Calha Recomendação


Recommended Posts

Boas, tenho andado um pouco afastado no mundo do aquascaping e precisava aqui de umas sugestões.

De à uns anos para cá tenho verificado uma enorme evolução no que diz respeito a iluminação e precisava de umas sugestões no que toca a calhas LED para um plantado high tech.

As dimensões do aquário são 60x40x40, o que sugerem?

Obrigado

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

Depende da tua disponibilidade financeira, as medidas do teu aquário são iguais ao meu, como não queria gastar muito comprei a Vivagrow 60, é RGB tem várias modalidades de luz (programável) efeito moonlight, nuvens, trovoada, etc, tem ainda a função do nascer e por do sol, ou se quiseres fica a topo as horas que pretenderes.

Para o meu aquário serviu, mas também não tinha plantas de grandes necessidades, mesmo assim acabei por adicionar uma calha que comprei muito barata no ebay apenas leds brancos.

Se fosse hoje teria optado por uma zeligth, acho que são topo, há outras marcas, tens é de escolher um modelo que possas ajustar a luminosidade conforme a necessidade da flora que tens.

Deixa mais alguém deixar o seu testemunho porque escolha há muita, euros é que não .

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel pela dica.

Quanto ao orçamento não queria gastar mais de 100/120euros. Como pretendo injectar CO2 procuro uma calha em que possa tirar todo o potencial das plantas, principalmente os vermelhos.

Não queria estar a gastar dinheiro em vão. Gosto muito das calhas da ADA, mas de momento estão fora do orçamento, comcerteza que deve haver alternativas (não com a mesma qualidade, como é obvio) a um preço mais acessível dentro do meu orçamento.

Caso não hajam, lá terei de voltar às velhas TI, mas não estava muito para aí virado.

 

Obrigado

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.
Tens a Chihiros A601: http://www.casadosdiscus.pt/produtos/2361/chihiros-a-series-led-lighting-system-a601

Também tens a Chihiros A601 Plus: http://www.casadosdiscus.pt/produtos/1560/chihiros-a-series-led-lighting-system-a601-plus

A diferença entre elas é que a versão Plus tem mais fluxo luminoso do que a normal. Tirando isso é, obviamente, o preço (custa mais 12,50€ +/-) a o gasto (gasta mais 26W). Tirando isso, acho que as diferenças são poucas ou nenhumas.

Mostrei links da casadosdiscus mas também tens noutras lojas, com certeza.

  • Gosto 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, taiko said:

Boas.
Tens a Chihiros A601: http://www.casadosdiscus.pt/produtos/2361/chihiros-a-series-led-lighting-system-a601

Também tens a Chihiros A601 Plus: http://www.casadosdiscus.pt/produtos/1560/chihiros-a-series-led-lighting-system-a601-plus

A diferença entre elas é que a versão Plus tem mais fluxo luminoso do que a normal. Tirando isso é, obviamente, o preço (custa mais 12,50€ +/-) a o gasto (gasta mais 26W). Tirando isso, acho que as diferenças são poucas ou nenhumas.

Mostrei links da casadosdiscus mas também tens noutras lojas, com certeza.

Obrigado taiko, a calha em questão parece-me interessante. 

Quanto ao preço encontra-se dentro do orçamento.

Será que com esta calha consigo tirar todo o potêncial das plantas, principalmente as de tons vermelho?

 

Obrigado

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que sim.
Ainda estou para testar isso com as minhas, mas estou ainda à espera que cheguem. Mas pelas reviews que já vi, as Chihiros competem bem com as Twinstar. E pela diferença de preço acho que compensa bastante. Principalmente se apostares na Plus. Até porque por mais cerca de 12,50€ acho que compensa bastante.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, taiko said:

Acredito que sim.
Ainda estou para testar isso com as minhas, mas estou ainda à espera que cheguem. Mas pelas reviews que já vi, as Chihiros competem bem com as Twinstar. E pela diferença de preço acho que compensa bastante. Principalmente se apostares na Plus. Até porque por mais cerca de 12,50€ acho que compensa bastante.

E o facto de não serem RGB, tem alguma influência?

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do que eu sei, as rgb não proporcionam muito mais do que um espectro visual diferente em relação às outras. Em suma, aos nossos olhos é diferente mas efectivamente é igual.

Mas atenção que em termos da diferença das rgb para as restantes apenas posso especular, visto que nunca tive nenhuma.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, taiko said:

Do que eu sei, as rgb não proporcionam muito mais do que um espectro visual diferente em relação às outras. Em suma, aos nossos olhos é diferente mas efectivamente é igual.

Mas atenção que em termos da diferença das rgb para as restantes apenas posso especular, visto que nunca tive nenhuma.

Ok taiko, obrigado. 

  • Gosto 1

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Também estou na dúvida acerca da calha a comprar para um aquário com medidas semelhantes ao do amigo Hugo Bernardo. Estou muito interessado na calha da vivagrow mas pelo que percebi apesar de ter muita configurações da cor não tem um temporizador de ligar e desligar a determinadas horas, apenas um ciclo pré configurado de ciclos de cor que não pode ser alterado. A minha maior dúvida é se a calha da vivagrow tem o mesmo tipo de conector das chihiros e das twinstar e se permite ligar a um controlador de Led como este para usar como temporizador e usar como dimmer para a luz ligar gradualmente https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.mobile/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/programadorled

Link to comment
Partilhar nas redes sociais