Doença misteriosa - "bolha de ar"


Recommended Posts

Prezados, Não sei se estou no tópico correto, pois tentei selecionar a opção pragas e doenças e não obtive êxito. Meu Texas Blue está com essa "bolha de ar" na cauda. Desde dezembro ele apresentou um pequeno ponto branco do lado oposto da cauda, mas nada que piorasse. Há 2 dias, esta bolha surgiu do outro lado da cauda e apresenta aumento. Hoje a base da bolha está esbranquiçada e tenho a impressão de que está aparecendo sangue.

O peixe está com comportamento normal. Parâmetros da água ok.

O que pode ser? Segue a imagem. Agradeço a ajuda de todos!

20200424-200525.jpg

Editado por Um Carnaval de Batons
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas 

O seu poste foi mudado para Doenças e Pragas.

 

Saudações

Saudações!

Obrigada pela mudança e pelas informações sobre o aquário hospital.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que se trata dum fungo....

Pode também ser ictio, mas nao tenho a certeza!

Espero que tenha ajudado nalguma coisa!

Filipe Cabral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Flaips disse:

Eu penso que se trata dum fungo....

Pode também ser ictio, mas nao tenho a certeza!

Espero que tenha ajudado nalguma coisa!

Filipe Cabral

Olá! Realmente, não faço ideia. Desde dezembro ele apresentava uma pequena mancha. Pensei que, sendo alguma bactéria, ele já poderia ter morrido com o passar dos meses. 

Será que consigo tratar esse fungo através da alimentação à base de alho? 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez não.

Se nao tiveres corydoras nem botias no teu aquario sugiro que uses sal para tratar esse fungo.

Mas tem cuidado não exageres na quantidade....

Se me disseres a litragem do aquario eu consigo dizer te quantas colheres deves pôr. 

Filipe Cabral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Flaips disse:

Talvez não.

Se nao tiveres corydoras nem botias no teu aquario sugiro que uses sal para tratar esse fungo.

Mas tem cuidado não exageres na quantidade....

Se me disseres a litragem do aquario eu consigo dizer te quantas colheres deves pôr. 

Filipe Cabral

Obrigada!

É um aquário pequeno: 50L. Não consegui outro maior com o comércio parado. O aquário hospital que tenho é de 12L, minúsculo para ele. Tenho receio de transferir para o de 12L e ser muito nocivo devido ao pico de amônia.

Só tenho 2 Texas Blue no aquário, separados por divisória, já que a briga deles impede que o aquário seja comunitário, rsrsrs.

Obs: me parece que o outro tb apresenta os mesmos sintomas, só que em menor grau ainda.

Editado por Um Carnaval de Batons
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquario de 50l está separado entao deve colocar por cada 25l uma colher rasa de sal fino.

Espero que resulte!

O ciclídeo apresenta alterações no seu comportamento?

Filipe Cabral

  • Obrigado(a) 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Flaips disse:

Se o aquario de 50l está separado entao deve colocar por cada 25l uma colher rasa de sal fino.

Espero que resulte!

O ciclídeo apresenta alterações no seu comportamento?

Filipe Cabral

Ah, ok. Posso ultizar o sal no aquário principal? (é o aquário no qual ele está). Por quantos dias deixo o sal agir?

O comportamento dele está normal: bastante ativo, faminto e brigando o dia inteiro através da divisória.

Observei que não se coça, apesar do ferimento na cauda.

Muito obrigada pelas orientações! 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Pode utilizar o sal durante cerca de 1 semana, nao mai que isso, pois trata-se de um tratamento e um tratamento tem sempre as suas contraindiações.

Se nesse tempo, o ciclídeo nao melhorar então é porque este tratamento nao é eficaz contra a doença que ele apresenta.

Nesse altura, será entao necessário utilizar outro tratamento...

 

Filipe Cabral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Flaips disse:

Sim. Pode utilizar o sal durante cerca de 1 semana, nao mai que isso, pois trata-se de um tratamento e um tratamento tem sempre as suas contraindiações.

Se nesse tempo, o ciclídeo nao melhorar então é porque este tratamento nao é eficaz contra a doença que ele apresenta.

Nesse altura, será entao necessário utilizar outro tratamento...

 

Filipe Cabral

Ah certo! Entendi.

Agradeço bastante a ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Alvaro Silva disse:

Boas 

O sal não pode ser sal de cozinha,porque esse tem aditivos,tem que ser um sal marinho puro.

 

Saudações

Saudações

Sim, verdade. Lembrei da questão do iodo, que é nocivo aos peixes.

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais