembrei me agora que os bettas também podem se sentir atraídos pelas caudas dos guppys, então é melhor não!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os colisas são peixes incríveis, e extremamente bonitos com as suas várias colorações.

Em relação aos peixes indicados anteriormente, os discus além de serem muito grandes e por isso fazerem mta sujidade, são peixes de cardume por isso é de evitar ter só um, e a teres muitos iam dar cabo da escala do aquário. Mesmo os escalares são peixes de cardume e que crescem bastante (até 15cm ou se calhar mais um pouco) por isso uns colisas ou algo mais desse género são uma óptima escolha.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quanto à fauna não vai haver mais alterações nem adições. 
Os colisas são muito bonitos mesmo, mas para mim o que dá alma no aquário são os Danio Choprae. O movimento natural deles em cardume é fantástico!
Entretanto, consegui partir o lily pipe inflow a dar uma limpeza nele com uma escova.. lá tenho que arranjar outro porque já não consigo voltar a ver o tubo verde do filtro lá dentro 😐 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Ora vivas!

1 ano, 4 meses e 10 dias deste aquário.
Ainda não perdi o gosto por esta aventura, mas tenho andado arredado destas lides "internéticas".
Isto entrou em modo de manutenções semanais (ás vezes um pouco mais que isso...) e pouco mais. A minha luta continua com algumas algas (já desisti de limpar as pedras, nem quero saber  ) e com a plantação principalmente do canto esquerdo que insiste em não querer lá nada do que eu quero, pelo menos não de um modo saudável.
Não sei que raio de ideia tive em querer um tapete de 1 metro, só porque dá um trabalhão do caraças para fazer podas e limpeza!! Se fica bonito? Claro que sim!
Descobri também entretanto que tenho dois SAE que deixaram de ser vegetarianos desde que descobriram que os camarões são aparentemente deliciosos... enfim 

 

08b2fc4867e7d54c021e11ae0d723941.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te ser muito sincero, rapaz... Por esta altura esperava ver isso com uma vegetação muito mais densa que aquela que tens. Mas se gostas desse "look" acho muito bem que o vás mantendo.

Noto alguma "habituação" nas tuas palavras. Não estará na altura de comprares umas pedras ou uns troncos novos para a "pica" voltar a aparecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/10/2021 at 18:14, JoseCarlosMarques disse:

Vou-te ser muito sincero, rapaz... Por esta altura esperava ver isso com uma vegetação muito mais densa que aquela que tens. Mas se gostas desse "look" acho muito bem que o vás mantendo.

Noto alguma "habituação" nas tuas palavras. Não estará na altura de comprares umas pedras ou uns troncos novos para a "pica" voltar a aparecer?

A verdade é que não está mais denso porque não tenho deixado e porque a Montecarlo se apropriou de muito espaço atrás. A Valisnéria é uma dor de cabeça para não deixar invadir o aquário todo, aquilo é rebentos por todo o lado...
E sim, acho que me deixei levar apenas pelas manutenções normais mas vou tentar mudar ali algo, principalmente o canto esquerdo.
Adicionar pedras agora será difícil por causa do tapete e troncos não é algo que queira aqui neste aquário. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

41 minutes ago, Emejet said:

Adicionar pedras agora será difícil por causa do tapete e troncos não é algo que queira aqui neste aquário. 

Mas eu não estava a dizer para mudares esse aquário...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Mas eu não estava a dizer para mudares esse aquário...

Ah entendi! Pensei que era alterar aqui algo..
Sim, já estou a pensar em alterar o aquário de 60L. Vontade não falta, é só começar a idealizar o layout e arranjar material.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ufa. Por momentos pensei que o "bichinho" tivesse passado. Eheh. Ânimo rapaz! E deixa essas plantas crescerem lá atrás. Se tomarem conta do aquário, deixa tomar. Abraço!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma alteração ao lado esquerdo do aquário. É o lado que me tem dado mais trabalho a manter alguma planta. E também mexi um pouco ao meio.
Adicionei um pouco de Rotala Macranda.
5cfbd70ba829088c1ce28a8d3284f79d.jpg

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.