Ciclo de nitrogénio


Recommended Posts

Boa tarde, 

Comprei o aquário de 50 litros e coloquei o que tinha na altura. Hoje fui comprar os restantes acessórios e ficou todo impecável. Estava a pensar em fazer o ciclo naturalmente, acrescentando a comida e controlando os níveis. 

Hoje por curiosidade fui fazer o primeiro só para ter uma comparação, qual o meu espanto que verificando na embalagens os níveis estão todos ok! 

Parece impossível não é? Vou esperar mais uma semana e testar novamente.

Alguém já lhe ocorreu o mesmo episódio? 

Sou novata nisto. Tenho passado horas a ler e a ver vídeos sobre vários processos. Não queria cometer muitos erros. 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera Viegas

Bem vinda ao Fórum.

Desculpa-me mas já li e tornei a ler e não entendi o que queres dizer,devo estar a ficar burro,deve ser da idade.

Há quanto tempo estas a fazer o ciclo do azoto?

Que filtro e que tens?

 Saudações  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Alvaro Silva disse:

Comecei o ciclo no sabádo. E fiz o teste no domingo. O filtro não sei bem o nome pois vinha com o aquário e é para 50 litros... 

Editado por Vera Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vera Viegas disse:

Comecei o ciclo no sabádo. E fiz o teste no domingo. O filtro não sei bem o nome pois vinha com o aquário e é para 50 litros... 

Os parâmetros vão ficar normais durante os primeiros dias, porque se trata de água da torneira. É normal.

Sem peixes, só a decomposição da comida é que vai gerar Amónia (NH3/4) e isso leva alguns dias. Durante os primeiros dias nem vale a pena testar.

Usou condicionador para remover o cloro da água? Está a utilizar testes de fita?

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Os parâmetros vão ficar normais durante os primeiros dias, porque se trata de água da torneira. É normal.

Sem peixes, só a decomposição da comida é que vai gerar Amónia (NH3/4) e isso leva alguns dias. Durante os primeiros dias nem vale a pena testar.

Usou condicionador para remover o cloro da água? Está a utilizar testes de fita?

Não sei o que é que esse condicionador pois na loja não me informaram. E sim testes de fita para várias coisas. Ph... Cloro... Etc 

Editado por Vera Viegas
Engano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, Vera Viegas disse:

Não sei o que é que esse condicionador pois na loja não me informaram. E sim testes de fita para várias coisas. Ph... Cloro... Etc 

Acondicionador de água (como, por exemplo, o Seachem Prime) é utilizado para remover o cloro da água, que é nocivo para os peixes, plantas e bactérias benéficas para o ciclo do azoto. Alguns acondicionadores podem até neutralizar Amónia na água, para que deixe de ser tóxica para os peixes (a curto prazo). Se a água que utiliza não for da rede (se for de poço, por exemplo) não precisa disso, porque a água não terá cloro. Se não quizer utilizar acondicionador, a água que tira da torneira para colocar no aquário deve ficar pelo menos durante 24h a "descansar" num recipiente aberto para que o cloro evapore.

Os testes de fita, são pouco ou nada fidedignos. Pode utilizar para ver por exemplo se tem Amónia ou não, agora para saber quanto tem ao certo, os testes de fita não são lá muito bons. Os testes de gotas/líquidos, apesar de não terem precisão de laboratório, são os que lhe podem dar, em casa, resultados suficientemente fidedignos para ter os números dos resultados em conta.

Normalmente, aconselho a ter pelo menos testes líquidos de Amónia (NH3/4), Nitritos (NO2), Nitratos (NO3), pH, gH e kH.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Acondicionador de água (como, por exemplo, o Seachem Prime) é utilizado para remover o cloro da água, que é nocivo para os peixes, plantas e bactérias benéficas para o ciclo do azoto. Alguns acondicionadores podem até neutralizar Amónia na água, para que deixe de ser tóxica para os peixes (a curto prazo). Se a água que utiliza não for da rede (se for de poço, por exemplo) não precisa disso, porque a água não terá cloro. Se não quizer utilizar acondicionador, a água que tira da torneira para colocar no aquário deve ficar pelo menos durante 24h a "descansar" num recipiente aberto para que o cloro evapore.

Os testes de fita, são pouco ou nada fidedignos. Pode utilizar para ver por exemplo se tem Amónia ou não, agora para saber quanto tem ao certo, os testes de fita não são lá muito bons. Os testes de gotas/líquidos, apesar de não terem precisão de laboratório, são os que lhe podem dar, em casa, resultados suficientemente fidedignos para ter os números dos resultados em conta.

Normalmente, aconselho a ter pelo menos testes líquidos de Amónia (NH3/4), Nitritos (NO2), Nitratos (NO3), pH, gH e kH. 

Obrigada. Vou tratar disso então. Tenho muito aprender. Abraço. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 18 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Vera Viegas 

Então como estão a correr as coisas? o ciclo esta a correr bem?

Diz ai as novidades.

Saudações  

Olhe é a loucura. O filtro parece que deixou de funcionar uns dias e começou a ficar um cheiro na água insuportavel, portanto ontem retirei grande parte da água e coloquei nova..... Vou ter de comprar um filtro em condições. Será que para um aquário de 50 litros também tenho de ter bomba de ar? (na loja disseram que não era necessário). A de filtro parece bombear o ar... mas já que vou trocar.

Sei que estraguei o ciclo. Agora ou continuo assim e recomeço o ciclo ou vou buscar dois peixes de água doce e resistentes para começar.

Obrigada desde já. Até os meus gatos estão ansiosos pelos peixinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 57 minutos, Vera Viegas disse:

Olhe é a loucura. O filtro parece que deixou de funcionar uns dias e começou a ficar um cheiro na água insuportavel, portanto ontem retirei grande parte da água e coloquei nova..... Vou ter de comprar um filtro em condições. Será que para um aquário de 50 litros também tenho de ter bomba de ar? (na loja disseram que não era necessário). A de filtro parece bombear o ar... mas já que vou trocar.

Sei que estraguei o ciclo. Agora ou continuo assim e recomeço o ciclo ou vou buscar dois peixes de água doce e resistentes para começar.

Obrigada desde já. Até os meus gatos estão ansiosos pelos peixinhos.

Bomba de ar não é essencial, a necessidade de ter uma depende de algumas coisas, mas mal não faz, especialmente com o tempo mais quente.

Fazer o ciclo com peixes é cruel... eles podem sobreviver, mas vão sofrer no processo.

 

há 1 hora, Vera Viegas disse:

A de filtro parece bombear o ar...

Não percebi o que quiz dizer com isto. 

 

Se nos explicar melhor o equipamento que tem, o que anda a fazer ao certo e talvez umas fotos, podemos tentar dar uma ajuda. Assim estamos só a dar tiros no escuro.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Nome do aquário: aquatlantis

2 - Data de montagem: 10-05-20

3 - Dimensões do aquário: A40xL50xP25

Equipamentos Instalados

1 - Filtro: o que vinha com o aquário... A mudar tc2002

2- Termostato: Eheim 50w

3 - Iluminação: calha led aquatlantis 65 6w

4 - termómetro 

Substratos & decorações

1 -  aqua sand Pedras decorativas fervidas (cerca de 5k)

2 - Decorações: plantas artificiais, uma gruta, pote decoração tb tipo gruta. 

Sem peixes. 

Estou a colocar um pouco de comida de dois em dois dias para o ciclo. 

Valores da água ainda não tenho. 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Vera Viegas disse:

1 - Nome do aquário: aquatlantis

2 - Data de montagem: 10-05-20

3 - Dimensões do aquário: A40xL50xP25

Equipamentos Instalados

1 - Filtro: o que vinha com o aquário... A mudar tc2002

2- Termostato: Eheim 50w

3 - Iluminação: calha led aquatlantis 65 6w

4 - termómetro 

Substratos & decorações

1 -  aqua sand Pedras decorativas fervidas (cerca de 5k)

2 - Decorações: plantas artificiais, uma gruta, pote decoração tb tipo gruta. 

Sem peixes. 

Estou a colocar um pouco de comida de dois em dois dias para o ciclo. 

Valores da água ainda não tenho. 

Cumprimentos 

 

há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

 

Não percebi o que quiz dizer com isto. 

 

Numa parte do filtro existe uma saída de ar que faz bolhas. Faz circular o ar no aquário mas pouco. 

Não sei se me estou a explicar bem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera Viegas

Dizes que o teu filtro e um tc2002,fui fazer uma pesquisa,uma vez que não conheço o dito filtro que mencionas,e o que vi foi que o tc2002 e um filtro de óleo,como e que um filtro a sim pode vir num aquário !!!

Uma vez que falas em mudares de filtro,porque não ires para um externo,se o dinheiro não for muito,sempre podes ir para um filtro de mochila como este,caso não saibas,tipo este

download.jpgmas o mais potente que conseguires comprar.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Vera Viegas

Dizes que o teu filtro e um tc2002,fui fazer uma pesquisa,uma vez que não conheço o dito filtro que mencionas,e o que vi foi que o tc2002 e um filtro de óleo,como e que um filtro a sim pode vir num aquário !!!

Uma vez que falas em mudares de filtro,porque não ires para um externo,se o dinheiro não for muito,sempre podes ir para um filtro de mochila como este,caso não saibas,tipo este

download.jpgmas o mais potente que conseguires comprar.

Saudações

Obrigada pela resposta. Acho que esse filtro não vai dar pois o meu aquário tem tampa. Tem de ser por causa dos gatos.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Vera Viegas disse:

Numa parte do filtro existe uma saída de ar que faz bolhas. Faz circular o ar no aquário mas pouco. 

Não sei se me estou a explicar bem. 

Sim, já percebi. Qualquer coisa tipo isto, certo?

aquarium-filter-machine-500x500.jpg

 

É estranho o filtro ter deixado de funcionar apenas no espaço de uma semana. Também é estranho a água começar a cheirar mal assim em tão pouco tempo... será que está a usar comida a mais para fazer o ciclo?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/05/2020 at 10:27, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Sim, já percebi. Qualquer coisa tipo isto, certo?

aquarium-filter-machine-500x500.jpg

 

É estranho o filtro ter deixado de funcionar apenas no espaço de uma semana. Também é estranho a água começar a cheirar mal assim em tão pouco tempo... será que está a usar comida a mais para fazer o ciclo?

Estava a pôr comida todos os dias e depois vi que só era uma vez por cada dois dias. Estou a colocar pouca e logo quando vi a asneira não coloquei durante uns 3 dias.

Acho que dei um encontrão no filtro, pois quando reparei que não estava a trabalhar tinha uma peça semi aberta.

Sim as bolhas é mesmo isso.....lol

Será que volto a tirar tudo, água incluido, fervo as rochas e pedras e começo?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vera Viegas disse:

Será que volto a tirar tudo, água incluido, fervo as rochas e pedras e começo?

Não é necessário. Já trocou a água do aquário uma vez, se estiver tudo bem, deixe assim, senão se a água voltar a ficar com mau cheiro, troque mais uma vez cerca de metade da água (aproveite para aspirar o fundo o melhor que conseguir) e limpar o filtro (utilizando a água retirada do aquário para limpar esponjas e outras matérias filtrantes que o filtro tenha).

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Não é necessário. Já trocou a água do aquário uma vez, se estiver tudo bem, deixe assim, senão se a água voltar a ficar com mau cheiro, troque mais uma vez cerca de metade da água (aproveite para aspirar o fundo o melhor que conseguir) e limpar o filtro (utilizando a água retirada do aquário para limpar esponjas e outras matérias filtrantes que o filtro tenha).

 

Muito obrigada. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.