Aquário Biorb de água fria com verdete


Recommended Posts

Boa tarde,

Já faço aquariofilia desde criança, mas sempre numa lógica muito básica (aquário pequeno e 1 ou 2 peixes com pedras de rio no fundo e não passava disso). Nunca investiguei nada, apenas tinha porque achava engraçado e relaxava ficar a ver os peixes nadar e dava algum sentido de responsabilidade a uma criança tratar de um animal de estimação.

Há cerca de 4 anos recebi um Biorb 30 litros e tenho ganho interesse por trás deste hobby. Tenho 2 decorações de momento (ver foto). Para quem não conhece o aquário, é um sistema recente de aquariofilia (com preços acima da média) e que já vem integrado com um sistema de filtragem próprio e iluminação. Vinha com uma bomba, mas como era fraca, troquei por uma que tinha do meu aquário (Sera 275R - capacidade 275 L/H e pressão superior a 120 mbar). O aquário vem também com um conjunto de pedras com semelhança a vulcânicas. A juntar a isso, tenho nuns suportes junto à tona de água, algumas bolas de musgo (ver foto).

De momento tenho 2 carpas pequenas, 2 caudas de véu e um cometa (caso alguém me indique, eu sei que as carpas podem crescer imenso, mas tenho onde as colocar depois). Antes que me esqueça, não tem luz direta.

Tenho o aquário montado assim há uns 3 anos, ao qual faço o TPA 1x por mês com limpeza do filtro incluída e aspiração da superfície das pedras. Uso um biocondicionador (aquasana gold) e um amaciador de água com microorganismos (Amtra Clean) e resumidamente é isto.

Há cerca de 3 meses troquei a lâmpada que vinha de origem porque achei que poderia ter mais iluminação (consultei alguns fóruns sobre isso). A lâmpada de origem é de 3,5w e tem a indicação reef, o que achei estranho, mas não fiz caso porque a iluminação é meio fraca. Troquei por uma de leds 2700k 3,5w que julgo que equivale a 25 ou 30w (deitei fora a caixa e não me recordo). Passado 1 mês comecei a notar o tubo central meio esverdeado e o fundo do aquário também - verdete julgo eu e piorou de dia para dia, ao ponto de o verde ter passado a um verde quase castanho.

Como julguei que fosse da lâmpada, por ter uma luz algo forte (para o que eu estava habituado), voltei a colocar a original. Na altura fiz uma limpeza total do aquário, pedras incluídas, mas não andei ao pormenor na lavagem delas senão era semanas nisto, e voltou a aparecer. Fiz 1 ou 2 TPA's em modo de experiência para ver se resultava e nada. Fiz outra mudança total da água há 5 dias e já noto uma camada ligeira de verde à volta do tubo, como podem ver pela foto.

Já usei há umas semanas o AlguMin da Tetra e não fez nada. Fiz um teste à água ontem com umas tiras reativas da Sera que indicou que o NO2 e NO3 está acima do ideal e a dureza da água abaixo do ideal. PH, KH, e CL2 normal. Como o marketing funciona bem nestes casos para alguém que não domina, o primeiro instinto é ir comprar os produtos indicados "nas instruções" das tiras da Sera mas antes de gastar dinheiro à toa (que é o mais certo) queria saber se alguém me pode ajudar com este problema que persiste em não desaparecer.

large.397496533_aqurio.jpg

 

 

 

Editado por Luís Serra
foto demasiado grande
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Luís Serra disse:

Para quem não conhece o aquário, é um sistema recente de aquariofilia (com preços acima da média) e que já vem integrado com um sistema de filtragem próprio e iluminação.

A filtragem original é muito pobre...

há 17 horas, Luís Serra disse:

De momento tenho 2 carpas pequenas, 2 caudas de véu e um cometa (caso alguém me indique, eu sei que as carpas podem crescer imenso, mas tenho onde as colocar depois).

Ok... isso e para la de extremamente sobrelotado... o que está a fazer é a limitar o crescimento saudável de todos peixes que aí estão.

Cada carpa precisa de cerca de 1000L de água para cescer saudável, cada Véu precisa de 60 a 80L, e um cometa precisa de cerca de 100L. Sem estas condições, mesmo que por um curto espaço de tempo, o crescimento e a saúde dos peixes vão ser afectados. Estamos a falar de peixes que nessas condições duram (com sorte) 2 a 5 anos, mas quando em boas condições podem viver 20-40 anos ou mais.

Por cima disto tudo, TPAs de mês a mês torna tudo isto quase criminoso. Muito provávelmente está a fazê-lo por falta de informação, mas aconselho-o, se tem onde colocar as carpas, que coloque lá todos estes peixes o mais rápidamente possível.

 

Em termos de água fria, não me consigo lembrar de nenhuma espécie de peixe que seja remotamente humano ter em 30L. Água quente dá para um Betta, ou camarões com um cardume pequeno de peixes muito pequenos. 

 

Os problemas que está a ter com o verdete e muito simples de resolver, neste caso... a água está com muito má qualidade.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é algo débil mas já existem uns upgrades que inclui uma esponja redonda que se coloca no fundo do aquario à volta da entrada do filtro, só falta saber se resulta (nada como experimentar). Se o João conhecer mais alguma solução, diga.

A solução da água quente é uma hipótese que tenho vindo a ponderar até porque a variedade de peixes é outra e "mais gira" de se ver num aquário, já para não dizer que permite colocar plantas e outras opções que ajudam a manter o aquário mais saudável e que não sejam comidas pelos peixes de água fria.

Sobre TPA's já investiguei melhor por aqui, porque realmente é falta de informação aqui do "rookie" mas vive-se a aprender todos os dias.

 Sobre a qualidade da água, o que aconselha fazer? Além dos TPA's mais frequente (e como deve ser, porque pelos vistos, apenas mudar água e colocar o anti-cloro e o líquido biológico, não é suficiente....tem toda uma arte por trás que eu desconhecia). Até à data só dominava a ambientação dos peixes ao aquário. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 3 horas, Luís Serra disse:

Sobre TPA's já investiguei melhor por aqui, porque realmente é falta de informação aqui do "rookie" mas vive-se a aprender todos os dias.

Quando falei em falta de informação, não era só acerca das TPAs, acima de tudo era sobre ter qualquer um desses peixes num aquário desse tamanho, quanto mais 4 ou 5.

Com esses peixes nesse aquário não há muito que possa fazer para melhorar a qualidade da água... nem TPAs diárias seriam suficientes para manter o aquário ou os peixes saudáveis. Carpas e Peixes Dourados são autênticas fábricas de "lixo" biológico, daí precisarem de grandes volumes de água para crescerem e se manterem saudáveis.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais