que animais da nossa costa podem ser colocados num reef?


Recommended Posts

tenho ideia que animais filtradores como os bivalves só podem ser colocados em aquários com condições grandes para o plancton. Ora a "nossa" parafernalia de bombas e tubos...destroi o plancton em tres tempos.

 

Aplica-se também aos percebes ("understands" em ingles :D aqui do algarve) ameijoas, mexilhões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

na lagoa de albufeira, qual será exactamente o sítio melhor para apanhar camarões e como é que se vai para lá ao chegar perto da lagoa?

 

lembrei-me de ir à praia da parede apanhar, mas só lá posso ir ao fim de semana e agora com o tempo da praia é uma confusão. pelo menos da lagoa de albufeira. fica mais perto de casa...

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

na lagoa apenas tens de entrar la dentro que ves logo, tenta ir o mais proximo possivel da parte que esta perto do oceano.

ate peixes tipo salaria la encontras, pelo menos parecem-me salarias ou da familia delas.

leva a rede dos peixes para os apanhar, mas tb os podes apanhar à mao, dá é um pouco de mais trabalho.

 

boa pescaria :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

hoje de manhã fui com o meu puto à lagoa de albufeira, do lado do mar, como sugeriste.

 

Apanhei quatro camarões pequenos, para aí com 1 cm de comprimento. Comno são quase transparentes e o meu moço não parava um bocado (5 anos), não tive oportunidade de apanhar mais.

 

Havia uma quantidade enorme de gobídios, mas não trouxe nenhum com receio de me destabilizar o aquário.

 

Apanhei também uns berbigões, para ver como se comportam em aquário. estavam numa zona de água com 2 cm de profundidade, com água bem quentinha, pelo que achei que se adaptariam bem ao aquário. meti 7 bivalves no aquário (berbigão - Cerastoderma edule). Estavam todos vivos e passados 10 minutos de os meter lá dentro um enfiou-se logo pelo aragamax abaixo.

 

Os camarões também estavam nas mesmas condições. Vamos ver como é que eles se dão. Como são pequenos, fiquei com receio que o meu palhaço lhes chamasse um figo, mas não sei se por ser ainda pequeno, não lhes ligou muito. Os tipos ainda estão aflitos, como é natural, em fase de adaptação. Um deles, anda agarrado a um turbo snail.

 

Sabem se o berbigão tem alguma atitude predatória, ou será que tenho é de me preocupar com o ofíuro que lá tenho que poderá atacar o berbigão?

 

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive la esta madrugada a apanhar agua (cerca de 160lts).

aquilo ta diferente, abriram-na completamaente para o mar entrar na lagoa.

como ja te disse as minhas ameijoas morreram todas (eram 2) e depois alguem as comeu, acho que é isso que te vai acontecer :twisted:

os camaroes nao vao morrer, nem ninguem os vai atacar.

boa sorte

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, vem lá vi as máquinas, mas pensava que estavam a abrir. Pelos vistos já estavam a fechar a lagoa.

 

estupidamente, até não moro longe e esta foi apenas a terceira vez que lá fui.

 

enfim, quanto aos camarões, qual o tamanho que posso esperar que atingam e em quanto tempo?

 

presumo que não precise de me procupar com a alimentação deles, certo? pois devem limpar os restos...

 

será que eles se reproduzem com facilidade?

 

abraços.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao tamanho nao sei mas o maior que la apanhei tem cerca de 3cm, mas nao sei como é o crescimento deles, pode ser que com agua mais quente se desenvolvam mais rapido.

em relacao à alimentacao nao te preocupes eles comem toda a porcaria existente no aqua.

nao faco a menor ideia de como, e se vai haver ou nao reproducao, julgo que isso depende de varios factores tais como os predadores existentes no teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive la esta madrugada a apanhar agua (cerca de 160lts).

aquilo ta diferente, abriram-na completamaente para o mar entrar na lagoa.

como ja te disse as minhas ameijoas morreram todas (eram 2) e depois alguem as comeu, acho que é isso que te vai acontecer :wink:  

os camaroes não (palavra corrigida) vao morrer, nem ninguem os vai atacar.

boa sorte

 

cumps

 

Bem, com o meu entusiasmo, meti 7 berbigões no meu aqua, ontem. hoje de manhã, só estavam duas de fora. as outras já estavam enterradas.

 

Com o teu comentário, começo a pensar se não era melhor tirá-las de lá já, pois se morrerem debaixo da areia e eu não der por isso, posso ter um pico brutal de amónia e lá se vai tudo por "água a baixo"... :roll:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tenho camaroes da lagoa de albufeira com 2 anos de idade ja parecem camarão tigre :roll:  e ja á alguns meses tambem da lagoa um peixes cachimbo(para que não (palavra corrigida) sabe um parente do cavalo marinho) e uma salaria pavo e ambos maquinas de devorar artemia congelada[/i]

 

a salria pavo não te dá cabo dos corais? porta-se bem, ou é demasiada territorial?

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lmd

 

aqui fica uma resposta concreta do que acontece se morrer alguma coisa no teu aqua.

agora com as mudanças para o novo aqua encontrei no chao perto do aquario um desses camaroes, estava quase morto, meti-o dentro do aqua e ele la se ia mexendo mas mal, passados 5 minutos fui la ver como estava, e nao é que o encontrei a ser comido vivo por 2 nassarios!!!

deve ser horrivel ser comido vivo. é assim na Natureza.

 

julgo que com esta fiques mais descansado no caso de morrer algo lá dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim morreu-me um Mithrax no refúgio mas dada a quantidade de bicharocos que o rodearam de imediato optei por deixá-lo ficar. Passado uma semana a carapaça está cheia de buracos e a azáfama das criaturas continua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos vossos comentários muito úteis. acho que estava a substimar o potencial da bicharada do aquário.

 

Quanto mais vejo a evolução do meu aqua e as intervenções de todos aqui no fórum mais percebo que menos sei. :(

 

O meu ainda está no início (só tem 5 meses) e continuo todos os dias a ver cada vez mais coisas.

 

Esta sensibilidade que transmitem não vem nos livros. :(

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
tive la esta madrugada a apanhar agua (cerca de 160lts).

aquilo ta diferente, abriram-na completamaente para o mar entrar na lagoa.

como ja te disse as minhas ameijoas morreram todas (eram 2) e depois alguem as comeu, acho que é isso que te vai acontecer :?  

os camaroes não (palavra corrigida) vao morrer, nem ninguem os vai atacar.

boa sorte

 

cumps

 

olá,

 

Queria aproveitar para fazer um update sobre a manutenção de berbigões em aqua de recife. Tive uma baixa num dos berbigões - curiosamente naquele que nunca se tentou enterrar. Aparecereu com as cascas abertas, sem qualquer conteúdo. Não sei se terá morrido de morte natural (falta de alimento, etc.) ou se foi atacado. Como tenho um ofiúro no aqua, não sei se terá sido ele. Bem, pelo menos não restou nada para poluir o aqua. ;)

 

Quanto aos restantes seis berbigões, passado um mês dos ter capturado continuam de boa saúde. Acabei de os desenterrar a todos e já se enfiaram de novo na areia. Já estão maiores, pois noto mais estrias.

 

Já agora, ontem de manhã, fui à praia da galé (Algarve) com a intenção de apanhar por lá uns burries. Trouxe 22 e já estão a dar uma limpeza geral no meu aqua. Acabei por encontrar lá uns camarões que deu para apanhar à mão em pequenas poças de água que deviam estar a pelo menos nuns 32º C, na maré vazia. Em cerca de 15 elementos, apenas dois pereceram durante a viagem, que ainda por cima teve de ser de comboio. Ao todo, os coitados dos bichos tiveram dentro de uma caixa de plástico mais de 12 horas ;) , desde que os apanhei de manhã, até que os consegui meter dentro do aqua, no Barreiro.

 

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Olá,

 

podem adicionar ostras. São muito boas a filtrar água e aguentam perfeitamente as temperaturas de recife. Se não tiverem disponibilidade de as apanhar, podem sempre ir a uma grande superficie e comprar ostras vivas (vêm em caixinhas de plastico dentro de redes plasticas), depois é só colocar no aquário, sump, refugio, etc.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Bom pessoal vamos lá desenterrar este tópico..

 

alguem ainda se "dedica" a manter espécimes quer invertebrados, quer peixes e até mesmo flora da nossa costa?!

 

O meu caso é o seguinte, sou de Lisboa e ja tive um AQUA doce, no entanto parei durante uns anos e agora estou nos AÇORES.. como aqui a vida marinha tem muito mais abundância e eu próprio faço mergulho, tenho a valencia de poder trazer "emprestados" alguns espécimes para criar um aquário.. no entanto queria saber como o devo fazer, quer a nivel de agua, de condiçoes, de filtragem.. alguem que tenha uma boa noçao para me dar umas dicas?!

 

desde ja agradeço os que puderem e quiserem contribuir para a montagem do meu AQUA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom pessoal vamos lá desenterrar este tópico..

 

alguem ainda se "dedica" a manter espécimes quer invertebrados, quer peixes e até mesmo flora da nossa costa?!

 

O meu caso é o seguinte, sou de Lisboa e ja tive um AQUA doce, no entanto parei durante uns anos e agora estou nos AÇORES.. como aqui a vida marinha tem muito mais abundância e eu próprio faço mergulho, tenho a valencia de poder trazer "emprestados" alguns espécimes para criar um aquário.. no entanto queria saber como o devo fazer, quer a nivel de agua, de condiçoes, de filtragem.. alguem que tenha uma boa noçao para me dar umas dicas?!

 

desde ja agradeço os que puderem e quiserem contribuir para a montagem do meu AQUA

 

 

Boas em 1º lugar tens de saber que a agua dos açores e mais quente que a agua do continente por isso os animais adaptam-se melhor as temp de um reef, e para manteres qualquer aquario de agua salgada basta leres um pouco sobre aquariofilia marinha com infoemaçoes aqui no forum que te tira as duvidas todas.

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Bom pessoal vamos lá desenterrar este tópico..

 

alguem ainda se "dedica" a manter espécimes quer invertebrados, quer peixes e até mesmo flora da nossa costa?!

 

O meu caso é o seguinte, sou de Lisboa e ja tive um AQUA doce, no entanto parei durante uns anos e agora estou nos AÇORES.. como aqui a vida marinha tem muito mais abundância e eu próprio faço mergulho, tenho a valencia de poder trazer "emprestados" alguns espécimes para criar um aquário.. no entanto queria saber como o devo fazer, quer a nivel de agua, de condiçoes, de filtragem.. alguem que tenha uma boa noçao para me dar umas dicas?!

 

desde ja agradeço os que puderem e quiserem contribuir para a montagem do meu AQUA

 

 

Boas, se queres fazer um aquario com animais daí dos açores, 1º informate quais os que podes apanhar, pois alguns não podes, sei que se ve ai coris julis, blennius acellaris, parablennius ruber, e se tiveres um grande aquario podes sempre tentar, o baliste carolinensis e balistes vetula, claro que estes dois podem atingir 60 cm para elem de comerem tudo, mas como te digo algumas destas especies podem ser proibidas de apanhar, já agora aconselho a quem se interessa pela nossa costa que vejam um livro (não me lembro do nome) escrito por um professor da escola superior de tecnologia do mar, podem ver animais lindos da nossa costa, e como faziam um lindo aquario, mas claro um aqua em que os cuidados são muito diferente do habitual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais