Dificuldade respiratória. Néon rosa.


Natália Melo

Recommended Posts

Boa tarde.

Tenho o meu primeiro aquário há pouco mais de 1 mês. Já li tanto, antes e depois de ter os peixes. Mas por mais que leia, realmente a aquariofilia tem uma enorme complexidade.

Tenho 8 peixes (casal de guppies, 3 néon innesi e 3 néon rosa) e um camarão.

Os peixes estão activos, comem, descansam. Mas tenho um neon rosa, parece-me uma fêmea, que, desde domingo, depois de uma TPA que fiz sábado à noite, começou a fazer movimentos acelerados na respiração. A cabeça e cauda fazem movimentos oscilantes alternados e rápidos para cima e para baixo consoante a respiração. 

Na TPA, eu troquei cerca de 25% da água, e adicionei 30 gotas (o aquário é de 20l) de NITRIDAC, com receio de já não haver bactérias suficientes para o processo nitrificante. Mas 3 ou 4 dias antes coloquei 5 gotas de bactérias e não me lembrei disso no momento.

O pH media cerca de 7. Temperatura 23ºC. 

A água nova é previamente tratada com condicionador aquasana.

Antes de ter os peixes, o aquário esteve sem fauna durante um mês, aproximadamente.

 

Não sei se coloquei bactérias a mais que comeram o oxigénio,  por isso ontem fiz uma experiência para oxigenar a água, criando oxigénio com batata e água oxigenada e adicionando o oxigénio na água do aquário (não sei se fiz de forma correta ou se o oxigénio se libertou na mesma hora para a atmosfera)

Mas se o problema fosse o oxigénio, deduzo que os restantes tetras tivessem o mesmo sintoma.

O peixe continua com os mesmos sintomas. A cor me parece boa. Ele tem apetite e nada e também descansa.

O que poderá ser e o que posso fazer de forma imediata para o ajudar?

 

Cumprimentos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.