que animais da nossa costa podem ser colocados num reef?


Recommended Posts

Boas,

gostava de saber que animais que se encontram na nossa costa podemos colocar num reef?

Hoje fui dar uma volta pelo Meco e nas rochas vê-se uma variedade muito grande de animais e plantas que me perguntei se não se dariam num aquario marinho com corais e afins.

Estou-me a referir a caracois, anemonas, peixes que parecem gobis (nao se deve escrever assim) e ate algas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses podes :? sao burriés lol :wink:

Esses caracois alem de tolerarem muito bem as temperaturas dos nossos aquários ( mas fazendo uma ambientação muito lenta! ) são 10x mais eficazes que os turbos tropicais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são 10x mais eficazes que os turbos tropicais.

 

Correcção: são 100x mais eficazes :D

 

Eu tenho 4 espécies da nossa costa no aqua, além das que têm vindo na água:

 

Lysmata septicaudata

Burrieis nacionalis

Nazarius comilonis

Camaronis sp.

 

Até agora não tenho queixas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

equanto aos peixinhos que parecem gobis? uns minusculos e outros já nem tanto?

 

São mesmo góbios. Infelizmente crescem muito e são extremamente territoriais.

Também existem alguns blénios na costa, excelentes comedores de algas, mas não sei se são reef-safe (não que comam corais ou assim, mas poderão não gostar da temperatura alta).

De resto, em termos de peixes, não conheço nenhuma espécie da costa que viva bem em ambiente de recife.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não conheço nenhuma espécie da costa que viva bem em ambiente de recife

 

Não se esqueçam de que Portugal não é só Lisboa :twisted:

 

Considerando o Portugal insular há muito peixe e não só que seguramente "cabe" razoavelmente bem num reef. Por norma são muito mais bonitos e coloridos que os do continente.

 

Quanto à costa continental, esqueci-me de referir o ermita de patas verdes que aparentemente é um devorador de algas da rv e é já era português antes do D. Afonso Henriques.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois.

 

Sou da mesma opinião do apisto, as especies que ele referiu aguentão bem, desde que muito bem ambientadas! Eu tenho agora dois camarões da nossa costa carregados de ovos, dentro de uns tempos tenho comida viva para os meus peixes e companhia! :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Aproveitando aqui o tópico, o que é preciso para ambientar bem, esses animais às temperaturas do reef? Designadamente, condições e período de ambientação...

 

Por exemplo, os camarões da nossa costa, bem ambientados aguentam, 28/29 graus celsius?

 

Luís Delgado

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Imd, não sei se aguentaram essas temperaturas! O meu aqua está com 26/27 graus e eles andam à uns dias no aqua e estão bem! Um colega nosso tem uns no dele há uns meses e andam lindamente, inclusivé já teve crias dos mesmos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Experimenta na Ponta do Mato.

Durante a maré vazia ficam muitas criaturas interessantes nas poças... Infelizmente vas ter de esperar pelo mês que vem, porque agora as marés são muito fracas.

 

Cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portinho da Arrábida é um bom local. Mergulho nessa zona e tenho recolhido algumas espécies que mantenho no meu aquario ou que já experimentei.

Nassários, turbos, espirógrafos (os peixes em geral-sargos,blénios, etc. e camarões aguentam temperaturas altas).

À cerca de um mês que tenho uma holoturia da nossa costa no meu aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola... Olha eu tenho 9 camarões há uns bons meses e caracóis e todos se dão lindamente... o camarões crescem bem embora 2 me tenham saltado do aquário talvez por susto...A praia onde os apanhei e havia imensos foi na praia da Parede/ Cascais. Todos os que são de poça aguentam bem as temperaturas pois a água das poças chega aos 30º... Como todos já disseram desde que bem ambientados é claro.

 

P.S- Os camarões dão imenso jeito pois limpam todos os detritos e comida que caia no fundo.

 

Bjs Inês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

ontem dei um pulo à lagoa de albufeira, e nas zonas com menos "actividade humana" encontram-se ermitas (trouxe 5) e camarões apanhei 10) de 2 variedades (pelo menos parece).

juntamente com os caracois estes são os primeiros habitantes do meu aquario. Até agora só houve uma baixa - camarão.

Vi na lagoa um peixe que parecia uma agulha com uns 15 cm de comprimento. Tive vontade de o trazer mas não sabia se estaria a fazer uma mega asneira e decidi deixa-lo por lá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!

 

Deixaram-me entusiasmado. Vou começar à procura. Assim que puder vou dar um salto à lagoa de albufeira e vou passar na praia da Parede. Pensava que na parede já não havia nada, apesar de no passado ter sido uma praia fantástica para recolhas. lembro-me de ir lá fazer recolhas de bicharada para as aulas no secundário.

 

abraços.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

A DSB do meu mini-reef foi colonizada com bicharada apanhada nas poças da praia da Parede, entretanto a rocha viva entrou também, mas a bicharada das poças meteu o sistema a bombar a 200%.

 

Num só dia progamei tudo para fazer a mudança para um aqua maior, introduzir dois novos peixes sensiveis que muito dificilmente sobreviveriam à pressão do Zebrasoma Flavescens e não tive uma unica baixa ou doença nos peixes e corais.

 

Acredito que a introdução de uma boa quantidade de bicharada ajudou bastante a que o sistema se equilibrasse com bastante rapidez.

 

Isto aconteceu à dois anos e meio e por exemplo os camarões, nassarios, ofiúros de duas espécies, estrela das que só comem detritos (não sei o nome) estão de boa saúde e cresceram bastante. Quanto à bicharada mais pequena depois de apagarem as luzes vê-se imensos bicharocos.

 

José António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ir tentar apanhar uns camarões à Parede, para além de levar a óbvia rede, o que é melhor para o transporte?

 

Basta um pequeno balde com tampa? de lá a casa sou capaz de levar uns bons 50 minutos...

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que dá para meter uma ou duas ameijoas (daquelas cinzentas que quase toda a gente gosta de comer) no aqua de reef, ou será que elas não se aguentam por causa da temperatura?

 

Haverá outros inconvenientes?

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu meti a ameijoa "cadelinha" :D e durou 15 dias, os camaroes que trouxe ainda duram, ja ca estao à mais de 1 mes, so nao tem é muita piada por serem quase transparentes.

 

local de apanha:

Lagoa de Albufeira

 

na parte do mar (mesmo na praia) tb apanhei agua de excelente qualidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais