Ajuda filtro cristal profi 250


Recommended Posts

Boa amigos.

Preciso de ajuda com o meu filtro cristal profi 250,  que tenho no meu aquario de 120 l, tenho.o á alguns anos e sempre funcionou bem até á ultima tpa...

Agora tem pouco caudal de saída e so atira a água na flauta uns 2 ou 3 cms,  quando até agora atingia uns 8 a 10cm. 

Os tubos in e out estao limpos, a flauta tambem.

Ja desmontei a zona da ventoinha que até nem estava muito suja, e verifiquei  que fixando a ventoinha o "iman" gira para um lado e para o outro cerca de uma volta em volta da mesma. 

É suposto ser assim ou ser fixo?🤔

Alem que faz mais ruido a trabalhar , o que não acontecia antes e era muito silencioso.

Também me aconteceu nas últimas 2 tpa's ele nao arrancar logo que o ligava à tomada, desligo e volto a ligar e ja dava, mas desta vez so com 1 "sapatada" no filtro é que arrancou ...🥺

Agradecia possiveis sugestões e dicas para resolver...

 

Obrigado 🤗

Aqua 100x30x40 ( 120L. )

Filtro Externo - Sicce Space ADV 500 7W 500 l/h

Aquecedor - Prodac MAGICTHERM 150W

Iluminação - 2 x Sylvania GRO LUX 30w t8

Bomba ar Aquapor AC-9602

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas maos 

Pelo o que tu dizes não há duvidas,tens o Rotor,também se chama de Impeller,falando Português ventoinha, istodownload.jpgpois deve de certeza está partido,ou seija,entre o iman e a hélice esta descolado,por isso quando tu mexes na hélice ela dá uma volta,e não devia,agora tens duas hipótese ou colas essa com cola 3 rápida,ou vais há loja e levas a mesma para verem e compras,ou levas a referência da mesma.

 

Saudações

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite @Alvaro Silva

 

Obrigado, desconhecia o nome correcto, confesso. 🙄

Amanha irei tentar colar a ver se resulta até comprar uma nova.....

 

Obrigado pela dica.

Aqua 100x30x40 ( 120L. )

Filtro Externo - Sicce Space ADV 500 7W 500 l/h

Aquecedor - Prodac MAGICTHERM 150W

Iluminação - 2 x Sylvania GRO LUX 30w t8

Bomba ar Aquapor AC-9602

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

Colei a hélice como sugerido mas nao resolveu o problema. Aumentou ligeiramente os jatos da flauta mas ainda muito longe do habitual.

E continua a fazer barulho no funcionamento, parece a bomba de fazer bolhas.

E so arrancou dando.lhe umas pancadas, nao queria arrancar...

 

Outras sugestões...

Obrigado

Aqua 100x30x40 ( 120L. )

Filtro Externo - Sicce Space ADV 500 7W 500 l/h

Aquecedor - Prodac MAGICTHERM 150W

Iluminação - 2 x Sylvania GRO LUX 30w t8

Bomba ar Aquapor AC-9602

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas maos

Já viste o veio do Rotor se esta bom,vê se tens alguma fuga no filtro em si.

Então o melhor mesmo e fazeres uma pesquisa na net para veres lojas onde vendem rotores desse filtro e comprares,antes que as coisas piorem .

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, maos disse:

Colei a hélice como sugerido mas nao resolveu o problema. Aumentou ligeiramente os jatos da flauta mas ainda muito longe do habitual.

E continua a fazer barulho no funcionamento, parece a bomba de fazer bolhas.

E so arrancou dando.lhe umas pancadas, nao queria arrancar...

O íman é suposto estar fixo ao plástico do rotor, mas a ventoínha normalmente não está totalmente fixa, costuma dar para rodar ligeiramente, mas se der uma volta completa ou mais, está partido em qualquer lado de certeza.

Redução do caudal também pode ser por as esponjas ou cerâmicas estarem demasiado comprimidas. E isto pode fazer com que o motor entre em esforço e à quebra do rotor, porque o rotor tem que fazer mais esforço para puxar água.

Se o filtro está com problemas em arrancar pode ser por estar a ligá-lo com muito ar ainda dentro do filtro, ou um problema mais grave, pode ser o motor do filtro a dar o berro. 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais