movimentação da água por lily pipes ou bomba de circulação


Ana Faria

Recommended Posts

Olá pessoal, podem me dar uma opinião sobre lily pipes? Estou a tentar ter mais movimentação da água tanto na superfície como no fundo, vejo que existem espaço mortos sem grande movimento.
O meu aqua é de 180L, tenho um JBL cristalprofi 902 mas não sei, parece me insuficiente. Será que lily pipes ajudariam de alguma forma 🤔? Ou uma bomba de filtração? A minha dúvida aqui é como tenho um comunitário se a movimentação da bomba não incomodaria os peixes. 

Agradeço desde já 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Ana Faria said:

Olá pessoal, podem me dar uma opinião sobre lily pipes? Estou a tentar ter mais movimentação da água tanto na superfície como no fundo, vejo que existem espaço mortos sem grande movimento.
O meu aqua é de 180L, tenho um JBL cristalprofi 902 mas não sei, parece me insuficiente. Será que lily pipes ajudariam de alguma forma 🤔? Ou uma bomba de filtração? A minha dúvida aqui é como tenho um comunitário se a movimentação da bomba não incomodaria os peixes. 

Agradeço desde já 

No meu aquario de 200l, tinha um Eheim Professionel 4+ 350, que faz 1050l/h e achei curto, acabei por meter um Professionel 600. Lily pipes no meu caso tambem nao faziam nada em relacao a circulacao da superficie, por isso acabei por comprar um Eheim Skim 350 que me resolveu o problema.

Podes tentar comprar o skim para limpar a superficie (ou comprar um in para o filtro que tenha um incorporado). Se comprares o que falei da Eheim ou identico, vais aumentar a circulacao da agua na superficie e dentro do aquario.

Sinceramente se o dinheiro nao for problema, eu faria um upgrade ao filtro, e comprava um in com skim incorporado ou levantava o out a noite para limpar a superficie e movimentar a agua. Se quiseres uma solucao mais em conta, podes sempre comprar apenas o skim da Eheim ou do genero que ficas bem servida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O skimmer da eheim é uma excelente ideia! Diz só uma coisa, não te diminuiu os níveis de Co2? O meu aqua é pouco plantado não tive necessidade de injeção de co2. O skimmer não baixará esses nivoes pois não? 

Sendo o skimmer uma solução até puder comprar um filtro mais potente..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma

há 1 minuto, Ana Faria disse:

 

há 12 minutos, PMarinho disse:

 

Sinceramente se o dinheiro nao for problema, eu faria um upgrade ao filtro, e comprava um in com skim incorporado ou levantava o out a noite para limpar a superficie e movimentar a agua. Se quiseres uma solucao mais em conta, podes sempre comprar apenas o skim da Eheim ou do genero que ficas bem servida.

Mais uma dúvida, sem querer sem chata, o meu outflow é de flauta esta sempre levantado. Fazendo sempre bolinhas e trocas gasosas, se o colocar mais perto da água criará mais co2? Eu tenho uma coluna de água de 45cm 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Ana Faria said:

O skimmer da eheim é uma excelente ideia! Diz só uma coisa, não te diminuiu os níveis de Co2? O meu aqua é pouco plantado não tive necessidade de injeção de co2. O skimmer não baixará esses nivoes pois não? 

Sendo o skimmer uma solução até puder comprar um filtro mais potente..

Sempre que ha movimentação a superfície, ha trocas gasosas, o que trás mais oxigénio para a agua, consequentemente menos co2 tens. Mas se nao tens injecção de co2 neste momento, e as plantas estao ok, sera porque sao plantas menos exigentes, por isso diria que sera seguro. Mas nesse assunto, talvez alguém com mais experiencia nestas andanças possa ajudar.

Se o outflow esta elevado e ja te agita a superficie da agua, diria que entao podes sempre comprar apenas uma bomba de circulacao, pois a superficie ja e agitada pelo out do teu filtro. Quanto menos a superficie mexer, menos co2 se escapa, mas sem adicionares co2 de alguma forma, nao sera movendo o out do filtro que o vais adicionar.

Editado por PMarinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.