Limpeza de acessórios e aquário


Emejet

Recommended Posts

Boas!

Um pouco inesperadamente, foi-me oferecido um aquário e seus acessórios, tudo com muitas marcas do seu uso. 

O aquário tem as medidas 100x55x40 e vem com um filtro externo Eheim 2217 e um termo de 150w da Eheim igualmente. 

As minhas questões são as seguintes:

 

- Com que produtos posso limpar o aquário? Vinagre? Tem uns bons pontos de sujidade bem entranhada...mas mesmo muito bem entranhada. 

- O filtro (e o tudo o resto) tem um cheiro também entranhado que não se pode.. já passei por bastante agua e com um esfregão. Tem também 4 grandes esponjas azuis. Como é que eu posso lavar estas esponjas e tirar o cheiro que possuem? Lixívia é arriscado?

 

Obrigado!! 

 

 

 

93c71bcab3c8c0b37e7b7721122485c0.jpg93b29dded792f48ad0cd71ba86b50fdf.jpg

Editado por Emejet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet

Podes lavar com lixívia tanto as esponjas como o aquário,mas terás que enxaguar muito bem ate o cheiro da lixívia sair,o filtro podes lavar com vinagre,a sim como manchas de calcário no aquário,e raspares com cuidado com uma lamina junto com o vinagre,para ajudar a sair o calcário do vidros.

Esse filtro e igual ao meu,bom filtro.

Mas ficas com um problema,para um aquário desses de 220 litros esse filtro fica um pouco em baixo para litragem,esse filtro faz na teoria 1000 litros,e para esse aquário teria melo menos 1100,mas tudo bem depois de montado logos vês como ele se comporta.

 

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Alvaro Silva disse:

Podes lavar com lixívia tanto as esponjas como o aquário

Tinha pensado nisso, mas estava com receio que as esponjas ficassem saturadas de lixívia.. mas acho que é o melhor mesmo.

há 46 minutos, Alvaro Silva disse:

Mas ficas com um problema,para um aquário desses de 220 litros esse filtro fica um pouco em baixo para litragem,esse filtro faz na teoria 1000 litros

Pois, esse é outro problema em que também já pensei. Mas como não devo encher totalmente e depois com o resto do hardscape deve baixar ali pros 160-180L (contas feitas por alto). Depois vejo se terá de levar com alguma ajuda. 

Já agora, o que é que o Álvaro tem de mídias no filtro e em que ordem? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho a começar debaixo para cima tenho uma esponja com os poros mais largos,a seguir tenho as Cerâmicas,bastantes,mais um saco daquelas em bolinhas que agora não me lembro o nome,a seguir esponja mais fica,e a esponja branca ( Perlon ) tenho-me dado bem a sim.

 

Saudações 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu de esponjas só tenho duas,uma um pouco mais larga debaixo,e outra mais fina em cima,e em cima da fina tenho aquela branca,no meio tenho as cerâmicas.

Voltando ao aquário mesmo que tu enchas o aquário ele com o substrato rochas e troncos,mais plantas,vais ficar ai pelos 180 litros mais coisa menos coisa,talvez ate que o filtro dei conta,mas isso e como já disse,só com ele a trabalhar depois de tudo montado e que vais ver.

 

Saudações   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/04/2020 at 20:38, Emejet disse:

- Com que produtos posso limpar o aquário? Vinagre? Tem uns bons pontos de sujidade bem entranhada...mas mesmo muito bem entranhada.

Como o Álvaro disse, podes utilizar lixívia, mas no fim deves enxaguar muito bem. Quero só acrescentar que deves deixas secar tudo antes de voltar a colocar água e se quiseres ser extra cauteloso, colocar um pouco extra de condicionador na água quando meteres tudo a funcionar outra vez. 

Lixívia é, simplificando um bocado, cloro líquido.

 

On 26/04/2020 at 00:01, Emejet disse:

Já agora, o que é que o Álvaro tem de mídias no filtro e em que ordem? 

Eu utilizo este método: 

 

  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos @João Cardoso (Kadoxu)
 
É preferível meter as mídias "soltas" no filtro ou dentro de algum saco (meia) específico? Actualmente no meu 2211 tenho em saco, mas vejo em muitos vídeos meterem directamente dentro do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.