Dúvida - Espuma PU


Emejet

Recommended Posts

Ora, mais umas dúvidas para vos "chatear" um bocadinho.

1º -  Qual é o tipo correcto de Espuma PU que se pode utilizar dentro de um aquário? Qualquer um serve? (Sei que na altura do festival usaram o que me parecia ser espuma para telhas? Era isso?)

2º -  Se colocar a espuma por baixo do substrato, para fazer volume, há algum problema nisso? 

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Sim, desde a primeira edição do desafio de aquascaping aquariofilia.net que usamos a espuma pu para unir o hardscape,  sugestão trazida pelo Tiago Miravent da sua ida à China como melhor português no ciac. E na segunda edição chegou-se a um extremo quando o João Abóbora despejou quase uma lata dentro do aquário 😀 substituindo quase a necessidade de usar hardscape 😅.

Nós compramos as latas numa grande superfície comercial dedicada ao bricolage, havia na altura dois tipos de cor, um mais cinzento e outro mais castanho à escolha. E sim, é usada para tapar fugas entre  telhas.

há 21 minutos, Emejet disse:

Se colocar a espuma por baixo do substrato, para fazer volume, há algum problema nisso? 

Nao aconselho o usi da espuma directamente nos vidros pelo facto de depois ao retirar poder riscar o vidro... porque não utilizas outra  solução? Eu já usei leca dentro de meias de senhora, pedras feias que depois fucam tapadas pelo substrato, substrato usado em anteriores montagens... há tantas hipóteses...

Pontos positivos e negativos do uso da espuna pu...

É muito fácil de usar e depois de seco agarra muito bem as pedras. Tem que se ter  cuidado na aplicação em não exagerar pois a espuma aplicada expande-se muito. Depois de esperar uma hora pode retirar excesso com uma faca. 

Ponto negativo é, para mim, mais tarde quando queremos reutilizar as pedras fica muito trabalhoso retirar a espuma que fica agarrada às pedras. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta @Tozé Nunes !

Aquele aquário do João Abóbora fica mesmo para a história 😄 
Aqui a minha questão ou o pensamento para o uso da espuma era apenas de criar volume por baixo do substrato e de maneira que fosse acessível €€ .
Iria tentar fazer isto ainda antes de colocar dentro do aquário, para não ter o problema de se colar aos vidros e não seria para colar pedras. 

As outras opções também são bastante válidas,  onde arranjaria a leca por exemplo?

Edit: Já vi que a Leca existe nas lojas de construção. Não sabia que podia usar em aquarios! Se calhar vou antes por aqui..

Editado por Emejet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais