Dúvidas filtros


Recommended Posts

Olá para todos.


Tenho um aquário de 200 litros (100x40x50) plantado que quero colocar discos futuramente.
Ele está com um filtro canister sunsun 402B (1000 L/h, mas parece menos - 18w + 9W da lâmpada UV), que tocava meu aqua de 90 litros, mas estou achando pouco para este de 200 litros.
Pensei em colocar um outro canister (talvez em série, para reduzir o consumo de energia elétrica e a quantidade de objetos no interior do aquário).

Vou continuar usando o sunsun pois ele tem UV  e ainda funciona bem.


Estou na dúvida entre alguns canister que achei com preços parecidos.

1) Para ligar independente ao sunsun (deixando os dois ligados):

- JBL e902 (900 L/h) - 11W

- EHEIM ecco pro80 2236 (750 L/h) - 11W

2) Para ligar em série com o sunsun:

- Fluval 406 (1450 L/h)  - 23W

- Fluval 307 (1050 L/h) - 16W

- JBL e1501 (1400 L/h) - 20W

 

Tenho medo do 406 ou o e1501 serem muito forte para Discus e para as plantas em um aquário de 200 litros, o que acham?

Além disso, como acham que devo fazer a ligação em série (caso realmente o faça)? Pensei em colocar primeiro o da sunsun, com mais filtragem mecânica, seguido do outro canister. Deixando o segundo ligado 24 horas e o sunsun, que tem UV, somente umas 4 horas por dia.

Uma terceira opção seria ligar um canister 24 horas/dia e o sunsun programar pra ligar cerca de 4 horas/dia, com UV. 

 

Procurei no fórum sobre filtros e não achei dúvidas parecidas com as minhas. Mas defini estes filtros que listei a partir dos opiniões dos membros em outros tópicos.

Aguardo opiniões e críticas.

Muito obrigado

 

 

 

*Não consegui criar este tópico na área de filtragem e circulação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, olha eu tenho um aquário exactamente com as mesmas medidas e estou a pensar em trocar o meu JBL 901e por um 1502e. Neste momento o 901 praticamente não “mexe” a água.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ótima informação andre_afonso. Já li que os JBL perdem a vazão (caudal) com o tempo mesmo, mais do que os outros. Mas mesmo assim são muito bons. Estou tendendo pro e1501. Aqui no Brasil o e1502 está muito mais caro. A diferença entre eles é muito grande? Vis as diferenças no site da JBL, mas queria saber se na prática tem muita diferença mesmo, para justificar pagar muito a mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei o meu aquário de 200L a um criador de Discus, juntamente com o Fluval 406 que ele tinha e estou satisfeito. Tenho lá algumas plantas e kinguios sem problema algum.

A ideia de ligar em série filtros diferentes, não sei se será muito boa ideia.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou de JBL e1501. Decidi considerando o consumo e o preço, comparando com o fluval 406 ou 407. Achei o JBL um pouco mais barato e pelo que li em outros tópicos parece-me que ambos são muito bons. 

Vou desistir da ideia de ligar os filtros em série. Vi que posso ter mais problemas do que soluções.

Mas não queria deixar os dois filtros ligados o tempo todo. O filtro sunsun não me dá a opção de ligar e desligar, automaticamente só o UV. E não queria deixar o UV ligado o dia todo. Teria algum problema em ligar o filtro com UV somente algumas horas por dia? Pergunto em relação às mídias, o fato do filtro ficar desligado por um longo tempo pode prejudicar a manutenção das bactérias no filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Thiago Silva Peron disse:

Mas não queria deixar os dois filtros ligados o tempo todo. O filtro sunsun não me dá a opção de ligar e desligar, automaticamente só o UV. E não queria deixar o UV ligado o dia todo. Teria algum problema em ligar o filtro com UV somente algumas horas por dia? Pergunto em relação às mídias, o fato do filtro ficar desligado por um longo tempo pode prejudicar a manutenção das bactérias no filtro?

Desligar o filtro durante muito tempo, pode fazer com que as bactérias comecem a morrer por falta de oxigénio e quando o filtro reinicia, pode haver um pico de Amónia no aquário.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste caso vou deixar o sunsun ligado direto. Não queria abrir mão dele por causa do UV, além de um volume maior de mídias e a segurança de dois filtros ligados, se um der problema enquanto estou fora o outro garante uma filtragem parcial.

Um twinstar substituiria o UV? Se sim, posso até considerar somente o e1501 e abrir mão do sunsun.

Penso que se mantiver o sunsun e ligar o e1501 (ou até mesmo o fluval 406) de forma independente terei problema na turbulência, confere?

Mantendo o sunsun, ficaria então entre o JBL e902 e o fluval 307.  Mas de acordo com o andre_afonso o JBL perde muito caudal. A melhor opção seria o fluval 307?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha acho que estás a complicar, se não precisas do filtro sun para outro aqua e podes ter os dois nesse óptimo, montas o JBL com inflow e outflow num canto e montas o outro no canto diametralmente oposto. Ficas com os dois a trabalhar e estás à vontade em termos de filtragem, podes carregar na fauna e flora à vontade que por aí estás safo.
Eu no meu aquário se gostava de ficar com o JBL 1502 e o 901 a funcionar, mas devo precisar de passar um filtro pra reactivar um aqua de criação.
Quanto a ligar filtros em série não aconselho, de tudo o que li não é boa ideia, já para não falar que estás a por um motor a puxar dois filtros.
Deixar um filtro umas horas desligado nem pensar, já foi explicado, as bactérias morrem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/05/2020 at 20:02, andre_afonso disse:

Olha acho que estás a complicar, se não precisas do filtro sun para outro aqua e podes ter os dois nesse óptimo, montas o JBL com inflow e outflow num canto e montas o outro no canto diametralmente oposto. Ficas com os dois a trabalhar e estás à vontade em termos de filtragem, podes carregar na fauna e flora à vontade que por aí estás safo.
Eu no meu aquário se gostava de ficar com o JBL 1502 e o 901 a funcionar, mas devo precisar de passar um filtro pra reactivar um aqua de criação.
Quanto a ligar filtros em série não aconselho, de tudo o que li não é boa ideia, já para não falar que estás a por um motor a puxar dois filtros.
Deixar um filtro umas horas desligado nem pensar, já foi explicado, as bactérias morrem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Já havia me decidido a não usar em série tampouco deixar um dos filtros desligado. A dúvida que restou foi somente se pego um filtro de maior vazão (caudal) ou menor, por conta da turbulência, já que vou ter Discos no aquário e eles não se dão bem em águas agitadas.

Mas já resolvi pelo e1501, está com um bom preço, parce-me ser melhor do que o fluval 307 (maior volume e vazão) e penso ser mais fácil reduzir a vazão, caso seja forte, do que aumentar caso necessite.

Agradeço a ajuda de todos e depois de chegar informo aqui como ficou. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.